Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
John Bonifácio

[Compra]Portátil

Publicações recomendadas

Citação de John Bonifácio, há 25 minutos:

Estou em lay off. O que não me tem faltado é tempo para investigar. 😄

E o teu input tem sido precisoso. 👌

Só me falta ver um ponto, no qual estou empreensivo: a instalação do SO. Tenho lido malta que tem tido vários problemas com isso, em especial com os drives da gráfica. O que é mais fácil de instalar? O Win10 ou o Pop(p.ex.)?

Claramente o Windows 10, especialmente em portáteis.

Para Linux, o Ubuntu 20.04 traz agora um utilitário da nvidia que deve facilitar as coisas, que é algo que o Mint e o PopOS já traziam anteriormente.

Aqui eu vou ser um pouco contraditório e vou dizer para optares pelo PopOS 20.04 ou o Ubuntu 20.04 em vez do 18.04, apenas por uma razão: kernel mais recente, o que ajuda imenso com hardware recente. Depois, no futuro, podes voltar à política conservadora que recomendo que passa por deixar o Ubuntu/PopOS/Mint mais recente maturar uns meses antes de migrar para ele.

Outra dica: em Linux dá o máximo de prioridade possível a uma gráfica AMD. Não é que a nvidia tenha um desempenho fraco, mas a AMD poupa-te de dores de cabeça. É só ligar e usar, o driver é opensource e o desempenho é francamente bom.

Aproveita e vê se aqui arranjas alguma coisa que gostes: https://system76.com/laptops

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 1 hora:

Claramente o Windows 10, especialmente em portáteis.

Para Linux, o Ubuntu 20.04 traz agora um utilitário da nvidia que deve facilitar as coisas, que é algo que o Mint e o PopOS já traziam anteriormente.

Aqui eu vou ser um pouco contraditório e vou dizer para optares pelo PopOS 20.04 ou o Ubuntu 20.04 em vez do 18.04, apenas por uma razão: kernel mais recente, o que ajuda imenso com hardware recente. Depois, no futuro, podes voltar à política conservadora que recomendo que passa por deixar o Ubuntu/PopOS/Mint mais recente maturar uns meses antes de migrar para ele.

Outra dica: em Linux dá o máximo de prioridade possível a uma gráfica AMD. Não é que a nvidia tenha um desempenho fraco, mas a AMD poupa-te de dores de cabeça. É só ligar e usar, o driver é opensource e o desempenho é francamente bom.

Aproveita e vê se aqui arranjas alguma coisa que gostes: https://system76.com/laptops

Win? Nice. Prefiro começar em terreno conhecido.

Estou como muita vontade em experimentar o PopOS. Não só tem um ambiente gráfico altamente apelativo, como já vem com as drives da NVidia no instalador, o que é um alívio(eu sei bem o que penei para instalar as drives no Mint)! E essa ideia de instalar a mais recente versão da distro que eu escolher faz todo o sentido, claro.

Aí tem portáteis muito porreiros, mesmo. Assim, sem grande investigação, parecem-me impecáveis, tal como a plataforma de apoio ao cliente. Pena o preço que com os custos de envio e aduaneiros tornam impossível sequer considerar a compra. 😞 

Editado por John Bonifácio

Compartilhar este post

Link para o post

Bem chegou o meu lenovo T440s, só posso dizer bem quer da maquina quer do vendedor.

Supostamente é um refurbed de grau B, mas tirando uma estaladela na tampa que praticamente nem se nota, tudo o resto está impecável, o ecrã 1080p é excelente e ainda por cima é touch, o teclado é retroiluminado e mesmo o touchpad do qual a maioria do pessoal se queixa a mim parece-me excelente.

Agora é comprar um disco M.2 para lhe meter e está feito tenho maquina para uma carrada de tempo.

