Descartes Publicado 10 Abril 2025 Citação de noikeee, há 9 minutos: f*da-se não fazia ideia que as coisas já iam a esse nível (de andar a colecionar dados sobre miúdos). Imaginem falarmos disto há 30 anos atrás Acredito que o FM/CM ajudou a revolucionar um pouco as coisas porque criou uma geração inteira de obcecados simultaneamente por bola e por números Havia uns gajos muito bons nessas matérias ali para a zona da Serra da Estrela. Em Gouveia, mais propriamente. E o Chieira andou nessa vida dos scouts e analistas durante algum tempo. Na Académica, salvo erro. Depois deixei de ouvir falar dele. Se calhar ainda faz vida disso. 2 4 Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 10 Abril 2025 Citação de Descartes, há 17 minutos: Havia uns gajos muito bons nessas matérias ali para a zona da Serra da Estrela. Em Gouveia, mais propriamente. E o Chieira andou nessa vida dos scouts e analistas durante algum tempo. Na Académica, salvo erro. Depois deixei de ouvir falar dele. Se calhar ainda faz vida disso. Há uns anos andava pelo sporting. 1 Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 10 Abril 2025 Citação de Descartes, há 21 minutos: Havia uns gajos muito bons nessas matérias ali para a zona da Serra da Estrela. Em Gouveia, mais propriamente. E o Chieira andou nessa vida dos scouts e analistas durante algum tempo. Na Académica, salvo erro. Depois deixei de ouvir falar dele. Se calhar ainda faz vida disso. 😁 Compartilhar este post Link para o post
BrunoCardoso Publicado 10 Abril 2025 Citação de doom_master, há 5 horas: E quem diz scout, diz analista de dados. Tive um convite do Sporting já na era Varandas para entrar para uma função ligada a dados novo departamento de scouting que estavam a criar. Tinha 4 anos de experiência na área e estavam a oferecer-me um estágio a ganhar perto do salário mínimo sem garantias de renovação ¯\_(ツ)_/¯ Sinto que apareci ligeiramente cedo demais para a coisa, é uma área que me interessa bastante, mas as condições de trabalho são normalmente muito más para o nível a que estou habituado, tendo em conta a minha experiência. Tivesse isto explodido uns anos antes e certamente teria ido por esse caminho. Hoje em dia não vou hipotecar a minha vida para as muito piores condições que me oferecem. Volta e meia vejo também por curiosidade o programa de alguns cursos online, mas não costumam ser baratos e uma fatia do conhecimento que trazem já eu o tenho. Depois andavas aí a ser achincalhado pelo @Petar Musa por estares numa área inutil. cof cof Agora a sério: o scouting ainda pior é, não pagam nada e ainda tens de pagar do teu bolso. Refiro-me a pessoas sem experiência ou pouca experiência, acredito que pessoas com experiência já paguem algum, mas deve ser muito pouco. Explora países lá fora, principalmente Inglaterra, Espanha, são países que valorizam muito esta área. Se gostares mesmo podes fazer o cursos da SportsDataCampus, que para além do curso, vai te dar network e CV. 1 Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 10 Abril 2025 Citação de SAS_Robben, há 49 minutos: 😁 Eterno Tó Madeira. Compartilhar este post Link para o post
BrunoCardoso Publicado 10 Abril 2025 Citação de noikeee, há 1 hora: f*da-se não fazia ideia que as coisas já iam a esse nível (de andar a colecionar dados sobre miúdos). Imaginem falarmos disto há 30 anos atrás Acredito que o FM/CM ajudou a revolucionar um pouco as coisas porque criou uma geração inteira de obcecados simultaneamente por bola e por números Pior é o coordenador que apanhar um pai que coleta dados do filho ehehhe (sim já aconteceu esta situação 😁) Compartilhar este post Link para o post
Boitswana Publicado 10 Abril 2025 (editado) Citação de Descartes, há 1 hora: Havia uns gajos muito bons nessas matérias ali para a zona da Serra da Estrela. Em Gouveia, mais propriamente. E o Chieira andou nessa vida dos scouts e analistas durante algum tempo. Na Académica, salvo erro. Depois deixei de ouvir falar dele. Se calhar ainda faz vida disso. Apagar. Editado 10 Abril 2025 por Boitswana Compartilhar este post Link para o post
Hawkeye Publicado 10 Abril 2025 Citação de doom_master, há 5 horas: E quem diz scout, diz analista de dados. Tive um convite do Sporting já na era Varandas para entrar para uma função ligada a dados novo departamento de scouting que estavam a criar. Tinha 4 anos de experiência na área e estavam a oferecer-me um estágio a ganhar perto do salário mínimo sem garantias de renovação ¯\_(ツ)_/¯ Sinto que apareci ligeiramente cedo demais para a coisa, é uma área que me interessa bastante, mas as condições de trabalho são normalmente muito más para o nível a que estou habituado, tendo em conta a minha experiência. Tivesse isto explodido uns anos antes e certamente teria ido por esse caminho. Hoje em dia não vou hipotecar a minha vida para as muito piores condições que me oferecem. Volta e meia vejo também por curiosidade o programa de alguns cursos online, mas não costumam ser baratos e uma fatia do conhecimento que trazem já eu o tenho. Nerd alert Compartilhar este post Link para o post
