Maffu Publicado 23 Abril 2025 Estamos de volta. Há uns tempos iniciei este desafio antes de rudemente ser interrompido pelo calendário não carregar. Raios dos updates. É fazer uma rezinha para não voltar a acontecer. Isto tem updates? Isto tem updates. Tens o editor ligado? Tenho o editor ligado. Não vou usar para o que vocês pensam, mas preparem-se para verem alguns hidden stats. Não gostam de saves assim? Perfeito, sigam para o próximo. Segundo ponto: boa parte dos jogos vão ser com Instant Result porque, sinceramente, irão perceber que a maior parte disto vai ser mais development de pessoal. Não gostam disso? Perfeito, sigam para o próximo. Jogo os importantes e decisivos. Passando essa parte a frente, que desafio é que decidi, desta vez, entrar? Passo a explicar no próximo post. Compartilhar este post Link para o post
Maffu Publicado 23 Abril 2025 Carissimos amigos, bem-vindos ao Estádio do Bessa Século XXI. Já devem estar a perceber onde é que isto vai parar. O grande objectivo é "salvar" o Boavista. Mas, calma e para o baile. Salvar o Boavista no FM é fácil. Com os jogadores todos novos ainda mais fácil fica. Todos os jogadores séniores NÃO FORMADOS no Boavista foram dispensados. Desculpem, não dispensados. Oferecidos aos outros clubes da liga. Uma espécie de entregar os jogadores pelas aldeias, de forma algo aleatória. De dizer, já agora, que recebemos 0 e estão todos em contratos que altamente beneficiam as equipas para onde chegaram. Complica um pouco mais. Então, sobrou alguém? Sobrou. Os Guarda-Redes João Gonçalves, Tomé Sousa e Luís Henrique, o lateral esquerdo Júlio Dabó, os médios centro Joel Silva e Marco Ribeiro além do ponta de lança Tiago Machado. Todos jogadores formados no clube. 7 jogadores, dos quais 3 são guarda-redes. Fácil, vais simplesmente ao mercado. Há, neste momento, 100M em dívida. Até esta divida estar totalmente saldada é impossível contratar jogadores. Então quem vai jogar? Os meus caros amigos companheiros colegas newgens. Vai ser fantástico caros companheiros, fantástico! Então, quem sobrou para este ano? Guarda-Redes Amigos, esperemos que João Gonçalves salve. Aliás, em João Gonçalves we trust. Principalmente para valorizar porque, sejamos sinceros, é o único gajo com o minimo de valor aqui. Defesas-Centrais O meu grande destaque aqui é para o senhor Didimo Paquete. Meus caros 4 de cabeceamento? 5 de marcação? 8 de velocidade e agilidade? Ninguem quer saber disso. 20 de agressividade, 17 de Bravura, 19 de determinação, 18 de indice de trabalho e 17 de trabalho de equipa. É um cepo completo? É um cepo completo. Mas, caralho, vai dar pau. E, neste momento, dar pau é mais do que se possa dizer do resto. É, também, o nosso central com mais potencial. 126PA. (eu disse que ia revelar hidden stats). Quer dizer que, no melhor dos casos, vira um central banal de Primeira Liga. Vamos ao resto. Braima Mendonça é o melhor dos centrais. Não queira dizer que é bom (ninguém é bom se joga aqui, ponto). É o melhor dos maus. Algo sólido, tem os stats onde precisa de ter. Fisicamente ainda vai a tempo de crescer. 122 de PA. Ainda vai a tempo de virar jogador de primeira liga. As boas noticias acabam aqui. Gonçalo Sousa e Tony Carter são dois desastres. Vieram porque são os gajos que têm os melhores fisicos dentro do que restava. Nem potencial para almejar jogar na 1ª liga têm. Estão aqui para fazer número, mas algo me diz que vão jogar. Principalmente atendendo que o Paquete está cá para dar porrada da velha. Defesas-Laterais O Dabó já cá estava. Decente, nada de especial, fantástico para esta realidade. Na direita temos 2 opções diferentes. Adolphus Dennis é o gajo rápido com 10 de desarme. Márcio Mesquita é o gajo mais lento mas que mentalmente é bastante porreiro. Novamente, têm ambos potencial nos 120 (espero que vejam o padrão que se está a criar). José Quembo é um backup sólido. Não tem potencial mas, hei, não podemos esperar muito. Médios-Defensivos Peço, a todos, que acendam uma velinha virtual. Temos dois médios cá? Temos. O Joel é incrivel para esta realidade? É. O Marco Ribeiro vai ter de safar? Vai. Alan Amken. É quem precisamos. O resto é tudo passagem. Médio-defensivo. 20 de Determinação. 133 de Potencial. Tem potencial para ser bom jogador de primeira liga. Acendemos todos, aqui, uma velinha, para ele não se lesionar e poder evoluir bem este ano. He's the chosen one. Só lhe faltava o 20 de agressividade para ser um real Boavista TrincoTM. O Valentim se tiver de jogar estamos tramados. Médios-Ofensivos Gostava de mostrar mais 2 studs. Temos Cervantes que... pá. Existe. Nanque vai ser o titular. É bom? Ehh. Tem potencial? Ehh. Serve? Terá de servir. Extremos Amigos, espero que o stock de velinhas virtuais ainda dure. Apresento António Freitas. 