Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
doom_master

Morreu Aurélio Pereira

Publicações recomendadas

Citação de Sandes., há 1 minuto:

tenho mesmo que pôr um /s?

Só por causa disso vais para a ignore @a.lopes. e pelo sim pelo não também meto o @Su1

Não faças isso, ajuda o @rcoelho14e mete capivaras nos meus posts

Unidos no FM unidos em tudo

• Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de a.lopes, há 21 minutos:

Deixem de ser Marias Amelias

«O FC Porto envia sentidas condolências. A família e amigos de Aurélio Pereira. Figura incontornável na formação de vários futebolistas e na descoberta de talentos que marcaram gerações em Portugal», pode ler-se.

a12fdad1-0c88-499c-92ca-042462382e13.jpg

Há alguma coisa de mal nisto?

Está mal feito?

E depois vão para o topico da politica gozar com os seguidores do Trump.

Fdx nem um emoji? Deves estar a gozar

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 31 minutos:

tenho mesmo que pôr um /s?

Só por causa disso vais para a ignore @a.lopes. e pelo sim pelo não também meto o @Su1

Eu acho que o Porto devia ter escrito Sporting

Compartilhar este post

Link para o post

Uma enorme perda para o Sporting e para o futebol português, um verdadeiro caso de estudo a nível mundial na deteção de talento. As minhas sinceras condolências aos sportinguistas e que descanse em paz.

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso dei por mim a pensar, este tipo de olheiro acabou praticamente não? Hoje em dia qualquer puto de 12 anos já tem empresário que eles próprios propõem aos clubes. 

O olheiro já não estará na parte de detecção mas sim da confirmação do talento. 

E uma das características mais importantes será na parte de convencer os pais a aceitar o projeto e conseguir contrariar a ideia do empresário que o quererá meter noutro sítio.  

Compartilhar este post

Link para o post

Era um dos melhores amigos do meu (também falecido) barbeiro. Quando tinha a mania que jogava bem à bola e o Sporting me andava a observar, o meu barbeiro ligou-lhe enquanto me cortava o cabelo para dizer para me contratarem lol. Acabei por não ir...

• Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Duda34, há 4 minutos:

Era um dos melhores amigos do meu (também falecido) barbeiro. Quando tinha a mania que jogava bem à bola e o Sporting me andava a observar, o meu barbeiro ligou-lhe enquanto me cortava o cabelo para dizer para me contratarem lol. Acabei por não ir...

Conclusão: o Aurélio detetava talento; o barbeiro conservava clientes

• Haha 19

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 14 horas:

Por acaso dei por mim a pensar, este tipo de olheiro acabou praticamente não? Hoje em dia qualquer puto de 12 anos já tem empresário que eles próprios propõem aos clubes. 

E uma das características mais importantes será na parte de convencer os pais a aceitar o projeto e conseguir contrariar a ideia do empresário que o quererá meter noutro sítio.  

Em Portugal, que é o que conheço bem, funciona de maneira contrário. Os olheiros vêm os miudos desde tenra idade (12, 13) e depois vêm os analistas fazer o levantamento dos dados todos.

Não tem muitos anos (7 no máximo), em que os olheiros iam falar com os treinadores, colegas do jogador para saber como ele era. Agora isso já não se faz.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 14 horas:

Basta ver o vídeo que o @BrunoCardoso colocou no outro dia do Ajax no tópico das Restantes Ligas para perceber que não (que ainda continua a existir).

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 33 minutos:

Basta ver o vídeo que o @BrunoCardoso colocou no outro dia do Ajax no tópico das Restantes Ligas para perceber que não (que ainda continua a existir).

A ver se tenho tempo de ver o video.

obrigado pela dica.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 22 minutos:

A ver se tenho tempo de ver o video.

obrigado pela dica.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 19 horas:

Citação de HappyKing, há 4 horas:

Pelo contrário. Cada vez há mais, e por cada vez haver mais, e não ser algo regulado (em Portugal não é visto como uma profissão, não tem contrato de trabalho), as pessoas são muito exploradas. Há pessoas a trabalhar um ano inteiro (vulgo uma época desportiva), sem receber algum, a ter de pagar do próprio bolso os deslocamentos.. e sem a certeza que ficam na próxima época.

Hoje em dia, ao contrário de há anos atrás, há muita gente que sai das universidades, ou mesmo não andando numa, só a frequentar cursos/formações, que não quer ser treinador, mas sim scout ou analista. E agora há cursos específicos só para isso. Grande parte dos clubes aproveitam.

Em Portugal está dificil reconhecer o 'Scout' como uma profissão, em vários países já é visto como uma profissão. 

Editado por BrunoCardoso
  • Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 5 horas:

Em Portugal, que é o que conheço bem, funciona de maneira contrário. Os olheiros vêm os miudos desde tenra idade (12, 13) e depois vêm os analistas fazer o levantamento dos dados todos.

Sou um fanático pela análise de dados no futebol e não fazia ideia que se fazia esse tipo de análise nas camadas jovens cá em Portugal.

Podes partilhar do teu conhecimento e explicar que tipo de levantamento de dados é que os analistas fazem?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Le God, há 1 minuto:

Sou um fanático pela análise de dados no futebol e não fazia ideia que se fazia esse tipo de análise nas camadas jovens cá em Portugal.

