Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Kluivert

[FM22 MOBILE] - O Bloco de Notas de Patrick Kluivert

Publicações recomendadas

Citação de cadete, Em 03/06/2022 at 20:37:

Grandes perderam muitos pontos mesmo e baralhou tudo. 3º lugar acaba por ser positivo e agora é tentar qualificar para a fase de grupos da champions.

Enquanto existir uma boa diferença para os grandes, só com uma má época deles, conseguimos agarrar estes lugares!

A qualificação vai depender muito do adversário!

Citação de Martini Branco, Em 04/06/2022 at 13:31:

Péssimas épocas de Porto e Sporting neste campeonato, perdendo imensos pontos. Não obstante, acabaste bem a temporada, conseguindo agarrar o 3º lugar! 😉 

Referir os poucos golos que sofreste em toda a temporada, mas também tens uma média de pouco mais de um golo por jogo, do ponto de vista dos marcados. A que atribuis este fator? Teremos novamente Liga dos Campeões em Leiria e isso é muito bom 😉 

Atribuo ao fato de nunca gostar de jogar em 4x3x3 e ter arriscado nisso 😅 Um pouco mais a sério, penso que está ligado ao fato de tentar organizar bem a equipa no processo defensivo e acabo por arriscar pouco para a frente. Puxar o Leandro Antunes para a linha também teve a sua influência.

Primeiro vamos as eliminatórias, depois vemos o resto 😅

Citação de Banks29, Em 04/06/2022 at 18:18:

Apesar do baixo nível da época a verdade é que fazes uma boa época na liga no final com uma excelente reta para garantir o 3 lugar. É voltar a construir sobre este 3 lugar para dar azos a uma época ainda melhor

Na prática acabou por resultar numa época positiva no campeonato. E enquando andar por aqui, há condições para melhorar!

Citação de Black Hawk, Em 04/06/2022 at 19:03:

Acaba por ser um campeonato dentro das expectativas. Certo, com mais oscilações, mas acaba por parecer menos bom porque o ano passado foi acima das expectativas.

Curioso o Sérgio Conceição estar no Vitória, no meu save também lá está depois de passar pelo Famalicão. Para onde saiu?

Esse puto que aí tens, o Manuel Amorim, parece imensamente promissor. Esse combo de agressividade, movimentação e velocidade é coisa para causar estragos, mais ainda numa equipa que vive melhor nas transições.

Para a próxima época vais começar a atacar o mercado com melhores individualidades, não? Tenho quase a certeza que é a única coisa a limitar o passo seguinte.

Este fm troca-me as voltas todas com os treinadores. Por curiosidade fui ver o quadro de honra (penso que não há como pesquisar treinadores) e percebi que o Sérgio Conceição está no Norwich e desceu de divisão. Mas ele deve ter saído a uns 4 jogos do final. Arrisco-me a dizer que se fica, o Vitória era campeão!

Tu tens olho para isto 😅 o único golo que ele marcou foi tal e qual dessa forma, transição rápida e um remate forte.

Meio spoiler, posso dizer que não achei grandes jogadores a custo zero e o mercado vai mexer muito pouco por aqui! Ainda não estou muito interessado em gastar dinheiro. As soluções vão ser da casa 😉

Obrigado a todos 🙌

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

uqOcC6h.png

06.06.2027

Análise da Época 2026/2027

.

Esta foi a época mais dura enquanto treinador…. Muitas questões levantei para mim mesmo e cheguei mesmo a dar-me um pouco perdido com o que se estava a suceder! A temporada não começou mal mas a pouco e pouco fomos perdendo fulgor e a eliminação da Taça de Portugal, diante de uma equipa de segunda liga, foi o fator mais negativo deste ano.

Alcançámos o objetivo que tínhamos definido na pré-temporada e isso é de realçar, no entanto, com demasiados altos e baixos que não me deixam satisfeito! Quero uma equipa mais dominadora em campo e que consiga causar estragos nas defensivas contrárias.

Olhando para os números é fácil de perceber onde quero chegar! Não consegui explorar as individualidades e o coletivo não funcionou da melhor forma!

ESTATÍSTICAS INDIVIDUAIS

urzcGwR.png

• GUARDA-REDES

João Virgínia continua a ser uma das principais razões para o nosso sucesso defensivo! Um guarda-redes que faz a diferença e que ganha pontos! Francisco Meixedo viveu muito na sombra do nosso titular e apenas teve a oportunidade de jogar nas Taças.

• DEFESA

As laterais têm sido das posições mais rodadas desta equipa, vejo imenso potencial em Redondo mas ainda lhe falta algo para ser títularíssimo absoluto. A experiência de Fabinho dá-me uma certa segurança e do lado aposto, tanto Rafael como Hulk (não sendo nenhum deles um fora de série) fazem bem o lugar. No eixo central, percebe-se a saída de Benny a meio da temporada, Denis Martins e Eduardo Quaresma complementaram-se bem. Touré acumulou um número de jogos interessantes e começa a reclamar um lugar no onze.

• MÉDIOS

O trio de meio-campo mais utilizado, Ryan Teague, Diaby e Kiko Félix não funcionou como esperava! O português demonstra todas as suas qualidades a jogar numa posição mais adiantada e o australiano não correspondeu com as funções que lhe eram exigidas. Depois surgem vários pontos de interrogação, Berna, André Ricardo, Rodrigo Fernandes, Alessandro Palermo...Os dois primeiros, já com mais anos de União, tardam em afirmar-se e continuam a ser apenas “boas soluções”, já os dois últimos, diria que não tiveram a sorte do lado deles. Iago Oliveira é já uma carta fora do baralho e o jovem Mariano Pedro será emprestado na próxima temporada.