131 de Potencial. Sabne o que é uma bola com 15 de técnica. Não sabe ser extremo, mas foda-se, vai ser extremo. Tem tudo para explodir. Vai ser titular na 1ª liga. Por favor caro António. DO outro lado temos Diogo Silva. Pá, tendo em conta o que vejo... Estará por cá. Moreno e Conceição são mais dois do estilo "precisavamos de alguma coisa". E isto é melhor que nada. Se acredito que podem ser uteis? Mais Conceição que Moreno. Pontas-de-Lança. Quem fez esta base de dados achou que o Tiago merecia 134 de PA. Não me oponho. Carrega Tiago. Mas carrega a sério que bem vamos precisar. Olusegun é um belo backup para esta realidade. Fica o plantel. Como nota final, fica a seguinte estatística. Gonçalves é o único jogador acima dos 100 de PA com 121. Seguem-se Joel Silva com 92,. ANken com 87, Tiago Machado com 85 e Dabó com 85. Tudo o resto tem abaixo de 80. Estão a perceber o milagre? Agora é a parte que vocês vão ser porreiros comigo. E a mudança para este save dos saves mais "tradicionais". Temos o editor portanto, let's play with it. Vou deixar-vos a possibilidade de mudarem o potencial de um qualquer jogador a vossa escolha. Nada de absurdo. Here's the kicker. Tanto podem dizer para subir 10 pontos a um jogador, como absolutamente foder-me a vida e dizer "Estas a ver o Anken? Lesionou-se gravemente e desce 10 pontos". Hey, have fun. Mas isso é cheating. Ya, deal with it. Literalmente estou a tentar dinamizar isto e a dar alguma voz ao pessoal. Última nota. Isto continua fácil? Well, há mais dois dados que me falta revelar. Primeiro: TODAS as equipas da 1ª liga têm 2 wonderkids. Fora os normais. Wonderkid watch: Spoiler Arouca: Taichi Fukui e Ferreira AVS: Joel Ribeiro e João Ucuahamba Benfica: Karel Mustmaa e Dinis Telehovschi +200PA ao João Rêgo Braga: Lello Queza e Afonso Patrão Casa Pia: Lourenço Teopisto e Zack Amora Estrela: Lourenço Almeida e Ivan Rodrigues Estoril: Jerson Blackwell e Joel Moura Famalicão: Cláudio Rodrigues e Rui Nunes Farense: Victor Saraiva e João Rosado Gil Vicente: Carlos Raposo e Dante Piacentini Moreirense: Miguel Moreira e Tiago melo Nacional: Felipe Anderson e Flávio Silva Porto: Leonardo Fajardo e Chelmik +200 PA ao Rodrigo Mora. Rio Ave: Ricardo Teixeira e Telmo Pisco Santa Clara: Artur Fernandes e André Cunha Sporting CP: Rafael Camacho e João Simões +200 PA Ao Afonso Moreira (O Quenda tem transferencia acertada, dai nao ter sido ele). Vitória SC: Afonso Meireles e Rodrigo Cunha Há mais jogadores buffed e hidden gems na liga, serão storylines futuras. No final da época dou novidades se algum deles foi aposta. Agora é ver como a AI lida com isto. Moral da história? O resto da 1ª Liga teve uma ajuda, de uma maneira ou outra. Nós vamos com uma equipa de juniores disputar a 1ª Liga, sem poder fazer qualquer contratação. Vai ser giro. 3 Compartilhar este post Link para o post
exiit Publicado 23 Abril 2025 Digo boa sorte porque é a segunda coisa que mais vais precisar. A primeira é paciência. 😁 Vou seguir Compartilhar este post Link para o post
Hawkeye Publicado 23 Abril 2025 Um ano para ires à europa e dois para seres campeao Compartilhar este post Link para o post
Coiso Publicado 24 Abril 2025 Adorei a introdução, vou certamente acompanhar. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 24 Abril 2025 Vamos la fazer desse boavista de novo um Boavistao! Compartilhar este post Link para o post
Maffu Publicado 24 Abril 2025 Citação de exiit, há 20 horas: Digo boa sorte porque é a segunda coisa que mais vais precisar. A primeira é paciência. 😁 Vou seguir Já estou habituado. Não é o meu primeiro rodeo nestas andanças. Citação de Hawkeye, há 20 horas: Um ano para ires à europa e dois para seres campeao E as duas taças no 1º ano!!! Citação de cadete, há 17 horas: Boa sorte. Obrigado. Citação de Coiso, há 6 horas: Adorei a introdução, vou certamente acompanhar. Obrigado! Citação de Burkina2008, há 1 hora: Vamos la fazer desse boavista de novo um Boavistao! Esperemos que sim. Pelo menos gajos pra porrada parece que temos. 1 Compartilhar este post Link para o post
Maffu Publicado 24 Abril 2025 Estamos salvos, a.k.a, o FM odeia narrativas. Há alturas em que um gajo chega aqui e não tem absolutamente nada para mostrar. Espeta resultados, tá a andar. Há alturas que o FM decide que, nã fam, tudo de mau que pode acontecer vai acontecer. Vamos a duas coisas que vão ser relevantes em breve. Uma das quais ia mencionar na atualização passada. A primeira é a belíssima previsão para a temporada. Não é única e exclusivamente sermos os favoritos a descer. Temos uma odd astronomica para descer. 1001. Para ser campeão vá. Mas dá para perceber o quão desfazada é a nossa realidade do resto das equipas da liga. Agora vem o problema. Lembram-se que, isto tem update? O plantel estava a ser calculado pelo valor A MINHA CHEGADA. Resultado? A expectativa para mim é acabar a meio da tabela. Estão a ver onde isto vai chegar? Estão a ver onde isto vai chegar. Mas rebobinemos a cassete atrás até a pré-temporada. Onde o FM, por razões que desconheço, decidiu que seria porreiro irmos até Cabo Verde. E não me queixo. Resultados de 8-0 contra Sporting da Praia e Desportivo da Praia faziam parecer que esta equipa do Boavista até sabia jogar a bola. A moral estava em alta para a estreia oficial. Allianz Cup, em casa, perante o Nacional. Se me dissessem que, os dois primeiros lances de perigo eram nossos, incrível. Se me dissessem que iamos estar a vencer 2-0? Inacreditável! Vamos começar em grande! Pá, 33% de posse de bola é cagativo. Sofrer o 21 foi chato. Não saber jogar a bola foi ainda mais chato. Resistimos, fizemos 0 perigo na 2ª parte e, ao cair do pano, o 2-2. Ainda dá, é so... ANKEN! NO! ERAS O ESCOLHIDO. O ESCOLHIDO! Foi na bola. Os jogadores rodearam o arbitro. Anken estava incrédulo. A única pessoa que viu penalty foi Tiago Martins. E o VAR. Penalty. Aos 94. No Bessa. E lá se foi a taça da liga. Bem, é 1 jogo... Ninguém liga a puta da taça da liga. Mas, caros amigos, amigáveis são a nossa cena! Castellón da 2ª liga espanhola! 2-0! Tondela da 2ª liga portuguesa? 