Edit: Desculpem o offtopic, mas como tinha comentado sobre o portátil aqui e houve algum interesse, achei que devia deixar o feedback.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Aproveitando o tópico, também estou a precisar de comprar um novo portátil. Não sou muito entendido nesta matéria, mas queria algo que durasse anos e que tivesse uma boa refrigeração. Vai ser utilizado para trabalho(word,excel),browsing, e jogos (principalmente FM), Cities:Skyline, ETS,GTA e mais algum que consiga aguentar.

O orçamento seria 1000€, embora coloque aqui alguns modelos com um preço superior caso compense muito adquirir um destes. Agradeço qualquer ajuda.

https://www.pcdiga.com/portatil-msi-9s7-16r312-675
https://www.pcdiga.com/portatil-msi-15-6-alpha-15-a3ddk-002xpt
https://www.pcdiga.com/portatil-msi-15-6-gf65-thin-9sexr-257xpt
https://www.pcdiga.com/portatil-msi-15-6-gf65-thin-9sexr-256xpt

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de diaz, há 4 horas:

Aproveitando o tópico, também estou a precisar de comprar um novo portátil. Não sou muito entendido nesta matéria, mas queria algo que durasse anos e que tivesse uma boa refrigeração. Vai ser utilizado para trabalho(word,excel),browsing, e jogos (principalmente FM), Cities:Skyline, ETS,GTA e mais algum que consiga aguentar.

O orçamento seria 1000€, embora coloque aqui alguns modelos com um preço superior caso compense muito adquirir um destes. Agradeço qualquer ajuda.

https://www.pcdiga.com/portatil-msi-9s7-16r312-675
https://www.pcdiga.com/portatil-msi-15-6-alpha-15-a3ddk-002xpt
https://www.pcdiga.com/portatil-msi-15-6-gf65-thin-9sexr-257xpt
https://www.pcdiga.com/portatil-msi-15-6-gf65-thin-9sexr-256xpt

O melhor que te posso dizer é para, se puderes, esperar um par de meses. Eu estou à procura do mesmo que tu, mas eu tenho tempo para esperar pelos novos Ryzen 4000. Não só são processadores incríveis, como são eficazes em termos de energia e temperaturas. Há alguns modelos já disponíveis no mercado, mas os que valem a pena investir ainda são muito caros. Dentro em breve deveremos ter acesso aos novos TUF A15 da Asus ou Nitro 5 da Acer que prometem ter preços competitivos e configurações muito interessantes.

Reparei que preferes ter uma RTX, mas será que uma GTX 1660 ti não te seria suficiente? Repara, se queres um portátil com melhor desempenho térmico, enfiar uma GPU de alta voltagem num chassis compacto- especialmente esses modelos da MSI- não é o ideal. Nesse aspeto, a GTX oferece desempenhos gráficos muito semelhantes com menos emissões de calor. Tudo depende de quanto vais usar o portátil para jogar.

Sobre os modelos que enumeraste, a minha escolha seria a última, com o i7, para te dar mais tempo de uso com performances boas. Os maiores problemas desse modelo- e dos outros da gama Thin- é que, por serem muito compactos, aquecem bastante e, além disso, têm displays fraquinhos. Podias optar pelo i5, mas a tua maior preocupação ia acabar por ser o aquecimento da gráfica, por isso não acho que valha a pena.

Outro aspeto a ponderar é a autonomia, a qual é medíocre em ambos os casos.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de John Bonifácio, há 26 minutos:

O melhor que te posso dizer é para, se puderes, esperar um par de meses. Eu estou à procura do mesmo que tu, mas eu tenho tempo para esperar pelos novos Ryzen 4000. Não só são processadores incríveis, como são eficazes em termos de energia e temperaturas. Há alguns modelos já disponíveis no mercado, mas os que valem a pena investir ainda são muito caros. Dentro em breve deveremos ter acesso aos novos TUF A15 da Asus ou Nitro 5 da Acer que prometem ter preços competitivos e configurações muito interessantes.