• AVANÇADOS

Se na baliza fiz referência a João Virgínia, no ataque não posso deixar de falar em Duk. O avançado salvou a nossa equipa em várias ocasiões e mesmo não tendo sido um goleador de excelência, foi o autor de 15 golos e foi nomeado o melhor em campo em 8 partidas. Imperato e Antunes sofreram do mesmo mal...o estilo de jogo e o fato de jogarem da linha para dentro, não os favoreceu. O jovem emprestado pela Roma, entrou bem na equipa mas de um modo geral acompanhou o nível do coletivo e aos poucos foi desaparecendo. Quanto a Gonçalo Gregoório, apesar de ter um bom número de jogos, não teve assim tantos minutos! Continua a ser um jogador útil e ainda fez 8 golos (2 a menos que Leandro por exemplo). Vai entrar no último ano da carreira e vamos deixar que feche a sua história no nosso clube.

fsndd1g.png

Antes de fecharmos a época, deixámos um pedido à direção - "continuem a investir nas infraestruturas da academia"! O futuro da União está nas camadas jovens e contamos que na próxima temporada sejam promovidos mais jogadores à equipa principal! Não podíamos estar mais satisfeitos com o trabalho que tem sido feito e, neste momento, possuímos umas instalações ao nível dos melhores!

Que venha a próxima época...

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Muita gente com tempo de jogo mas claramente existem melhorias a fazer no plantel

Compartilhar este post

Link para o post

Fabinho, Imperato e Kiko Félix foram os 3 jogadores com melhor classificação média e que se destacaram dos demais. João Virgínia, Eduardo Quaresma, Duk, Leandro Antunes destacaram-se em termos de jogos disputados. É quase caso para dizer que "estiveram em todas". 

Bom ver que as instalações/condições do clube estão em excelente nível, pois o futuro deste Leiria será obviamente a formação 🙂 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Banks29, Em 08/06/2022 at 10:40:

Muita gente com tempo de jogo mas claramente existem melhorias a fazer no plantel

Acho que o fato de ter rodado tanto, para além da necessidade também demonstra um pouco o quanto me encontrava perdido.

Citação de Martini Branco, Em 08/06/2022 at 14:06:

Fabinho, Imperato e Kiko Félix foram os 3 jogadores com melhor classificação média e que se destacaram dos demais. João Virgínia, Eduardo Quaresma, Duk, Leandro Antunes destacaram-se em termos de jogos disputados. É quase caso para dizer que "estiveram em todas". 

Bom ver que as instalações/condições do clube estão em excelente nível, pois o futuro deste Leiria será obviamente a formação 🙂 

O Fabinho é aquele jogador que não sendo um fora de série, cumpre e a verdade é que ainda sinto o Redondo um pouco verde! De resto só destaco mesmo o Duk e o Virgínia.

Todos os outros conseguem fazer bem mais, aliás, já o demonstraram anteriormente!

Obrigado a ambos! 🙌

Compartilhar este post

Link para o post

uqOcC6h.png

30.07.2027

Um novo início!

.

A época anterior ficou aquém das expetativas, não pelo “resultado final”, mas sim pelas exibições! As individualidades tiveram dificuldades em mostrar-se e o coletivo, simplesmente, não funcionou como pretendido! É hora de voltar às ideias iniciais e tentar aperfeiçoar o que, de bom, vínhamos a realizar!

A primeira mexida deste mercado de verão acabou por ser o sistema tático, onde voltamos ao 4x4x2 losango, com a possibilidade de em alguns momentos se tornar um 5x3x2. Todas as posições terão a sua importância mas a dinâmica da equipa irá depender muito dos dois laterais e dos dois médios centros! Outra alteração será o ajuste da linha defensiva que irá jogar mais subida, ao contrário do que tem acontecido nos últimos anos. Acredito que poderá ser uma das chaves para o nosso losango funcionar, apesar da velocidade não ser a imagem de marca dos nossos jogadores.

XPYBqvp.png

(As funções dos jogadores poderão ser alteradas, dependendo do adversário e das necessidades da equipa)

O 11 base será constituído por jogadores já conhecidos, até porque como vão poder perceber, o mercado de transferências foi muito pouco movimentado na cidade do Lis. Falando das saídas, a Roma que já seguia o médio italiano há algum tempo, acenou com 17M€ para contratar Alessandro Palermo! Dado os valores envolvidos, o regresso de Ernesto Pinheiro (já vamos falar dele), decidimos negociar a proposta e obter um valor ligeiramente mais alto! Iago Oliveira, perdeu o seu espaço e aceitámos deixar o brasileiro seguir o seu caminho. Quanto a Imperato, havia a possibilidade de renovar o seu empréstimo, mas com a chegada de Manuel Amorim a meio da época passada, passávamos a contar com 3 opções muito válidas para a frente de ataque e para além de Gonçalo Gregório (que termina a sua carreira no final desta temporada) queríamos dar possibilidade a mais um dos nossos jovens aparecer no plantel principal.