1-0! Vizela da 2ª liga? 2-0! BOAVISTA! BOAVISTA! BOAVISTA! Mas, Maffu, perdeste os 3 jogos. Boavi... shhhh. Vamos seguir. Na liga é que vai ser. Após uma pré-época com 2 vitórias e 3 derrotas, seguia-se o Nacional. Sim, perdemos contra eles na Allianz, mas agora é a doer. Abrimos a liga a visitar o Nacional. Conseguimos 0 remates a baliza, 0 lances de perigo e 23% de posse de bola. Amigos, isto vai ser futebol espetáculo que nem na TVI. Perdemos apenas 1-0. Quando se joga assim tão mal mas apenas se perde 1-0 também há merito. Fizemos uns acertos para a nossa estreia no Estádio do Bessa. É contra o Braga? Certo. Entramos a perder 1-0 aos 9'? Certo. Mas olhem... 5 remates! 1 a baliza!! É nisso que se têm de focar! Fomos dominados e voltamos a perder? Sem problema. Mais importante era o jogo seguinte. Nova partida em casa, desta feita contra o Farense. Vamos falar de Yusupha Njie. 6 anos no Boavista. Um jogador da casa, que certamente não iria encavar a nossa equipa. Muito menos fazer um hat-trick em 23', com um golo na 2ª parte para fechar o encontro. Bem diziam os adeptos no fim, quando jogava no Boavista não fazia ele isto! Sim, perdemos outra vez. Temos 2 remates a baliza em 3 jogos. Mas esperavam o que? Fechamos Agosto em casa. 3 jogos em casa seguidos. Adoro a calendarização do FM. Jogo de aflitos, na recepção ao AVS. Quero dar os parabéns ao AVS. Porque nós somos maus. Eles foram ainda piores. É a primeira vez que se viu futebol no Bessa. Jogamos bem. Entramos mal, é certo, mas equilibramos. Tivemos a 1ª situação de golo e, de forma surpreendente, Diogo Silva apareceu ao 2º poste para fazer o 1-0. Estavamos em vantagem. EM VANTAGEM! Chegamos ao intervalo em vantagem! 3 pontos. Os jogos agora só tem 45'. O segundo tempo foi calmo. Até tivemos a 1ª chance. Até tivemos por cima. Depois aconteceu Rodrigo Ribeiro, que apareceu isolado e empatou. Mas hei, com jogadores do Sporting até eu! De seguida outro lance de golo iminente para o AVS. Vale Gonçalves. E pumba 1 ponto... Pensavam os adeptos. Isto porque aos 88' um balão nas costas da defesa isola o avançado que, no 1vs1, acerta no poste. Ah, ressaltou para o avançado e entrou? Ressaltou para o avançado e entrou. O avançado era o Tiago Machado. O avançado era o... GANHAMOS AMIGOS! 3 pontos! Não se deixem enganar, 3 pontos pro Boavista. Resumo de Agosto: 4j, 2 golos marcados, 9 sofridos. Mas mais importante: TEMOS 3 PONTOS! O futebol espetáculo era tanto que até o próprio dono do clube estava farto. Gérard Lopez deu o maior "nah fam, i'm out" e prepara-se para deixar o clube a sorte, para que outros o salvem. Onde é que já vi este filme? Segue-se Setembro. Que abre com um dos jogos mais complicados da temporada, a visita ao Estádio da Luz. Falemos de João Gonçalves. Não merece a derrota. 7 defesas fantásticas. Só não parou um penalty. Não podemos ter uma equipa de caceteiros e queixar dos penalties. Mas defendeu tudo. De resto? O ataque não se viu. O meio-campo tremeu. Mas João defendeu, defendeu, até o penalty de Kokçu. Depois, defendeu um pouco mais. 1-0 no final. Muito curto, mas João fez um autentico tributo a William. Voltamos a casa para receber o Arouca. 0 remates a baliza? Check. Penalty concedido? Check. Derrota por 3-0? Gostava de ter mais a dizer, mas fomos completamente dominados. Segue-se a ida a Famalicão onde gostava de dizer mais do que "Tiago Machado marcou no único remate a baliza, dando esperança que durou 1 minuto". 1 minuto. Bola ao centro, golo do Fama. 2-1 não é terrível, tendo em conta que, mais uma vez, fomos demolidos. Seguimos a todo o gás para Outubro, em nova partida de aflitos, na visita ao Casa Pia. A parte positiva é que fizemos 3 remates a baliza e marcamos dois golos. 2 golos num jogo! Estamos a melhorar. A outra parte positiva é que João Gonçalves parou 1 penalty de Leonardo Lelo. A parte negativa? Falemos de Cassiano. Ex-jogador do Boavista, que volta a jogar contra a antiga equipa, que faz um hat-trick em 26 minutos e o póquer na segunda parte. O guião está repetido? Está. Aconteceu outra vez? Aconteceu. Oremos irmãos, porque precisamos de um milagre. E pronto, está feito o save. Boavista prestes a ser comprado, 150M para reforços, que mais eu poderia querer? Fantástico! Estou emocionadissimo, adoro este jogo. Antes de saber se isto é ou não verdade, há festa da taça, onde vamos visitar o Alverca, que lidera a segunda liga. Se isto tava mau, pior ficou. Arrumados da taça na 1ª partida disputada, por 1 equipa de divisão inferior. Um penalty estupido, um golo de ressalto de Wilson Eduardo e uma incapacidade total em reagir. A segunda parte ainda teve 1 lance de perigo, mas foi fraco. Esperava algo mais, não sei bem o que, mas ao menos ganhar 1 jogo da taça. Assim está muito, muito, muito complicado. Logo a seguir a eliminação da taça, a confirmação. Kauan é o novo dono do Boavista, injectando mais de 100M nos cofres. Divida paga, 106M injectados na finanças do Boavista, 10M para contratações com 1 objectivo definido, tornar o Boavista no Boavistão. Save terminado, muito obrigado, salvamos o Boavista. Isto continua. Porque, acontecendo isto (obrigado FM, muito grato) só havia uma solução. Liga o editor e mete tudo como estava. 500k negativos, 100M de divida. Isto não tem piada se aparecer 1 sugar daddy e resolver os problemas. Estamos aqui na luta, todo o dia. Tirei, também, a opção de financiamento no clube. Investimentos para pagar contas correntes aceito. 