Reparei que preferes ter uma RTX, mas será que uma GTX 1660 ti não te seria suficiente? Repara, se queres um portátil com melhor desempenho térmico, enfiar uma GPU de alta voltagem num chassis compacto- especialmente esses modelos da MSI- não é o ideal. Nesse aspeto, a GTX oferece desempenhos gráficos muito semelhantes com menos emissões de calor. Tudo depende de quanto vais usar o portátil para jogar.

Sobre os modelos que enumeraste, a minha escolha seria a última, com o i7, para te dar mais tempo de uso com performances boas. Os maiores problemas desse modelo- e dos outros da gama Thin- é que, por serem muito compactos, aquecem bastante e, além disso, têm displays fraquinhos. Podias optar pelo i5, mas a tua maior preocupação ia acabar por ser o aquecimento da gráfica, por isso não acho que valha a pena.

Outro aspeto a ponderar é a autonomia, a qual é medíocre em ambos os casos.

Obrigado pelos esclarecimentos, desconhecia completamente essas informações relativamente às GTX/RTX e sobre os modelos da MSI. Vou fazer o mesmo que tu e aguardar mais uns meses pelas novas opções, parece-me a opção mais sensata.

Compartilhar este post

Link para o post

Estes tempos têm-me dado imensas oportunidades para pesquisar novidades e aprofundar conhecimento sobre os mais variados componentes de um portátil e gostava de partilhar algumas conclusões e decisões a que cheguei.

Entre rumores, notícias de lançamentos atrasados e atuais escolhas, dá para configurar 3 tipos de equipamento: o que desejo, o que satisfaz e o que provavelmente vou acabar por comprar.

1ª configuração(A desejada):

• APU AMD Ryzen 7 4800H
  • GPU AMD Radeon RX 5700M
  • 2x8G DDR4 3200MHz
  • SSD 1TB NVMe M.2 PCIe 4.0 
  • Display IPS 15''6 FHD IPS, 240Hz, 3ms, 100% sRGB, 300 nits
  • WiFi 6
  • Teclado retroiluminado
  • Chasis non slim com facilidade de upgrade e manutenção

A config que eu idealizo é um sistema AMD, com memória e armazenamento super rápidos e um display de boa qualidade. O problema será conseguir um portátil destes dentro do orçamento e até ao Natal. Estou na esperança que com os APU e GPU da AMD os preços sejam mais simpáticos.

2ª configuração(A satisfatória)

• APU AMD Ryzen 5 4600H
  • GPU Nvidea GTX 1660 ti 85W/ Radeon RX 5600M
  • 2x8G DDR4 2999MHz
  • SSD 512G NVMe M.2 PCIe 3.0 x4
  • Display IPS 15''6 FHD, 120Hz, ~90%sRGB, 300 nits
  • WiFi 6
  • Teclado retroiluminado
  • Chasis non slim com facilidade de upgrade e manutenção

Aqui estou disposto a abdicar um pouco de poder de processamento e gráfico para conseguir um sistema ainda assim bastante rápido e versátil, com maior oferta no mercado e facilidade orçamental.

3ª configuração(A mais provável)

• APU Intel i7 9750H
  • GPU Nvidea RTX 2060 non Max-Q
  • 2x8 DDR4 2666MHz
  • SSD 512G NVMe M.2 PCIe 3.0
  • Display IPS 15''6 FHD, 120Hz, ~75%sRGB, <300 nits
  • WiFi 5
  • Teclado Retroiluminado
  • Design compacto

Este seria o pior cenário. O mais provável é acabar por aproveitar um negócio qualquer na BF porque os novos modelos ainda estarão caros e a disponibilidade será escassa. Aí aproveitaria para investir numa GPU melhor e tentar conseguir um laptop de fácil upgrade, como um Acer Helios 300 ou um Asus ROG Strix III.

