Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Luís Silvares

Sporting apresenta Relatório e Contas 2016/17

Publicações recomendadas

Não houve proveitos?

Desportivos sim, e os restantes?

O passivo, por exemplo, teima em não descer. E a diminuição do passivo era uma das bandeiras do atual mandato, o que até ver, não passa de mais uma mentira.

E neste mercado de transferências ninguém me tira uma coisa da cabeça, noutras épocas tínhamos investido um pouco mais para colmatar as saídas que tivemos, mas, sabe-se lá porquê, confiou-se na prata da casa e só quando se viu que ia dar asneira é que se investimento. E, na minha opinião, sem critério.

Compartilhar este post

Link para o post

2013/2014 (vencedor do campeonato): 55,75 Mill. €

2014/2015 (segundo título de campeonato consecutivo): 38,70 Mill. €

2015/2016 (terceiro título de campeonato consecutivo): 28,75 Mill. €

2016/2017 (quarto título de campeonato consecutivo): 41,47 Mill. €

2017/2018: 8,85 Mill. €

Certo. Mas aquando desses 55.75M ainda não tinham ganho esse campeonato. Esses parênteses deviam estar entre cada uma dessas linhas. E, tal como disseste, é sempre um risco que se corre, tal como o Benfica correu aí. Desde que haja algum bom senso e não haja investimento desmesurado sem qualquer tipo de retorno desportivo ou em termos de vendas aí é que começa a ser realmente preocupante.

O passivo, por exemplo, teima em não descer. E a diminuição do passivo era uma das bandeiras do atual mandato, o que até ver, não passa de mais uma mentira.

E neste mercado de transferências ninguém me tira uma coisa da cabeça, noutras épocas tínhamos investido um pouco mais para colmatar as saídas que tivemos, mas, sabe-se lá porquê, confiou-se na prata da casa e só quando se viu que ia dar asneira é que se investimento. E, na minha opinião, sem critério.

Aqui acho que é a direcção finalmente a começar a pensar um pouco em abater o passivo/dívidas.

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui acho que é a direcção finalmente a começar a pensar um pouco em abater o passivo/dívidas.

Ou então, não temos dinheiro para mandar cantar um cego e decidimos que era melhor acabar com o constante endividamento.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Claro que é uma estratégia arriscada, mas temos de partir de forma semelhante aos rivais para conseguirmos atingir os objectivos. Mais arriscado ainda era fazer uma marcha atrás agora numa aposta que vem sendo continuada desde que o JJ chegou ao Sporting, por alguma coisa eu digo que se a equipa não atingir os seus objectivos este ano o JJ tem de saltar fora, não podemos andar de Ferrari se o condutor não conseguir chegar em primeiro na meta.

Isso já é outra discussão. :)

Mesmo assim, se hoje casco forte no Bruno, não posso esquecer o trabalho excelente que fez na primeira época completa que fez no Sporting, onde não precisou de investir um absurdo (bem pelo contrário, cortou forte) para montar uma equipa muito boa e que serviu de base para muitas das coisas boas que se seguiram nas épocas seguintes (William, Adrien, Dier, Mané, apuramento directo para a Champions, etc). O próprio Porto este ano, forçado, está a dar excelentes sinais. Basta ter um bom treinador e dar oportunidades a quem já lá está, para entrar no bom caminho.

Compartilhar este post

Link para o post

Ou então, não temos dinheiro para mandar cantar um cego e decidimos que era melhor acabar com o constante endividamento.

Sim, isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas o Sporting precisa mais urgentemente de proveitos desportivos do que os restantes.

Achas normal um clube com a grandeza do Sporting não ser campeão há tantos anos? Neste momento isso é o objectivo mais urgente de todos no clube.

Isso já é outra discussão. :)

Mesmo assim, se hoje casco forte no Bruno, não posso esquecer o trabalho excelente que fez na primeira época completa que fez no Sporting, onde não precisou de investir um absurdo (bem pelo contrário, cortou forte) para montar uma equipa muito boa e que serviu de base para muitas das coisas boas que se seguiram nas épocas seguintes (William, Adrien, Dier, Mané, apuramento directo para a Champions, etc). O próprio Porto este ano, forçado, está a dar excelentes sinais. Basta ter um bom treinador e dar oportunidades a quem já lá está, para entrar no bom caminho.