500k/1M se quiser evitar a administração. Mais que isso? Tira todo o desafio que existe aqui. A divida não está exatamente igual a que estava porque é absolutamente fodido editar divida no editor. Pelo menos eu não faço puto de ideia. Agora que passamos este bonito entretanto, regressemos ao que todos vieram ver, que é bola a rolar. Fechamos Outubro nos Açores, a visitar o Santa Clara. E fizemos a melhor primeira parte da época. Não brinco. Dominamos uma primeira parte, tivemos uma penalidade a favor, convertemos e tivemos o 2º melhor lance. Era só manter isto. Quando Gabriel Silva empatou, o VAR veio ao resgate. E, de resto, nada. Perfeito. Tempo passa. Até Anken isolar Tiago e... 2-0. Estamos a vencer. Fora. O Santa Clara carrega e, em 10 minutos, tem 3 dos 4 remates ao alvo. E, no contra-ataque, 3-0. Amigos, 3-0! Fora! E acabou assim. Ganhamos outro jogo. Nem sei que dizer. Vamos ao resumo de dois meses. 6 jogos. 1 eliminação da TdP com 4 derrotas na liga. Mas, lado positivo? VENCEMOS O SANTA CLARA! 6 pontos! 6 acima do que previam. Isto tá a ficar longo mas, honestamente, ainda há mais coisas interessantes a acontecer. Como a recepção ao Moreirense. Há jogos de desesperar. Entramos a ganhar 2-0. Tivemos chan ce atrás de chance. Tivemos um xG de fucking 4,4. 29 remates. 10 no alvo. E, em 10 minutos, mamamos 3 golos para perder. Não sei como raio perdemos isto. É daqueles que doi. Se, até aqui, fomos terríveis, este não tenho explicação. Eram 3 pontos que deviamos ter vencido. Já, de seguida, houve a recepção ao Rio Ave. E aqui foi regressar ao que estavamos habituados. 2 penalties, um dominio total do adversário e uma reacção quase inexistente da nossa parte. Perdemos, perdemos bem. Certamente que é compreensível... Agora sim, fim de save. Despedido do Boavista. Injustamente. Como referi no inicio do post, a expectativa da direção era o meio da tabela. Como vimos, até aqui, é irreal pensar que tal vai acontecer. Esperava que o desfecho pudesse ser esse. Por isso... Não amigos, não estão a ver mal. Bota editor novamente e estamos de volta. Mas Maffu, isso é cheating. Obrigado amigos. Obrigado @Hawkeye pelo comentário que vais dizer a dizer isto. Ora, vamos então ao que ia escrever no post anterior. Devido ao desafio que isto acarreta, vou meter guidelines. 1º guideline: tenho 3 anos na 1ª liga em que se for despedido posso voltar a meter-me no cargo. 2ª guideline: Caso desça a 2ª liga e seja despedido NA 2ª liga, it's over, gg, segue para a próxima. 3ª guideline: Ao fim dos 3 anos (em que estes jogadores iniciais virarão séniores e já poderão competir na 1ª liga) não há mais desculpas. És despedido, game over, go next. Isto porque, obviamente, esperarem que fosse acabar em 7º ou 8º com este desafio era impossível. Vamos a esperar que, no fim da época, haja um recalcular de expectativas. porque se pedirem sempre meio da tabela, amigos, isto vai acabar muito rápido. Ponto da situação: O AVS e o Santa Clara, que perderam contra nós, conseguem ser ainda piores que nós. Parabéns a ambos. Ser pior que este Boavista é dose. E, para juntar ao quão mais injusto foi ter sido despedido, nem sequer estamos em zona de descida directa. Mais jogos que os artistas abaixo, sure, mas continuamos bem vivos. Regresso para a v2 de Matthew Wilson em breve. A grande questão é se o segundo despedimento acontece até ao fim da temporada porque, INCRIVELMENTE, continuam a pedir que acaba em 7º ou 8º. É que, inicialmente, ainda posso compreender a expectativa, eu é que dispensei todos os seniores. Agora, após dispensar toda a gente, continuarem a pedir que fique a meio da tabela? Surreal. Deixem apenas dizer que a estreia é no terreno do Estoril, em duelo de aflitos. Depois? Recebemos Vitória SC, vamos ao Dragão e recebemos Sporting. Estão a perceber no que nos vamos meter, certo? 2 Compartilhar este post Link para o post
cadete Publicado 24 Abril 2025 Isto mais parece Mission Impossible, mas vamos a eles que o Boavista não é clube para estar no fundo da tabela. Compartilhar este post Link para o post
Maffu Publicado 25 Abril 2025 Citação de cadete, há 18 horas: Isto mais parece Mission Impossible, mas vamos a eles que o Boavista não é clube para estar no fundo da tabela. É normal. Se fosse expectável que fossem ser campeões é que seria estranho. 1 Compartilhar este post Link para o post
Maffu Publicado 25 Abril 2025 Wilson v2 Desde já, boas noticias. A direção finalmente percebeu que é absolutamente ridiculo quererem lutar pelo meio da tabela e FINALMENTE meteram o objectivo como Evitar a descida de divisão. A ver senão sou despedido por estar a fazer exactamente o que eles pedem. Vamos, agora, avançar um pouco mais. Deixo este post para o mercado de Janeiro. Onde não aconteceu nada, obviamente. Então para que serve este post? Para o real mercado. Vamos até a nova formada de juniores, que esses podem ser usados. O primeiro ponto interessante, caso sejam despedidos a familirização dos jogadores vai a 0, mesmo que usem a mesma táctica. Porém, beneficiamos do moral boost da chicotada psicológica. E esse boost ajudou em Estoril. A primeira parte foi horrenda, incluindo o penalty falhado. Na segunda estivemos bem. Não brilhantes, mas bem. Equilibramos e tivemos a sorte do jogo, principalmente no ressalto onde Pedro Álvaro acaba por nos dar a vitória. Sim, a vitória. Excelente começo! O VAR a confirmar um offside aos 94 ainda ajudou mais. Siga! Para fechar 2023 tivemos uma série fantástica. Vitória SC em casa onde o 3-0 é algo injusto. Principalmente no periodo da 2ª parte onde tivemos boas chances, mas faltou qualidade. 