9LxfmMK.png

E é aqui que entra Milton Barros, avançado que foi sugerido por um dos nossos olheiros, em 2025, e que agora tem a oportunidade de mostrar as suas qualidades, depois de uma época emprestado ao União de Santarém, onde marcou 10 golos.

cV6gJaj.png

Já que falamos de reforços, passamos agora para o sector intermédio que conta também com dois regressos. Manolo Perrotta chegou na temporada anterior e foi imediatamente emprestado ao nosso clube parceiro, o Belenenses! Apresenta-se para o lugar deixado por Iago Oliveira e neste sistema irá rodar com Rodrigo Fernandes na posição de médio centro.

QyyxQUy.png

E agora sim, falamos de Ernesto Pinheiro, médio defensivo que também esteve emprestado aos azuis do Restelo! Produto da nossa formação será a primeira opção para substituir Diaby, quando necessário e até possivelmente fazerem dupla em jogos mais apertados! Jogador poderoso, forte no jogo aéreo e uma capacidade de desarme acima da média!

v63fkbI.png

Para o fim e para fechar o quarteto defensivo, temos Tomás Gata! Tal como Ernesto, produto da formação e esteve a rodar no Belenenses na época transacta! Possui, no meu entender, todas as condições para ser uma opção bastante válida ao longo da temporada, no entanto ainda temos Touré, Quaresma e o capitão Dénis. No entanto, e com a experiência da época anterior, será importante ter várias opções para todas as posições e desta forma, temos a possibilidade de mexer no onze sem perder qualidade!

IsvOles.png

Por dois anos consecutivos, conseguimos alcançar o terceiro lugar, que de uma forma ou outra, pode dar acesso à Liga dos Campeões! Ainda assim, sinto que ainda falta algo para dar um salto qualitativo e sermos uma certeza para o top 3 do campeonato. Alguns podem ver como falta de ambição, mas a União está a procurar estabilizar-se no topo do futebol português e eu, como treinador, também procuro encontrar a melhor estratégia para retirar todo o sumo desta equipa!

O clube, financeiramente, respira muito bem e dá as condições necessárias para seduzirmos jogadores que possam fazer a diferença! Em termos salariais estamos bem abaixo do teto atual e com a possibilidade de transferir alguns fundos do orçamento de transferências.

6fxznN1.png

A nossa pré-época começou, de forma oficial, diante do Penafiel, com uma resposta muito positiva por parte dos nossos jogadores! Acabámos por sofrer um golo ainda na primeira parte, através de um contra-ataque, que apanhou a nossa defesa de surpresa! Mas no que resta da partida tivemos uma dinâmica e uma projeção atacante muito interessantes! Algo que viria a acontecer novamente nas partidas com a Real Sociedade e o Sion onde conseguimos resultados volumosos.

Marítimo, Granada e Boavista...três exibições menos conseguidas e com resultados negativos! O que têm estas equipas em comum? Um sistema de 3 centrais! Muitas dificuldades em construir a partir de trás e quando a primeira barreira era ultrapassada, o nosso futebol lento não era suficiente para desfazer a defesa contrária.

O jogo frente ao Belenenses, foi uma oportunidade para todos os jovens se mostrarem apesar de já termos uma decisão sobre todos os intervenientes. Finalizados os jogos amigáveis estamos contentes com o que a equipa demonstrou e penso que as falhas verificadas podem ser facilmente corrigidas!

LzWlofI.png

E por falar em jovens....Foram sete, os jogadores que receberam uma proposta para assinarem o seu primeiro contrato profissional! Uma nova fornada em que depositamos imensas esperanças, onde Filipe Vidal se destaca dos restantes! A ideia para estes jogadores, passa por cumprirem um ano na equipa de reservas e depois, dependendo da sua evolução, serem emprestados ou quem sabe, subir à equipa principal!

Editado por Kluivert
  • Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Pré-temporada foi muito intermitente, com a equipa a alternar muito em termos de resultados obtidos. Vale o que vale, mas essas derrotas por 3x0 com Marítimo e Boavista, fazem-me ficar de pé atrás. Até porque a equipa revelou dificuldades a jogar contra sistemas compostos por 3 centrais. Espero que algumas coisas possam ser resolvidas durante a época, até porque concordo com a mudança de paradigma a nível tático.

Tens um onze base forte e com jogadores que já conhecem o clube, daí que o mercado de transferências também tenha sido muito calmo 😉 

Compartilhar este post

Link para o post

Foi uma má pré-temporada no geral mas acredito que a equipa consiga melhor isso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Martini Branco, Em 11/06/2022 at 13:49:

Pré-temporada foi muito intermitente, com a equipa a alternar muito em termos de resultados obtidos. Vale o que vale, mas essas derrotas por 3x0 com Marítimo e Boavista, fazem-me ficar de pé atrás. Até porque a equipa revelou dificuldades a jogar contra sistemas compostos por 3 centrais. Espero que algumas coisas possam ser resolvidas durante a época, até porque concordo com a mudança de paradigma a nível tático.

Tens um onze base forte e com jogadores que já conhecem o clube, daí que o mercado de transferências também tenha sido muito calmo 😉 

A única coisa que me deixou apreensivo foi mesmo a falta dele soluções apresentadas contra equipas que jogam num sistema de 3 defesas. De resto...estou satisfeito!

Nao tenho um plantel fora de série mas sinto que pode fazer mais do que tem feito. E com a adição dos miúdos, acredito que o plantel está mais equilibrado.

