Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Chandler

A Companhia do Corpo

Publicações recomendadas

Isto é capaz de ser uma pergunta parva, mas pronto. Vocês fazem os km's todos sempre a correr ou correm andam correm andam etc?

Fui hoje à tarde dar uma corridinha, pela primeira vez, num "rectângulo" com distância de 1km e fiz 6km em 50 min, mas nunca conseguia fazer uma volta seguida, sequer. Fazia metade a correr, metade a andar, alongava um pouco, metade a correr, metade a andar, alongava um pouco, etc.

Tou assim tão mal ou é normal não ser sempre a aviar?

Sim, os tempos que aqui metemos com distâncias e tal é sem parar, ou melhor, sem andar.

Compartilhar este post

Link para o post

Daniel, eu costumo correr 40 minutos, 20 a correr, dois a andar, e mais vinte a correr. Aliás hoje corri 45, no 2º 'turno' de corrida, corri 25 minutos. Já me disseram aqui (acho que foi o Nikel) que não estava a fazer nada de errado ;)

E já agora, já perdi mais peso. Já vou nos 79 kg (menos 3 kg que 13 de Agosto, a última vez que 'actualizei' isto aqui), sendo que no início de Julho tinha 87. O divórcio dos meus pais também tem 'ajudado', visto que o apetite é pouco. O cardio tem sido uma preciosa ajuda, (ainda que só o faça 2 vezes por semana, no ginásio, mais umas futeboladas :mrgreen:) mas penso que a alimentação regrada seja mesmo o principal factor. Estou mesmo orgulhoso de mim próprio!

Editado por jay-jay okocha

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

:medinho:

Foi a 1ª vez que fiz isto e já não faço desporto regularmente desde Junho, mas não tava a contar estar assim tão mal :lol:

Eu quando andava no treino de cardio fazia 40-60 min seguidos, podia ir diminuindo e aumentando a velocidade mas fazia seguidos, nunca andava. Mas há alguns factores que podem influenciar: era tudo plano? Quando corrias fazias sprints ou corrida ligeira apenas?

Pode ser falta de treino, aconselho-te a levar um contador de batimentos cardíacos para controlares a tua corrida. Se começares a ficar para cima de 170-180 bpm aconselho-te a descansar/andar. Depende também do tipo de treino que queres fazer: resistência, perda de massa gorda ou manutenção?

Tem uma leve inclinação, mas nada de especial. Ligeira, só. Se bem que o ritmo não era assim muuuuuito constante, no início, com a pica de recomeçar o percurso, ia um pouco mais rápido, a meio já abrandava um pouco

Tipo isto (ou isto)? Ainda é um bocado carote :x

Resistência, principalmente.

Compartilhar este post

Link para o post

Se consegues correr-andar-correr-andar, parece-me que o teu problema é ires num ritmo demasiado alto, visto que não "morres" e até consegues voltar a correr pouco depois. Eu sei que às vezes custa manter um ritmo baixo e pensar "isto é muito lento, eu consigo ir mais rápido", mas isso é o que nas corridas da ponte quase todos fazem, é só heróis no início, "todos" me ultrapassam, no fim da ponte já está tudo a andar e a apreciar a paisagem enquanto eu passo a correr. Tens de te habituar a manter um ritmo baixo.

Uma coisa que muitas vezes me acontece é relativamente rápido sentir-me mal, pensar que não aguento mais, luta contra essa vontade de parar que o teu corpo acaba por ajustar-se. Eu costumo dizer que entro "in the zone" porque a certa altura não estou a pensar em nada, entro quase em piloto automático.

BTW

Estou a pensar fazer esse HIIT no início dos treinos no ginásio, isso é bom para o que eu quero, que é ganhar resistência para corridas longas (10+km)?

Editado por NIkeL

Compartilhar este post

Link para o post

Nikel no meu caso nem é uma questão de vontade, há um momento da corrida que se não parar nem respirar consigo e o coração fica a mil. Pode ser uma questão de resistência, logicamente, mas a questão nem está tanto nas pernas que essas ainda aguentam, é mais do que isso

Compartilhar este post

Link para o post

Tipo isto

Uso um parecido. Para resistência, e assumindo que tens à volta de 18 anos, controla a tua corrida de forma a que os batimentos se mantenham sempre entre 140-160 bpm. É como o Nikel diz, não corras muito rápido no início senão depois perdes o fôlego. E isso depois de uns 4 ou 5 treinos já aguentas 1h na boa. Começas com 30min sem parar e vais aumentando ao longo dos dias, se te sentires preparado.