2 penalties contra é demasiado. No Dragão saimos com 5 batatas no bucho para fechar o derby da invicta. Não há muito a dizer, eles foram muito superiores. Fechamos o ano a ser destruidos por Gyokeres. O Sporting vence por 2-0, Gyo bisa e, honestamente, nem cheiramos. 4 penalties em 3 jogos, ao menos a nível de porrada estamos fortes! Meanwhile: 2024 começa comigo a perceber que tenho 10M para transferências. Outra vez. As finanças estão outra vez no negativo, como é o objectivo do save. Quando quero que um dono faça algo decente, não faz. Este parece que quer gastar a conta bancaria toda aqui. A surpresa aconteceu em Janeiro. Onde a equipa aprendeu que futebol se joga com uma bola. A recepção ao Gil Vicente teve como estrela José Juan Macias que, for fuck reason, está no Gil. Destruiu-nos. 1 golo e 1 penalty sofrido. Ainda assim... equilibramos. É mais do que posso pedir. Na visita a Reboleira roubamos um ponto. Gostava de dizer que foi super ultra bem jogado, mas não foi. Beneficiamos imenso de um desacerto completo dos avançados adversários e de 3 super defesas de João Gonçalves. Mas se acham que até estavamos a jogar bem, segue-se a ida a Pedreira. 4-0 para o Braga. Tivemos 1 remate no alvo e pouco mais. Os resultados chegam a fechar o mês. A vingança contra o Nacional, em casa, num jogo que teve de tudo. Penalty falhado para eles, golo anulado para nós, golo de ressalto de Anken, empate aos 82 e, ao cair do pano, um remate de longe de Nanque a dar os 3 pontos. Novamente, jogo que provavelmente não deveriamos ter vencido. Já contra o AVS fizemos a melhor exibição dos ultimos tempos. Dominamos a partida e, pela primeira vez, não demos uma oportunidade clara ao adversário. Nem um penalty! Diogo Silva respondeu a um cruzamento para garantir 3 pontos. 2 vitórias seguidas. Is this real life? Ou seja, desde que entramos vencemos 3 golos, empatamos 1 e perdemos 4. Para acalmar a euforia levamos com o Benfica em nossa casa. Pavlidis brilhou, fizemos 0 lances digno de nome e perdemos 3-0. Porém contudo segue-se a ida a Arouca. E, mais uma vez, estivemos a roçar a perfeição. Dominamos grande partida da partida e, desta vez, até marcamos 3 golos. Fora de gozo, o 1º lance de perigo de Arouca foi o lance que lhes dá o golo. Dominamos bem, jogamos bem e mais 3 pontos. A continuar assim é possível! Obviamente que continuamos assim. Primeiro contra o Famalicão onde, sem grande surpresa, quase empatavamos aos 85' no nosso primeiro remate a baliza. Eles deviam ter goleado, Liimatta fez alguma justiça ao marcar ao cair do pano. Segue-se a ida ao Algarve onde vimos o Farense jogar na 1ª parte. Ainda conseguimos fazer pouco melhor na 2ª, mas quem marcou foi a equipa da casa. Pouquinho. Muito pouquinho. Para piorar, temos a recepção ao Casa Pia. Quando, em casa, tens 0 remates a baliza e 16%! de posse de bola. Puta de montanha russa de equipa, tão depressa estamos bem como, de seguida, nem 2 toques seguidos damos na bola. No último jogo desta actualização, perdemos contra o Moreirense. Não foi tão drasticamente mau como na partida anterior, onde fizemos 0, mas entramos a perder e fomos quase sempre incapazes de fazer mais. 2-0 de resultado final que não deverá surpreender ninguem. Faltam 8 jornadas para o final. A manutenção directa está cada vez mais complicada, com o Estrela da Amadora já com 4 pontos de vantagem sobre nós. Por outro lado, temos 3 de vantagem sobre o AVS e a despromoção directa. Estamos num limbo complicado e, a faltaram 8 jornadas, ainda tudo pode acontecer. Next post: Os novos miúdos. 2 Compartilhar este post Link para o post
Maffu Publicado 25 Abril 2025 Fornada 2024 Antes de falarmos de reforços, falemos de quem cá está. E quem efectivamente explodiu este ano. Anken está feito jogador. Continua a evoluir bem e já é claramente o nosso melhor médio. Joel Silva está um excelente médio para a nossa realidade e teve, também ele, uma evolução interessante. De resto Diogo Silva, Márcio Mesquita e António Freitas foram os que mais cresceram. Podem ainda não ser jogadores de primeira liga, mas estão a caminhar para tal. Vamos aos miúdos. Vicent Agyeman é o headliner da classe. Um guarda-redes... okish. O maior problema, além de ser fraco, é que vem para uma posição onde já temos 3 jogadores. Ficará nos juniores, poderá vir a ser útil daqui a uns anos, dependendo da sua evolução. João Rodrigues é o 2º jogador destacado. Um extremo que, teoricamente, até poderá vir a ser útil no banco da 1ª equipa. Isto pela falta de qualidade do banco. De resto, é curto. Nem sequer tem um potencial por ai além. A ser útil, será nestas primeiras temporadas. Fiteira é um médio ofensivo que não sabe passar a bola nem sequer tem uma técnica por ai além. Faltam-lhe físicos para ser avançado. Resultado? Vamos deixar-lo evoluir e, provavelmente, será chamado como backup na próxima temporada. Tem potencial para ainda dar jogador de 1ª liga, apesar de não ser nada de espetacular. A partir daqui, não há grandes destaques. Yannick Pires pode vir, no melhor dos casos, a ser um backup no começo deste save, Gonçalo Silva não tem físicos para isto, e Wilson Pinto simplesmente não tem qualidade. Bruno Brito teria o potencial para chegar a 1ª liga, mas precisaria de evoluir muito, Pedro Pereira é outro que, dependendo se dá o salto, poderá vir a ser útil e Fábio Lopes é o melhor central da fornada. Tem tudo para se estrear na 1ª liga já este ano, falta-lhe potencial para ser algo fantástico, mas vai ser útil