Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Chandler

A Companhia do Corpo

Publicações recomendadas

sinceramente, o assunto da suplementação satura-me um bocado. há uns tempos, se não tomasse proteína pós-treino ou algo do género, era uma catástrofe. com o tempo fui percebendo que a suplementação, independentemente da sua qualidade (marca, tabela nutricional, etc), não interfere abismalmente no teu processo de treino ou nos ganhos musculares anuais.

quero com isto dizer que, se fizeres a experiência com dois clientes teus - um a tomar proteína e o outro a tomar aveia instantanea pós treino -, irás notar que o desenvolvimento muscular de ambos são muito similares.

e quanto à tabela nutricional das proteínas, relativamente aos outros nutrientes, são todas bastante similares (se estivermos a falar por categorias e ordem de absorção), nunca denotei uma que se agigantasse fortemente perante as outras...

Editado por johan

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca tomei proteína apesar de já andar no ginásio à algum tempo, e estava a pensar começar a tomar, qual aconselham? O objetivo é o aumento da massa muscular, e ajudar na recuperação pós treino.

Compartilhar este post

Link para o post

Para isso toma BCAA´s (para a recuperação), a proteina simplesmente come mais um bocado de carne ou algo idêntico. Se é para a aumentares mais vale ser na comida, imo.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

sinceramente, o assunto da suplementação satura-me um bocado. há uns tempos, se não tomasse proteína pós-treino ou algo do género, era uma catástrofe. com o tempo fui percebendo que a suplementação, independentemente da sua qualidade (marca, tabela nutricional, etc), não interfere abismalmente no teu processo de treino ou nos ganhos musculares anuais.

quero com isto dizer que, se fizeres a experiência com dois clientes teus - um a tomar proteína e o outro a tomar aveia instantanea pós treino -, irás notar que o desenvolvimento muscular de ambos são muito similares.

e quanto à tabela nutricional das proteínas, relativamente aos outros nutrientes, são todas bastante similares (se estivermos a falar por categorias e ordem de absorção), nunca denotei uma que se agigantasse fortemente perante as outras...

Estás a falar com uma pessoa que por opção deixou de tomar esse tipo de produtos.

No entanto discordei daquela afirmação.

Compartilhar este post

Link para o post

Qual é o objectivo de aumentar a ingestão calórica à custa de ingerir mais proteína?

Em relação a essas duas proteínas, estás a comparar uma isolada como uma que não é isolada, por isso é normal que a isolada te vá dar mais proteína e menos açúcar, por 100g. Se queres fazer uma comparação justa, compara a da Prozis com outras proteínas isoladas.

O objetivo é aumento de massa muscular.

Estou a aumentar o meu nível de atividade semanal com aulas de Crossfit e Body Pump, além dos dias do plano de treino normal.

Além disso andava a sentir mais apetite.

As duas não são isoladas? Pelas descrições assumi que eram.

Optimum Nutrition 100% Whey Gold Standard 5 lbs (2273g): "Rico em Isolados de Proteína Whey e Péptidos de Whey HYDROWHEY de Ação Rápida!"

Prozis Sport 100% Real Whey Isolate 2500g: "O isolado de proteína whey mais puro para verdadeiros ganhos de massa e gordura mínima."

Se no rótulo não diz nada sobre a biodisponibilidade, como é que sei qual é a melhor solução?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

O objetivo é aumento de massa muscular.

Estou a aumentar o meu nível de atividade semanal com aulas de Crossfit e Body Pump, além dos dias do plano de treino normal.

Além disso andava a sentir mais apetite.

As duas não são isoladas? Pelas descrições assumi que eram.

Optimum Nutrition 100% Whey Gold Standard 5 lbs (2273g): "Rico em Isolados de Proteína Whey e Péptidos de Whey HYDROWHEY de Ação Rápida!"

Prozis Sport 100% Real Whey Isolate 2500g: "O isolado de proteína whey mais puro para verdadeiros ganhos de massa e gordura mínima."

Se no rótulo não diz nada sobre a biodisponibilidade, como é que sei qual é a melhor solução?

Pois, tinha receio que o objectivo fosse esse. É que é um erro comum pensar que com mais proteína se vai ganhar mais massa muscular, e isso não é correcto.

