Black Hawk Publicado Maio 8 Any Given Wednesday Alguns clubes vivem de títulos. Alguns clubes vivem das suas memórias. O Sheffield Wednesday vive de ambos. Disso e da sua teimosa esperança no regresso ao patamar de onde nunca deveria ter saído. Um patamar que é seu por direito. Os "The Owls" foram fundados em 1867. São um dos clubes mais antigos de Inglaterra e carregam na sua história décadas de rivalidades intensas e paixões efervescentes, alicerçados por uma massa adepta que nunca abandonou Hillsborough mesmo nos momentos mais difíceis. Momentos como aqueles que vive no presente. “Any Given Wednesday” é uma carreira sobre reconstrução. O objetivo é devolver o Wednesday ao patamar de onde nunca deveria ter saído - o topo do futebol inglês. Sem promessas douradas ou atalhos financeiros. Apenas com trabalho, desenvolvimento de jovens talentos, amor e dedicação a um gigante adormecido do futebol britânico. Ora, o Wednesday em inícios da temporada 2025/26 é um desastre à beira de acontecer. Ou que já aconteceu? A verdade é que a temporada ainda nem começou e já estão a 18 pontos da linha de água. Nem importam os motivos; o que importa é que o Wednesday começa o Championship com -18 pontos do que os seus adversários. Nem tudo seria mau se os "The Owls" até tivessem uma boa equipa para reverter essa diferença... mas não. O plantel do Wednesday para 2025/26 é para lá de terrível - é um autêntico desastre. É um daqueles plantéis que seria praticamente garantido descer de divisão mesmo que começasse com pontos positivos, quanto mais com pontos negativos. Como é que alguém poderá esperar alguma coisa que não a despromoção? De qualquer forma, essa é a expectativa da Direção, que por algum motivo espera um lugar tranquilo a meio da tabela... ... apesar de começarmos com -18 pontos... ... e com um plantel para lá de mau. A sério, vocês não estão a ver bem o quão mau é o plantel do Wednesday. Segundo consta, alguns jornalistas viram o primeiro treino da equipa e puderam testemunhar como alguns jogadores se queixavam de que a bola era demasiado redonda. Imaginem! Quem são esses jogadores, perguntam vocês? Ah, não importa. O importante é que tirando um punhado de rapazes que até tratam a bola por tu, a maioria deveria estar a jogar no INATEL ou assim. Não acreditam? Vejam por vocês mesmos. Este meco é na verdade o capitão de equipa. É o nosso melhor lateral direito apesar de ser lento, raramente se mexer quando não tem a bola e os seus cruzamentos saírem milimétricos a cabeça... do pobre adepto atrás da baliza. E normalmente acerta logo naquele que está distraído e leva com a bola em cheio na fuça. Até nisso ele é mauzito a cruzar a bola. Mas grita muito e tal, parece que os colegas ouvem-no com atenção. Provavelmente têm mesmo de ter muita atenção para o ouvir - é que ele é escocês e não é fácil perceber o que diz. Este é o nosso melhor defesa central - pelo menos é o que me dizem os treinadores adjuntos. Eu confesso que fico na dúvida que ele possa sequer jogar à bola. Bastou-me ver o primeiro treino quando meti os jogadores a correr desde um pino até outro; ele conseguiu ser ultrapassado pelo meu adjunto de 68 anos que andava a recolher os pinos. E ele nem ia a correr! Este é capaz de ser o nosso melhor extremo para jogar pela direita. Não é que seja mau, mas no que é que ele é bom, mesmo? Não precisam de responder, eu sei bem qual é a resposta. Estou lixado... Mas nem tudo é mau. Temos o Nathaniel Chalobah! Internacional inglês e com passagens pelo Chelsea ou pelo Napoli. É certo que já não é o jogador que foi noutros tempos, mas no meio deste desastre todo sempre há que realçar aqueles que conseguem correr com a bola sem tropeçar nela. O único sorriso que consegui desenhar na minha face rezingona foi quando vi este menino com a bola nos pés. Claro que não é um jogador nosso. Ele é do Manchester City, mas vai fazer a temporada connosco. É rápido como uma flecha. Num dos treinos fizemos corridas de 100 metros e conseguiu dar 200 metros de avanço ao defesa central de que vos falei há pouco - talvez porque o desgraçado ainda estava a tentar concluir a corrida entre os pinos. Pronto, é isto que temos. Temos 46 jogos pela frente para fazer uns 65 pontos, o que depois de reduzir os 18 pontos do castigo dá uns 47 pontos - depois é rezar para que isso seja suficiente para não descermos de divisão. Se não descermos, o objetivo passará por reconstruir o nosso plantel para podermos atacar a promoção à Premier League no máximo até 2028. Conseguiremos atingir a promoção em três temporadas para devolvermos o Wednesday ao lugar que merece? Não sei, mas isso só será possível se evitarmos a despromoção este ano. Vamos focar-nos nisso para já. Hi Ho Sheffield Wednesday! 2 Compartilhar este post Link para o post
Lavrador Publicado Maio 8 Bem vindo de volta, já faltava aqui um save no nosso mobile! Gosto do desafio, quanto aos jogadores, o Palmer não é bom nem a central nem a lateral, que raio de jogador talvez no meio campo ainda se possa safar apesar do fraco posicionamento e movimentaçao. O Cooper nem me parece tão mau central, a velocidade é o ponto fraco mas se evoluir o desarme pode fica um gajo razoavel. Já o Olaf para mim é demasiado lento apra extremo, mas tambem não é uma estrela a passar a bola para jogar a 10...sendo que imagino que vai jogar no teu tradicional 433 certo? gostava de te ver a jogar tambem num sistema diferente tipo 4231 ou 442. Os outros dois jogadores são já claramente jogadores "normais" para a divisão da equipa. Tens € para transferencias?? Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado Maio 10 Citação de Lavrador, Em 08/05/2026 at 16:22: Bem vindo de volta, já faltava aqui um save no nosso mobile! Gosto do desafio, quanto aos jogadores, o Palmer não é bom nem a central nem a lateral, que raio de jogador talvez no meio campo ainda se possa safar apesar do fraco posicionamento e movimentaçao. O Cooper nem me parece tão mau central, a velocidade é o ponto fraco mas se evoluir o desarme pode fica um gajo razoavel. Já o Olaf para mim é demasiado lento apra extremo, mas tambem não é uma estrela a passar a bola para jogar a 10...sendo que imagino que vai jogar no teu tradicional 433 certo? gostava de te ver a jogar tambem num sistema diferente tipo 4231 ou 442. Os outros dois jogadores são já claramente jogadores "normais" para a divisão da equipa. Tens € para transferencias?? O que é que aconteceu ao EMEM? Não vinha aqui há uns tempos, só depois de postar isto é que vi que não há praticamente saves ativos... Vou jogar com o meu 4123 habitual, pelo menos inicialmente, e a primeira temporada é com o plantel original do Wednesday que é terrível, mas é esse o desafio 😅 Opa, o Cooper não é mau central, mas é demasiado lento para a forma como as minhas equipas jogam. É impossível ele funcionar, o gajo pura e simplesmente não corre... 1 Compartilhar este post Link para o post
Kluivert Publicado Maio 10 (editado) Surpreendido com o teu save por aqui. Gostava que fosse uma lufada de ar fresco, no entanto... "...não há praticamente saves ativos..." Atualmente não tens nenhum ativo. Mas estarei atento ao teu, caso continues! Editado Maio 10 por Kluivert 1 Compartilhar este post Link para o post
Banks29 Publicado Maio 11 Citação de Black Hawk, há 23 horas: O que é que aconteceu ao EMEM? Não vinha aqui há uns tempos, só depois de postar isto é que vi que não há praticamente saves ativos... Vou jogar com o meu 4123 habitual, pelo menos inicialmente, e a primeira temporada é com o plantel original do Wednesday que é terrível, mas é esse o desafio 😅 Opa, o Cooper não é mau central, mas é demasiado lento para a forma como as minhas equipas jogam. É impossível ele funcionar, o gajo pura e simplesmente não corre... O FM 26 é uma cangalhada junto com a secção ter mudado 0 na sua forma mesmo com mudanças na chefia. Boa sorte, cá estarei a acompanhar. 2 Compartilhar este post Link para o post
cadete Publicado Maio 11 Boa sorte. Belo desafio e trabalho árduo pela frente. Saudades deste cantinho quando estava "ativo". Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado Maio 12 Citação de Kluivert, Em 10/05/2026 at 15:44: Surpreendido com o teu save por aqui. Gostava que fosse uma lufada de ar fresco, no entanto... "...não há praticamente saves ativos..." Atualmente não tens nenhum ativo. Mas estarei atento ao teu, caso continues! Continuar, continuo, pode é acontecer começar a partilhar no tópico geral do FM também 😅 Citação de Banks29, Em 11/05/2026 at 11:18: O FM 26 é uma cangalhada junto com a secção ter mudado 0 na sua forma mesmo com mudanças na chefia. Boa sorte, cá estarei a acompanhar. A malta também deixou de ter paciência para partilhar saves, isto exige tempo e não há propriamente users novos a aparecer... estamos a ficar velhos 😅 Obrigado. Citação de cadete, há 23 horas: Boa sorte. Belo desafio e trabalho árduo pela frente. Saudades deste cantinho quando estava "ativo". Mesmo. Havia saves muito interessantes de acompanhar. 1 Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado Maio 12 "O Steel City derby" Hey, malta! Chegámos a Dezembro. Não está chuva, nem orvalho, mas está um frio do... carago aqui Sheffield. As ruas estão enfeitadas com luzes que piscam como o rabo dos pirilampos, mas a azáfama dos últimos dias antes do Natal desapareceu. É natural; as pessoas compraram as suas prendas, deram meias e camisolas aos pais e decerto um telemóvel ou algum jogo de vídeo aos seus filhos para os compensar pela falta de atenção que lhes dedicaram todo o ano, e devem agora estar a recuperar da quantidade de doces e álcool que ingeriram para suportar os comentários racistas daquele tio que só vêem uma vez por ano e que está cada vez mais calvo. Todos temos um tio desses, não vale a pena negar. Ah, não importa. É dia 26 de Dezembro de 2025 e passaram-se uns cinco meses desde que assumi o comando técnico dos "The Owls". São cinco meses que parecem ter sido cinco anos. Acho que perdi anos de vida. A cada treino, a cada tropeção na bola de um dos meus jogadores, a cada pontapé que falhou a baliza e foi acertar na bandeirola de canto, foram-se mais uns minutos de vida que não vou recuperar. Mas nem tudo é mau. Sabíamos que a nossa tarefa seria difícil. Começávamos com um atraso de 18 pontos para toda a gente. Só um milagre poderia impedir a nossa despromoção do Championship para a League One, mas poderíamos pelo menos tentar, não é? O nosso arranque de temporada não foi tão mau como temi após o primeiro treino. Optámos por uma série de jogos particulares contra adversários mais acessíveis. Isto teve duas vantagens: não só permitiu aos meus meninos ganharem confiança, como os adeptos ficaram com a ideia de que éramos melhores do que na verdade somos. É claro que a realidade haveria de nos atingir