nesta equipa. Humbelina Lopes, Braima Landim, Luis Alves, Stéphane Gavinho, Tomás Moreyra e Ferreira também apareceram por cá. Estes nem sequer tiveram a honra de receber 1 contrato de formação. Não vale a pena estar a gastar slots nas camadas jovens. E, por fim, A estrela. Day 1 starter. Potencial para ser jogador de classe mundial. Saiu o jackpot. Ou não. Enquanto muita gente pode pensar "fantástico, vai ser incrivel". Vai. Agora, há três questões. A primeira é que é possívelmente a pior posição que podia ter dado spawn. Precisamos de defesas, extremos e PLC acaba por ser a melhor posição. As duas questões seguintes são semelhantes. Jogadores com potencial alto vão ter os tubarões todos atrás deles. Junte-se a isso a mais que provavelmente necessidade de sair para jogar com jogadores melhores e vamos ter um caldinho interessante em breve. Não minto aqui, preferia 3 jogadores average que nos ajudassem a manter do que 1 estrela incrivel que vai andar a pedir para sair de 1 em 1 ano. Veremos ate onde Lamelas consegue ir neste Boavista. Começará na sua posição natural, mas dependendo de evoluções dentro do plantel, poderei repensar onde jogará. Isto se ninguém vier buscar o rapaz. 2 Compartilhar este post Link para o post
cadete Publicado 25 Abril 2025 Tens que colocar esses miúdos a "jogar à bola". Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 26 Abril 2025 Estas quase a ser despedido a segunda vez? Compartilhar este post Link para o post
Maffu Publicado 26 Abril 2025 Citação de cadete, há 21 horas: Tens que colocar esses miúdos a "jogar à bola". Já muito fazem eles. Há uma diferença brutal de qualidade. Citação de Burkina2008, há 2 horas: Estas quase a ser despedido a segunda vez? Se descer, sim. Se conseguir a manutenção, não. A ver vamos. 1 Compartilhar este post Link para o post
Maffu Publicado 26 Abril 2025 Fim de temporada. 8 jogos. Uma corrida a 3 para a manutenção. Boavista, Arouca e AVS lutavam para não serem as equipas que directamente venceriam o bilhete de ida, sem volta, para a 2ª divisão. 8 jogos, 21 pontos absolutamente decisivos. Abrimos esta série na recepção ao Santa Clara. Um jogo equilibrado na 1ª parte, onde conseguimos anular a equipa açoreana. infelizmente Didimo aponta um auto-golo e, a partir dai, tudo se desmorona, a equipa visitante começa a carregar e, sem grande dificuldade, resolve a partida. O Arouca perdia em casa, perante o Casa Pia, enquanto o AVS era goleado por 7-1 em Alvalade. Boavista 19 AVS 16 Arouca 15 Semana seguinte com a ida ao Estádio dos Arcos. Esperava mais. Fizemos apenas 1 remate a baliza, sem grande perigo. Mais uma partida de sentido único, contra nós, mais uma derrota sem que se pudesse fazer grande coisa. O AVS perdia em casa com o Farense por 2-3, o Arouca perdia por 2-1 em Moreira de Cónegos. Boavista 19 AVS 16 Arouca 15 Tivemos a 1ª reação em casa, perante o Estoril. Entre todas as partidas que pouco ou nada fizemos, esta foi, de longe, a melhor. Trememos a abrir, dando logo 1 chance de golo, mas equilibramos e, acima de tudo, fomos para a frente. Outro penalty deitou tudo a perder mas, honestamente, demos a volta. A segunda parte foi francamente boa, onde controlamos e tivemos 3 chances evidentes de golo. Mesquita aproveitou um cruzamento para empatar e tivemos nos pés a vitória. Empate a 1 que sabe a pouco. O Arouca perde na recepção ao Santa Clara por 1-0, o AVS foi a Amadora perder por 2-0. Boavista 20 AVS 16 Arouca 15 Se havia jogo complicado, de seguida, seria em Guimarães. O Vitória entrou praticamente na frente, mas a estreia a marcar do jovem Lamelas relanlçou-nos. Descemos linhas e acabamos por tentar evitar o 2-1, que infelizmente Handel apontou. Sem nada a perder, fomos para a frente no 2º tempo. Entramos a sofrer golo, mas uma bela finalização de Machado relançou o Boavista na partida. E, honestamente, fizemos o suficiente para chegar ao empate, infelizmente negado duas vezes por Bruno Varela. O Rio Ave bateu o Arouca por 0-4, enquanto o AVS perdia na deslocação ao Casa Pia. Boavista 20 AVS 16 Arouca 15 Jogo grande da cidade Invicta, na nossa recepção ao FC Porto. Partida onde valeu Samu não saber o que é um offside. primeira parte aborrecida, em que conseguimos anular bem q.b. o Porto. Na segunda eles foram crescendo, nos fomos aguentando, muito graças aos offsides. Samu acabaria por dar o golpe fatal aos 87, numa partida que quase deu para pontuar. O Arouca era derrotado em casa por 5-0 pelo Estoril, enquanto o AVS dava sinal de vida, ao vencer o Gil Vicente em Barcelos por 3-0. Boavista 20 AVS 19 Arouca 15 Segue-se outra partida complicada, na deslocação a Alvalade. Gyokeres show com direito a hat-trickl, 5-0 no bucho numa partida que nem sequer fomos competitivos. Um fosso de qualidade enorme que não conseguimos fechar. O Arouca foi a Guimarães perder 3-0, selando a sua despromoção, enquanto o AVS recebia e batia o Moreirense por 2-0. AVS 22 Boavista 20 Arouca 15 Ultima partida em casa da temporada, onde iriamos receber o Estrela da Amadora. Uma partida que entramos para vencer. Desde o 1º minuto que carregamos e acabamos por controlar. Primeira parte de sonho com 2 golos e outras tantas chances. O Estrela só acorda após a estupida expulsão de Dennis mas, felizmente, voltamos a marcar em contra-ataque. Na verdade, por duas vezes. Martínez ainda reduziu mas, para nossa felicidade, um 4-1 chegava para conseguir 3 importantes pontos. Ainda mais importantes, dado o empate do AVS na Madeira, perante o Nacional. Boavista 23 AVS 22 Arouca 15 Em Barcelos as contas eram simples. Vencemos e estamos safos. Perdemos e provavelmente descemos. O AVS defrontava o Santa Clara, nos Açores. Entramos horrendamente, praticamente a perder. Pior ainda o facto de nada parecia conseguirmos fazer. Na 1ª vez que fomos lá a frente, ganhamos um canto que, Tiago Martins transformou em grande penalidade, num empurrão de José Sá a Gonçalo Sousa. Joel Silva não perdoou. Até ao fim da 1ª parte, apenas 1 remate do Gil Vicente a registar sendo que, de resto, controlamos a partida. 