Então, comentários? 🙂

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Já ficava imensamente satisfeito com este Eluktronics, só que não deve haver maneira de o conseguir em Portugal e assim evitar as taxas aduaneiras. 😞

Compartilhar este post

Link para o post

@Mica, tu que és um gajo entendido na matéria, sabes quais são as melhores lojas online para comprar um portátil sem OS? 

Em 2nd mão era o ideal.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu percebo de hardware, onde é vendido nem por isso 😁

Mas portáteis em 2º mão se calhar até no OLX arranjas o que pretendes.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 46 minutos:

Eu percebo de hardware, onde é vendido nem por isso 😁

Mas portáteis em 2º mão se calhar até no OLX arranjas o que pretendes.

Preferia uma loja do que o OLX. Se a máquina que comprar no OLX estiver com algum problema, quem se lixa sou eu.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Slade, há 1 hora:

Preferia uma loja do que o OLX. Se a máquina que comprar no OLX estiver com algum problema, quem se lixa sou eu.

Em 2º mão tens sempre esse problema, a não ser que esteja coberto por alguma garantia. E a estar coberto por alguma garantia, o preço é automaticamente inflacionado.

É como comprar carro a particular, não deixa de compensar na minha opinião.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 2 minutos:

Em 2º mão tens sempre esse problema, a não ser que esteja coberto por alguma garantia. E a estar coberto por alguma garantia, o preço é automaticamente inflacionado.

É como comprar carro a particular, não deixa de compensar na minha opinião.

Eu queria em 2º mão por causa do preço, e porque não será o portátil "principal". Será para um curso que vou tirar, e precisava de uma máquina jeitosa para apanhar pancada.

Se alguém souber de uma loja em 2º mão confiável que diga, sff.

Compartilhar este post

Link para o post

O modelo de 2020 do Acer Nitro 5. Tem umas specs muito boas para o preço. Até o display parece ter qualidade. Não vem com um Ryzen 4000, mas se for esse o maior contra deste portátil, então está aqui algo a ponderar seriamente. 

Curioso para ver uma review do bicho.

Compartilhar este post

Link para o post

@John Bonifácio tenho um amigo que quer comprar um laptop para gaming e tem um orçamento um pouco acima dos 1000€

Ele não referiu que tipo de jogos quer jogar e o tamanho do ecrã não lhe interessa

Ele perguntou-me se isto era uma boa escolha

https://mediamarkt.pl/komputery-i-tablety/laptop-asus-rog-strix-g-g531gv-al132t-i5-9300h-16gb-512gb-ssd-rtx2060-win10h-1

O que achas?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de a.lopes, há 54 minutos:

@John Bonifácio tenho um amigo que quer comprar um laptop para gaming e tem um orçamento um pouco acima dos 1000€

Ele não referiu que tipo de jogos quer jogar e o tamanho do ecrã não lhe interessa

Ele perguntou-me se isto era uma boa escolha

https://mediamarkt.pl/komputery-i-tablety/laptop-asus-rog-strix-g-g531gv-al132t-i5-9300h-16gb-512gb-ssd-rtx2060-win10h-1

O que achas?

Qual é o preço em euros? O portátil em si é bom, tem boas reviews e até está na minha lista se o encontrar com bom preço, mas seria a configuração com um i7 e uma gráfica 1660 ti. 

É que emparelhar um i5 com uma rtx 2060 é capaz de ser desequilibrado e o processador acabar por "cortar" o rendimento da gráfica.

De resto, o som é porreiro, o display é jeitoso(apesar de haver uma versão com um de 240hz que é top) e o chassis, mesmo com uma gráfica mais poderosa, deve conseguir manter o portátil dentro de valores térmicos aceitáveis.

Compartilhar este post

Link para o post

Dell G5 15 SE. O 1º portátil full AMD de nova geração, com GPU Radeon RX 5600m que situa entre a GTX 1660ti e a rtx 2060 em performance, ram de 3200Mhz e um display muito bom com ótima reprodução de cores e taxa de atualização de 144hz.

Venham de lá essas reviews!