como um comboio de alta velocidade, mas pelo menos não matámos logo a esperança antes sequer do primeiro jogo oficial da temporada. Esse primeiro jogo deu-nos logo uma derrota. Os deuses do futebol gostam de uma boa ironia e decidiram que se defrontavam as duas equipas que começavam a temporada com pontos negativos. O Leicester venceu-nos, mas vendemos cara a derrota. Nada mau contra um adversário que ainda no ano passado estava na Premier League. Depois surpreendemos toda a gente ao bater o Stoke duas vezes consecutivas e, apesar de uma derrota frente ao Wrexham, lá vencemos mais dois jogos consecutivos - um deles levou-nos à 3ª ronda da Carabao Cup! Azar dos diabos, o sorteio levou-nos a Anfield Road. Se era para apanhar com o Liverpool, pelo menos poderíamos ter jogado em Hillsborough, para os adeptos deles verem o que é um verdadeiro inferno. Em vez disso, fomos a Liverpool... ... e os sacanas foram a jogo na máxima força, com todas as suas estrelas, só mesmo para nos achincalhar. Aos 25 minutos já estávamos a levar três nos dentes. Depois o Nathaniel Chalobah, que até deve ser o nosso jogador mais habituado a estes palcos, viu o segundo cartão amarelo logo aos 25 minutos e a partir daí só restou rezar que o Liverpool decidisse levantar o pé. Filhos de uma quenga, continuaram a carregar até final. Saímos com cinco bombocas no lombo, poderiam ter sido mais, mas hey!, quase marcámos pelo menos um golo! Ah, que importa, esta também não era a nossa luta - essa é pela manutenção no Championship e foi aí que focámos toda a nossa atenção. Infelizmente, a derrota em Anfield Road tirou-nos o bom arranque que trazíamos. É que uma coisa é ser humilhado em segredo; outra bem diferente é sê-lo quando estão milhões de pessoas a ver-nos levar no lombo em direto na televisão. Somámos apenas duas vitórias nos nove jogos seguintes e o cenário não parecia nada famoso, de tal forma que a imprensa não tardou em perguntar se este palerma português tinha mesmo capacidade para estas andanças. Eu não sei bem ao certo o que se esperava que eu fizesse com esta equipa. Posso tentar fazer magia, mas não tenho vocação para santo milagreiro. Pelo menos a minha equipa parece estar comigo e reagiram muito bem quando afirmei todo fanfarrão que temos qualidade para dar a volta a isto. Menti, pois está claro. Tenho jogadores que não conseguem fazer uma recepção orientada e só conseguem controlar a bola se a pisarem primeiro para terem a certeza que ela não rola; mas que outra coisa poderia ter feito? Dizer que íamos descer de divisão? Mas hey, a equipa reagiu bem à minha fanfarronice e isso é que importa, até porque o próximo jogo era contra o nosso grande rival Sheffield United. O "Steel City derby". Um derby é um jogo como nenhum outro. Num derby não há cá racionalidade ou o que é; é emoção pura, é paixão, é garra, é uma batalha entre rivais onde a qualidade individual é relativa e o que importa no final é quem conquista o direito de ao final do dia poder humilhar os adeptos rivais numa mesa cheia de finos no bar local. Recebemos então o Sheffield United em Hillsborough. Os adeptos encheram o estádio, o azul era a cor predominante, os cânticos abafaram o ruído do apito do árbitro quando este deu a ordem para o pontapé de saída. Estava um ambiente fenomenal em Hillsborough para empurrar o Wednesday para uma grande vitória... ... e ao intervalo estávamos a perder 0-2 em casa contra o nosso grande rival. Eu tenho a perfeita noção que os meus meninos não têm o talento da esmagadora maioria dos jogadores do Championship. Por esse motivo, muito raramente ralho com eles. Coitados, eles não sabem fazer mais... Nesse dia, porém, ao intervalo dei-lhes o tratamento Alex Ferguson. Isto é um derby. Não importa se jogamos bem, se temos nota artística ou se marcamos um golo bonito. Isto é uma batalha, os pitons das chuteiras são a nossa arma e a bola é para entrar na baliza do adversário nem que seja empurrada com a mão. Que diabos, nem sequer há VAR, se o árbitro não vir vale tudo! Pronto, alguns jogadores baixaram os olhos, envergonhados, outros estavam a espumar da boca, não sei se inspirados pelo que eu disse ou se com vontade de me baterem... mas isto aconteceu. Yay! "Hi Ho Sheffield Wednesday"! Um hattrick do menino Joel Ndala deu-nos uma vitória no "Steel City derby" com uma reviravolta épica que os nossos adeptos não permitirão que os nossos rivais esqueçam nos próximos anos! E, não menos importante, esta foi a vitória que... ... nos permitiu reverter finalmente a pontuação negativa com que iniciámos a temporada. Tínhamos então 2 pontos no Championship, conseguindo somar 20 pontos nos primeiros 16 jogos - já só estávamos a 10 pontos da linha de água e só íamos com um terço do Championship disputado! Um derby é de facto um evento muito especial. Mexe com paixões emocionais e questões sobre as quais não tenho estudos suficientes para descrever. Afinal de contas, sou apenas um mero treinador de futebol. Mas o que é certo é que a vitória nesse derby transfigurou a nossa equipa... ... pois entrámos numa sequência de sete jogos sem perder, incluindo quatro vitórias que nos permitiram aproximar da linha de água até ao final da primeira volta. Infelizmente, essa sequência foi quebrada com uma derrota inesperada e injusta contra o Hull City, que ainda para mais são um adversário direto na luta pela manutenção. Mas pronto, acontece, foi um dia mau. A verdade é que estamos na luta! Estamos a 6 pontos da linha de água quando atingimos o meio do Championship, tendo começado a temporada com 18 pontos de atraso. Não fosse a penalização inicial, estaríamos em 13º lugar com 32 pontos. Com este plantel que dirijo, se isto não é um milagre, não sei o que será. Se fizermos uma segunda volta a este nível, não tenho dúvidas que terão de contar com o Sheffield Wednesday no Championship na próxima temporada! Muito do nosso relativo sucesso vai às costas do menino Joel Ndala. É uma pena que no final da época ele volte para Manchester, pois ele é o único neste plantel capaz de pegar na bola e levar a equipa adiante. De resto, vamo-nos valendo de alguns golos que os meus defesas centrais marcam quando vão à área contrária - quase parecemos o Arsenal! - e da pontaria do meu defesa Reece Johnson na marcação de livres diretos - já leva três golos! Bem, estão ali a chamar-me, acho que o tio racista está outra vez a reclamar de os imigrantes nepaleses lhe estarem a roubar o emprego. Aqui que ninguém nos ouve, se um imigrante nepalês chega cá sem falar inglês e lhe consegue roubar o emprego, se calhar o problema não é o imigrante mas sim o meu tio, mas vou lá eu discutir com ele? O homem ainda se lembrava que também sou um imigrante e que estou a roubar o trabalho a treinadores ingleses... Volto em breve para vos contar como correu o resto da época. Até à próxima. "Hi Ho Sheffield Wednesday" 3 Compartilhar este post Link para o post
Banks29 Publicado Maio 12 Citação de Black Hawk, há 35 minutos: A malta também deixou de ter paciência para partilhar saves, isto exige tempo e não há propriamente users novos a aparecer... estamos a ficar velhos 😅 Não só, concordo que existe uma pequena percentagem de que cá andava que possa ter acontecido mas não é o principal. Basta ires ao tópico do FM26 e percebes quanto pouca malta o está a jogar e depois como já referi lá, estamos num limbo, não queremos o 24 nem queremos o 26. E estamos nisto. Depois a seção também evoluiu 0 em relação as dinamicas, continua tudo desorganizado e tudo ao pontapé. É muito complicado e pelo andar da carruagem vai continuar tudo igual para o FM27. A pré-época prometia e a equipa tem dado toda a luta possível contra uma despromoção que parecia garantida e tem tudo para conseguir ter a manutenção que já está ali tão perto. É a única com DG positivo até ao 13 lugar, o que prova bem a luta que estão a ter em cada disputa de lance. É continuar o excelente trabalho 2 Compartilhar este post Link para o post
Lavrador Publicado Maio 12 Quando vi o primeiro screenshot pensei elah grande inicio, mas afinal eram só os amigáveis. De qualquer forma é uma primeira metade da época bastante positiva, noto que o teu avancado principal marca poucos golos, mas a manter este ritmo acho que a manutenção será conseguida com alguma naturalidade. Compartilhar este post Link para o post
cadete Publicado Maio 13 Um início muito promissor. Acredito cada vez mais na manutenção. Liverpool lixou-te com a equipa principal, mas nada como ganhar um dérbie contra o maior rival. Compartilhar este post Link para o post
Fajo Publicado Maio 14 Inicio muito forte, bem melhor do que estava à espera. O Championship é duro, uma autentica maratona mas a vitória no derby pode ser um tónico para mais momentos de gabarito ao longo da época. Belo desafio que tens aqui, adoro 😉 Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado Maio 15 Citação de Banks29, Em 12/05/2026 at 14:41: Não só, concordo que existe uma pequena percentagem de que cá andava que possa ter acontecido mas não é o principal. Basta ires ao tópico do FM26 e percebes quanto pouca malta o está a jogar e depois como já referi lá, estamos num limbo, não queremos o 24 nem queremos o 26. E estamos nisto. Depois a seção também evoluiu 0 em relação as dinamicas, continua tudo desorganizado e tudo ao pontapé. É muito complicado e pelo andar da carruagem vai continuar tudo igual para o FM27. A pré-época prometia e a equipa tem dado toda a luta possível contra uma despromoção que parecia garantida e tem tudo para conseguir ter a manutenção que já está ali tão perto. É a única com DG positivo até ao 13 lugar, o que prova bem a luta que estão a ter em cada disputa de lance. É continuar o excelente trabalho Por acaso é verdade, se olharmos para a tabela vemos como estamos com a diferença de golos das equipas que têm os pontos que deveríamos ter 🤭 Citação de Lavrador, Em 12/05/2026 at 14:48: Quando vi o primeiro screenshot pensei elah grande inicio, mas afinal eram só os amigáveis. De qualquer forma é uma primeira metade da época bastante positiva, noto que o teu avancado principal marca poucos golos, mas a manter este ritmo acho que a manutenção será conseguida com alguma naturalidade. O avançado é fraquinho. Está cá emprestado, mas é o menos mau apesar de lhe faltar velocidade e atributos para o jogo aéreo. Até tem bom remate, mas pontaria é que... enfim. Citação de cadete, Em 13/05/2026 at 11:13: Um início muito promissor. Acredito cada vez mais na manutenção. Liverpool lixou-te com a equipa principal, mas nada como ganhar um dérbie contra o maior rival. O Liverpool jogou com todas as estrelas. Todas. Os Salahs e os Slobocoiso e os Wirtz e os Gakpos... e nunca tiraram o pé do acelerador mesmo quando estavam a vencer tranquilamente. Foi um pesadelo. Um dia havemos de lhes pagar bem caro esta afronta. Citação de Fajo, há 12 horas: Inicio muito forte, bem melhor do que estava à espera. O Championship é duro, uma autentica maratona mas a vitória no derby pode ser um tónico para mais momentos de gabarito ao longo da época. Belo desafio que tens aqui, adoro 😉 O Championship é duro e nós somos horríveis. As duas coisas juntas, enfim. Obrigado, amigo. Vou tentar postar a atualização seguinte daqui a pouco. Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado Maio 15 "Na corda bamba" Hey, malta! Tudo bem convosco? Espero que sim. Já sei que no meu país está sol e calor, mas aqui por Sheffield ainda está frio. Raios partam, estamos em Maio e nunca mais é Verão... Tenho de vos confessar que ainda nem sei bem ao certo como é que continuo por aqui em Sheffield. Vontade de fazer as malas e voltar para Portugal não me faltou. Mas vamos por partes e comecemos pelo princípio. Começámos a segunda volta com uma vitória importante na recepção ao Blackburn. Infelizmente, fomos eliminados da FA Cup pelo Hull City, a mesma equipa que nos tinha vencido no final da primeira volta de forma inesperada e que voltou a surpreender-nos. A verdade é que Janeiro foi um mês mau para nós. Aparte a fantástica goleada no terreno do Preston, não vencemos um único jogo nas vésperas da recepção ao Wrexham. Não é que estivéssemos a jogar mal. As coisas simplesmente corriam sempre mal nos momentos decisivos: uma bola ao poste, uma oportunidade flagrante desperdiçada, uma perda de bola não forçada que nos levava a sofrer um golo... aquele tipo de coisas que acontece quando os nossos jogadores são flagrantemente inferiores aos seus adversários. A imprensa, porém, só olha aos números e não tardou a quem questionassem o nosso trabalho... ... e, para minha grande surpresa, a Direção não tardou a fazer o mesmo. Lembram-se de vos ter dito há uns tempos que a Direção acreditava que poderíamos terminar o Championship a meio da tabela, isto apesar de começarmos com 18 pontos negativos e termos um plantel de meter medo ao susto? Pois... uma certa tarde, recebi uma chamada para convocar-me a uma reunião com a Direção. Eu lá fui, levei os meus cadernos de apontamentos, esquemas de treinos e rascunhos de ideias que poderíamos implementar para elevar o nível do nosso Wednesday. Entro na sala de reuniões e senti de imediato a tensão que emanava de lá de dentro. Então não é que os meus caríssimos patrões tiveram a coragem de me pedir que me demitisse?!? É que nem a coragem de me despedir tiveram! Não! Eu é que tinha de me demitir! Disseram-me que "não estavam a sentir evolução na equipa" e que "não viam futuro nesta situação". Estive prestes a atirar-lhes com os cadernos e os esquemas à cara, bater a porta e abandonar Sheffield. No entanto, lá engoli o orgulho e rebaixei-me. Expliquei aquilo que fizemos, a recuperação na tabela classificativa, apresentei ideias e fiz promessas. Eles acabaram por aceitar dar-me mais tempo. Quanto? Não sei, mas saí de lá com a certeza de que uma derrota contra o Wrexham ditaria um ponto final na minha promissora carreira aos comandos dos "The Howls". Tenho a certeza que o meu despedimento daria material fantástico para o documentário do Wrexham. Felizmente, a minha miudagem continuava comigo e foi com a faca nos dentes que recebemos o Wrexham. Vencemos 5-2, fizemos uma estrondosa exibição e os fantasmas do despedimento foram enxotados. Mete lá isto no teu documentário, Ryan Reynolds! Mas a tranquilidade não durou muito, pois na semana seguinte fomos goleados pelo Swansea. Confesso que passei a semana toda em pânico. Cada vez que o meu telemóvel tocava, eu começava a tremer. Mas o telemóvel nunca tocou. É capaz de ter ajudado eu ter trocado de número - se calhar eles tentaram ligar-me para me despedir, mas não sabiam o meu novo número e não conseguiram falar comigo antes de defrontarmos o Millwall. Vencemos esse jogo e eles provavelmente já não tiveram coragem de me despedir, pois com essa vitória sobre o Millwall... ... saímos pela primeira vez dos lugares de despromoção. Trinta e dois jogos depois do início do Championship, o Sheffield Wednesday estava pela primeira vez acima da linha de água! Mas não podíamos relaxar. Faltavam disputar-se 14 jogos até final da temporada e, pelas minhas contas, estaríamos a uns 20 pontos de confirmar a manutenção. Isto no futebol tão depressa estamos a ganhar como a perder. Era preciso dar ao chinelo. Coincidência das coincidências, o nosso primeiro adversário depois de sairmos dos lugares de despromoção era nada mais, nada menos, do que os nossos rivais de Sheffield. Era dia de "Steel City derby"! Isto eram fantásticas notícias para a imprensa de Sheffield, a qual teve uma semana em cheio. Não era só eu quem estava na corda bamba; o treinador do Sheffield United também estava com o seu lugar em risco. A imprensa de Sheffield passou a semana a vender a história de que uma derrota no "Steel City derby" valeria o despedimento a quem perdesse esse jogo. Os adeptos estavam em pulgas. Vencer o rival e causar-lhes uma crise tal que o seu treinador era despedido? Os adeptos adoraram essa ideia! O jogo acabou empatado 1-1 e, para desgosto da imprensa, ninguém foi despedido, embora os lugares de ambos continuassem inseguros. Aqui que ninguém nos ouve, se calhar uma certa reunião secreta antes do jogo terá ajudado a que o desfecho do jogo fosse precisamente este. Ou terá sido por acaso que os dois treinadores foram vistos a jantar juntos uma deliciosa pizza depois do jogo como se estivessem a celebrar? Tal como na primeira volta, o "Steel City derby" levou-nos para uma boa sequência de resultados com algumas vitórias, as quais terminaram com uma derrota frente ao então líder do Championship, o Ipswich Town, e mais uma vez perdemos com o Hull City... ... a sério, foi a terceira derrota nesta temporada contra o Hull City e esta deixou-me furioso. Fomos para esse jogo com 6 pontos de vantagem para a linha de água - era precisamente o Hull City a primeira equipa em lugares de despromoção. Uma vitória permitia-nos aumentar a vantagem para 9 pontos, mas em vez disso perdemos e vimos a diferença cair para apenas 3 pontos! Eu estava zangado. Os jogadores estavam zangados. Canalizámos essa fúria para os treinos e partimos para os jogos seguintes com sede de sangue. O Stoke foi a nossa primeira vítima. O Leicester escapou-se por pouco. Podíamos ter vencido 3-2, mas falhámos alguns golos e foram eles a acabar por marcar o terceiro. O Coventry e o Charlton não tiveram essa sorte e dançámos sobre o seu sangue derramado. Não conseguimos o mesmo contra o Boro, mas não havia problema. ... apesar dessa derrota, os resultados das outras equipas garantiram matematicamente a nossa manutenção no Championship! Conseguimos o nosso objetivo após 44 jogos, ainda com mais dois para disputar. Estava feito! Isto foi um autêntico milagre. Com o plantel original do Sheffield Wednesday que me foi dado no início da temporada, todas as perspectivas apontavam para a despromoção. Esta era vista quase como uma inevitabilidade. Mas nós vencemos as probabilidades. Por vezes mais em entrega e sacrifício do que em qualidade e inspiração, mas fizemos o nosso trabalho. Contra tudo e contra todos, incluindo a nossa Direção que a certo ponto me colocou na corda bamba. Mas sabem que mais? Não sou equilibrista, mas também não sou de cair à primeira adversidade. Contem com o Wednesday para o ano! Os últimos dois jogos da época já foram disputados com outra tranquilidade... ... acabando por se saldar numa derrota contra o Oxford United - que na altura ainda os manteve na corrida pela manutenção - e uma vitória sobre o West Brom para fechar o ano em beleza. E volvidos 46 jogos... ... terminámos em 17º lugar com 50 pontos - sem a penalização teriam sido 68 pontos e teria valido o 11º lugar - o que, se me perguntarem, é um milagre que muitos santos não teriam conseguido realizar. A segunda volta não trouxe grandes mudanças na performance da maioria dos jogadores. Continuámos a depender muito da inspiração do Joel Ndala para furar as defesas adversárias face à falta de qualidade da maioria dos restantes jogadores. Desta vez, porém, tivemos o aparecimento da capacidade concretizadora do Jerry Yates. Não é que tenha marcado muitos golos, e alguns até foram de grande penalidade, mas os que marcou foram ajudando-nos a somar pontos preciosos. Tivemos alguns problemas físicos, em especial com o defesa central Gabriel Otegbayo e o médio Marvelous Nakamba - que só é maravilhoso de nome... - o que nos obrigou a rodar muitas vezes a equipa. O nosso capitão e lateral direito, Liam Palmer, perdeu a titularidade durante a época para o Sean Fusire. Não é que este seja muito melhor, na verdade é um daqueles que vos contei para quem a bola é demasiado redonda, mas pelo menos ainda corre qualquer coisa. O Liam Cooper acabou por não somar qualquer minuto de jogo em toda a temporada e, até onde sei, é bem capaz de ainda andar atrás do meu treinador adjunto para concluir a corrida entre os pinos que iniciou, mas não concluiu, no primeiro treino da temporada. E pronto, concluímos a temporada. A Direção acha que eu poderia ter feito melhor, mas lá aceitou manter-me no cargo para a próxima temporada. Aqui vos digo, longe dos ouvidos deles, que se eles pensam isso... são idiotas. O que esta equipa fez com todas as suas fragilidades e a falta de qualidade da esmagadora maioria dos jogadores, aliadas à penalização de 18 pontos com que começámos a temporada, foi incrível. Agora é tempo de férias... ah!, claro que não! Não há tempo para isso. É hora de montar um plantel quase totalmente novo se queremos deixar o Championship e regressar à Premier League. A ver vamos que novos craques teremos para o ano! "Hi Ho Sheffield Wednesday" 2 Compartilhar este post Link para o post