Citação de Banks29, Em 12/06/2022 at 17:39:

Foi uma má pré-temporada no geral mas acredito que a equipa consiga melhor isso.

Que aconteçam as desgraças na pré-epoca! Ainda temos tempo de corrigir 😅 

Obrigado a ambos 🙌

Compartilhar este post

Link para o post

uqOcC6h.png

12.08.2027

Leira sem Champions! Segue para a Liga Europa!

.

Iniciamos esta nova temporada com o grande desafio de entrar na competição que todos desejam, a Liga dos Campeões! Algo que, na época anterior, foi possível através da classificação na liga mas este ano, o mesmo terceiro lugar, obriga-nos a um play-off de qualificação! Calhou em sorteio os ucranianos do Shakhtar Donetsk, um adversário com muita experiência nesta competição e que conta com dois internacionais brasileiros, Marcos Antonio e Teté e ainda o avançado ex-Ajax, Lassina Traoré.

Uma equipa maioritariamente composta por jogadores ucranianos (muitos deles “cinzentos”) e que venceu o Viktoria Plzen para chegar a esta fase! Para nós, serão os primeiros jogos oficiais da época e pelo meio temos ainda a deslocação a Alvalade na primeira jornada da Liga, o que nos irá obrigar a gerir a condição física de alguns jogadores!

xbBZwxo.png

(1ª mão)

iDB45Md.png

(2ª mão)

A tarefa não se adivinhava nada fácil e não tivemos, nem a estaleca nem a condição física necessárias para dar a volta aos acontecimentos! Na primeira mão, a jogar em casa, apesar do Shakhtar se ter colocado na frente do marcador (ainda no primeiro tempo), nunca senti que fossemos inferiores! Foi um jogo equilibrado, com poucas chances para cada lado e no nosso caso, valeu um tiro de meia distância de Rodrigo Fernandes para dar algumas esperanças aos nossos adeptos!

No segundo jogo a história já foi um pouco diferente, senti a equipa cansada já depois de enfrentar o Sporting e com a deslocação à Ucrânia tudo ficou mais difícil. Teria sido preferível jogar primeiro fora de portas! Enquanto houve pernas, o adversário não criou lances de perigo, remataram muito mas muitas das vezes sem nexo e fora da direção da baliza. A nossa equipa fechou bem os caminhos mas não demonstrava clareza quando partia para o ataque, muitas indecisões, muitas perdas de bola e a nossa esperança acabava por se resumir às bolas paradas. Foi já nos últimos minutos...com muitos dos jogadores a acusarem o cansaço, que sofremos o golo que acabaria por ditar o resultado final, visto que não conseguimos reagir depois disso!

2JzDegu.png

Não haverá Liga dos Campeões na cidade do Lis mas...iremos ter a oportunidade de melhorar a nossa imagem na Liga Europa em relação à época 2025/2026! Os grandes favoritos do grupo serão os franceses do Marselha, enquanto que a segunda vaga disponível poderá ser “entregue” a qualquer uma das outras equipas! Mas partimos para esta aventura com uma convicção - uma das vagas será nossa!

Editado por Kluivert
  • Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

2 jogos um bocado mal disputados mas infelizmente não caíu para o teu lado. 

No grupo da LE acho que tens algumas hipóteses

Compartilhar este post

Link para o post

Marselha, Astana e PAOK são adversários que estão à altura deste Leiria. Não espero menos do que a passagem à próxima fase! 😎 Isto porque não passaste os ucranianos! Os jogos até foram relativamente equilibrados, mas acabaste por ser inferior. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Banks29, Em 13/06/2022 at 21:51:

2 jogos um bocado mal disputados mas infelizmente não caíu para o teu lado. 

No grupo da LE acho que tens algumas hipóteses

Na versão mobile (pelo menos, no que acontece comigo) a nível de estatísticas é sempre muito "pobre". Nunca vês jogos com imensos remates a não ser que o jogo seja completamente desnivelado.

Citação de Martini Branco, há 1 hora:

Marselha, Astana e PAOK são adversários que estão à altura deste Leiria. Não espero menos do que a passagem à próxima fase! 😎 Isto porque não passaste os ucranianos! Os jogos até foram relativamente equilibrados, mas acabaste por ser inferior. 

O mal destes adversários é a quantidade de jogadores "cinzentos", e muitos deles com qualidade 😅 Nunca sabes o que te espera!

Sinto que temos mais do que qualidade para passar, mas lá está, não sei muito do que esperar de PAOK e Astana.

Obrigado a ambos 🙌

Compartilhar este post

Link para o post

uqOcC6h.png

30.09.2027

Copo meio vazio ou meio cheio?

.

A eliminação da Liga dos Campeões não abala as nossas aspirações, é óbvio que todos querem estar presentes na maior prova de clubes mas ainda há tanto para crescer enquanto clube, que as prioridades passam a ser outras! Continuaremos a ter um calendário bem apertado, ao nível do que aconteceu na temporada passada, mas a equipa parece estar mais preparada e os meninos que vieram reforçar a equipa principal demonstram capacidade para assumir os respetivos lugares!

dyvJFpa.png

Como já tinha referido, a nossa caminhada da Liga começava em Alvalade, uma partida que se jogava num momento difícil devido aos play-off de acesso à Champions! Ernesto Pinheiro estreava-se na liga, logo como titular, para ajudar Diaby nas tarefas defensivas e na frente Manuel Amorim fazia dupla com Leandro Antunes. O Sporting, de Kevin Trapp, apresentava-se num sistema idêntico ao nosso, o que acabava por ser uma novidade, já que são muito poucas as equipas que jogam num 4x4x2 tão “fechado”.

