Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
smashing_pumpkin

Fotografia [Geral]

Publicações recomendadas

Guest FilipaP.

Ciumenta não, realista! :happy:

Se eu tropeçar ele ri-se... se eu tropeçar com a D80 na mão, ele salva...............a D80!

Compartilhar este post

Link para o post

Estive a ler um pouco, para ver se consigo mexer mais ou menos na máquina, e ainda não percebi bem como funciona a exposição.

Por exemplo, se estiver num local escuro, devo ter uma alta sensibilidade ISO e que tipo de exposição?

Compartilhar este post

Link para o post
Guest paulo_martins

quanto maior o Iso, maior é a sensibilidade à luz, logo, consegues captar a foto com menos luz, o que diminui o tmepo de exposiçao e evita fotos tremidas. o lado "negativo" é o ruido que provoca na foto, o vulgo "grão". mas em certas fotos este ajuda a cirar ambiente. outra forma de conseguir uma correcta exposição é abrir a lente através dos valores F3.5 abertura standart. f11 abertura mais fechada por exemplo. o ideal será então abertura ao maximo permitido pela lente. Lado negativo tambem disto? falta de nitidez da foto no range de profundidade não captado pelo diminuido angulo de focagem. isto porque a lente mais aberta foca em menos espaço de distancia à camara. exemplo de 70cm distancia até os 75cm de distancia. se queres fotos com profunidade de campo em foco, aumenta o valor F. assim tambem aumenta a distancia. por exemplo dos 70cm de distancia à lente até 3 ou 4 metros ou mesmo até ao infinito.

Compartilhar este post

Link para o post

quanto maior o Iso, maior é a sensibilidade à luz, logo, consegues captar a foto com menos luz, o que diminui o tmepo de exposiçao e evita fotos tremidas. o lado "negativo" é o ruido que provoca na foto, o vulgo "grão". mas em certas fotos este ajuda a cirar ambiente. outra forma de conseguir uma correcta exposição é abrir a lente através dos valores F3.5 abertura standart. f11 abertura mais fechada por exemplo. o ideal será então abertura ao maximo permitido pela lente. Lado negativo tambem disto? falta de nitidez da foto no range de profundidade não captado pelo diminuido angulo de focagem. isto porque a lente mais aberta foca em menos espaço de distancia à camara. exemplo de 70cm distancia até os 75cm de distancia. se queres fotos com profunidade de campo em foco, aumenta o valor F. assim tambem aumenta a distancia. por exemplo dos 70cm de distancia à lente até 3 ou 4 metros ou mesmo até ao infinito.

Deixa-me ver se percebi:

Quanto mais aberta estiver a lente, maior será o nível de exposição, mas, menor vai ser o espaço captado, ou seja, ao longe a imagem não estará tão bem focada. Quanto mais fechada, acontece o contrário.

Isto é, o Iso varia com os valores de exposição. Se o Iso estiver alto, devemos aumentar também a exposição, e vice-versa. Óbvio que tudo depende do nosso fim. É isto?

Compartilhar este post

Link para o post
Guest paulo_martins

o teu primeiro paragrafo esta correcto.

o segundo não. o iso é independente da abertura da lente ou do tempo de exposiçao, mas obviamente sao coisas que tens de conjugar para obter resultado bons,

uma pessoa aumenta o iso porque tem pouca luz, e quer o maximo de sensibilidade no "Rolo" para o tempo necessario de exposiçao nao ser demorado e a foto ficar tremida. por norma as pessoas tambem aumentam a abertura da lente com o mesmo proposito, se bem que o abrir ou fechar a lente tb pode mudar o tal range do foco em distancia.

Compartilhar este post

Link para o post

o teu primeiro paragrafo esta correcto.

o segundo não. o iso é independente da abertura da lente ou do tempo de exposiçao, mas obviamente sao coisas que tens de conjugar para obter resultado bons,

uma pessoa aumenta o iso porque tem pouca luz, e quer o maximo de sensibilidade no "Rolo" para o tempo necessario de exposiçao nao ser demorado e a foto ficar tremida. por norma as pessoas tambem aumentam a abertura da lente com o mesmo proposito, se bem que o abrir ou fechar a lente tb pode mudar o tal range do foco em distancia.

