Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Chandler

A Companhia do Corpo

Publicações recomendadas

Um mês não é suficiente para grandes resultados. Só se a diferença calórica entre o que comes e o que gastas for muito grande.

Ah e já que estamos a falar disto, eu também tenho qualquer coisa no cotovelo direito. Já há uns tempos (uns 2 ou 3 anos penso eu) se estico o meu braço e começar a fazer força sinto como se o cotovelo estivesse a sair do sítio. Não dói muito, é apenas uma sensação no cotovelo de que algo não está certo. Não é impeditiva, mas...

Compartilhar este post

Link para o post

O que recomendam para manter a resistência na época de férias (jogo futebol 11, vou passar para junior)?

Compartilhar este post

Link para o post

talvez um jogging, falo por experiencia propria, ajuda muito mesmo para melhorar a condiçao fisica

Compartilhar este post

Link para o post

O que recomendam para manter a resistência na época de férias (jogo futebol 11, vou passar para junior)?

Ui, isso é uma questão complicada.

Provavelmente o teu treinador, como quase todos, vai fazer umas primeiras semanas com mais volume e menos intensidade, perdendo tempo de trabalho com intensidade contínuas quando o jogo são precisamente intensidades intermitentes. Ou seja, isto é a mesma coisa que te dizer que vos vai meter a correr durante não sei quanto tempo, numa passada de jogging, quando no jogo não é isso que acontece e o treino é uma preparação para o jogo.

Adiante... para te enquadrares no que te vão provavelmente pedir, basta fazeres umas corridinhas de vez em quando, como já aí disseram. Contudo, a actividade do jogador de futebol é muito mais exigente, e se quiseres ser rigoroso procura não só manter os níveis de resistência contínua, mas complementar isso com alguma intermitência, alguma capacidade explosiva. Ou seja, procura fazer exercícios que solicitem as fibras rápidas, como saltos em barreiras, sprints, acções rápidas, entendes? Tu podes correr meia-hora todos os dias, depois chegas ao jogo, não te sentes cansado, mas vai-te faltar esta parte mais intermitente e mais explosiva do jogo. Isto acabará por te ajudar...

Compartilhar este post

Link para o post

Percebi, muito obrigado Alex :compinchas:

Já agora, eu tenho problemas muito regulares com câimbras, quando chego ao fim de um treino ou um jogo em que puxo muito de mim tornam-se regulares. Não há nenhuma maneira de diminuir isto?

Compartilhar este post

Link para o post

Sempre ouvi falar duma relação do Potássio(tomate) com câimbras.

Compartilhar este post

Link para o post

Alex por vezes existem treinadores que durante a pré-época utilizam grandes intensidades mesmo em treinos com grandes volumes..

Esta minha última pré-época eu adorei os treinos. Sempre com bola, utilizando exercicios que puxavam bem e eram agradáveis de se fazerem ;) Acho que faz parte da tal periodização táctica, certo?

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora, eu tenho problemas muito regulares com câimbras, quando chego ao fim de um treino ou um jogo em que puxo muito de mim tornam-se regulares. Não há nenhuma maneira de diminuir isto?

Ao que eles disseram, acrescento que se comeres a banana umas horas antes do esforço o efeito é ainda maior. Mas tem em atenção que isso pode ter outros motivos: falta de hidratação durante o exercício, falta de flexibilidade do músculo (nesta já peço a opinião de alguém mais credenciado que eu), ou ainda falta de resistência ao esforço, o que nesta altura da temporada é pouco normal.

Isso está directamente relacionado com a acumulação de ácido láctico nos músculos. A resistência passa também pela capacidade de te aguentares em grandes intensidades com essa acumulação...

Nos jogos é normal, mas nos treinos... vocês não alongam entre os exercícios?

Alex por vezes existem treinadores que durante a pré-época utilizam grandes intensidades mesmo em treinos com grandes volumes..