IJlpOtU.png

Os leões foram dominadores durante quase toda a partida, senti a equipa mais preocupada em saber defender e mantivemos a dificuldade em ligar setores. O golo madrugador apontado por Manuel Amorim e a grande exibição de João Virgínia foram os aspetos positivos desta noite, em que conseguimos arrecadar 1 ponto.

Na partida seguinte, recebemos um Vitória que se apresentava com um sistema de 3 centrais! As dificuldades encontradas na pré-época mantinham-se, só que desta vez, a sorte aliou-se à eficácia e conseguimos alcançar a vitória no último minuto!

XwOSxth.png

Seguiram-se duas vitórias tranquilas, não que os adversários fossem “fáceis” (Braga e Tondela) mas porque a dinâmica ofensiva da equipa funcionou às mil maravilhas e, não só conseguimos marcar nos primeiros 10 minutos, como foi possível chegar ao intervalo a ganhar por duas bolas a zero. Tanto numa partida como noutra, fomos gerindo a partida, sem consentir grandes oportunidades, e ainda foi possível aumentar a vantagem!

O mês de Setembro, não foi muito simpático, apenas dois jogos para o campeonato e não cumprimos com o objetivo principal! Se contra o Estoril o resultado acaba por se ajustar, na visita ao Feirense falhámos redondamente. Adormecemos na segunda parte e permitimos que o adversário ganhasse esperança de conquistar algo.

CLASSIFICAÇÃO

okE12vs.png

Um início intermitente, conseguimos bons resultados, boas exibições mas ao mesmo tempo, vacilámos com os adversários teoricamente mais fáceis. De momento estamos com dois jogos em atraso, em relação a muitas das outras equipas, e a diferença pontual para o topo é reduzida.

Já todos perderam pontos e dá a sensação que o Benfica será, dos três grandes, a equipa mais bem preparada, afinal são os campeões em título! De destacar também que, grande parte das equipas, têm sofrido muitos golos, sendo que nós somos a que tem o melhor registo atual.

Editado por Kluivert
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Calendário inicial algo complicado e com vários jogos num curto espaço de tempo. Bem vistas as coisas, começaste bem a época desportiva. Essa jornada inaugural em Alvalade, pelo meio dos jogos de qualificação para a UCL, não deve ter sido nada fácil... Ainda assim empataste os leões. Depois, destaca-se acima de tudo a vitória clara em Braga! O caminho faz-se caminhando e creio que nos próximos tempos irás iniciar uma escalada para os primeiros lugares 😉 

Compartilhar este post

Link para o post

Um inicio prometedor, claramente podes entrar no top-5 se venceres os jogos em atraso e isso pode dar ainda mais confiança a equipa. 

Na Europa foi pena mas ainda chegará o momento do Leiria.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Martini Branco, Em 16/06/2022 at 09:20:

Calendário inicial algo complicado e com vários jogos num curto espaço de tempo. Bem vistas as coisas, começaste bem a época desportiva. Essa jornada inaugural em Alvalade, pelo meio dos jogos de qualificação para a UCL, não deve ter sido nada fácil... Ainda assim empataste os leões. Depois, destaca-se acima de tudo a vitória clara em Braga! O caminho faz-se caminhando e creio que nos próximos tempos irás iniciar uma escalada para os primeiros lugares 😉 

A experiência e a confiança nos jogadores têm trazido segurança para estes embates! Noto a equipa muito mais solta em relação ao ano passado e mais capaz!

Os miúdos também vieram trazer qualidade ao plantel!

Citação de Banks29, há 19 horas:

Um inicio prometedor, claramente podes entrar no top-5 se venceres os jogos em atraso e isso pode dar ainda mais confiança a equipa. 

Na Europa foi pena mas ainda chegará o momento do Leiria.

O início foi interessante sim! Ainda é precoce falar mas acredito que podemos ir além do top 5, as equipas estão todas muito próximas e temos que aproveitar para amealhar o máximo de pontos possíveis!

Na Europa, entretanto vêm novidades!

Obrigado a ambos 🙌

Compartilhar este post

Link para o post

uqOcC6h.png

30.11.2027

Kiko Félix solta o génio e conduz União ao top3!

.

Enquanto seguimos no campeonato, muitas partidas se colocam pelo meio! Liga Europa, Taça da Liga e as primeiras eliminatórias de uma prova que já tivemos o prazer de vencer, a Taça de Portugal! A gestão do grupo tem sido feita e de um modo geral a resposta tem sido muito positiva! Não podemos continuar a falar da sobrecarga de jogos como se fosse um problema, as grandes equipas sofrem com esta questão e é um mal que vem por bem!

shf4El7.png

E até quando as contas se complicam, a equipa demonstra uma coesão e um espírito aguerrido que nem sempre foram possíveis de ver no ano anterior! E a prova disso é o jogo em Famalicão, onde tivemos uma entrada péssima no jogo, aos 20’ João Neto colocava a equipa da casa na frente e até ao intervalo pouco se viu dos nossos jogadores!

soQrfSJ.png

O intervalo serviu para fazer pequenas alterações que acabaram por ter um impacto imediato na partida! Kiko Félix recebeu a bola dentro de área, após passe de André Ricardo, e não teve problema em finalizar perante a saída do guarda-redes adversário! Pouco depois, o nosso menino Amorim recebe ordem de expulsão e tudo ficou mais complicado. Das bancadas esperavam a entrada de Leandro Antunes, para que numa individualidade resolvesse a partida mas foi, o pouco utilizado, Gonçalo Gregório que foi chamado para os últimos 20’! E após ser lançado por Rafael Rodrigues, disparou ainda na quina da área para o 1-2 final!