Banks29 Publicado Maio 20 Acabou por ser uma excelente posição para quem começou com menos 18 pontos na tabela, a meu ver a direção esteve muito mal ao ter-te deixado inseguro no cargo com todas as limitações que haviam este ano. 1 Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado Maio 20 "Uma nova vida em Hillsborough" Olá, malta! Estamos em Agosto de 2026 e, depois de uma temporada de intensa pressão com a ameaça da despromoção à League One sempre presente, respira-se agora um pouco melhor em Sheffield. Desta vez não temos penalizações iniciais para nos afundar na tabela e o espectro da despromoção dificilmente nos surgirá no horizonte. Na verdade, até estou expectante do contrário: acho que não só temos uma equipa para fazer uma temporada tranquila, como tenho a esperança de que poderemos intrometer-nos pela luta pelos playoffs. Eu sei, eu sei; se calhar estou a ser optimista em demasia. É até um pouco atípico para a minha postura habitual. Sou um pessimista convicto, espero sempre o pior em cada situação. Mas desta vez acredito mesmo que vamos surpreender. Eu explico-vos porquê. Quando vos escrevi pela primeira vez há um ano, comentei convosco que o nosso plantel era terrível. Não estava a mentir. Havia jogadores que não conseguiam controlar uma bola, outros que não conseguiam correr com ela e alguns nem uma corrida de 100 metros conseguiam fazer abaixo dos 15 segundos. Não vos deverá admirar por isso que tenha havido uma debandada geral. No total, foram 18 os jogadores a sair. A surpresa aqui foi termos conseguido receber dinheiro por alguns deles: um total a rondar os 15M€. O único jogador que fiquei com pena de ver sair foi o Gabriel Otegbayo. É um defesa central de 21 anos que foi titular a maior parte da época, mas não só a minha equipa técnica me foi dizendo que já não tinha potencial para evoluir mais, como teve uns quantos problemas físicos ao longo da temporada que me obrigou a mudar a linha defensiva demasiadas vezes. De resto, entre as saídas estão jogadores que raramente contaram para a equipa principal - e os que contaram, pouco ou nada acrescentaram. A Direção do Wednesday apenas me permite alocar 50% dos lucros com vendas para o orçamento de transferências. Isto significa que deu para somar perto de 7,5M€ a um orçamento inicial a rondar os 9M€, perfazendo um total de pouco mais de 17M€ que poderia investir em reforços para a equipa. No entanto, a nossa abordagem ao mercado foi outra completamente diferente. Os nossos alvos para reforçar a equipa foram definidos pelos relatórios dos meus observadores. Da lista que eles me disponibilizaram, reuni os nomes que mereceram 3,5 ou mais estrelas de recomendação e comparei as várias opções. O que notei desde logo foi que as opções que exigiam algum esforço financeiro não eram necessariamente melhores do que as opções cujos contratos terminavam no final da temporada. E, se assim era, para quê pagar para trazer jogadores se poderia trazer outros tão bons quanto eles a custo zero? Até nos dá jeito não investir nesta altura em novos jogadores, de forma a deixar uma folga para investir a sério quando subirmos à Premier League (ou estivermos prontos para atacar a subida) e ainda assim cumprir os rígidos regulamentos financeiros. Dessa forma trouxe uma panóplia de jogadores: alguns mais experientes, outros mais jovens a pensar no futuro (com a esperança de que tenham margem para evoluir, o que é sempre um risco porque podem não atingir o nível pretendido), uns que têm experiência internacional, outros cujo rendimento no Championship é incerto até os ver jogar. A única excepção à regra de contratar a custo zero foi o Christ Makosso. E por um bom motivo. O observador que mo indicou recomendou-o vivamente, tanto em habilidade atual como potencial. O jogador estava na lista de transferências do Luton Town, o seu valor de mercado era baixo e as suas características são óptimas para o que procuro num defesa central - teria preferido que tivesse mais qualidade no passe, mas por 2,8 M€ também não poderia ser muito exigente, não é? De resto, entre as restantes entradas tenho de mencionar as dos defesas laterais Thierry Correia e Jamal Lewis (que foram grandes promessas do futebol quando eram jovens) e dos nossos dois novos avançados interiores. Tenho imensa esperança que ambos dêem uma nova dinâmica ao nosso ataque. Recordo que na época passada apenas tivemos um bom avançado interior, o Joel Ndala (que entretanto voltou ao Man City e foi de novo emprestado, desta vez ao Nordsjaelland da Dinamarca), e ele foi o principal dinamizador do nosso futebol ofensivo. O Serginho e o Yuki Soma terão a difícil tarefa de o substituir. Nenhum deles é propriamente jovem e duvido que evoluam muito mais além do que já são, mas penso que são suficientemente bons para o nível do Championship e poderão render golos e assistências. E bem vou precisar, porque de entre todos os pontas-de-lança que os meus observadores me indicaram... o melhor foi este jogador. Este Marcus Forss é internacional finlandês, mas como podem perceber pelas suas características, não está aqui nenhuma estrela do futebol mundial ou sequer do Championship. Na verdade, ele esteve o ano passado no Bolton (por empréstimo do Middlesbrough) e em 17 jogos na League One... não marcou qualquer golo. Quando era mais jovem, lembro-me de ver jogadores banais serem contratados por algumas equipas e questionar-me como raio essas equipas os aceitavam apesar da sua falta de nível... Agora percebo que se calhar não tiveram alternativas melhores disponíveis e tiveram de contratar o menos mau que lhes apareceu disponível. Bem, agora que têm uma ideia geral do nosso mercado de transferências, voltemos a atenção para o que aí vem. Este será o nosso primeiro onze inicial da temporada - ou seria se o Christ Makosso não estivesse suspenso. Como podem ver, apenas restam no onze inicial três jogadores da época passada: o Pierce Charles (que é um óptimo guarda-redes), o Max Lowe (que é um lateral esquerdo bastante razoável) e o Nathaniel Chalobah (cuja experiência vale muito). Há algumas mudanças na estrutura da equipa. Como o Marcus Forss está longe de ser um goleador, este ano vou testar usar um ponta-de-lança como Deep Lying Forward com o objetivo de abrir espaços para as incursões dos meus avançados interiores. Também os defesas centrais são um pouco melhores do que os do ano passado, por isso vou arriscar dar-lhes um papel mais interventivo na construção de jogo, daí serem Ball Playing Defenders em vez de Central Defenders normais. Esta equipa que vos estou a mostrar não será de topo para o nível do Championship, mas será à partida suficiente para fazermos uma temporada tranquila. Daí que a Direção nos peça apenas um lugar seguro a meio da tabela... ... mas sabem que mais? Depois de fazermos 68 pontos na época passada com a tragédia que era aquele plantel, estou convicto que poderemos perfeitamente apontar para mais. Acredito que poderemos atingir os 75 pontos, se calhar até os 80 pontos, o que significaria batalhar pelo top6 e consequente acesso aos playoffs. É difícil? É. É demasiado optimista? Talvez. É impossível? Não, de todo! E o facto de termos feito esta campanha na pré-temporada apenas reforça esse optimismo. Desta vez incluímos dois jogos com maior grau de dificuldade: Santa Clara, equipa da Primeira Liga de Portugal, e o PEC Zwolle, da Eredivisie holandesa. Não só os vencemos a ambos, como goleámos os holandeses com tal nota artística que os adeptos já falam abertamente do regresso dos "The Howls" aos grandes palcos e aos seus momentos de glória. Vive-se um momento de confiança e esperança em Sheffield. Há uma nova vida em Hillsborough e todos acreditamos que podemos fazer um grande ano. Esperemos que esta pré-temporada não tenha sido um acaso e que este seja o nosso ano! "Hi Ho Sheffield Wednesday" 1 Compartilhar este post Link para o post
cadete Publicado Maio 20 Excelente campanha dadas as circunstâncias. Agora queremos mais e melhor. 1 Compartilhar este post Link para o post
Banks29 Publicado Maio 21 Parece que os reforços encaixaram bem e pela pré-época a temporada promete, teremos a luta pela subida este ano ? 1 Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado Maio 26 (editado) Citação de cadete, Em 20/05/2026 at 21:58: Excelente campanha dadas as circunstâncias. Agora queremos mais e melhor. Citação de Banks29, Em 21/05/2026 at 11:59: Parece que os reforços encaixaram bem e pela pré-época a temporada promete, teremos a luta pela subida este ano ? Respondendo a ambos: a minha expectativa inicial era essa, a de fazer melhor e tentar pelo menos os playoffs. A realidade... eh, mais uns minutos e já posto 🤭 "Sacked in the morning!" Olá, malta! Saudades minhas? Imagino... se não rasgaram esta carta logo que a receberam e estão de facto a ler isto, não sei se vos deva agradecer, dar-vos os parabéns ou lamentar as vossas más escolhas de vida... mas já que aqui estamos, deixem-me contar-vos como correu esta aventura na segunda temporada aos comandos dos "The Howls". Eu sei, imagino que estejam curiosos quanto ao título desta missiva. Lá chegaremos. A única coisa que vos posso dizer para já é que... lembram-se de na última vez que vos escrevi ter dito que tinha esperanças em intrometer-me na luta pelo acesso aos playoffs? Ah, esqueçam lá isso dos playoffs pois isto não está a correr nada como tinha antecipado. Mas comecemos pelo princípio. Arranque de temporada e Taça da Liga Depois de um Verão em que operámos uma revolução no nosso plantel e de uma pré-temporada bem sucedida que incluiu vitórias sobre Santa Clara e PEC Zwolle (equipas da divisão de topo de Portugal e Holanda), os adeptos estavam entusiasmados e ansiosos para que começassem os jogos a sério. O primeiro mês de competição incluiu jogos para o Championship intercalados com as primeiras eliminatórias da Taça da Liga aka EFL Cup. Esta era o primeiro grande objetivo da temporada - não que fosse objetivo irmos até à final, mas a Direção exigia que fôssemos pelo menos até à 3ª Eliminatória. Isto exigiu alguma ginástica na gestão dos jogadores, pois foram muitos os jogos disputados em pouco tempo, mas de alguma forma demos um jeito e não correu nada mal. A equipa fez valer as expectativas dos adeptos do Wednesday com duas vitórias consecutivas sobre o Derby County. Em ambos os jogos fomos superiores, mas acabámos por ter de sofrer para garantir as vitórias: primeiro para o Championship com um golo em cima do minuto 90; depois necessitando de resolver a 1ª Eliminatória da Taça da Liga no desempate por grandes penalidades quando, em boa verdade, fizemos mais do que o suficiente para vencer no tempo regulamentar. O empate (injusto) contra o Watford não nos tirou a motivação e prosseguimos o nosso caminho somando mais três vitórias, entre as quais esta beleza perante o Leicester City. Foi um jogo equilibrado, mas em que chegámos à vantagem durante a primeira parte quando estávamos por cima do jogo. Na segunda parte retraímo-nos um pouco e demos a iniciativa ao Leicester; quando o ímpeto deles começou a esmorecer, matámo-los no contra-ataque para resolver a eliminatória. Este jogo foi notável por dois motivos: foi o primeiro indício de que demos um salto qualitativo, já que o Leicester era um dos candidatos à promoção e no ano passado passámos mal quando jogámos contra eles; e porque garantiu a passagem à 3ª Eliminatória da Taça da Liga, que era o objetivo apontado pela Direção para esta competição. Cumprido o objetivo, o que viesse a seguir era lucro. Infelizmente, não fomos muito mais longe. O sorteio colocou-nos no caminho o Middlesbrough, equipa que este ano está na Premier League e que se reforçou, estando bem mais forte do que na época passada... ... e que sem surpresas nos eliminou da Taça