Concordo a 100%.

Compartilhar este post

Link para o post

É uma estratégia desnecessária, insustentavel e estúpida, seja no Porto, Benfica ou Sporting. Estamos a atirar o barro à parede a ver se cola, o problema é se não temos proveitos desportivos deste investimento, neste caso secalhar vamos ter de dar umas boas voltas atrás para voltarmos a ter uma abordagem mais sustentavel.

Editado por Hugo Rapaport

Compartilhar este post

Link para o post

É uma estratégia desnecessária, insustentavel e estúpida, seja no Porto, Benfica ou Sporting. Estamos a atirar o barro à parede a ver se cola, o problema é se não temos proveitos desportivos deste investimento, neste caso secalhar vamos ter de dar umas boas voltas atrás para voltarmos a ter uma abordagem mais sustentavel.

Qual era a tua solução então?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também concordo que há muito investimento desnecessário nestes últimos anos, quando já tínhamos soluções mais válidas no plantel ou na equipa B. Ou que houve muito investimento um pouco à toa, especialmente na época anterior. É um dos problemas de se ter o JJ como treinador. E já se sabe que o Bruno quer a todo o custo ser campeão com o JJ, senão cai-lhe tudo em cima.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas o Sporting precisa mais urgentemente de proveitos desportivos do que os restantes.Achas normal um clube com a grandeza do Sporting não ser campeão há tantos anos? Neste momento isso é o objectivo mais urgente de todos no clube.Concordo a 100%.

E se esta estratégia colocar em risco o futuro do clube? Qual é o plano B?

Isto faz-me lembrar as projeções do valor do défice, "ah e tal numa perspetiva otimista vamos ter um défice de X%". O problema é que os cenários otimistas nem sempre se realizam e nunca ninguém pensa num plano de contingência.

Compartilhar este post

Link para o post

E se esta estratégia colocar em risco o futuro do clube? Qual é o plano B?

Isto faz-me lembrar as projeções do valor do défice, "ah e tal numa perspetiva otimista vamos ter um défice de X%". O problema é que os cenários otimistas nem sempre se realizam e nunca ninguém pensa num plano de contingência.

Em risco o futuro do clube? Também não vamos exagerar :lol:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Não percebo a vossa interpretação do investimento. O Sporting acaba o mercado assim de cabeça com 20M€ positivos mais coisa menos coisa e com um plantel mais forte que o do ano passado. É obviamente mau o aumento dos gastos com o pessoal mas para se competir com Benfica e Porto isso é necessário. Não consigo perceber como é que um resultado positivo pode ser desastroso para o clube em termos de futuro sendo também certo e sabido que os dois ativos mais valisos do clube ficaram no plantel.

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

Em risco o futuro do clube? Também não vamos exagerar :lol:

Sim, e com risco não falo em falência. Falo, por exemplo, numa situação semelhante à que se passa no FCP.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, e com risco não falo em falência. Falo, por exemplo, numa situação semelhante à que se passa no FCP.

E se tivermos de voltar a isso voltamos, mas este não é o momento disso.

Compartilhar este post

Link para o post

E só o Sporting é que anda a investir em força?

É claro que é arriscado. É o tudo ou nada para ser campeão este ano. Caso não sejamos, o JJ e o seu salário principesco é já o primeiro a saltar porta fora. E será apenas o início.

Quanto custaria isso?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Não percebo a vossa interpretação do investimento. O Sporting acaba o mercado assim de cabeça com 20M€ positivos mais coisa menos coisa e com um plantel mais forte que o do ano passado. É obviamente mau o aumento dos gastos com o pessoal mas para se competir com Benfica e Porto isso é necessário. Não consigo perceber como é que um resultado positivo pode ser desastroso para o clube em termos de futuro sendo também certo e sabido que os dois ativos mais valisos do clube ficaram no plantel.

Porque não é sustentável estar dependente de receitas extraordinárias (e cada vez mais), como a venda de jogadores, e esperar que acertem nas contratações e mantenham a equipa competitiva ano após ano. Basta ver o exemplo do Porto, ninguém fez mais dinheiro do que eles em vendas durante uma década e mal as coisas começaram a correr "menos bem" desportivamente, caput.