Os sistemas de 3 centrais começam a estar enraizados no nosso país...depois do Famalicão, também Marítimo (que nos derrotou na pré-época por expressivos 3-0) e Rio Ave apresentaram sistemas com esta base. E já se pode observar que lidamos melhor com estes adversários, a pressão alta obriga as defesas contrárias a lançar longo e, apesar de alguns sustos com os madeirenses, já foi possível arrecadar resultados positivos!

Pelo meio recebemos o Vizela, que apesar de ser um adversário que vai escapando às descidas de divisão, dificulta sempre a nossa tarefa! Mas olhamos para o plantel e vermos nomes como Under (ex-Roma), Jota (ex-Benfica), Elanga(ex-Man Utd), entre outros. A vitória acabou por sair do banco, pelos pés de André Ricardo!

HZPzI9V.png

No início de Novembro, foi em grande festa que recebemos a notícia da convocatória de Kiko Félix para a seleção nacional! Depois de João Virgínia, Kiko (que tem contribuído com golos e várias assistências) torna-se assim, no segundo jogador da União a ser chamado por Paulo Sousa!

Zd7LDYC.png

Na receção ao Porto, tivemos uma grande partida de futebol! O resultado ajusta-se ao que se passou dentro das quatro linhas, mas temos que ter mais cuidado, principalmente frente a estas equipas! Para que não se repitam aqueles 5 minutos na primeira parte, em que os azuis e brancos deram a volta ao resultado! Nos dias de hoje, a equipa já demonstra ter capacidade para lutar pelo resultado, mas existirão partidas que tudo pode correr mal.

CLASSIFICAÇÃO

rfPyDqW.png

O Benfica continua a mostrar a sua superioridade e segue lançado no primeiro lugar, com o Boavista de Amorim na perseguição! Somos a equipa com menos jogos jogados e fechamos o pódio com 25 pontos! Juntamente com os encarnados, somos as únicas equipas que detêm uma diferença de golos superior a 10, o que diz um pouco da nossa melhoria a nível ofensivo.

O FC Porto, com Lionel Messi como treinador, atravessa uma fase menos boa da sua história a nível nacional. Quatro anos sem conquistar o campeonato e esta época, para já, parece continuar com as mesmas dificuldades do ano anterior, onde terminou na sexta posição.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

uqOcC6h.png

30.11.2027

União segue em frente nas provas a eliminar e Europa está num bom caminho!

.

A nível interno e dado os sorteios , aproveitámos para rodar alguns jogadores e dar a oportunidade aos menos utilizados, principalmente no que à Taça de Portugal diz respeito. Na Taça da Liga, mesmo com um primeiro grande desafio (defrontamos o Sporting na fase de grupos), fomos fieis a esse pensamento e mantivemos essa mesma rotatividade, de forma a preservar a frescura física dos jogadores!

Tal como aconteceu na primeira jornada do campeonato, deslocámo-nos a Alvalade na primeira jornada da fase de grupos da Taça da Liga. A ambição nesta competição, passava por repetir a presença na final four mas para isso, era importante conseguir um resultado positivo diante dos verde e brancos para não ficarmos dependente do último jogo nem da diferença de golos!

mKTzJPg.png

E foi o que fizemos, sem João Virgínia, Touré, Diaby, Rodrigo Fernandes, Kiko Félix e Duk no onze titular...6 Alterações que provam a confiança que temos nos jogadores que formam o plantel e da qualidade dos mesmos! Uma exibição altamente conseguida e que fica resolvida graças ao génio Leandro que, através de duas bolas paradas (penalty e livre direto), lançou-nos para a vitória. O equatoriano ainda deu algumas esperanças à equipa da casa só que desta vez não nos deixámos abalar.

A segunda partida, jogada em casa e diante de um velho conhecido (atualmente disputa a Liga 2), ficou resolvida ainda nos primeiros 45 minutos! Um onze praticamente composto por segundas linhas foi a jogo e demonstraram ser de “primeira classe”. A seriedade com que encararam o jogo e a classe de André Ricardo (2 golos 1 e assistência), foram vitais para obter um jogo tranquilo.

Fica por disputar a última jornada entre Sporting e Torreense mas o nosso passaporte para a Final Four já se encontra carimbado!

Na Taça de Portugal, já passámos por duas eliminatórias mas onde faltou alguma tranquilidade! Primeiro, no derby jogado na Marinha Grande, encontrámos um adversário ousado, sem receio de ter a bola nos pés e capaz de criar perigo! Não tivemos uma exibição muito conseguida, pouco controle sobre o jogo e apesar dos poucos remates do Marinhense, permitimos, em demasia, que a equipa da casa mantivesse a posse da bola. As individualidades fizeram a diferença e Leandro Antunes (que continua a passar despercebido às grandes equipas) resolveu a eliminatória a nosso favor.