da Liga. Nem sequer fomos propriamente inferiores, basta olhar para as estatísticas para perceber isso, mas uma sucessão de erros individuais permitiu-lhes marcar três golos enquanto, por outro lado, fomos desperdiçando alguns bons lances que fomos criando ao longo do jogo. Como talvez se recordem, há um ano também tivemos um bom arranque até perdermos copiosamente contra o Liverpool na Taça da Liga, eliminação que nos levou a uma série de maus resultados. No entanto, desta vez a primeira derrota da temporada não nos afetou por aí além, pois três dias depois goleámos o Norwich no regresso ao Championship. E, com isto, chegámos a um dos jogos mais esperados do ano. O "Steel City Derby". Na época passada, a imprensa de Sheffield fez a festa antes dos dois "Steel City Derby", promovendo uma narrativa que levou muitos a pensar que o treinador que perdesse poderia ser despedido. Desta vez, porém, nem foi necessária a intervenção da imprensa. Os próprios adeptos dos "The Blades" fizeram o papel da imprensa e protestaram nos dias que antecederam o jogo, insatisfeitos com o arranque de temporada que estavam a protagonizar. Pode parecer parvo colocar pressão sobre a equipa nas vésperas de um derby contra o maior rival, mas há que entender a posição dos adeptos. Ora olhem para aqui... Isto era a classificação do Championship no dia em que o "Steel City Derby" iria ser disputado. Vêem o Sheffield United? Pois, eu também não, nem os adeptos deles os vêem, daí que o Sheffield United fosse para o "Steel City Derby" debaixo de imensa pressão sabendo que uma derrota contra nós os deixaria ainda mais distantes da primeira metade da tabela. Tenha sido pela pressão dos adeptos ou por qualquer outro motivo, a verdade é que eles entraram a ganhar no jogo: estavam decorridos 9 minutos de jogo quando Tyrese Campbell abriu o ativo em Hillsborough. Foi um golo que meteu algum gelo na euforia dos nossos adeptos, mas felizmente a equipa reagiu rapidamente. O nosso extremo Serginho marcou aos 14 minutos e aos 18 minutos aconteceu isto: Uma excelente abertura do médio Svante Ingelsson para o nosso lateral direito Yan Valery, este bateu o lateral adversário e foi à linha de fundo cruzar. O guarda-redes adversário hesitou e não saiu à bola, permitindo ao Marcus Forss cabecear dentro da pequena área para nos dar a reviravolta no marcador. Ora, por que motivo este golo merece tanto destaque? A resposta é simples: porque foi marcado pelo nosso ponta-de-lança Marcus Forss. Já vos falei dele da última vez que vos escrevi. O rapaz veio a custo zero do Middlesbrough depois de ter estado um ano emprestado ao Bolton, da League One, onde em 17 presenças não marcou qualquer golo. Este jogo contra o Sheffield United foi a sua nona presença nesta temporada e também ainda não tinha marcado qualquer golo. Na verdade, o último golo dele tinha sido apontado a 25 de Fevereiro de 2025, numa vitória do Middlesbrough sobre o Stoke City por 3-1 - isto tinha sido há mais de ano e meio! Quis o destino que o primeiro golo dele pelos "The Howls", e que lhe permitiu quebrar um jejum de mais de ano e meio sem marcar, fosse precisamente no "Steel City Derby" e a confirmar a reviravolta no marcador! O ambiente em Hillsborough estava como um vulcão prestes a explodir e mais intenso ficou quando o nosso outro extremo, o Yuki Soma, aumentou a vantagem para 3-1 pouco antes do intervalo. "Sacked in the morning! You're getting sacked in the morning!" Os nossos adeptos não tardaram a começar o funeral de Steven Schumacher. Faz parte da rivalidade, acho eu, mas enquanto treinador que já esteve quase a ser despedido do Wednesday, como se recordarão, não posso dizer que tenha ficado agradado com esses cânticos. Afinal de contas, o Steven Schumacher é um colega de profissão. A segunda parte não trouxe nada de novo. Nós baixámos linhas, descemos a intensidade do jogo, gerimos o resultado e a única coisa de relevo a acontecer foi mesmo a expulsão do Yan Valery por ter visto o segundo cartão amarelo perto do final do jogo. "Sacked in the mooooooorning! You're getting sacked in the morning!" Foi a terceira vez que defrontámos o Sheffield United desde que assumi os comandos do Wednesday e até ao momento ainda não perdemos qualquer "Steel City Derby" - temos duas vitórias e um empate. A parte irónica disto tudo é que, apesar dos protestos dos adeptos do Sheffield United e dos cânticos dos nossos adeptos, o Steven Schumacher não foi despedido e à data em que vos escrevo, 29 de Dezembro de 2026, ainda é o treinador deles. Saímos do "Steel City Derby" com a confiança em alta e isso sem dúvidas ajudou a prosseguir o nosso caminho com diversas vitórias, pontuadas aqui e além com algumas ocasionais perdas de pontos. Duas dessas perdas ocorreram contra Leicester e Wolves. Ambos são candidatos à subida, em especial o Wolves que, embora estando algo abaixo das expectativas, têm uma equipa de nível da Premier League. Seja como for, recuperámos desses dois tropeções com quatro vitórias consecutivas até que... perdemos com o Xrexham e empatámos surpreendentemente em casa com o QPR. Foram esses dois percalços os responsáveis por... ... cairmos para o 2º lugar da tabela, pois chegámos a certo ponto a estar na liderança do Championship! Ainda assim, em inícios de Novembro, quando as competições pararam para compromissos das seleções nacionais, éramos 2ºs classificados, posição que vale promoção direta à Premier League, dispondo de 4 pontos sobre o Sunderland e incríveis 7 sobre a primeira equipa fora dos lugares de acesso aos playoffs, o Southampton. O cenário era bom, mas não havia tempo a perder com contas. O importante era continuar a batalhar, somar máximo de pontos possíveis em cada jogo e no final se fariam as contas. O Yorkshire Derby Não posso deixar de confessar que estes dois jogos consecutivos sem vencer me assustaram. Já vi este filme muitas vezes: uma equipa com resultados acima do esperado que de repente começa a perder pontos em jogos consecutivos sem qualquer razão aparente... todos sabem do que estou a falar. No entanto... Voltámos à competição depois da pausa para compromissos das seleções nacionais com mais uma excelente série de resultados, confirmando que a equipa tem estaleca para reagir às adversidades. E por falar em reagir às adversidades... Este foi talvez o momento mais importante de toda esta série de resultados. Fomos a The Hawthorns defrontar o West Brom, um adversário já de si complicado, mais ainda jogando no seu terreno, e isso confirmou-se quando aos 10 minutos já perdíamos 0-2. Reagimos como esperava. Fomos para cima deles e criámos algumas ocasiões de golo até que, por fim, uma delas nos permitiu reduzir pouco antes do intervalo. No entanto, literalmente na jogada seguinte sofremos o 1-3, resultado com que fomos para o intervalo. Não sou o tipo de pessoa de ralhar com os meus jogadores. Prefiro uma postura mais construtiva, tentar corrigir o que está mal e motivá-los a darem o seu melhor... mas neste dia estava furioso - talvez pela frustração de termos sofrido o 1-3 logo depois de termos marcado um golo. Ralhei com a equipa. Coloquei em causa o orgulho dos jogadores. Fosse por isso ou por mero acaso, a equipa voltou dos balneários em fogo! Nos primeiros 15 minutos da segunda parte marcámos três golos e virámos o jogo de 1-3 para 4-3 a nosso favor, muito à custo do nosso extremo japonês Yuki Soma - marcou dois golos e assistiu Serginho para o outro. Até final ainda aumentámos para 5-3, e ainda bem que o fizemos pois o West Brom foi a tempo de marcar um quarto golo neste que foi um jogo de loucos e um grande espectáculo de futebol. E mais importante, a minha equipa mostrou capacidade de reação às adversidades, algo essencial para ter sucesso. Afinal de contas, nem sempre vamos conseguir estar na frente do marcador do início ao fim dos nossos jogos. Às vezes é preciso correr atrás do prejuízo, como nos aconteceu no último jogo da primeira volta perante o Leeds United. Este era um jogo importante para nós. O Leeds United tem andado praticamente a par connosco desde o início da temporada na disputa pela primeira posição do Championship e este jogo poderia dar-nos uma liderança tranquila na tabela. Além disso, o Leeds United é um dos nossos rivais. O jogo entre nós é conhecido como Yorkshire Derby - afinal de contas, nós e eles somos as maiores equipas das duas maiores cidades de Yorkshire. Infelizmente para nós, o Leeds United é poderoso. Eles desceram da Premier League no ano passado, mantiveram a equipa toda e são basicamente uma equipa de nível Premier League a jogar no Championship - a diferença de qualidade individual entre a nossa equipa e a deles é assustadora. Durante 60 minutos, eles fizeram o que quiseram connosco. Só mesmo na última meia hora conseguimos ir para cima deles e nessa altura fizemos o suficiente para pelo menos empatar, mas falhámos alguns golos inacreditáveis. Nas estatísticas apenas aparece uma grande ocasião de golo, porém eu, que vi o jogo, posso garantir-vos que foram pelo menos três. Ainda marcámos um golo no último lance da partida quando um remate do Yuki Soma foi defletido por um defesa e entrou na baliza, mas foi anulado por fora-de-jogo. Eu vi e revi várias vezes as repetições e, embora duvidoso, aceito que tenha sido assinalado. Assim, terminámos a primeira volta do Championship na segunda posição, atrás precisamente do Leeds United, mas ainda havia mais quatro jogos a disputar até final do ano de 2026, pelo que decidi escrever-vos apenas após esses jogos. Do jogo contra o Leeds já vos falei, pelo que seguimos com as duas vitórias sobre Bolton e Cardiff que foram a melhor resposta possível à desilusão contra os "The Whites". A sobrecarga de jogos nesta fase da temporada foi atroz e acabámos por sofrer algumas lesões também. Por exemplo, perdi o Serginho durante uma mão cheia de jogos e o meu defesa central George Pratt teve uma lesão que o vai afastar dois meses de competição (Dezembro e Janeiro). Assim, contra o Stoke e os Wolves tive de usar alguns elementos menos utilizados, o que não justifica as perdas de pontos, mas ajuda a explicá-las. Ainda assim... Terminámos 2026 na liderança do Championship, posição que recuperámos graças a uma pequena quebra do Leeds United depois da vitória deles em Hillsborough. Afinal de contas, o calendário não foi duro apenas para nós; foi-o também para eles, obviamente. Mas isto está longe de estar fechado. Se olharem com atenção, temos apenas 2 pontos sobre o Leeds, 3 sobre o Sunderland e 4 sobre o Southampton. Ainda há muito jogo para disputar e estas margens são demasiado curtas para estarmos seguros quanto a uma promoção direta à Premier League. A única coisa de que poderemos estar seguros é que, mesmo no pior dos cenários, pelo menos os playoffs parecem estar garantidos. Pelo