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

"Tudo ou nada (aka all in)"

"Tópico do Silvares sobre Sporting :lol: "

Mais clichés, please.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Porque não é sustentável estar dependente de receitas extraordinárias (e cada vez mais), como a venda de jogadores, e esperar que acertem nas contratações e mantenham a equipa competitiva ano após ano. Basta ver o exemplo do Porto, ninguém fez mais dinheiro do que eles em vendas durante uma década e mal as coisas começaram a correr "menos bem" desportivamente, caput.

Certo e concordo, estava apenas a referir-me a este ano.

Se me disserem que dos 30M que gastámos, metade não faz sentido ou é mal gasto até posso concordar, há uma optimização estranha do investimento é verdade agora que não devemos investir não faz grande sentido.

É preciso dinheiro para fazer dinheiro e até penso que este ano o Sporting tem mais condições para ser campeão dos que nos dois últimos. Por um lado o Benfica foi delapidado e finalmente as contas acertaram-se a elas mesmas e mesmo com 120M em vendas cortaram-lhes as vazas a irem ao mercado e o Porto tem um plantel muito curto. Faz todo o sentido perseguir a oportunidade até porque a correr mal pelo menos Bas Dost, William, Gelson e BF podes vender até por menos do que inicialmente quererias se tiveres de 'safar' as contas e a correr bem (a entrada na CL já é um bom começo, são mais 15M directos, vamos assumir que pelo menos 6pts fazemos logo ai mais 3M) e sendo campeão começando logo pelo treinador que salta logo (não esquecer que a equipa técnica mama +10M/ano) e depois tens arcaboiço para vender pérolas por mais dinheiro.

Sinceramente não vejo nada de errado no mercado do Sporting. Eu não teria ido buscar o Acuna, Doumbia e Piccini, são 22/23M que penso que conseguiriamos ter feito mais mas não critico para já.

Se formos muito básico na aritmética/operações: Mercado (saídas - entradas) + Qualificação CL = +35M

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

e sendo campeão começando logo pelo treinador que salta logo (não esquecer que a equipa técnica mama +10M/ano)

Se o Sporting for campeão, o treinador salta?

Ou será, se o Sporting não for campeão, o treinador salta? E esses 10M€ referem-se a quê? Ao total da equipa técnica? Há que acrescer a esse valor o que terão de pagar em termos de despedimento, ou seja o ordenado dos elementos da equipa técnica até ao final do contrato.

Compartilhar este post

Link para o post

A mim não me chateia nada que os outros discutam tudo que está relacionado com o BdC, bem pelo contrário até, é bom sinal. :)

O pessoal também disseca tudo o que o Trump ou o bacano da Coreia dizem ou fazem. É bom sinal para quem?

Compartilhar este post

Link para o post

Porque não é sustentável estar dependente de receitas extraordinárias (e cada vez mais), como a venda de jogadores

Concordo, mas ainda há dias disseste (e bem, acho que disseste algo deste género na discussão do Pedro Neto e do Jordão) que nenhum dos 4 grandes portugueses consegue sobreviver sem vendas. Logo, pela tua lógica, nenhum deles é sustentável.

A saída do Jesus (sem acordo) nunca é uma solução financeiramente boa. Os X M€ que ele ia receber no resto do contrato têm de ser pagos e, por cima, ainda pagas a um treinador. É praticamente como se tivesses de pagar a dois treinadores.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Se o Sporting for campeão, o treinador salta?

Ou será, se o Sporting não for campeão, o treinador salta? E esses 10M€ referem-se a quê? Ao total da equipa técnica? Há que acrescer a esse valor o que terão de pagar em termos de despedimento, ou seja o ordenado dos elementos da equipa técnica até ao final do contrato.

Na minha opinião o JJ salta de qualquer das maneiras, há um desgaste subjacente e notório em relação ao projecto Sporting.

A ser campeão sai a bem e vai para o estrangeiro, não sendo campeão sai a mal e ai sim tens de incluir indemnizações (mas serão apenas referentes a um ano) mas não tens de incluir os 10M cujo equipa técnica não vai trabalhar, isto é a minha leitura.

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

Então estamos numa discussão de futurologia?

E se der em título e uma boa época? É errado ou correcto o aumento de investimento e risco?

O Porto fez o mesmo, e deu raia.

O Benfica fez o mesmo, e está a dar raia.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...