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de John Bonifácio, Em 22/05/2020 at 17:56:

Qual é o preço em euros? O portátil em si é bom, tem boas reviews e até está na minha lista se o encontrar com bom preço, mas seria a configuração com um i7 e uma gráfica 1660 ti. 

É que emparelhar um i5 com uma rtx 2060 é capaz de ser desequilibrado e o processador acabar por "cortar" o rendimento da gráfica.

De resto, o som é porreiro, o display é jeitoso(apesar de haver uma versão com um de 240hz que é top) e o chassis, mesmo com uma gráfica mais poderosa, deve conseguir manter o portátil dentro de valores térmicos aceitáveis.

Obrigado pelo feedback, em relação ao preço se dividires por 4 tens mais ou menos o valor em Euros.

O meu colega vai esperar mais um bocado tal como tu para comprar algo melhor mais tarde

Compartilhar este post

Link para o post

Andava a acompanhar (mais ou menos) este tópico porque o orçamento do 13 era parecido com o meu, mas já vi que te atiraste para valores um pouco superiores e assim não devo conseguir acompanhar.

Expondo a minha situação, eu tenho neste momento um HP Envy 17-R107NP, que "herdei" de um tio da minha miúda. A mãe dela até tinha interesse em ficar com este portátil, mas como achei que me serviria perfeitamente para jogar FM acabei por conseguir ficar com ele. De facto o desempenho é porreiro, como seria de esperar de um portátil que, imagino, quando novo terá custado um dinheirão. Tem alguns problemas com o wifi (nunca apanho sinal decente com a placa integrada, já andei a ver e deve ser um problema de ligação da mesma à board, mas não me aventuro a abri-lo e tentar soldar qualquer coisa), então uso um adaptador USB, embora o desempenho também não seja óptimo. Mas o grande defeito mesmo, e que me faz pensar e muito em trocar de portátil (aproveitando para deixar este ao cuidado da minha querida sogra 🙂) é o tamanho, o peso e o aquecimento, que tornam impossível usá-lo ao colo, no sofá. Por esse motivo queria um portátil que me permitisse ter esse conforto, mantendo pelo menos o nível de performance, especialmente a jogar FM. Mas também não queria gastar muito dinheiro... Idealmente menos de 800€. Bem sei que não é fácil

PS: desculpa a invasão do teu tópico, @John Bonifácio, mas como parece que este passou a ser o tópico oficial da discussão sobre portáteis... 🙂

Editado por verY

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de verY, há 1 hora:

Andava a acompanhar (mais ou menos) este tópico porque o orçamento do 13 era parecido com o meu, mas já vi que te atiraste para valores um pouco superiores e assim não devo conseguir acompanhar.

Expondo a minha situação, eu tenho neste momento um HP Envy 17-R107NP, que "herdei" de um tio da minha miúda. A mãe dela até tinha interesse em ficar com este portátil, mas como achei que me serviria perfeitamente para jogar FM acabei por conseguir ficar com ele. De facto o desempenho é porreiro, como seria de esperar de um portátil que, imagino, quando novo terá custado um dinheirão. Tem alguns problemas com o wifi (nunca apanho sinal decente com a placa integrada, já andei a ver e deve ser um problema de ligação da mesma à board, mas não me aventuro a abri-lo e tentar soldar qualquer coisa), então uso um adaptador USB, embora o desempenho também não seja óptimo. Mas o grande defeito mesmo, e que me faz pensar e muito em trocar de portátil (aproveitando para deixar este ao cuidado da minha querida sogra 🙂) é o tamanho, o peso e o aquecimento, que tornam impossível usá-lo ao colo, no sofá. Por esse motivo queria um portátil que me permitisse ter esse conforto, mantendo pelo menos o nível de performance, especialmente a jogar FM. Mas também não queria gastar muito dinheiro... Idealmente menos de 800€. Bem sei que não é fácil

PS: desculpa a invasão do teu tópico, @John Bonifácio, mas como parece que este passou a ser o tópico oficial da discussão sobre portáteis... 🙂

Eu é que faço disto uma espécie de diário. 🙂 E fico contente se estiver a ajudar alguém com isso.