NaMWbch.png

O Penafiel foi nosso adversário durante a pré-temporada e qualquer semelhança entre as partidas é pura coincidência. Possivelmente, a única diferença encontrada é que fomos nós a inaugurar o marcador, mas mantinham-se as mesmas dificuldades em parar os ataques rápidos do adversário! E foi desta forma (outra vez em cima do intervalo), que o Penafiel faz golo e pelo homem do costume, Cádiz! Na segunda parte, a história já foi um pouco diferente, colocámos a carne toda no assador e o perigo surgia de vários lados…simplesmente não estávamos em dia sim no que toca à finalização. O que nos levava para um prolongamento, onde Duk (que saltou do banco a meio da segunda parte) em duas oportunidades faz dois golos!

Na Europa e apesar de algumas dificuldades, já são notórias as diferenças em relação às prestações dos anos anteriores. Em Setembro, duas partidas muito equilibradas, onde conquistámos um ponto em casa perante o PAOK e na visita ao Cazaquistão, foi possível trazer os três pontos com golos de Rodrigo Fernandes e do lateral Fabinho.

nnmX8Bj.png

Na deslocação ao Vélodrome, defrontámos um adversário de outro patamar! Os franceses, com o bem conhecido Matheus Nunes como motor da equipa, não nos deu margem de manobra e, com alguma facilidade, chegaram ao 2-0! Rodrigo Fernandes, que ultimamente tem aparecido bem nas zonas de finalização, ainda deu alguma esperança aos leirienses mas não tivemos o engenho necessário na segunda parte para que fosse possível obter outro resultado.

No jogo em casa, as coisas não foram muito diferentes mas fomos mais sólidos a defender e o menino Manuel Amorim “rasgou” a defesa contrária! Uma entrada fortíssima nos segundos 45’ foram suficientes para arrecadar 3 pontos, que nos relançam na corrida pelo apuramento.

iNqRnzr.png

Poucos dias antes da receção ao FC Porto (a contar para o campeonato), recebemos o Astana numa partida que poderia ter sido mais tranquila, ao contrário do que pode aparentar. Ainda muito cedo vimos a bola a entrar na baliza de Virgínia mas não passaria de um susto, visto que o golo viria a ser anulado. No entanto, só me vinha à mente o jogo anterior (vs Penafiel), dadas as dificuldades em concretizar! Não passava pela nossa cabeça desperdiçar mais pontos, queríamos chegar à ultima jornada numa posição mais vantajosa e eis que Kiko Félix tira um coelho da cartola e desbloqueia a partida! A partir daqui tudo ficou mais fácil, gerimos, e bem, a posse de bola e foi possível matar o jogo já nos instantes finais.

VxnKUdZ.png

Falta apenas um jogo e, dependendo só de nós, apenas não podemos perder na deslocação à Grécia. Em caso de derrota, somos ultrapassados pelo PAOK e ficamos a depender do resultado conseguido pelo Marselha. A luta pelo apuramento já se previa muito renhida e o equilíbrio é bem evidente entre as três equipas! Penso que a diferença está na dificuldade em marcarem-nos golos (apenas 3 sofridos), algo que já é imagem de marca da União.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Há obviamente que não perder na deslocação que farás à Grécia, para defrontar o PAOK. Fizeste uma excelente fase de grupos e não podes deitar tudo a perder agora. Porque se te distraíres, serás 3º classificado.

Na Taça da Liga foste muito competente e há a registar a excelente vitória em Alvalidl! 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Ui Kiko Felix na seleção, tens de postar um SS dele!

A primeira liga está no minimo estranha com o Porto a flopar a grande e um Leiria e Boavista a surpreender! Nas restantes competições tambem tens estado muito bem com a passagem a final four na taça da liga e na taça de portugal a eliminar o penalfiel onde ai não existe grande surpresa. 

Na europa a grande surpresa foi a vitória ao Marseilha em casa o que leva o apuramento para a última jornada sendo tu a equipa mais bem posicionada.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Martini Branco, há 2 horas:

Há obviamente que não perder na deslocação que farás à Grécia, para defrontar o PAOK. Fizeste uma excelente fase de grupos e não podes deitar tudo a perder agora. Porque se te distraíres, serás 3º classificado.

Na Taça da Liga foste muito competente e há a registar a excelente vitória em Alvalidl! 

Não pode acontecer o que aconteceu há duas épocas atrás nesta mesma competição!

Citação de Lavrador, há 1 hora:

Ui Kiko Felix na seleção, tens de postar um SS dele!

A primeira liga está no minimo estranha com o Porto a flopar a grande e um Leiria e Boavista a surpreender! Nas restantes competições tambem tens estado muito bem com a passagem a final four na taça da liga e na taça de portugal a eliminar o penalfiel onde ai não existe grande surpresa. 

Na europa a grande surpresa foi a vitória ao Marseilha em casa o que leva o apuramento para a última jornada sendo tu a equipa mais bem posicionada.

ucpdw58.png

SS do Kiko! Foi convocado mas não chegou a estrear-se...

Parece que o Messi (treinador do Porto) não é assim tão bom, como era jogador! Já o Boavista, o que noto...É que qualquer equipa que o Ruben Amorim pegue, faz boas prestações. E quem diz o Amorim, diz o Sérgio Conceição, por exemplo.

A vitória sobre o Marselha veio no momento certo para ter esperanças pelo apuramento...Não fomos superiores, mas fomos eficazes. Só para ter uma ideia...o Matheus Nunes (sozinho) recebe 200 mil a mais, que todo o meu plantel junto!