Compartilhar este post

Link para o post

Sempre entre 140 e 160? Eu chego aos 160 a fazer 5 minutos de bicicleta :medinho:

Depende da idade. Aquilo que é recomendado é que não ultrapasses os bpm máximos que é, basicamente 220-(a tua idade). Mas como ele quer um treino de resistência é nessa ordem que deve andar normalmente, ou seja, se passar um pouco ele abranda se baixar ele acelera.

Compartilhar este post

Link para o post

a minha mãe hoje meteu-me as sapatilhas à frente e disse-me para ir correr :cry:

72kg :medinho:

Compartilhar este post

Link para o post

Sempre entre 140 e 160? Eu chego aos 160 a fazer 5 minutos de bicicleta :medinho:

Mas em princípio o coração não está sempre a aumentar, se mantiveres o mesmo ritmo, acabará por estabilizar.

E sim Legi, a mim também não é das pernas, aliás nunca acabei uma corrida com as pernas a doer (o dia seguinte já é outra história), é mesmo a respiração, é claro que se chegares ao teu limite, pára, mas se estiveres "só" muito desconfortável, acalma-te, respira controladamente e tenta lutar a vontade de parar, que o corpo acaba por se habituar.

Compartilhar este post

Link para o post

a minha mãe hoje meteu-me as sapatilhas à frente e disse-me para ir correr :cry:

72kg :medinho:

Quem me dera a mim estar com 72kg :lol: és alto, lopes?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Se consegues correr-andar-correr-andar, parece-me que o teu problema é ires num ritmo demasiado alto, visto que não "morres" e até consegues voltar a correr pouco depois. Eu sei que às vezes custa manter um ritmo baixo e pensar "isto é muito lento, eu consigo ir mais rápido", mas isso é o que nas corridas da ponte quase todos fazem, é só heróis no início, "todos" me ultrapassam, no fim da ponte já está tudo a andar e a apreciar a paisagem enquanto eu passo a correr. Tens de te habituar a manter um ritmo baixo.

Uma coisa que muitas vezes me acontece é relativamente rápido sentir-me mal, pensar que não aguento mais, luta contra essa vontade de parar que o teu corpo acaba por ajustar-se. Eu costumo dizer que entro "in the zone" porque a certa altura não estou a pensar em nada, entro quase em piloto automático.

BTW

Estou a pensar fazer esse HIIT no início dos treinos no ginásio, isso é bom para o que eu quero, que é ganhar resistência para corridas longas (10+km)?

A diferença de ritmo não é tão grande como provavelmente estás a pensar, mas ok, amanhã vou tentar ir mais certinho, nem que vá mais devagar do que o normal.

E já agora, como controlam a respiração? É que eu quando paro nem é por causa de dores nas pernas ou assim, é mesmo por já estar a respirar pessimamente, de forma instável, com o coração a bater rapidíssimo e "dores de burro"...

Compartilhar este post

Link para o post

Isto é capaz de ser uma pergunta parva, mas pronto. Vocês fazem os km's todos sempre a correr ou correm andam correm andam etc?

Fui hoje à tarde dar uma corridinha, pela primeira vez, num "rectângulo" com distância de 1km e fiz 6km em 50 min, mas nunca conseguia fazer uma volta seguida, sequer. Fazia metade a correr, metade a andar, alongava um pouco, metade a correr, metade a andar, alongava um pouco, etc.

Tou assim tão mal ou é normal não ser sempre a aviar?

Epá, eu quando corro é sempre seguido. Acho que isso, e como já disseram aí, é de começares num ritmo muito alto e depois não te aguentas para o resto.

