Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
smashing_pumpkin

Fotografia [Geral]

Publicações recomendadas

Gostava de tornar a perguntar, preferem tirar as fotos e guarda-las em RAW ou JPEG?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Acho que já falaram disso aqui há uns tempos. Se bem me lembro, as em raw têm bem mais qualidade, mas também são bem maiores... Por outro lado, as jpeg são bem mais pequenas, logo, mais fotos, só que não têm tanta qualidade. É uma questão de prioridades, se o nº de fotos, se a qualidade delas

Mas alguém confirme isto

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que já falaram disso aqui há uns tempos. Se bem me lembro, as em raw têm bem mais qualidade, mas também são bem maiores... Por outro lado, as jpeg são bem mais pequenas, logo, mais fotos, só que não têm tanta qualidade. É uma questão de prioridades, se o nº de fotos, se a qualidade delas

Mas alguém confirme isto

é isso mesmo.

raw = qualidade melhor mas tamanho maior

jpeg = qualidade menor mas tamanho pequeno

Compartilhar este post

Link para o post

Se quiseres tirar uma foto para fazer um poster, quadro, etc... tiras em RAW porque a qualidade é bem melhor quem em JPEG.

Claro que podes tirar sempre em RAW mas o cartão dá para muito menos fotos ;)

Compartilhar este post

Link para o post
Guest paulo_martins

Picardia, tens razão, comecei no analógico e gastei rios de dinheiro em rolo. e muitas vezes as fotos sao queimadas ou sub-expostas!

O digital permitiu-me apurar tecnicas na hora. o que é fantastico. tiras a foto, mudas algum factor, e consegues ves no imediato e resultado. isso facilita imenso a curva de aprendizagem!

As fotos por norma passam pelo PS apenas pra crop e sharp. agora tento fazer tb isso na máquina com a alteração do próprio formato do ficheiro.

Uma boa máquina permite fazer coisas fantasticas. essa foto foi com a velhinha lente kit que comprei com a máquina. a 18-70mm f3.5.

Acho que as pessoas tem de perceber realmente que por cada 500 fotos que tiro num dia dedicado à fotografia, apenas 2 ou 3 serão aproveitadas. e que dessas 500 muitas são repetiçoes da mesma fotografia!

Em relação ao Raw ou Jpeg. não vais notar muita diferença no foto total. com o RAW notas sim quando queres fazer crops reduzidos do ficheiro original, e quando depois quiseres alterar com o PS. a foto tem mais "informaçao" no ficheiro pra mexer nela e depois a imprimir em tamanhos elevados.

Tens de ter atenção depois que o Raw é um ficheiro muito pesado. convem teres um cartão memória um pouco melhor que os SD de 4gigas por 19 euros. a nivel da velocidade de gravação é lento por exemplo. o Pc tb convem ter uma boa grafica se quiseres realmente trabalhar em Raw.

dou-te um exemplo. quando fotografo Concertos ou Eventos que acabo por usar muito o Burst e chego a tirar sequencias de 10 fotos em 5 segundos.. depois no pc obviamente terei de escolher a melhor em cada sequencia. è desgastante estar a ver em raw 300 fotos pra escolher 4 ou 5 pra realmente utilizar.

No dia a dia uso Jpeg.. uma boa máquina com um sensor com 10 megapxls não deixa ficar mal nos tamanhos de impressão frequentes.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém me pode dizer como converto ficheiros Raw para Jpeg? Que tipo de programas me aconselham mais?

Antes de mais fica aqui o meu flickr http://www.flickr.com/photos/danielcbtavares Digam o que acham das fotos, preciso mesmo de dicas e ajuda de como melhor fotografar ;)

Iniciei-me há pouco tempo na arte da fotografia com uma Nikon d40 que me foi oferecida no natal por um fotógrafo amigo.

Gostava de tornar a perguntar, preferem tirar as fotos e guarda-las em RAW ou JPEG?

Alguém me pode recomendar um programa para fazer a conversão de fotos em RAW para JPEG. Uma vez que ontem tirei uma série delas em Raw para experimentar mas dava jeito passar para JPEG.

Compartilhar este post

Link para o post

O Paulo daqui a uns tempos vai tirar uma foto ainda melhor. Tipo Legend...... Wait for it .....dary

Compartilhar este post

Link para o post
Guest paulo_martins

Gosto do contra luz da primeira foto. nuvens perfeitas!

E andas desaparecido de postar fotos Roma.

Compartilhar este post

Link para o post

Daniel, tens fotos interessantes no flickr, podias pensar em mexer um bocado na luminosidade e contraste em algumas.

Mas em termos de ângulos e composição estão bem.

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post

Isto são fotos da minha primeira experiência em estúdio. São só brincadeiras, ainda tenho outras mais sérias mas não devo meter aqui.

Até gostei de lá estar a ver uns profissionais trabalhar mas i guess its not my thing...

salto33.jpg

salto22.jpg

salto11.jpg

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post
Guest paulo_martins

VENIA!!!!!!!!!

fantastico o jogo de sombra!

fanastica a primeira anti! usaste flash externo ou holofote?

tinhas era "limpado" os fios no canto superior direito ahah

mas tá mesmo soberba!

dai ai mais detalhes e informaçoes como foi onde com quem cenas dessas!

tb tens de limpar o sensor como eu. canto superior direito. tens sujidade. ou entao era na lente =/

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que era holofote, eu não sei nada dos termos técnicos daquele material. Só sei que tambem tinham uma "soft box". Enfim, tinha a papinha toda feita e deixaram-me brincar um bocado :lol:

Isto é num estúdio onde fazem fotografia e filmes de publicidade, só estava lá mesmo a acompanhar uma das pessoas que participou mas como levei a maquina meti conversa lá com o pessoal.

E sim, o sensor está miseravel... Mas como a ultima vez que o levei a limpar me pediram 40€ por uma limpeza (e eu paguei :facepalm:) fiquei um bocado traumatizado. Ando a pensar comprar um daqueles balões de sopro e fazer isso em casa.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest paulo_martins

uma pera? descobri uma casa no porto que te faz isso por 25.

pra semana vou la e fazem na hora, por isso depois qd tiver feedback aconselho ou nao!

devia ser holofote. tinha cartao a tapar o canto nao tinha? na parede ao fundo? pra fazer o efeito arredondado da transição parede/chao

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, exactamente. Eu achei piada à softbox, eles usavam para retratos e o resultado era brutal.

Por acaso nunca tinha estado assim em contacto com profissionais e com esta coisa do strobism e é bem interessante.

Que sitio é esse no Porto? Eu conheço 2 ali na zona da Praça D. João I

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post
Guest paulo_martins

A Sempre-id, que é nas antas na rua Bento de Jesus Caraça, é uma perpendicular à Av. dos Combatentes (aquela que vai ter à igreja das Antas e continua para o Estádio do Dragão.

E a AnaCabrita é numa ruinha que vai da Praça D. João I (Rivoli) para a Brasileira.

Dá uma pica ver este genero de trabalhos e todo o aparato por trás!

Anti tens Mp.

Editado por paulo_martins

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, ando um bocado desaparecido... :( Não tenho tido muita vontade para fotografar lol. Falta-me inspiração.

Também sou como o Paulo, quem me dera estar num estúdio desses, no meio dessa 'confusão' :D

IMG_4890.jpg

IMG_4882.jpg

IMG_4870.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...