Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Chandler

A Companhia do Corpo

Publicações recomendadas

Essa dos hidratos à noite nunca percebi para ser sincero, que diferença é que faz se for à tarde ou se for à noite? Interessa é se gastaste as calorias que vais ingerir durante o dia. Se ingeres os hidratos de manhã ele vai buscar a energia aí, se ingeres à noite, ele vai buscar energia às reservas e depois repõe com os hidratos. Same shit.

Ou não. Sinceramente não te sei explicar cientificamente agora, mas experimenta estar 2 semanas a comer hidratos só antes do sol se por e outra só depois e vem cá contar.

Acho que tem a ver com o facto de se tu comeres os hidratos cedo vais ter + energia para fazer mais esforço e o corpo vai gastar os hidratos quase todos aí. Se só comeres os hidratos à noite eles não vão ser usados e vão-se transformar em gordura. Pode e deve até estar mal a explicação e faltar qualquer coisa, mas se achas que não há diferença é experimentares por ti próprio. Eu digo-te já que notas diferença...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu como cereais quase todas as noites... Peso 64kg.

A questão é que no fim do dia o que conta é o que entra e o que sai, é verdade que se comes à noite é energia que não vai ser gasta, mas se não comeres durante o dia, a energia gasta o corpo vai buscar à gordura armazenada. Equilibra tudo.

O que me podes dizer é numa situação destas:

refeição 1-500cal

refeição 2 (rica em hidratos)-500cal

refeição 3-500cal

refeição 4-500cal

Consumiste 2000cal

refeição 1-500cal

refeição 2-500cal

refeição 3-500cal

refeição 4 (rica em hidratos)-500cal

consumiste 2000cal

É exactamente a mesma coisa se em ambos os casos gastares o mesmo nº de cal.

O que me parece que acontece é:

refeição 1-500cal

refeição 2-500cal

refeição 3-500cal

refeição 4-500cal

antes de ir dormir - ceia rica em hidratos-200cal

Aí sim, já há problemas, mas nem era preciso ser rica em hidratos, vão ser calorias que não gastas, logo vão ser armazenadas como gordura.

Compartilhar este post

Link para o post

espero que seja mito. como quase todos os dias torradas 'a noite :medinho:

Compartilhar este post

Link para o post

Mas Nikel, a minha nutricionista aconselhou-me a evitar hidratos a noite, aliás disse-me que se comer um bife e arroz, se ainda tiver fome é preferível comer mais meio bife do que mais arroz... mas realmente esse raciocínio parece-me correcto!

Compartilhar este post

Link para o post

Mas Nikel, a minha nutricionista aconselhou-me a evitar hidratos a noite, aliás disse-me que se comer um bife e arroz, se ainda tiver fome é preferível comer mais meio bife do que mais arroz... mas realmente esse raciocínio parece-me correcto!

Porque o bife é menos calórico que o arroz. Um é proteína (a menos que tenha muita gordura, aí já muda de figura) e o outro é hidratos. Os hidratos têm mais calorias por grama do que as proteínas. Eu só não entendo o porquê da especificidade da altura do dia, no fim do dia o que conta é o que gastámos e ingerimos durante todo o dia.

Compartilhar este post

Link para o post

Porque o bife é menos calórico que o arroz. Um é proteína (a menos que tenha muita gordura, aí já muda de figura) e o outro é hidratos. Os hidratos têm mais calorias por grama do que as proteínas. Eu só não entendo o porquê da especificidade da altura do dia, no fim do dia o que conta é o que gastámos e ingerimos durante todo o dia.

Por acaso também tenho de ter cuidado com a proteína, fiz análises e está tudo bem, excepto um excesso de proteína no sangue... Bem, do que podia ter, ainda é um mal menor :lol:

E eu também não faço ideia dessa da altura do dia, vou tentar informar-me!

Compartilhar este post

Link para o post

Excesso de proteína no sangue? Mas tomas alguma coisa ou foi mesmo só de comer bifes?

Compartilhar este post

Link para o post

Não tomo nada mesmo, e não acredito que seja 'por comer bifes' que não anda a comer bifes todos os dias, acredito que talvez tenha sido uma altura em que possa ter abusado tanto nas carnes vermelhas como no leite e queijo, penso que só possa ser disso, porque os níveis de colesterol e isso estão óptimos, ela ainda pensou que fossem os meus rins que tivessem a filtrar mal as proteínas (devo estar a dizer uma barbaridade mas foi isso que compreendi), mas já fiz uma ecografia e os rins estão muito bem também, não sei mesmo...

Compartilhar este post

Link para o post

Hidratos e proteinas têm as mesmas calorias. As gorduras é que têm mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Hidratos e proteinas têm as mesmas calorias. As gorduras é que têm mais.

Hmm, por acaso pensei que tivessem mais, pouco mais, mas mais. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Hmm, por acaso pensei que tivessem mais, pouco mais, mas mais. ;)

Existe diferença na forma como são digeridas, gastando-se mais calorias a digerir proteina do que hidratos.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu como cereais quase todas as noites... Peso 64kg.

A questão é que no fim do dia o que conta é o que entra e o que sai, é verdade que se comes à noite é energia que não vai ser gasta, mas se não comeres durante o dia, a energia gasta o corpo vai buscar à gordura armazenada. Equilibra tudo.