menos quero acreditar que não vamos desperdiçar a nossa vantagem de 12 pontos sobre os Wolves, que são a primeira equipa fora dos lugares de acesso aos playoffs... Mal seria! Estatísticas individuais Muito do nosso sucesso nesta primeira metade da temporada tem um nome: Yuki Soma. O nosso extremo-esquerdo japonês Yuki soma (eheh) 10 golos e 8 assistências, muitos deles surgindo em alturas em que realmente precisávamos deles. Tem feito basicamente aquilo que o Joel Ndala fazia na época passada - ainda bem que encontrámos um digno sucessor dele! De resto, os meus centrais Christ Makosso e George Pratt têm estado muito bem, tanto a defender como a marcar golos quando vão à área contrária. Estou também muito satisfeito com os contributos do lateral direito Yan Valery (5 assistências!) e do médio Amine Basi (as estatísticas podem não ser impressionantes, mas o homem joga imenso!), bem como do extremo-direito Akinkunmi Amoo que, embora habitual suplente, tem entrado bem quando é chamado a entrar nas partidas. De desilusões tenho de citar o Thierry Correia, que não tem tido qualquer consistência nas suas exibições e acabou por perder a titularidade para o Yan Valery. Não queria chamar desilusão ao nosso ponta-de-lança Marcus Forss, até porque o rapaz esteve um ano e meio sem marcar antes de chegar a Hillsborough. Tem 6 golos e é capaz de ir a caminho da sua melhor temporada na carreira (o seu recorde de golos num só ano é de 10 golos), mas depois o seu habitual suplente Francis Okoronkwo tem mais do dobro dos golos dele... Também verdade seja dita, o Marcus Forss não é um goleador muito prolífico, mas o gajo sabe lutar! Por vezes não é ele a meter a bola lá dentro, mas deixa a sua marca em cada disputa de bola, abrindo espaços para os colegas e desgastando os defesas adversários pouco a pouco. Talvez não seja por acaso que depois o Okoronkwo entre a meio da segunda parte e consiga marcar alguns golos - os defesas já estão desgastados de tanto combaterem com o Marcus Forss. Aliás, o Okoronkwo raramente marca quando é titular - é quando entra durante a segunda parte, apanhando os defesas cansados de lutar contra o Marcus Forss, que tem marcado mais golos. É uma estratégia secreta da nossa equipa; não digam a ninguém! O que se segue A primeira metade da temporada foi uma guerra de atrito. Disputámos 30 jogos em quatro meses e meio (Championship e Taça da Liga), o que na maioria dos campeonatos é quase uma temporada inteira, mas no inferno do Championship é apenas meia época. Aliás, se repararem com atenção notam que alguns dos meus suplentes até têm mais jogos do que os titulares - toda a gente teve oportunidade de jogar tal foi a intensidade competitiva nesta fase. Temos alguns jogadores lesionados e outros que não estão a render o que esperava deles, em especial no meio-campo onde parece-me que as minhas segundas linhas estão bastante abaixo do nível dos titulares. Vou perder o Serginho em Janeiro para a AFC Asian Cup (ele é um dos principais jogadores da seleção dos Emirados Árabes Unidos) e o George Pratt ainda está lesionado. É possível que exista uma pequena revolução no plantel durante o mercado de Inverno. Mas isso deixarei para a próxima vez que vos escrever. Entretanto, acabámos o ano 2026. Foi um ano em cheio: primeiro com a confirmação da manutenção no Championship em Maio (apesar de termos começado com 18 pontos negativos); e agora com uma candidatura surpresa à promoção direta à Premier League. Vai ser difícil. Até aqui fomos surpreendendo os nossos adversários, mas daqui em diante já todos estarão atentos quando nos defrontarem. A nossa equipa não está ao nível de alguns dos nossos adversários, em especial aqueles que desceram a época passada da Premier League como o Leeds ou o Sunderland. Nem quero imaginar, se por algum milagre conseguirmos mesmo subir à Premier League, o desastre que seria ver alguns destes jogadores a defrontarem os Brunos Fernandes e os Haalands desta vida! Mas é nessa luta que estamos e é por isso que vamos lutar - ou seja, pelo direito de na próxima época sermos o saco de pancada das maiores equipas do mundo. Que Deus nos ajude. "Hi Ho Sheffield Wednesday" Editado Maio 26 por Black Hawk 3 Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado Monday às 18:08 Capítulo 06: "A estrada para Wembley" Olá, malta! Estamos em Maio de 2027. Cumpriram-se quase duas voltas completas desta adorável bola azul em torno do rei sol desde que me tornei treinador principal do Sheffield Wednesday. Foram dois anos difíceis e stressantes. Tivemos muito trabalho para lutar contra as adversidades. Aquele plantel inicial que me foi dado em Julho de 2025 exigiu muito esforço para o transformar numa equipa de futebol funcional. Foi necessário todo um exaustivo trabalho de investigação e análise no Verão de 2026 para encontrar os reforços apropriados para tornar o plantel mais condizente com os elevados padrões dos "The Howls". Mas isto vocês já sabiam, pois eu já vos contei tudo isto. O que ainda não vos contei foi aquilo que aconteceu na privacidade de Hillsborough durante o mês de Janeiro de 2027. Da última vez que vos escrevi, estávamos inesperadamente na liderança do Championship com 27 de 46 jogos já disputados. Isto foi tão inesperado que me obrigou a mudar radicalmente a nossa estratégia a curto/médio prazo. Como talvez se recordarão, da primeira vez que vos escrevi referi que o objetivo seria colocar o Wednesday na Premier League em três temporadas. Neste plano, esta segunda temporada serviria para iniciar a construção do plantel que serviria de base para uma candidatura à subida de divisão na nossa terceira temporada - daí pouco termos investido em contratações, optando antes por jogadores a custo zero que garantissem o nível suficiente para fazermos uma temporada tranquila. No entanto, chegámos ao final de Dezembro de 2026 na liderança do Championship. Isso não poderia ser ignorado. De repente, qualquer resultado final que não a promoção à Premier League seria invariavelmente visto como uma catástrofe, pelo que tivemos de antecipar em seis meses o investimento no nosso plantel tendo em vista a promoção à divisão principal do futebol inglês. O objetivo, claro está, passou a ser a promoção direta ou, na pior das hipóteses, garantir um lugar de acesso aos playoffs que nos permitisse ir até Wembley disputar a promoção à Premier League. Em Janeiro de 2027 começámos o trabalho que, esperávamos nós, garantiria pelo menos o início da viagem pelas estradas que levariam até Wembley. Revolução no plantel A equipa estava a render bem, não sendo por acaso que ocupávamos o topo da tabela do Championship. Ainda assim não conseguia afastar a sensação de que estávamos em "overperformance", ou seja, a conseguir resultados acima do esperado. Por mais paradoxal que possa parecer, isto era um problema. Significava que mesmo a fazer mais do que era suposto conseguirmos, isso não era suficiente para nos afastarmos de adversários mais fortes como o Leeds United, o Sunderland ou o Southampton - estávamos todos separados por cinco pontos. Caso a equipa baixasse um pouco o nível para mais perto da real qualidade dos meus jogadores, poderíamos ver a promoção direta para a Premier League fugir-nos por entre os dedos. E isso nem era assim tão improvável quanto isso, pois ultrapassado o efeito surpresa, os nossos adversários já não iriam defrontar-nos com a mesma sobranceria com que talvez o tenham feito na primeira metade da temporada. A isto juntou-se outro detalhe: perdemos dois titulares para o início de 2027. O George Pratt, um de apenas dois defesas centrais em que confiava, lesionou-se com gravidade; e o Serginho, um dos meus extremos titulares, iria disputar a AFC Asian Cup pelos Emirados Árabes Unidos, competição que duraria todo o mês de Janeiro e talvez mais uma semana em Fevereiro. Assim, enquanto todo o resto do mundo preparava os festejos para a passagem de ano, eu passei o último dia de Dezembro de 2026 a analisar os relatórios dos meus observadores e a fazer contas ao nosso orçamento para decidir quais os jogadores que tentaríamos contratar no mercado de Inverno durante o mês de Janeiro. Esta foi a lista de reforços que trouxemos neste mercado de Inverno (todos excepto o Christ Makosso, que foi contratado no Verão). As posições que sentia mais carenciadas eram o centro da defesa e o meio-campo. Só tinha um bom defesa central (Christ Makosso) e um que ia desenrascado (George Pratt). Com a lesão deste último, decidi trazer dois novos defesas centrais: Daniele Ghilardi e Erik Noriega. No meio-campo tinha dois bons jogadores (Finley Barbrook e Amine Bassi). Os restantes iam desenrascando, mas nenhum deles me dava confiança para ser titular de forma regular. Assim, trouxe dois novos jogadores: o alemão Patrick Osterhage e o dinamarquês Pelle Mattsson. Dada a perda do Serginho durante pelo menos um mês, contratei o esquerdino Mohamed Belloumi para reforçar a extrema direita do nosso ataque. Por fim, trouxe também o Thimotée Pembélé. Não estava propriamente à procura de um lateral direito, mas um dos meus observadores recomendou-o vivamente dizendo que era tão bom quanto os meus jogadores, mas com potencial para ser bastante melhor. Sondei o Sunderland e pediram um valor tão irrisório, tão abaixo do seu valor de mercado, que optei por avançar pela sua contratação. Aliás, isto foi o padrão das minhas contratações. Todos eles estavam listados para transferência pelos seus clubes e foram recomendados pelos meus observadores como sendo tão bons quanto os meus atuais jogadores, mas com potencial para serem melhores do que eles. Além disso, tive o cuidado de apenas avançar por jogadores que os meus observadores referiram serem profissionais, jogadores de equipa ou determinados - alguns deles com pelo menos uma destas características, outros com algumas, no caso do Patrick Osterhage com todas elas. E se dúvidas houvesse quanto ao sucesso deste mercado de Inverno, a reação dos meus próprios jogadores à chegada dos novos reforços descansou-me de imediato. O meu guarda-redes Pierce Charles e o meu defesa central Dominic Iorfa, ambos ainda resistentes do plantel da primeira temporada, deram voz à satisfação do plantel com o reforço da qualidade da equipa com as novas entradas. Curiosamente, nenhum deles se manifestou quanto à que considero a contratação mais crítica e audaz deste mercado de Inverno. O meu observador deve ter aproveitado a tarefa de prospecção que lhe dei para passar umas férias no Perú, pois mandou-me relatórios de mais de dez jogadores peruanos. Um deles foi Erick Noriega, que por acaso até jogava no Brasil. O Noriega é médio defensivo de raiz, mas quando olhei para as características do jogador vi nele o defesa central que precisava: jogo aéreo, velocidade e desarme quanto baste