Esta minha última pré-época eu adorei os treinos. Sempre com bola, utilizando exercicios que puxavam bem e eram agradáveis de se fazerem ;) Acho que faz parte da tal periodização táctica, certo?

Grandes intensidades em grandes volumes é um bocadinho complicado... :mrgreen: Basicamente o volume é o tempo, a intensidade é o que o nome indica, pouco mais há a explicar. A intensidade maximal é aquela que é praticamente aplicada em sprints e pouco mais, ou seja, acções curtas e de intensidade rápida. Já viste o que é um sprint durar meia-hora?

A intensidade e o volume funcionam como uma balança. Se carregas no volume, baixas na intensidade (corrida contínua à volta do campo). Se carregas na intensidade, baixas no volume (sprints, saídas rápidas). Na pré-época o que muitos treinadores optam por fazer são as tais corridas pela mata, os treinos longos, a preparação física intensa... aí estás a trabalhar essencialmente em volume, pura resistência aeróbia.

Isto faz pouco sentido, porque o jogo é rico em intensidades intermitentes, e a pré-época não é mais que período preparatório. Preparatório para o... jogo. Que tem intensidades intermitentes e tudo o mais. Para que é que eu me vou estar a preparar para um jogo de intensidades intermitentes protagonizando um treino rico em intensidades contínuas, completamente descontextualizadas do jogo?

Vejo que andaste a documentar-te, e isso é óptimo. A base da periodização táctica é um príncipio metodológico de treino chamado especificidade. Esse príncipio indica que o treino deve ser uma preparação para o jogo, e como tal, deve assemelhar-se ao máximo às situações que vamos encontrar. Se eu estou a treinar voleibol, para quê treinar andebol? Se eu me estou a preparar, por exemplo, para o tal jogo de intensidades intermitentes e tudo o mais, para quê estar a subir bancadas? São situações completamente descontextualizadas do jogo...

Compartilhar este post

Link para o post

Só um deles? Já tiveste alguma lesão aí?

Não, mas não duvido que tenha sido por causa da lesão. Pode ter sido uma tendencia que adoptei para doer menos, não sei. Nunca tinha reparado.

Compartilhar este post

Link para o post

Sempre ouvi falar duma relação do Potássio(tomate) com câimbras.

come bananas, contém potássio e magnésio.

Cãibras têm mais a ver com a desidratação se não me engano. Tenho quase a certeza.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma das consequências da desidratação durante a prática do exercício físico passa por aí, pelo aumento de probabilidade de aparecimento de lesão muscular.

Compartilhar este post

Link para o post

Alex, o que eu queria dizer é que provavelmente existem treinadores que fazem as tais corridas à volta do campo numa com volume e intensidade grandes ou não é possivel isto que estou a dizer?

Compartilhar este post

Link para o post

Para isso tens de definir o que consideras volume e intensidade grandes.

Vamos considerar um volume de meia-hora. Parece-me o mais comum. Depois, vamos à intensidade. Uma intensidade grande é uma intensidade maximal, de 90 a 100%. É a intensidade de um sprint. Olha, já foste. :mrgreen:

Compreendeste o que eu quis dizer? É humanamente impossível ter as duas a pique, são sempre como uma balança. A intensidade a máximo é o esforço máximo, é aquela em que tu não geres o esforço: vês um adversário prestes a marcar golo, fazes um sprint, lanças-te em carrinho e vês no que dá. Isto é uma acção rápida, curta, é a essência da intensidade máxima.

Agora podemos começar pelo volume. Volume alto, vamos considerar a tal meia-hora. Se queres intensidade máxima, só podes pegar no exemplo da saída rápida, mas vamos à intensidade sub-maximal, que é a que vem antes da maximal (anda na ordem dos 80's). Ora, isto é a intensidade de um exercício de finalização com oposição, com o centro do jogo (bola) sempre perto, com perseguições, confrontos individuais, etc.. Por exemplo, um 3x2. Achas que consegues manter um 3x2 vivo e intenso durante meia-hora? Não, é totalmente impossível. Ao fim do segundo minuto já está tudo a passo...