Tu procuras um portátil barato, com boa performance, para jogar FM? Eu não sei em que tipo de monstro se transformou o jogo, mas tenho a impressão que temos noções diferentes de boa performance. 😁

Para o que o vais usar? Dás mais importância à portabilidade ou ao tamanho/qualidade do ecran? 

Com esse orçamento é difícil não notares um downgrade em algum aspeto do portátil.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas.

Para os entendidos da matéria, um portatil com estas especificações por 400 euros, é boa compra?

Portatil HP I7 7500u de Sétima geração
(2,7 GHz, até 3,5 GHz, 4 MB de cache)
Placa gráfica AMD Radeon R7 M440 (DDR3 dedicada de 2 GB)
Disco 500gb Hdd
disco 240ssd WD
6gb ram

Obrigado desde já 😁

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de John Bonifácio, há 2 horas:

Eu é que faço disto uma espécie de diário. 🙂 E fico contente se estiver a ajudar alguém com isso.

Tu procuras um portátil barato, com boa performance, para jogar FM? Eu não sei em que tipo de monstro se transformou o jogo, mas tenho a impressão que temos noções diferentes de boa performance. 😁

Para o que o vais usar? Dás mais importância à portabilidade ou ao tamanho/qualidade do ecran? 

Com esse orçamento é difícil não notares um downgrade em algum aspeto do portátil.

Dou importância à performance... 🙂 Neste, o tamanho limita-me imenso. Estou neste momento no sofá com ele pousado no braço do mesmo, completamente a cambalear cada vez que teclo 🙂 Quero algo que me dure uns anos, para browsing e FM, basicamente. Pouco mais faço. Mas quero que o jogo corra de forma fluida, sem quebras.

EDIT: Neste tópico já tive algumas boas sugestões, na altura. É algo por aí...

Editado por verY

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de verY, há 12 horas:

Dou importância à performance... 🙂 Neste, o tamanho limita-me imenso. Estou neste momento no sofá com ele pousado no braço do mesmo, completamente a cambalear cada vez que teclo 🙂 Quero algo que me dure uns anos, para browsing e FM, basicamente. Pouco mais faço. Mas quero que o jogo corra de forma fluida, sem quebras.

EDIT: Neste tópico já tive algumas boas sugestões, na altura. É algo por aí...

O panorama não mudou quase nada desde então, verY. Nesta altura não encontro nada que te possa recomendar sem compromissos.

O melhor que te posso aconselhar é a esperar uns meses- que serão mais do que o costume devido às situação da pandemia- e atacar na BF e no natal as promoções.

Se, ainda assim, não conseguires esperar até lá, dá uma vista de olhos neste. É pequeno e leve, tem um bom display, o processador é competente e não te deve dar problemas de aquecimento e já tem um bom ssd.

Em contrapartida, a gráfica é fraquinha, apesar de correr o FM, o som é mau e a ram é um pau de dois bicos: são 16G, o que é bom, é só num pente, o que não é ideal, mas tem 2 slots, se quiseres trocar.

Edit: ou se quiseres uma coisa mais virada para jogos: https://www.pcdiga.com/portatil-lenovo-legion-y540-15-6-y540-15irh-156?gclid=CjwKCAjwiMj2BRBFEiwAYfTbCsQEcdsOZJQO8Rk9ugjUsphcX8FntMVv3Wx4hVyjB6ExMeY7cxB6dxoCfdQQAvD_BwE

E atenção que eu não sou nenhum entendido na matéria. Tenho é investigado muito nos últimos tempos. 

Compartilhar este post

Link para o post

Penso que o tópico podia funcionar como o dos telemóveis, esse funciona bastante bem 😊

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...