Uso um parecido. Para resistência, e assumindo que tens à volta de 18 anos, controla a tua corrida de forma a que os batimentos se mantenham sempre entre 140-160 bpm. É como o Nikel diz, não corras muito rápido no início senão depois perdes o fôlego. E isso depois de uns 4 ou 5 treinos já aguentas 1h na boa. Começas com 30min sem parar e vais aumentando ao longo dos dias, se te sentires preparado.

Acho que começar com 30 min é muito, pelo menos para a forma que ele diz ter. Para teres a noção, para corridas +/- longas, profissionais aconselham a começar a prepará-la com 15min de corrida nas duas primeiras semanas.

A diferença de ritmo não é tão grande como provavelmente estás a pensar, mas ok, amanhã vou tentar ir mais certinho, nem que vá mais devagar do que o normal.

E já agora, como controlam a respiração? É que eu quando paro nem é por causa de dores nas pernas ou assim, é mesmo por já estar a respirar pessimamente, de forma instável, com o coração a bater rapidíssimo e "dores de burro"...

Tenta controlar a respiração com as passadas, estilo ritmo. Vais chegar a um ponto que sabes sempre quando tens de respirar.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tento nunca respirar rápido, se estiver aflito presto mais atenção à respiração e tento controlar com as passadas, tipo a cada 5 ou 6 passadas uma inspiração, até "acalmar".

Compartilhar este post

Link para o post

Quem me dera a mim estar com 72kg :lol: és alto, lopes?

apenas em comparação com os anões!

tenho quase 1.7m

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também tenho menos de 1.70, há problema? :angry:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Eu tento nunca respirar rápido, se estiver aflito presto mais atenção à respiração e tento controlar com as passadas, tipo a cada 5 ou 6 passadas uma inspiração, até "acalmar".

Mas esse ritmo de respiração não obriga a que se inspire rapidamente e se expire rapidamente (e pouco, já que não dá grande tempo, acho eu)

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também tenho menos de 1.70, há problema? :angry:

Não, se há pessoa que nunca hás-de ver a gozar com características físicas de pessoas que conheço, sou eu, mas temos de admitir que não é uma altura "normal" para homens.

Quanto à respiração, 5 ou 6 passadas é rápido demais? Disse assim um bocado de cabeça, mas acho que não dou 5 ou 6 passadas assim tão rápido.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas esse ritmo de respiração não obriga a que se inspire rapidamente e se expire rapidamente (e pouco, já que não dá grande tempo, acho eu)

Isso vai de pessoa para pessoa. Eu sei controlar a minha respiração muito devido ao futsal, com aquele ritmo todo aprendi a controlar a minha e quando faço essas corridas "longas" já sei o que fazer.

Tu como vais começar agora de novo a correr, vais ver que ao 3º ou 4º dia já sabes quando tens de respirar.

Compartilhar este post

Link para o post

Não, se há pessoa que nunca hás-de ver a gozar com características físicas de pessoas que conheço, sou eu, mas temos de admitir que não é uma altura "normal" para homens.

Quanto à respiração, 5 ou 6 passadas é rápido demais? Disse assim um bocado de cabeça, mas acho que não dou 5 ou 6 passadas assim tão rápido.

não é normal se viveres na Holanda, por aqui é normalíssimo

Compartilhar este post

Link para o post

não é normal se viveres na Holanda, por aqui é normalíssimo

Não, não é. Aliás, digo com alguma confiança que não conheço nenhum rapaz nos seus 18 anos que tenha menos de 1,70. É óbvio que existem, nem eu digo que não, mas não está na média. Na Holanda gajos baixos são é os da minha altura, pqp é cada torre que até mete impressão, e as mulheres a mesma coisa.

Compartilhar este post

Link para o post

Farto-me de ver pessoal com essa idade +/- da minha altura, mas aos pontapés mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Não, não é. Aliás, digo com alguma confiança que não conheço nenhum rapaz nos seus 18 anos que tenha menos de 1,70. É óbvio que existem, nem eu digo que não, mas não está na média. Na Holanda gajos baixos são é os da minha altura, pqp é cada torre que até mete impressão, e as mulheres a mesma coisa.

Farto-me de ver pessoal com essa idade +/- da minha altura, mas aos pontapés mesmo.

é isto.

grande parte dos meus amigos tem todos à volta de 1.70m

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...