para o Championship (todos em 14). Peca um pouco na agressividade, mas isso é algo em que poderemos trabalhar para ele melhorar. O que ele tem de bom é a capacidade de passe, o que é uma melhoria considerável em relação a todos os meus defesas centrais que têm em comum bons atributos defensivos, mas são frágeis com a bola nos pés; o Noriega vem dar aquilo que nenhum deles é capaz de dar quando temos a posse de bola. Agora é apenas esperar que se habitue a jogar no centro da defesa e, se evoluir um pouco com rodagem regular no futebol europeu, pode ser que venha a ser um bom defesa central até para o nível da Premier League quando lá chegarmos. De uma forma global, o padrão nestes reforços foi o facto de já serem bons jogadores, mais ou menos ao nível dos meus titulares, mas com potencial para evoluirem um pouco mais além com utilização regular - pelo menos foi essa a garantia dos meus observadores. Ah, claro, trouxe ainda dois jovens, o Stephen Chirishungu e o Kitt Bunting, ambos com elevada avaliação dos observadores quanto aos seus potenciais de evolução. Pelo preço que me pediram, valeram a pena o risco e para já vão jogar na minha equipa de reservas. E agora perguntam vocês "mas oh Black Hawk, onde raio foste buscar os 25 milhões de euros que gastaste com esses reforços todos?". É uma excelente pergunta e a resposta está aqui. Fizemos 26 milhões de euros em vendas (são os valores sublinhados a azul). De todos eles, apenas fiquei com pena da saída do Thierry Correia. Ele é português tal como eu e sei, por conhecer o jogador desde que apareceu como promessa das camadas jovens do Sporting, que tem potencial para ser muito bom, mas ele não estava a render. Cometia demasiados erros defensivos, não estava a dar a preponderância esperada no ataque, foi inconsistente nestes meses que cá esteve e com a entrada do Thimotée Pembélé iria perder espaço, pelo que mais valia deixá-lo sair - e acabou por render um bom lucro já que veio a custo zero no último Verão. De resto, o Svante Ingelsson e o Fanis Bakoulas eram médios habitualmente suplentes que com regularidade sentiam-se nervosos antes dos jogos; e os outros três ainda eram restos do nosso plantel original da primeira temporada que pouco ou nada jogaram este época. Acabámos por fazer lucro, o que ainda permitiu investir para melhorar um pouco as nossas condições de treino e da Academia... ... que estavam numas miseráveis 2,5 estrelas e passaram agora para 3 estrelas de condições. Ainda estão distantes do nível expectável para um clube com a história e a reputação do Sheffield Wednesday, mas lá chegaremos. Passo a passo. As nossas condições financeiras estão seguras. Estamos abaixo do limite do orçamento salarial, sobraram 11,755 milhões de euros do orçamento para transferências e estamos a cumprir totalmente as exigências da FA no que respeita às regulações financeiras - mal seria se não estivéssemos, fizemos 14 milhões de euros de lucro nos dois mercados de transferências desta temporada! Com o plantel reforçado, e com maior profundidade tanto em opções como em qualidade, avançámos então para a segunda metade da temporada com a confiança de que tínhamos mais e melhores armas para atacar a subida à Premier League. A consolidação Os reforços não entraram diretos na equipa, como poderão imaginar. Dado o volume de jogos, foram sendo utilizados aos poucos, ora um, ora outro, à medida que foi sendo necessário rodar os meus jogadores para gerir a condição física ou por indisponibilidade de alguém. Alguns deles viriam a terminar a temporada como titulares, casos do Thimotée Pembélé, Erick Noriega e Patrick Osterhage, mas nos primeiros dois meses eles foram mais vezes suplentes utilizados do que titulares. Ainda assim, o acréscimo de qualidade que trouxeram foi desde logo evidente nos resultados obtidos em Janeiro e Fevereiro. Não há muito a dizer, fomos quase brilhantes nestes dois meses. Falhámos apenas em três jogos que tiveram algo em comum: em todos eles sofremos o golo do empate no tempo de compensação da partida. O pressing final dos nossos adversários foi algo que inicialmente tivemos imensa dificuldade em gerir em alguns jogos e isso custou-nos seis pontos nesta fase. Um desses empates foi especialmente doloroso: foi no "Steel City Derby". Dominámos esse jogo de alto a baixo, poderíamos ter construído uma goleada, mas acabámos por sofrer o empate literalmente no último lance do jogo quando a minha defesa achou boa ideia ir contra as minhas ordens (que eram para defender mais atrás) e subiu linhas, permitindo ao Sheffield United lançar um contra-ataque que resultou no empate. Em compensação, tivemos este fantástico resultado. O Southampton vinha numa fase incrível de resultados e veio a Hillsborough disputar os três pontos que, se os tivessem conseguido, lhes teria permitido ascender a lugares de promoção direta. A primeira parte do jogo foi terrível para nós. O Southampton entrou com ímpeto e criou várias ocasiões flagrantes de golo. Só por milagre (sendo que o milagreiro foi o nosso guarda-redes Pierce Charles) resistimos até ao intervalo sem sofrer golos. A segunda parte foi completamente diferente e tudo começou com o primeiro golo do Erick Noriega pelo Wednesday logo nos minutos iniciais. O ímpeto do Southampton quebrou, nós fomos para cima deles e construímos uma goleada que talvez não merecessemos, mas que foi fulcral. É que o Southampton quebrou depois de perderem em Hillsborough e caíram na tabela, de tal forma que em finais de Fevereiro, inícios de Março... Aumentámos dramaticamente a nossa vantagem sobre eles (e sobre o Sunderland) para 12 pontos, isto numa altura em que apenas havia mais 9 jogos para disputar. A promoção direta estava quase garantida e apenas o Leeds United nos ameaçava - e ameaçava o título do Championship, não a promoção direta, pois essa nessa altura já só uma catástrofe poderia impedir. Por outro lado, talvez tenham notado os jogos para a FA Cup por entre os compromissos do Championship. A Direção tinha como objetivo atingir a 4ª Eliminatória da competição e facilmente atingimos esse objetivo com uma vitória tranquila sobre o Northampton, da League One. A partir daí, o que viesse era lucro. O sorteio colocou-nos no caminho de dois adversários da Premier League: primeiro o Ipswich Town... ... e depois o Birmingham... ... e o que é certo é que os eliminámos a ambos, o que mostra o crescimento da nossa equipa que, por esta altura, consegue já disputar eliminatórias contra adversários de um escalão superior. Nenhum dos jogos foi propriamente fácil, não exercemos um domínio avassalador sobre eles, mas fomos ligeiramente superiores e merecemos o apuramento para os Quartos-de-Final da FA Cup. E ficávamos a apenas uma eliminatória de conquistar o direito de irmos a Wembley disputar o acesso à final da FA Cup! Um último esforço À entrada de Março estávamos então com 12 pontos de vantagem sobre Southampton e Sunderland. Estavam ainda em disputa 27 pontos, pelo que nada estava garantido - e todos sabem como por vezes os deuses do futebol (cof cof o motor de jogo cof cof) adoram destruir uma equipa com várias derrotas consecutivas sem qualquer razão aparente. Por isso o melhor era não entrar em gestões: cada jogo foi encarado como uma final, procurando somar todos os pontos possíveis para fechar as contas da promoção à Premier League antes de qualquer potencial catástrofe que o motor de jog... errr os deuses do futebol, os deuses do futebol!... nos atirassem ao caminho. Não vou negar que a equipa sentiu a pressão. Quase todas as semanas tive de acalmar os jogadores antes dos jogos pois estes estavam nervosos, temendo que um mau resultado pudesse deitar por terra a promoção à Premier League. O medo era palpável no balneário! Não me admirou por isso que a equipa tenha somado vitórias bem mais tangenciais do que vinha fazendo até aqui. Falhámos mais golos, o que atribuo à pressão a que os jogadores estavam sujeitos, foi mais difícil chegar à vantagem nestes jogos e, claro, uma vez conseguida essa vantagem recuámos no terreno mais vezes e mais cedo para a segurar. Apanhámos alguns sustos, mas as vitórias continuaram a cair para nós e fomo-nos aproximando do grande objetivo que tínhamos na nossa mente. Pelo meio disputámos ainda os Quartos-de-Final da FA Cup. Estavam ainda em prova várias equipas da Premier League, mas por sorte saiu-nos ao caminho o West Brom, que são do nosso escalão. Este foi, de resto, um excelente exemplo daquilo que foram os nossos jogos nesta fase da temporada. Desperdiçámos vários golos que nos permitiriam gerir tranquilamente o jogo até final, o que nos obrigou nos últimos minutos a sofrer o intenso assédio do adversário que procurava o empate. Descemos linhas, demos a bola ao adversário e privilegiámos a ocupação dos espaços em frente à nossa baliza ao invés de pressionar alto e gerir o jogo em posse. O West Brom acabou por não ameaçar a nossa vitória, mas o jogo terminou com a possibilidade sempre presente de um golo inesperado que forçasse o prolongamento. E, com esta vitória, carimbámos o passaporte para as meias-finais da FA Cup, a disputar em Wembley! Mas deixemos isso para depois, pois nessa fase a nossa prioridade era o Championship e havia uma promoção e um título para disputar. As vitórias sobre Hull City, Derby County e Leicester - todas elas sem sofrer golos! - deixaram-nos numa posição em que até poderíamos garantir a promoção na recepção ao Swansea. Era improvável, pois tal só aconteceria com uma improvável combinação de resultados em que nós vencessemos, o Sunderland não vencesse o seu jogo e o Southampton perdesse. Nós fizemos a nossa parte vencendo o Swansea tranquilamente por 3-1 - eles apenas marcaram já no tempo de compensação quando já estava 3-0 a nosso favor. Mas querem saber o que aconteceu? A improvável combinação de resultados que nos garantia a promoção logo ali, em inícios de Abril, ainda a um mês de terminar o Championship, aconteceu mesmo! A promoção à Premier League estava confirmada. Vinte e sete anos depois, o Sheffield Wednesday garantia o regresso à Premier League! Os festejos foram efusivos em Sheffield, como poderão imaginar. Dei até aos meus jogadores um dia de folga para poderem recuperar das celebrações que se prolongaram durante toda essa noite - e para recuperarem da ressaca com que todos eles decerto estariam a sofrer no dia seguinte. Depois da festa, voltámos ao trabalho porque ainda havia um título para decidir. Defrontámos o Watford quatro dias depois, um jogo que tínhamos em atraso e que vencemos com naturalidade, o que nos deixou a apenas uma vitória de garantir o título de campeão do Championship. A festa ficou marcada para o dia 10 de Abril de 2027. Recebíamos o Charlton em Hillsborough e uma vitória valia o título. Teria sido bonito conquistá-lo