Sabes onde é que as intensidades e os volumes convivem na sua máxima intensidade? No jogo... pese embora a intensidade seja intermitente, e depende do jogo, reside sempre entre os 50 e os 70%. Depois tem alturas em que estás a 40%, quando o jogo se está a desenrolar na outra baliza e tu és o defesa-central que está cá atrás a assegurar o equilibrío defensivo, e tens alturas em que chegas aos 100%, sempre no centro do jogo: o tal carrinho, a tal perseguição ao adversário, a tal bola que te colocaram em profundidade...

Compartilhar este post

Link para o post

De nada. Anda para Rio Maior que para o ano falamos melhor sobre isto. :mrgreen:

Na sequência do tópico, alguém já reparou na quantidade ridícula de lípidos que umas bolachas, e relembro que são bolachas, de semente de sésamo têm?

Eu ultimamente reparo sempre na tabela nutricional do que compro e do que cá vem parar a casa, e nunca vi tal coisa... 0,1 gramas de lípidos por bolacha, 1,6 lipidos por 100 gramas... o pacote tem 250 gramas. Isto equivale a que um pacote relativamente grande e preenchido, tenha numas quantas bolachas, 4 gramas de lípidos... Para terem ideia, uma barra de cereais Fitness que se intitula "programa barriga lisa" ou que raio eles anunciam, tem 1,6 gramas de lípidos por... barra!

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpa a ignorância mas isso é bom, certo?

Fiz um trabalho sobre nutrição para AP o ano passado mas já nem me lembro :lol:

just in case vou pesquisar.

Que marca compras btw?

Compartilhar este post

Link para o post

Boas pessoal, eu tenho 1,75 e 62 kg, sou muito franzino no entanto tenho a barriga mal definida

Queria saber que exercicios devo fazer para ter os abdominais melhor definidos

Compartilhar este post

Link para o post

Citando-me a mim mesmo...

Os abdominais são 80% da alimentação e 20% do trabalho abdominal e cardio.

Compartilhar este post

Link para o post

É quase isso mas em percentagens mais equilibradas :)

Ele pela estatura/peso não é tanto da alimentação, é mais falta de exercício por isso faz o mais básico.

crunches.jpg

ObliqueCrunch.jpg

Faz 3 a 4 séries de 25 a 50.

Corre no mínimo 45 min 3x por semana que ficas como o aço e perdes o "inchaço" abdominal e cuidado com a alimentação, come calmamente e faz mais refeições e em doses mais pequenas, do género 7 a 8 refeições. Ingere água também ao longo do dia que te acelera o processo digestivo.

Compartilhar este post

Link para o post

Isto das percentagens é um bocado relativo, mas por acaso transmitiram-me a informação assim também. E tem uma certa lógica. Se te alimentares de forma equilibrada durante algum tempo, sem qualquer prática de exercício físico, o musculo notar-se-á.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim Alex, mas é mais aquela regra de nutrição que eles acabam por transmitir de que a alimentação é a chave para tudo, e quem quer ter um corpo certinho sem dúvida que isso tem que acontecer, porém, sabemos que não só com alimentação que se chega lá, é preciso muito exercício e suplementação indicada.

Compartilhar este post

Link para o post

Atenção que estamos a falar directamente da barriga, não do resto. :mrgreen:

Volto a dizer que uma pessoa sem exercício e sem suplementação, só com uma alimentação equilibrada, consegue ter uma barriga perfeitamente "apresentável ao público". Só isso atesta a importância que a alimentação tem...

Já outra coisa é aumentar o músculo, aí a coisa é diferente. Mas podes fazer o exercício abdominal que quiseres, se continuares sem ter uma alimentação equilibrada nunca lá chegas. Para já, o corte nas gorduras essencial para tirar a gordurinha normal que esconde o músculo. Depois, a suplementação proteica, ou a alimentação rica em claras de ovo e tudo o mais, que faz com que o músculo desenvolva com mais facilidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...