O que me podes dizer é numa situação destas:

refeição 1-500cal

refeição 2 (rica em hidratos)-500cal

refeição 3-500cal

refeição 4-500cal

Consumiste 2000cal

refeição 1-500cal

refeição 2-500cal

refeição 3-500cal

refeição 4 (rica em hidratos)-500cal

consumiste 2000cal

É exactamente a mesma coisa se em ambos os casos gastares o mesmo nº de cal.

O que me parece que acontece é:

refeição 1-500cal

refeição 2-500cal

refeição 3-500cal

refeição 4-500cal

antes de ir dormir - ceia rica em hidratos-200cal

Aí sim, já há problemas, mas nem era preciso ser rica em hidratos, vão ser calorias que não gastas, logo vão ser armazenadas como gordura.

Pensava que já alguém da área tivesse respondido a isto com palavreado cientifico. :mrgreen:

A nutrição é muito mais que contar calorias. A questão das calorias é um bocado "ficticia". Tens é de dar os nutrientes certos na altura certa. Não é mais do que isto. Isso de andar as calorias não faz sentido nenhum. P.E alguém que coma fibra pode ingerir mais calorias do que outro que não coma, e mesmo assim absorver menos calorias. Se fosse só uma questão de contar calorias, levando ao extremo, podias comer num mês calorias para 2 meses, e no seguinte não comias e estava tudo bem.

É muito mais fácil gastar as calorias dos hidratos de carbono do que ir gastar as reservas de gordura. Supondo que só comes a noite, o teu corpo de dia vai "abrandar" desacelerando o metabolismo, logo vai levar-te a gastar menos calorias. Outra questão é que se vais fazer exercício e não estás devidamente alimentado, vais conseguir fazer menos esforço, logo também vais gastar menos calorias.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Li isto muito na diagonal, mas então pra quem quer ganhar peso, encher a pança de hidratos antes de ir pra cama é a solução?

Compartilhar este post

Link para o post

Li isto muito na diagonal, mas então pra quem quer ganhar peso, encher a pança de hidratos antes de ir pra cama é a solução?

Para quem quer ganhar gordura é uma boa ideia. Não deve é ser esse o peso que tu queres..

Compartilhar este post

Link para o post

Supondo que só comes a noite, o teu corpo de dia vai "abrandar" desacelerando o metabolismo, logo vai levar-te a gastar menos calorias. Outra questão é que se vais fazer exercício e não estás devidamente alimentado, vais conseguir fazer menos esforço, logo também vais gastar menos calorias.

Engraçado que saiu mesmo agora um estudo que contradiz isso.

http://ergo-log.com/carbsintheeveningonly.html

E isso do metabolismo desacelerar durante o dia também não é verdade. Nos primeiros momentos de jejum até acelera, só ao fim de 2 ou 3 dias é que começa a desacelerar.

Editado por Crono

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, pelo que sei o corpo leva 2 ou 3 dias a entrar num modo "sobrevivência".

E qual é a explicação para desacelerar o metabolismo de dia se comeres à noite?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Para quem quer ganhar gordura é uma boa ideia. Não deve é ser esse o peso que tu queres..

Sinceramente, até nem me importava. Mas ya, já sabia que se desse peso, não seria saudável

É que com 1.72, 52kg... fazem-me falta uns quilinhos. Mesmo no IMC acho que tou péssimo.

Se bem que só por alimentos já me mentalizei que a diferença não vai ser grande, pro bem e pro mal. Só com exercício físico que incida mais na musculação do que na aeróbica é que isto vai ao sítio. Herança genética é f*da

Compartilhar este post

Link para o post

Sinceramente, até nem me importava. Mas ya, já sabia que se desse peso, não seria saudável

É que com 1.72, 52kg... fazem-me falta uns quilinhos. Mesmo no IMC acho que tou péssimo.

Se bem que só por alimentos já me mentalizei que a diferença não vai ser grande, pro bem e pro mal. Só com exercício físico que incida mais na musculação do que na aeróbica é que isto vai ao sítio. Herança genética é f*da

Muito ferro e boa alimentação e isso vai ao sitio.

Alguém daqui salta a corda? Tive a ler os beneficios disso e gostei, vou começar a fazê lo todos os dias 15 min.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém daqui salta a corda? Tive a ler os beneficios disso e gostei, vou começar a fazê lo todos os dias 15 min.

eu tenho isso ca' em casa mas nao e' coisa que me puxe para fazer. 15mins entao..

uso so' para fazer alguns circuitos.

Compartilhar este post

Link para o post

Saltar à corda é um exercício praticamente tão válido como correr ou bicicleta para cardio. Se gostarem de fazer, aconselho.

Compartilhar este post

Link para o post

Saltar à corda é cardio. Queimar calorias e/ou ganhar capacidade cardiopulmonar.

Compartilhar este post

Link para o post

Então no meu caso, dá-me jeito fazer. Concilio com os treinos. De manhã, faço saltos à corda e "brinco" com os halteres. Há tarde, treino de futebol.

Compartilhar este post

Link para o post

Epá queria ir à maratona da Ponte Vasco da Gama mas é chato porque a prova mais curta são só 6km e depois só há meia maratona. Ainda por cima estive parado por causa das férias não me sinto preparado para fazer os 22km mas ir lá para fazer só 6km também não dá com nada...

No ano passado os piores tempos da meia são 3 horas e 15. Que ritmo é isso? É a andar? Eu não me importo de não fazer os 22km sempre a correr, mas também não queria ficar nos últimos.

Editado por NIkeL

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...