O teu organismo tem uma capacidade limitada para a absorção de proteína, quer a nível de cada refeição que fazes, quer ao longo do dia na soma das refeições que fazes. Esse limite é dado pelo teu peso corporal. Por cada kg de peso, a pessoa deve ingerir à volta de 2g de proteína, o que quer dizer que para uma pessoa que pesa 80kg o seu limite diário são as 160g de proteína, ou à volta disso. Não vale a pena ingerir muito mais do que isso, porque simplesmente o corpo não irá absorver, irá apenas e só sobrecarregar o rim e ser expelido do corpo através da urina. Basicamente, é só dinheiro deitado à rua. E para uma pessoa que toma suplementação, como proteína pós treino, às vezes proteína no pequeno almoço, mais caseína antes de dormir, só aí já estão pelo menos 60g de proteína se não mais, ou seja, 1/3 da ingestão diária recomendada para uma pessoa de 80kg seria conseguida através de uma fonte de uma proteína sintética/produto processado.

Para aumentar a massa muscular o segredo não é aumentar a proteína que ingeres por dia, mas sim os hidratos de carbono. Os hidratos de carbono é que te darão energia, principalmente agora que aumentaste a tua intensidade de treino, e para além disso, assim de forma muito simplista, sem os hidratos de carbono não existe anabolismo muscular, logo não existe aumento de massa muscular nenhum. Os hidratos é que são os maiores responsáveis pela criação dos picos de insulina que uma pessoa que quer aumentar de peso tem obrigatoriamente de ter.

Portanto, para aumentares de peso, primeiro o que devias de fazer era definir o teu peso ideal, digamos que uma pessoa que tem 75kg quer pesar 80kg. O seu peso ideal são 80kg, portanto faz as contas para 80kg e dá os tais 160g de proteína. Depois, pegas nesse valor, e para um aumento de massa muscular a divisão dos macronutrientes são proteína entre 25 a 30 % da ingestão calórica diária, gordura entre 20 a 25% e hidratos de carbono entre 45 a 50%.

Essas duas proteínas não são as duas isoladas. As que são dizem isolate. Uma que diz que é rica em isolados de não sei quê e mais peptidos de não sei que mais, não é. E se fores a ver a constituição, uma tem hidratos de carbono sem ter açucares e a outra tem hidratos de carbono que são efectivamente açucares. Agora pega em outra isolate, por exemplo da Scitec, que é outra marca conceituada, e vê a constituição se tem açucares ou não. Vais ver que não.

Não vejo muitas vantagens em tomar proteína isolada numa altura em que objectivo é aumentar de peso. Normalmente as pessoas optam por esse tipo de proteínas, numa altura em que querem manter o peso, ou perder alguma massa gorda. De qualquer maneira, nunca hás-de conseguir saber ao certo a biodisponibilidade das proteínas, no entanto pela minha experiência te digo que as marcas conceituadas e mais caras por algum motivo o são, e as mais baratas e menos conceituadas por algum motivo o são também.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, tinha receio que o objectivo fosse esse. É que é um erro comum pensar que com mais proteína se vai ganhar mais massa muscular, e isso não é correcto.

O teu organismo tem uma capacidade limitada para a absorção de proteína, quer a nível de cada refeição que fazes, quer ao longo do dia na soma das refeições que fazes. Esse limite é dado pelo teu peso corporal. Por cada kg de peso, a pessoa deve ingerir à volta de 2g de proteína, o que quer dizer que para uma pessoa que pesa 80kg o seu limite diário são as 160g de proteína, ou à volta disso. Não vale a pena ingerir muito mais do que isso, porque simplesmente o corpo não irá absorver, irá apenas e só sobrecarregar o rim e ser expelido do corpo através da urina. Basicamente, é só dinheiro deitado à rua. E para uma pessoa que toma suplementação, como proteína pós treino, às vezes proteína no pequeno almoço, mais caseína antes de dormir, só aí já estão pelo menos 60g de proteína se não mais, ou seja, 1/3 da ingestão diária recomendada para uma pessoa de 80kg seria conseguida através de uma fonte de uma proteína sintética/produto processado.