Obrigado a ambos 🙌

Compartilhar este post

Link para o post

Até agora continuas em grande e tenho a certeza que vais vencer o grupo no último jogo.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

uqOcC6h.png

30.12.2027

Empate aqui, empate acolá mas objetivos mantêm-se!

.

Estamos a terminar a primeira metade da temporada e com as primeiras decisões à perna! O objetivo na taça da liga foi conseguido e já sabemos que vamos defrontar o Vitória de Guimarães nas meias-finais da final four. A outra vaga na final será disputada entre Porto e Benfica! Sem perder o foco nas restantes competições, temos objetivos a manter neste final de ano: Mantermo-nos colados ao topo da tabela classificativa e apurar a equipa para as fases seguintes da Taça de Portugal (saiu o Farense da Liga 3, em sorteio) e da Liga Europa.

4F8BNTG.png

CMqMD0J.png

O mês de Dezembro não começou da melhor maneira, a equipa de Ruben Amorim está a fazer um campeonato surpreendente e, tal como nós, está intrometer-se na luta por vagas na Champions (será muito cedo para falar em título?). E quando já se previa uma deslocação complicada, tudo piorou com a expulsão de Rodrigo Fernandes! Ainda nos encontrávamos a reorganizar deste imprevisto e, no único remate à baliza em todo o jogo, o ala esquerdo Kevin Rodrigues faz o 1-0. Como se pode perceber pelas estatísticas, tivemos uma hora de jogo muito morna, com poucos acontecimentos para descrever e a União regista a primeira derrota no campeonato.

64I6haf.png

Poucos dias depois, e antes de recebermos o Benfica para o campeonato, surge a viagem à Grécia e voltamos a ter uma exibição abaixo do esperado! A ansiedade, o medo de falhar, toma conta de nós e não estamos a conseguir produzir as boas exibições que vínhamos a realizar. Apesar do golo madrugador dos gregos, não baixámos a cabeça e o empate surgiu pouco depois! A equipa teve bola mas não teve capacidade nem criatividade para quebrar a defesa contrária!

a3rbf1r.png

No final das contas, sabíamos que o empate nos levava para a fase seguinte, mas acabou por ser melhor do que esperávamos. Visto que o Marselha não foi além do empate a zero com o Astana. Primeira vez na história que a União chega tão longe numa prova europeia e a partir daqui será para aproveitar cada segundo!

A nível exibicional, como já foi referido, não estamos no melhor momento de forma, alguma irregularidade e as peças fundamentais da equipa não estão a fazer a diferença! Em três encontros, apenas fizemos dois golos e ambos após os 85’. Primeiro, quando recebemos os encarnados e onde João Virgínia voltou a mostrar que é dos melhores da posição na Liga. Mas foi o nome de Duk que ficou registado, depois de responder da melhor maneira, com um cabeceamento ao primeiro poste, ao canto batido por André Ricardo.

Paços de Ferreira e Vitória, duas equipas que apresentam um sistema de 3 centrais e que se mostraram superiores nas respetivas partidas. Dois empates que acabam por ser mal menores e na deslocação a Guimarães, foi mesmo no último suspiro que Kiko Félix evitou a segunda derrota no espaço de um mês.

MZT7fd4.png

Pelo meio, fomos até Faro para mais uma eliminatória da Taça de Portugal, onde foi possível dar algum descanso às principais figuras da equipa e resolvemos a partida ainda cedo! Manuel Amorim voltou a mostrar-se aos adeptos e bisou em apenas 2 minutos. Podíamos e devíamos ter aproveitado o balanço do jogo para dilatar a vantagem mas com o passar do tempo a equipa também foi adormecendo. As substituições, a meio da segunda parte, trouxeram algumas mudanças mas acima de tudo, alguma segurança e controle sobre o jogo.

6mrl8Cc.png

Finalizámos o ano com uma vitória e esta sim, muito tranquila e bem conseguida! Que seja para continuar! Controlámos, dominámos, criámos chances para finalizar de várias formas e não permitimos grandes aproximações à baliza defendida por Virgínia. Para a história ficam dois golos marcados pelos menos da Academia, Ernesto Pinheiro e Manuel Amorim!

CLASSIFICAÇÃO

bYSixWQ.png

Estamos onde queremos estar, não falo da quarta posição, mas sim, da aproximação que temos aos lugares da frente, até porque temos jornadas em atraso! O Benfica teve uma série desastrosa e isso fez com que os primeiros quatro lugares estejam separados por diferenças mínimas!

Não quero estar a redefinir os nossos objetivos mas não me parece desajustado dizer que podemos sonhar com algo mais do que um simples “apuramento para as competições europeias”. Esse apuramento deve acontecer, dentro do top3. Porto e Vitória estão muito longe e apesar do Braga ter a possibilidade de se aproximar, se queremos estar lá por cima, temos que manter a distância. Posto isto, Janeiro será um mês importantíssimo para acertarmos as nossas ideias!

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Como disse, acreditava no 1º lugar e conseguiste mesmo. 

Na Liga continuas em boa forma e se venceres o jogo em atraso saltas para a liderança partilhada, o que seria fantástico. 

Na Taça foi tranquilo, mesmo os suplentes tem mais que qualidade para derrotar o Farense de segunda liga e assim o provaram.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...