Podes partilhar do teu conhecimento e explicar que tipo de levantamento de dados é que os analistas fazem?

Nunca trabalhei com analistas que faziam os miudos tão novos.

Mas sub-17 e sub 19 é, 50% dados técnicos: precisão passes curtos/longos, sucesso dribles, interseções,etc

50% dados físicos importantes daquelas idades: velocidade, força, etc

Deduzo, que não seja muito diferente do que fazem para os sub15.

Já os sub-23 e séniores leva com o pacote dos dados táticos: posicionamento, participação em jogadas coletivas 

E mais um quilhão de dados importantes para os analistas de dados

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 19 minutos:

Mas sub-17 e sub 19 é, 50% dados técnicos: precisão passes curtos/longos, sucesso dribles, interseções,etc

Já os sub-23 e séniores leva com o pacote dos dados táticos: posicionamento, participação em jogadas coletivas 

Eu achava que nessas idades tão jovens se contabilizassem apenas os golos, não fazia ideia que os clubes tinham meios nos departamentos para fazer essas análises tão pormenorizadas em sub15.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Le God, há 5 minutos:

Eu achava que nessas idades tão jovens se contabilizassem apenas os golos, não fazia ideia que os clubes tinham meios nos departamentos para fazer essas análises tão pormenorizadas em sub15.

Não são os clubes que fazem isso, são empresas especializadas no assunto; scisports, Stats Perform, os zecas que patrocinavam a formação do Rio Ave.

Depois há clubes que trabalham diretamente com essas empresas (Braga, por exemplo), ou outros que recebem os dados dessas empresas através de uma empresas de agenciamento (FC Porto e a YES)

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de BrunoCardoso, há 2 horas:

Pelo contrário. Cada vez há mais, e por cada vez haver mais, e não ser algo regulado (em Portugal não é visto como uma profissão, não tem contrato de trabalho), as pessoas são muito exploradas. Há pessoas a trabalhar um ano inteiro (vulgo uma época desportiva), sem receber algum, a ter de pagar do próprio bolso os deslocamentos.. e sem a certeza que ficam na próxima época.

Hoje em dia, ao contrário de há anos atrás, há muita gente que sai das universidades, ou mesmo não andando numa, só a frequentar cursos/formações, que não quer ser treinador, mas sim scout ou analista. E agora há cursos específicos só para isso. Grande parte dos clubes aproveitam.

Em Portugal está dificil reconhecer o 'Scout' como uma profissão, em vários países já é visto como uma profissão. 

E quem diz scout, diz analista de dados.

Tive um convite do Sporting já na era Varandas para entrar para uma função ligada a dados novo departamento de scouting que estavam a criar. Tinha 4 anos de experiência na área e estavam a oferecer-me um estágio a ganhar perto do salário mínimo sem garantias de renovação ¯\_(ツ)_/¯

Sinto que apareci ligeiramente cedo demais para a coisa, é uma área que me interessa bastante, mas as condições de trabalho são normalmente muito más para o nível a que estou habituado, tendo em conta a minha experiência. Tivesse isto explodido uns anos antes e certamente teria ido por esse caminho. Hoje em dia não vou hipotecar a minha vida para as muito piores condições que me oferecem.

Volta e meia vejo também por curiosidade o programa de alguns cursos online, mas não costumam ser baratos e uma fatia do conhecimento que trazem já eu o tenho.

Compartilhar este post

Link para o post

agora até na última divisão distrital de braga, onde muitos ainda jogam pela sande e mini, aparecem equipas técnicas com analistas.

ainda no outro dia uma equipa de barcelos tinha uma daquelas câmaras que parecem um guarda-chuva que automaticamente seguem a bola sem necessidade de operador.

escusado dizer que ao fim de 25 minutos a pobre estava toda assada de tanto fazer movimento up down do bombo praticado.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 3 horas:

Na 1.ª divisão do CN sub17 e sub19 já existe um programa a fazer relatórios coletivos e individuais de todos os jogos, segundo sei pago pela fpf para ter acesso a estes mesmos dados.

a sua complexidade e informação é algo de fantástico já.

quanto aos scouts cada x são mais e cada vez olham para idades mais novas (5/6).

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Shark, há 29 minutos:

Na 1.ª divisão do CN sub17 e sub19 já existe um programa a fazer relatórios coletivos e individuais de todos os jogos, segundo sei pago pela fpf para ter acesso a estes mesmos dados.

a sua complexidade e informação é algo de fantástico já.

quanto aos scouts cada x são mais e cada vez olham para idades mais novas (5/6).

as empresas que fazem scouting/agenciamento, trabalhavam quase todas da mesma forma:

1 o Scout identificava -me o jogador 

Depois havia outro Scout que o ia acompanhar 

E ainda havia os que acompanhavam os jogadores agenciados 

O que acabou foi o 2° ponto. Agora entra a parte dos analistas de dados 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de BrunoCardoso, há 5 horas:

O @Jimpo até esfrega as mãos de contente com tanto deslocamento.

Compartilhar este post

Link para o post

f*da-se não fazia ideia que as coisas já iam a esse nível (de andar a colecionar dados sobre miúdos). Imaginem falarmos disto há 30 anos atrás 

Acredito que o FM/CM ajudou a revolucionar um pouco as coisas porque criou uma geração inteira de obcecados simultaneamente por bola e por números

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...