com uma vitória perante os nossos adeptos, num Hillsborough cheio de adeptos a criarem um ambiente festivo, numa comunhão entre adeptos e equipa. Mas os deuses do futebol trocaram-nos as voltas. O Leeds United jogou na véspera no terreno do Leicester... ... e empatou! Ficaram matematicamente impossibilitados de nos alcançar, pelo que o título foi celebrado 24 horas antes de entrarmos em campo. Estava feito! O Sheffield Wednesday era campeão do Championship 68 anos depois da última conquista desta competição! Se me perguntarem se esperava este feito quando a temporada começou? Não! Não o esperava de todo! No Verão de 2026 sabia que tinha à minha disposição uma boa equipa e, tal como vos escrevi na altura, acreditava que poderíamos intrometer-nos na luta pelo acesso aos playoffs. Agora, promoção direta? Isso não me passava pela cabeça, e muito menos vencer o próprio Championship! Mas aqui estamos, com uma cidade em festa e os adeptos ansiosos por voltar a defrontar as maiores equipas inglesas nessa exigente competição que é a Premier League. Mas antes ainda havia uma ida a Wembley. Todos os caminhos vão dar a Wembley O Sheffield Wednesday já venceu a FA Cup e a League Cup no passado. Ir a Wembley não é nada de novo para os "The Howls" - ainda em 2023 lá fomos, na altura disputar a final do playoff de promoção ao Championship. Agora, ir a Wembley disputar o acesso à final da FA Cup era algo que não acontecia desde 1993, altura em que o Wednesday defrontou e venceu o seu maior rival Sheffield United. Por isso imaginam a loucura que foi a corrida aos bilhetes para marcar presença neste momento marcante da história recente do nosso Wednesday! O adversário que nos saiu em sorte foi o Newcastle United. Um adversário com bolsos fundos e uma equipa milionária - para terem uma noção, só o Bruno Guimarães e o Tonali recebem mais do que toda a minha equipa junta! Fomos a Wembley na máxima força. Tinha toda a equipa disponível. Chegámos aqui de forma algo inesperada, tendo eliminado dois adversários da Premier League. Poderia ter ido com mil cuidados. O Newcastle é um adversário muito mais forte do que nós. Toda a lógica ditava que fôssemos defender, tentar segurar o nulo no marcador o máximo de tempo que pudéssemos e tentar surpreender num contra-ataque ou num pontapé de canto ou algo assim. Em vez disso, fomos jogar como jogámos a época toda: disputar todos os lances, tentar ter a bola e dominar o adversário. Estávamos de volta a uma meia-final da FA Cup 34 anos depois da nossa última presença nesta fase da prova; iríamos a jogo sem medo, mostrar o nosso orgulho e a valentia das nossas gentes. O que acontecesse, aconteceria. Este foi o onze inicial apresentado pelo Newcastle. É uma equipa de luxo, pelo menos comparada com a nossa modesta formação. Todos os onze jogadores deles entravam diretos para o nosso onze inicial, mas o contrário não aconteceria. Enfim, é o que é. Essa desproporção fez logo diferença nos minutos iniciais quando o Newcastle entrou a vencer com um golaço do Bruno Guimarães num remate de longe. A bola bateu no poste direito na nossa baliza antes de entrar, não dando qualquer hipótese de defesa ao nosso guarda-redes Pierce Charles. Criámos pelo menos duas boas ocasiões de golo para empatar o jogo antes de apanharmos um susto com um golo do Woltemade, mas felizmente o golo foi anulado por fora-de-jogo. Infelizmente, porém, o mesmo Woltemade marcaria a meio da primeira parte e desta vez contou. A perder por dois golos, fomos para cima do Newcastle e em cima do intervalo reduzimos para 1-2 graças a uma boa finalização do nosso ponta-de-lança Francis Okoronkwo, que concluiu um excelente lance coletivo do nosso ataque. E, ao intervalo... ... perdíamos 1-2 num jogo em que o todo-poderoso Newcastle apenas tinha feito dois remates - ambos resultando em golos. Era injusto? Oh!, se era!, mas o que conta é o resultado e eles marcaram mais do que nós. Na segunda parte continuámos por cima até que, ao quarto remate do Newcastle no jogo, o Tonali marcou - e acertaram, foi em mais um remate de longe. Ainda devolvemos a esperança aos adeptos do Wednesday que enchiam a sua curva de Wembley quando o Serginho reduziu para 2-3 na reta final do jogo, mas no lance seguinte o Woltemade decidiu mandar um tomahawk a 30 metros da baliza que só parou no fundo das redes, garantindo a vitória do Newcastle. Feitas as contas: fizemos mais remates, criámos mais ocasiões de golo, mas perdemos. Voltámos a Sheffield com uma derrota, mas orgulhosos tanto da nossa campanha na FA Cup, como da nossa prestação nesta meia-final. E, acima de tudo, com a certeza de que afinal já conseguimos defrontar adversários mais fortes sem sermos dominados em campo, o que é um excelente indicador para a próxima temporada. Afinal de contas, isto de os nossos adversários marcarem três golos de remates de longe num só jogo não vai acontecer todos os dias, pelo que a jogar assim temos confiança que os resultados hão de aparecer. Cai o pano sobre o Championship A derrota em Wembley marcou basicamente o final da temporada para nós. Com a promoção à Premier League assegurada e o título de campeão do Championship no bolso, restou-nos cumprir calendário para podermos ir de férias. E que merecidas seriam! Aproveitei esta fase final para dar oportunidade a jogadores habitualmente menos utilizados e alguma rodagem aos reforços do mercado de Inverno que não se assumiram no onze inicial até aqui, mas mesmo assim continuámos a vencer. A temporada viria mesmo a terminar com uma impressionante vitória sobre o Leeds United no conhecido "Yorkshire Derby". Depois de perdermos em casa há meio ano, fomos a Elland Road goleá-los num jogo que se tivesse acontecido ao contrário teria sido coisa para me deixar furioso. Eles fizeram mais do que o suficiente para não perderem, se calhar até para ganhar, mas nós marcámos três vezes nas quatro vezes que atacámos a baliza. Bem, calha a todos, contra o Newcastle perdemos assim, desta vez fomos nós os felizardos. Os adeptos do Leeds também não terão levado muito a peito esta derrota, pois mesmo perdendo confirmaram a promoção à Premier League graças ao empate do Sunderland na última jornada. Os azarados de serviço acabaram mesmo por ser o Sunderland. Se tivessem vencido na última jornada teriam ascendido ao segundo lugar e subido à Premier League; tendo empatado, tiveram de ir aos playoffs onde perderam na final contra os Wolves. Da nossa parte, não há muito a dizer relativamente aos números finais: 110 pontos, melhor ataque com mais de 100 golos apontados, e melhor defesa. Sem surpresas, ganhei o prémio de treinador do ano do Championship. Não sou muito de dar valor a prémios individuais, mas sabe sempre bem ser reconhecido pelo nosso trabalho. Estatísticas individuais Com uma temporada repleta de sucessos coletivos, não será de estranhar que a maioria dos meus jogadores também tenham estado em grande plano no capítulo individual. Estes foram os dez jogadores de campo mais utilizados ao longo da temporada. A maioria mostrou qualidade. Talvez o lateral esquerdo Jamal Lewis e o médio defensivo Finley Barbrook tenham sido os menos impressionantes, mas de resto fiquei satisfeito com todos eles. Há três destaques individuais que tenho de dar. O primeiro vai para o extremo esquerdo, o japonês Yuki Soma. Foi o nosso melhor jogador. Fez 32 contribuições diretas para golo, isto sem contar com as indiretas, e muitas delas em momentos-chave em que realmente estávamos a precisar. O segundo vai para o extremo direito Akinkunmi Amoo. O nigeriano começou a temporada a suplente e pouco esperava dele, mas o que é certo é que aproveitou bem a ausência do Serginho (que, como se recordarão, esteve ausente um mês para disputar a AFC Asian Cup) para se assumir e nunca mais perdeu a titularidade. O terceiro vai para o ponta-de-lança Francis Okoronkwo. E este é difícil de explicar. O Okoronkwo começou a temporada como suplente do Marcus Forss, marcou inicialmente alguns golos a sair do banco de suplentes, mas quando era titular raramente marcava. Durante o mês de Janeiro marcou dois golos num jogo em que foi titular. Mantive-o para o jogo seguinte e marcou de novo dois golos. Nunca mais perdeu o estatuto de titular e ainda foi a tempo de terminar a temporada com 26 golos. Agora, o que é engraçado... ... é como raio ele marcou 26 golos no Championship com estes atributos. A performance do Francis Okoronkwo é o exemplo perfeito de como os números não são absolutos. Ele não é rápido, não é forte no jogo aéreo, não é agressivo e nem sequer tem boa capacidade de remate. Na verdade, não tem nenhum atributo em que se destaque. Mas marcou 26 golos. Como? Não sei. Mas eles contaram. A única conclusão a que posso chegar é que um jogador é bem mais do que a soma dos seus atributos. Estes são os jogadores de campo que tendo iniciado a temporada em Hillsborough, não tiveram estatuto de titular. Como dá para perceber, a maioria não apresentou grande performance, daí que tenha sentido necessidade de reforçar a equipa no mercado de Inverno. As duas excepções são o Serginho e o Marcus Forss. O Serginho não foi propriamente suplente ao longo do ano. Na primeira metade da temporada foi titularíssimo na direita do nosso ataque e apenas perdeu a titularidade pelo motivo que já expliquei, porque a sua qualidade é inegável e os números, neste caso, não mentem. O ponta-de-lança Marcus Forss acabou por perder a titularidade na frente do ataque para o Francis Okoronkwo, mas ainda marcou 13 golos, o que é a melhor temporada da sua carreira. O que lhe falta em qualidade compensa em esforço e sacrifício, mas é provável que não chegue para a Premier League - e por isso talvez venha a ser vendido no Verão. E estes são os reforços do mercado de Inverno de que vos falei no início. O Erick Noriega, o Patrick Osterhage e o Mohamed Belloumi integraram-se muito bem e têm estatísticas consideráveis para o tempo que estiveram connosco. O Thimotée Pembélé também acabou a temporada a titular, mas foi um pouco mais modesto, enquanto do Daniele Ghilardi e do Pelle Mattsson gostei do que vi mesmo que os números não impressionem. De uma forma geral, acho que todos eles mostraram qualidade e mal posso esperar para os ver em ação com uma pré-temporada na equipa e já adaptados aos colegas e à nossa forma de jogar. Isso acontecerá na próxima temporada com o regresso do Sheffield Wednesday à Premier League 27 anos depois da última presença dos "The Howls". Estou ansioso para testar a nossa qualidade perante algumas das melhores equipas do mundo. Iremos dar boa conta de nós? Conseguiremos garantir a manutenção de forma tranquila ou vamos passar um ano inteiro em sofrimento? Será esse o tema para os próximos capítulos. "Hi Ho Sheffield Wednesday!" 2 Compartilhar este post Link para o post