doom_master Publicado 11 Abril 2025 Citação de BrunoCardoso, há 3 horas: Depois andavas aí a ser achincalhado pelo @Petar Musa por estares numa área inutil. cof cof Agora a sério: o scouting ainda pior é, não pagam nada e ainda tens de pagar do teu bolso. Refiro-me a pessoas sem experiência ou pouca experiência, acredito que pessoas com experiência já paguem algum, mas deve ser muito pouco. Explora países lá fora, principalmente Inglaterra, Espanha, são países que valorizam muito esta área. Se gostares mesmo podes fazer o cursos da SportsDataCampus, que para além do curso, vai te dar network e CV. Em 2022 participei no Datathon da FPF e fiquei com malta random na equipa, a coisa correu bem e limpámos aquilo. Na altura até um professor universitário andou interessado no nosso projecto, mas nada avançou. Entretanto a coordenação daquele departamento da FPF mudou e aí é que a coisa morreu mesmo. Tive aí um cheirinho de network, que nunca passou disso. Um dos meus colegas de equipa, na altura sem experiência e grandes conhecimentos na área, entrou nesse curso do SportsDataCampus depois do Datathon, e lembro-me dele falar bem. Para mim valeria mais pelo tal networking, desconfio. Mas como sei que a área é pouco valorizada e não tenciono deixar de viver por aqui, nunca me lancei. Citação de Shark, há 7 horas: Na 1.ª divisão do CN sub17 e sub19 já existe um programa a fazer relatórios coletivos e individuais de todos os jogos, segundo sei pago pela fpf para ter acesso a estes mesmos dados. a sua complexidade e informação é algo de fantástico já. quanto aos scouts cada x são mais e cada vez olham para idades mais novas (5/6). Eu bem vejo a quantidade de mails que aqui no clube recebemos de Benfica e Sporting a pedir captações de miúdos com menos de 7 anos. É ridículo. Compartilhar este post Link para o post
BrunoCardoso Publicado 11 Abril 2025 (editado) Citação de doom_master, há 20 minutos: Em 2022 participei no Datathon da FPF e fiquei com malta random na equipa, a coisa correu bem e limpámos aquilo. Na altura até um professor universitário andou interessado no nosso projecto, mas nada avançou. Entretanto a coordenação daquele departamento da FPF mudou e aí é que a coisa morreu mesmo. Tive aí um cheirinho de network, que nunca passou disso. Um dos meus colegas de equipa, na altura sem experiência e grandes conhecimentos na área, entrou nesse curso do SportsDataCampus depois do Datathon, e lembro-me dele falar bem. Para mim valeria mais pelo tal networking, desconfio. Mas como sei que a área é pouco valorizada e não tenciono deixar de viver por aqui, nunca me lancei. O que é que vocês tinham de fazer nesse Datathon ? Algo que quisessem, tipo report de um jogo, ou foi sobre scouting ? Profissionalmente nunca trabalhei num departamento de dados, apesar de ter convivido por perto e conhecer malta analista de dados, mas sempre gostei, e gosto de aprender, fazia ocasionalmente coisas como charts, algo relacionado mais ao individual. Nunca fiz nada de reports sobre um jogo. Mas entretanto uma pessoa no twitter, que eu sigo, e é analista de dados, fez um streamlit que já faz isso tudo, e vai buscar os dados ao wyscout. https://best11scouting.streamlit.app/ Editado 11 Abril 2025 por BrunoCardoso Compartilhar este post Link para o post
doom_master Publicado 11 Abril 2025 Citação de BrunoCardoso, há 5 minutos: O que é que vocês tinham de fazer nesse Datathon ? Algo que quisessem, tipo report de um jogo, ou foi sobre scouting ? Profissionalmente nunca trabalhei num departamento de dados, apesar de ter convivido por perto e conhecer malta analista de dados, mas sempre gostei, e gosto de aprender, fazia ocasionalmente coisas como charts, algo relacionado mais ao individual. Nunca fiz nada de reports sobre um jogo. Mas entretanto uma pessoa no twitter, que eu sigo, e é analista de dados, fez um streamlit que já faz isso tudo, e vai buscar os dados ao wyscout. https://best11scouting.streamlit.app/ Sendo organizado pela FPF, os projectos eram mais gerais. As equipas eram distribuídas por dois temas, um para estudar o número de adeptos nos estádios e sugerir melhorias, outro para estudar o impacto dos calendários congestionados na performance dos jogadores. O segundo tema era bem mais interessante, e tivemos a sorte de calhar com esse. Tínhamos dados de utilização e estatísticas de performance dos jogadores durante um período temporal, e tínhamos liberdade total para fazer o que bem entedêssemos com eles. Tínhamos 48h para o fazer, ficámos a dormir na Cidade do Futebol. No final os melhores projectos eram escolhidos para fazer um pitch, de modo a se determinar o vencedor. Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 11 Abril 2025 Citação de Descartes, há 13 horas: Havia uns gajos muito bons nessas matérias ali para a zona da Serra da Estrela. Em Gouveia, mais propriamente. E o Chieira andou nessa vida dos scouts e analistas durante algum tempo. Na Académica, salvo erro. Depois deixei de ouvir falar dele. Se calhar ainda faz vida disso. https://www.zerozero.pt/treinador/jose-chieira/34397 Compartilhar este post Link para o post
hugoooo_17 Publicado 11 Abril 2025 Citação de Descartes, há 17 horas: Havia uns gajos muito bons nessas matérias ali para a zona da Serra da Estrela. Em Gouveia, mais propriamente. E o Chieira andou nessa vida dos scouts e analistas durante algum tempo. Na Académica, salvo erro. Depois deixei de ouvir falar dele. Se calhar ainda faz vida disso. no fm vou sempre buscar para o staff. tem bons atributos. Compartilhar este post Link para o post