1-1 de nada chegava, então arriscamos. No 1º lance da 2ª parte, golo... do Gil Vicente. De nada valia, o 1-1 e o 2-1 davam praticamente ao mesmo. Continuamos a tentar mas, infelizmente, João Marques selou o nosso destino com o 3-1 aos 60'. Bola ao centro, chuto na linha, Lamelas num drible e... 3-2! Havia esperança para o Boavista! A correr contra o tempo, carregamos. Não criavamos perigo mas tinhamos bola. Faltava o ultimo passe... Até que, num canto, o Gil Vicente quase marca. Bola ressalta, há um cruzamento e... penalty. Moreno toca em Sithole e acaba por selar o resultado... Não fosse Josué Sá, no 1 contra 1, permitir a defesa a João Gonçalves. Estamos vivos! Para melhorar, no lance seguinte em que a bola sobra para nós, Anken faz um passe de um lado ao outro do terreno, que Tiago Machado converte. 3-3! Com 6 minutos para jogar. E, com 6 minutos, CArregamos. Tivemos 2 chances, não convertemos. E, já atirados para a frente, vimos Sithole isolar Mboula que, sem grande dificuldade, bate João Gonçalves. 4-3 em Barcelos, o Gil Vicente derrota o Boavista. Faltava agora ver o resultado nos Açores... Estamos vivos! O AVS empata nos Açores a 1 bola e, no confronto directo, o Boavista sobrevive. As duas vitórias contra o AVS acabam por ser fundamentais para conseguir atingir o playoff, numa época terrível. Que, de uma forma surreal, consegue ser melhor que a do Arouca. O AVS até saiu a vencer, mas Sidney Lima, aos 61, segurou o empate para o Santa Clara e, mais importante, a nossa chegada ao Playoff. Segue-se a União de Leiria, a duas mãos. Tudo pode acontecer. 1 Compartilhar este post Link para o post
cadete Publicado 27 Abril 2025 Foi mesmo até às últimas. Estás chegando à praia, não podes "morrer" agora. Compartilhar este post Link para o post
Maffu Publicado 27 Abril 2025 Citação de cadete, há 4 horas: Foi mesmo até às últimas. Estás chegando à praia, não podes "morrer" agora. São 2 jogos que praticamente definem o futuro deste Boavista. A ver vamos. 1 Compartilhar este post Link para o post
Maffu Publicado 27 Abril 2025 Playoff saga. Após uma época de grande sofrimento, dois jogos separavam esta equipa da descida. Não ia ser, de todo, fácil. O Leiria era o grande favorito para a subida, nós existíamos por cá. Após vários milagres ao longo da temporada, era preciso dois últimos para segurar a vaga na 1ª Divisão. O play-off abria em Leiria, onde havia 1 grande expectativa para o regresso da equipa local aos principais palcos. O primeiro lance de perigo pertenceu a equipa da casa mas, não fomos abaixo. Tivemos uma ligeira subida de rendimento, até Valentim, do meio da rua, decidir marcar um fantástico golo. Ele que apenas joga por suspensão de Joel. A partir daqui caimos de produção. O Leiria subiu linhas e teve mais bola. Didimo deitou tudo a perder aos 21', quando um carrinho sem qualquer sentido resulta num penalty. Felizmente João Gonçalves brilhou, impedindo o empate. Curiosamente, o jogo acalma após o falhanço da equipa da casa e, até ao intervalo, não houveram lances de grande registo. A segunda parte abre com o Boavista a querer fazer mais. Contra-ataque rápido e um remate rasteiro de Lamelas acaba interceptado por Tiago Ferreira... Para o fundo da sua própria baliza. Um auto-golo que nos dava uma boa margem de conforto. infelizmente a equipa apagou-se totalmente. Não conseguimos manter a pressão e o Leiria foi crescendo. Muñoz respondeu bem a um centro rasteiro para reduzir mas, felizmente, João Gonçalves estava em dia sim. 3 defesas fantásticas a fechar a partida mantiveram a vantagem e deixavam o Boavista em liderança para a partida no Bessa. O jogo abre com o Leiria a carregar e Jair Silva, isolado, a dar a João Gonçalves a 1ª grande defesa da partida. Demoramos a assentar, mas, acima que conseguimos, tivemos a sorte do jogo. Na sequencia dum canto, que a equipa do Leiria não corta totalmente, Mendonça coloca no lateral adaptado Dennis que, de fora da área, abre o activo. E, até ao fim da 1ª parte, só deu Boavista. Muito desperdicio, um golo em offside e, novamente, na sequencia do canto, o outro lateral, Mesquita, aproveita um ressalto fora da área para, em arco e com a ajuda do desvio num defesa, fazer o 2-0. Era praticamente game over. A equipa do Leiria perdeu a motivação e nem o intervalo mudou as coisas. Outro golaço de fora da área, desta feita de Diogo Silva, fechou o marcador e "acabou" com a decisão. Estivemos mais perto do 4-0 do que o Leiria de re-entrar na eliminatória, já que até final da partida apenas tiveram mais um remate enquadrado. No final, festa no Bessa, o Boavista fica na 1ª divisão por mais uma temporada! Deve haver um grande total de 0 surpresa em se ver que praticamente todos os jogadores foram terríveis. Tiago Machado com 9 golos é manifestamente pouco, Diogo Silva foi uma das boas surpresas da temporada, sempre a mexer com a equipa quando necessário. Mendonça teve outra excelente evolução, alem de Anken, que começa a ser o principal motor deste Boavista. Podem haver 2 ou 3 jogadores ai que não tenha apresentado com o plantel mas, acreditem, foram apenas necessidades para meter no banco, fossem bons já tinham sido apresentados. Agora para a próxima temporada? É... bem, fazer nada. Não podemos ir ao mercado, pelo que a única esperança que temos é que os jovens continuem a crescer. O nível médio do 11 já começa a ficar ao nível da 2ª liga, com 1 ou 2 jogadores que teriam espaço no banco da 1ª. Vai ser outra época dura, a levar no corpo semana sim, semana não, mas quem escapa a 1ª época, que é a mais complicada, tem de escapar na segunda. 2 Compartilhar este post Link para o post