Para aumentar a massa muscular o segredo não é aumentar a proteína que ingeres por dia, mas sim os hidratos de carbono. Os hidratos de carbono é que te darão energia, principalmente agora que aumentaste a tua intensidade de treino, e para além disso, assim de forma muito simplista, sem os hidratos de carbono não existe anabolismo muscular, logo não existe aumento de massa muscular nenhum. Os hidratos é que são os maiores responsáveis pela criação dos picos de insulina que uma pessoa que quer aumentar de peso tem obrigatoriamente de ter.

Portanto, para aumentares de peso, primeiro o que devias de fazer era definir o teu peso ideal, digamos que uma pessoa que tem 75kg quer pesar 80kg. O seu peso ideal são 80kg, portanto faz as contas para 80kg e dá os tais 160g de proteína. Depois, pegas nesse valor, e para um aumento de massa muscular a divisão dos macronutrientes são proteína entre 25 a 30 % da ingestão calórica diária, gordura entre 20 a 25% e hidratos de carbono entre 45 a 50%.

Essas duas proteínas não são as duas isoladas. As que são dizem isolate. Uma que diz que é rica em isolados de não sei quê e mais peptidos de não sei que mais, não é. E se fores a ver a constituição, uma tem hidratos de carbono sem ter açucares e a outra tem hidratos de carbono que são efectivamente açucares. Agora pega em outra isolate, por exemplo da Scitec, que é outra marca conceituada, e vê a constituição se tem açucares ou não. Vais ver que não.

Não vejo muitas vantagens em tomar proteína isolada numa altura em que objectivo é aumentar de peso. Normalmente as pessoas optam por esse tipo de proteínas, numa altura em que querem manter o peso, ou perder alguma massa gorda. De qualquer maneira, nunca hás-de conseguir saber ao certo a biodisponibilidade das proteínas, no entanto pela minha experiência te digo que as marcas conceituadas e mais caras por algum motivo o são, e as mais baratas e menos conceituadas por algum motivo o são também.

Não acho assim tão fácil atingir a marca dos 160g de proteína.

Atualmente:

Pequeno almoço: overnight oats (3 colheres de sopa com farelo de aveia, 2 colheres de sopa com leite, meia banana esmagada, 3 colheres de sopa com iogurte natural Milbona, 2 colheres de sopa com linhaça, 1 colher de sopa com sementes de chia)

Lanche da manhã: pão de sementes com fiambre e por vezes acrescento um ovo cozido

Almoço: varia consoante o sítio onde for. Ontem foi bife de salmão, hoje foi 3 fatias de picanha.

Tarde: iogurte natural com muesli e 1 banana

Depois do treino: whey (20 a 24g proteína)

Jantar: varia com o almoço, mas por exemplo 1 peito de frango

Com isto devo andar a rondar os 130g de proteína.

Editado por Ego Sum

Compartilhar este post

Link para o post

Não acho assim tão fácil atingir a marca dos 160g de proteína.

Atualmente:

Pequeno almoço: overnight oats (3 colheres de sopa com farelo de aveia, 2 colheres de sopa com leite, meia banana esmagada, 3 colheres de sopa com iogurte natural Milbona, 2 colheres de sopa com linhaça, 1 colher de sopa com sementes de chia)

Lanche da manhã: pão de sementes com fiambre e por vezes acrescento um ovo cozido

Almoço: varia consoante o sítio onde for. Ontem foi bife de salmão, hoje foi 3 fatias de picanha.

Tarde: iogurte natural com muesli e 1 banana

Depois do treino: whey (20 a 24g proteína)

Jantar: varia com o almoço, mas por exemplo 1 peito de frango

Com isto devo andar a rondar os 130g de proteína.

se incluisses + 1 peça de fruta no lanche da manha, mais frutos secos e requeijão antes de dormir, chegavas, a faltar pouco secalhar, aos 160.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas.

Alguém me consegue arranjar um bom guia de Calisthenics? Com exercícios para os vários grupos musculares?

Compartilhar este post

Link para o post

Quem manda vir proteina da myprotein, quanto tempo demora a vir ?