Entendido, obrigado. ;)

Não têm qualquer razão de ser, nem originalidade, mas aqui ficam 2 da minha primeira experiência:

21mwvnm.jpg

t6xqwk.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Guest paulo_martins

interestrelas,

tens de definir melhor qual será o ponto de interesse das tuas fotos, assim ficam vagas. :maluco:

Compartilhar este post

Link para o post

O pavão tem umas cores do caraças

já agora, o que fazem quando apetece fotografar mas está a chover =/

Fotografas em casa, há sempre experiências que se podem fazer.

Compartilhar este post

Link para o post

Dá uma vista pela regra dos terços interstellar...

Compartilhar este post

Link para o post
Guest paulo_martins

filipa, muito fixe essa foto! oque não dá ter um tripézinho hein? =) está perfeitamente centrada.

anti. cores naturais, sem Ps. aliás, ao sol, a nikon até fazia aberração cromática com o azul brilhante.

não fosse ele um pavão do parque do palácio cristal. Azul bem Azul.

tirada no Bom Jesus com uma Point and Shoot.

dsc000811.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Guest paulo_martins

ainda pensei que tinhas comprado uma 300mm LOL

:celebracao: i was here.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tive aqui... E vou estar na 400, 500, e assim por diante...

Compartilhar este post

Link para o post
Guest paulo_martins

O tema do concurso vai ser o pavão azul com ar depressivo ^^

não pode ser que não posso usar a foto outra vez =(, só fotos que nunca foram publicadas em lado nenhum.

tás mortinho por saber o tema tu LOL mais cedo que pensas há novidades ahaha

Compartilhar este post

Link para o post
Guest paulo_martins

tás sempre out jota, jizaz!

Compartilhar este post

Link para o post

interestrelas,

tens de definir melhor qual será o ponto de interesse das tuas fotos, assim ficam vagas. :maluco:

Eu sei, ainda me falta visão para isto. Postei só por postar.

Dá uma vista pela regra dos terços interstellar...

Vou-me informar sobre isso. Obrigado. ;)

Compartilhar este post

Link para o post
Guest FilipaP.

Ora... estou com dúvidas na próxima aquisição e gostava de saber opiniões!

10-24mm ou 28-300mm? Que me dizem/aconselham?

(tendo em conta que já temos 18-55mm, 18-70mm, 55-200mm e 50mm fixa)

Editado por FilipaP.

Compartilhar este post

Link para o post

não pode ser que não posso usar a foto outra vez =(, só fotos que nunca foram publicadas em lado nenhum.

tás mortinho por saber o tema tu LOL mais cedo que pensas há novidades ahaha

Aquele está com ar zangado. Agora quer-se com ar depressivo :mrgreen:

Que digam para que se possa aproveitar o fim-de-semana.

Compartilhar este post

Link para o post

Ora... estou com dúvidas na próxima aquisição e gostava de saber opiniões!

10-24mm ou 28-300mm? Que me dizem/aconselham?

(tendo em conta que já temos 18-55mm, 18-70mm, 55-200mm e 50mm fixa)

Depende do que gostem de fotografar... Para mim era a 28-300mm mas se calhar para os vossos gostos vai fazendo falta uma da gama da 10-24mm.

Compartilhar este post

Link para o post

Depende do que gostem de fotografar... Para mim era a 28-300mm mas se calhar para os vossos gostos vai fazendo falta uma da gama da 10-24mm.

Sem tirar nem pôr...

Compartilhar este post

Link para o post
Guest paulo_martins

sentes falta do extra 100mm? tu tb tens uma 55-200 certo?

é verdade que o aspecto all-round da 28 ate o 300 dá que pensar

Compartilhar este post

Link para o post

Sinto falta porque um dos meus objectivos no futuro é vir a fazer fotografia de natureza, agora em fotografia de cidade nem por isso.

E sim, ter a liberdade de ter uma amplitude desde 28 a 300 deve ser muito bom, mas tambem devo dizer que nunca me incomodou muito ter que trocar de lente, não ao ponto de me fazer pensar em cometer a loucura de arranjar uma 18-200.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...