cadete Publicado 27 Abril 2025 Muito bem. Leiria não teve hipóteses. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 28 Abril 2025 Bom nos playoffs, vais fazer melhor do que a realidade... Compartilhar este post Link para o post
Maffu Publicado 28 Abril 2025 Citação de cadete, Em 27/04/2025 at 16:32: Muito bem. Leiria não teve hipóteses. É continuar assim na próxima temporada. Citação de Burkina2008, há 5 horas: Bom nos playoffs, vais fazer melhor do que a realidade... Melhor fizemos, que nos mantivemos. A ver vamos se mantemos este ritmo. 1 Compartilhar este post Link para o post
Maffu Publicado 28 Abril 2025 2024/2025 Ano 1 e o grande objetivo, a manutenção, está conquistado. Partimos agora para o ano 2. Não há grandes novidades. A maior novidade é que ninguém saiu. Não houveram grandes propostas e, as que houveram, eram praticamente por 0€ por miudos que não tem qualidade. Não estão cá a fazer nada, mas também não ganharia nada em os vender. As grandes diferenças aconteceram no staff. Melhorou-se a equipa de preparadores. Nada de especial, a maior parte dos treinos andam nos 3.5*/4* (apenas se pode pagar 1.4k aos preparadores, não se podia pedir muito), além de contratar novos fisioterapeutas. Porém, houve uma "grande" contratação. Eduardo Forte é o nosso novo director de futebol jovem. Tendo em conta que o desafio vai passar muito por bons jovens, ter um director decente será meio passo dado para conseguir ter sucesso. Não é fantástico, longe disso, mas começa a ser um passo para melhorar as camadas jovens deste Boavista. Tem personalidade de profissional que, não sendo a melhor, é extremamente boa para a fase que nos encontramos. Agora é esperar que ele consiga captar excelentes talentos para esta equipa. Falando em talentos, vamos ao plantel para a próxima temporada. Guarda-Redes João Gonçalves é, de longe, o melhor jogador deste Boavista. Um guardião acima da média que esperemos conseguir manter. No banco, não há grandes opções. Tomé Silva e Agyeman têm muito que crescer, já Luis Henrique cada vez parece mais que não tem nível para isto. Vamos ter os 3 por cá, veremos quem é que evolui. Defesas-Centrais Continuamos a ter um problema enorme nos centrais. Didimo e Braima foram os 2 centrais da época passada e deverão continuar a titular. Cresceram, é certo, mas continuam bastante curtos para aquilo que uma primeira liga necessita. Fàbio Lopes sobe para ser 3º central, Gonçalo fica com as sobras. Defesas-Laterais Márcio Mesquita tem crescido bastante e, nesta altura, é o nosso titular. Bom lateral, já chamado aos sub-19, é acreditar que vai continuar o bom nível. Dabó é sólido para esta realidade e mantém a titularidade a esquerda. Dennis é curto, Quembo tem uma infima possibilidade de vir a ser útil. Médios-Defensivos Como tinhamos falado no ano anterior, Anken é "a" estrela da companhia. Um médio-defensivo completo, capaz de atacar e defender. É o motor desta equipa e, claramente, a principal estrela. Joel Silva continua sólido e deverá manter a titularidade. Marco Ribeiro é um suplente ultra capaz, enquanto Stéphane está cá para as sobras. Foi bastante importante na época passada, no tempo limitado que teve. Médios-Ofensivos Uma lesão de Nanque deu a Cervantes a titularidade no final da época passada. E assim continuará. Nenhum dos 2 é propriamente fantástico, mas têm sido sólidos, novamente, para esta realidade. Extremos Temos 3 boas opções. Sim, o Lamelas podia ir para MAC, mas prefiro ter 3 bons extremos do que 2 bons extremos e 1 bom CAM. Lamelas de um lado, Diogo do outro, Freitas a aproveitar as oportunidades. Os outros 2 são claramente uns furos abaixo dos titulares, pelo que me faz sentido manter o Lamelas na sua posição natural. Ainda assim, provavelmente a nossa posição com melhores opções. Pontas-de-Lança Compreendo que não é fácil ser o ponta-de-lança desta equipa, mas esperava mais do Tiago. O Olusegen se continuar a crescer poderá vir a dar suplente. Ainda assim, faltam alternativas. Em termos de amigáveis, o 7-1 ao Trofense pode saltar a vista mas, ver também, que se consegue um fantástico 1-1, em Inglaterra, contra uma equipa da EPL. Quanto ao jogo da Allianz, mais do mesmo. Perdemos o jogo nos 3 primeiros minutos e, honestamente, nunca levantamos a cabeça. Temos um remate ao alvo, é certo, mas nunca parecemos capazes de sequer conseguir incomodar a equipa do Santa Clara. Mais um ano que saimos fora da competição na 1ª tentativa. Agora, segue-se o campeonato. Onde precisamos de fazer mais e melhor, principalmente se queremos voltar a segurar a manutenção no principal escalão do futebol nacional. 2 Compartilhar este post Link para o post
cadete Publicado 29 Abril 2025 Cheira-me que esta época será melhor... Compartilhar este post Link para o post