Compartilhar este post

Link para o post

É rápido. Nisso são impecáveis, em dois dias tens isso em casa. E na entrega são muito eficientes, contactam-te directamente se não estiveres em casa e tudo.

Compartilhar este post

Link para o post

Recomendam tomar proteína para recuperar fisicamente? Tenho treinado duro e, devido a isso, começo a sentir cansaço acumulado e queria algo para ajudar.

Em tempos tomei uma recomendada pela nutricionista do gym, chamada de whey protein isolate.

Recomendam esta, mesmo estando numa fase de perda de peso?

Compartilhar este post

Link para o post

Malta, quando entrei para o ginásio, no fim do ano passado, tinha como objetivo perder a barriga que tinha e ganhar massa muscular. Estava com 64kg. De há um mês para cá, que vejo resultados, sim, mas até a minha mãe está preocupada porque eu não engordo, estou com 59,6kg. Eu como muito bem, ao pequeno-almoço como dois iogurtes naturais com aveia, a meio da manhã apenas bebo um Compal para não ficar sem nada (compro no bar do trabalho), ao lanche como dois pães com atum/queijinho/banana e depois do treino tomo proteína (MetaPure), ao almoço e ao jantar como sopa, um bom prato e uma gelatina. Estou a fazer alguma coisa de errado? Treino 4/5 dias por semana, btw.

Editado por End

Compartilhar este post

Link para o post

Então o que devo comer para ganhar peso?

Compartilhar este post

Link para o post

Não é tanto o que deves comer, mas mais as quantidades que deves comer.

Tu estás a comer muito pouco, tendo em conta que queres ganhar peso. Aliás, não sei a tua altura, mas não tinhas qualquer necessidade de reduzir dos 64 para os 59, ou lá o que foi. Se queres ganhar massa muscular vais ter de ingerir mais calorias do que as que gastas.

Estás a comer pouco, por isso é natural que não consigas ganhar peso.

Compartilhar este post

Link para o post

Só dois iogurtes naturais com aveia num pequeno almoço e só um compal a meio da manhã é muito pouco. Acho que é aí que está o principal problema.

Compartilhar este post

Link para o post

Lá está, tem a ver com as quantidades. Os alimentos até nem são de todo descabidos, mas a comer só aquilo não é de espantar que não consiga ganhar peso.

Mas é natural, para mim o mais difícil também foi, e é, a alimentação.

Compartilhar este post

Link para o post

Esta semana troquei o meu pequeno almoço para tosta de abacate, gostei muito.

• Uma fatia de pão (queria comprar pão de quinoa mas na área viva do Continente não tinha, só tem no celeiro, acabei por comprar um que lá tinha sem glúten de trigo sarraceno acho).
  • Meio abacate, meia lima, sal e pimenta preta. Misturar, barrar na tosta.
  • Ovo escalfado em cima (é isto que dá o toque divinal)

Estava farto de comer muesli no lanche da tarde.

Agora estou a fazer

•  
  • pequeno almoço: tosta de abacate com ovo escalfado
  • lanche manhã: pão de girassol ou sementes com fiambre de peru em forno de lenha e um ovo cozido
  • lanche tarde: overnight (aveia, leite, banana, frutos vermelhos, iogurte natural, meio scoop de whey para dar sabor, farinha de linhaça e sementes de chia)

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado. Acho que logo vou falar com um professor que esteja lá a ver o que ele me diz.

Compartilhar este post

Link para o post

Para quem faz logo um treino pela manhã:

uma barra energética antes do treino e depois do treino tomar o pequeno almoço (cereiais + fruta) é suficiente?

Compartilhar este post

Link para o post

uma barra energética antes do treino e depois do treino tomar o pequeno almoço (cereiais + fruta) é suficiente?

Penso que deveria ser mais o contrario, o pequeno almoço com alguns hidratos de carbono de absorção rapida para te dar uma fonte de energia para o treino e depois do treino ai sim, uma barra proteica ou preferencialmente um batido de proteina para repor todos os nutrientes e até ajudar na recuperação.

Compartilhar este post

Link para o post

Treino sempre em jejum (chavena de café apenas pré-treino para algum boost e despertar) e como apenas depois do treino. Se te sentires bem e com energia é como tu preferires tbh

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

• Criar Novo...