Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
kewl

[FM07] From Zero to Hero

Publicações recomendadas

Olá África!, começa o Mundial 2010...

Os meses que antecedem uma competição deste nível são sempre, para os que têm uma ligeira esperança de lá estar, de uma ansiedade tremenda. Todos os miúdos que um dia sonharam em ser jogadores de Futebol tiveram a ambição de estarem presentes um dia, com a camisola do seu país, num campeonato do Mundo.

Apurados e com a convocatória decidida, os dias prévios á chegada à África do Sul foram envoltos de um especial sentimento de ansiedade mas era agora tempo de nos concentrarmos no nosso objectivo primordial e sermos frios na obtenção do mesmo: a passagem à fase seguinte.

Tenho um grupo de jogadores que me agrada bastante e acima de tudo motiva-me estar no comando da Selecção Portuguesa. Só tenho pena de não poder fazer uma táctica que use uns 4 ou 5 extremos, porque é super complicado optar por entre os que tenho à disposição (agora te entendo Scolari!).

Vamos lá então entrar em campo Portugal, menos ais, menos ais...

Campeonato Mundial 2010 Grupo C - 1ª Jornada vs Egipto

1jgEg1Pt6.jpg

Avé Hugo Almeida, o Faraó! :mrgreen:

Penso que foi uma estreia bastante auspiciosa na competição e que motiva os atletas, foi algo arriscado ter alterado para o sistema de 2 pontas de lança depois de no apuramento ter optado apenas por 1, mas... foi o experimentar de uma fórmula que me tem agradado no Preston. Hugo Almeida deu-se bem com companhia e os craques Moutinho & Manuel Fernandes no meio-campo trataram da saúde a todas as investidas dos adversários. Infelizmente uma frangalhada de Ricardo deu o golo de honra ao adversário.

Campeonato Mundial 2010 Grupo C - 2ª Jornada vs Rússia

2jgPortugal3Russ1.jpg

Havia um ex-Internacional que duvidava da capacidade da equipa em derrotar os Russos. No entanto, numa partida onde acabámos por bater um Record de 9 vitórias consecutivas na Selecção Nacional, provámos que esse palpite não poderia estar mais errado. Quando o penalty contra nós foi assinalado, esperei logo alguma coisa do Ricardo, mas... estava mesmo lá dentro. A partir daí exercemos um natural domínio na partida, com grandes transicções defesa-ataque e muita qualidade de passe, com João Moutinho em destaque. Estávamos assim com a Qualificação garantida no Grupo C.

Campeonato Mundial 2010 Grupo C - 3ª Jornada vs E

3jgEUA2Pt1.jpg

Apesar da confiança de Simão e sentir que os jogadores estavam em boa forma física, optei por rodar neste jogo praticamente toda a equipa, dando oportunidade também, e já que estava garantida a qualificação, a possibilidade aos menos habituados a vestir as cores da sua selecção de sentirem também o que é disputar um Campeonato do Mundo. A equipa entrou algo apática e as investidas de Freddy Adu, o jovem de 45 anos, foram bastante complicadas para um estreante Nélson. Numa altura em que havíamos enviado uma bola à barra, Adu pega na bola e só a larga para dar o golo a Donovan. Esperei por uma reacção até ao intervalo mas mesmo a fechar a 1ª parte o mesmo Adu finta 2 jogadores e faz um chapéu ao também estreante Daniel Fernandes na baliza. Fiz entrar Ronaldo, Almeida e Moutinho para a 2ª parte mas o golo acabou por surgir já demasiado tarde para pelo menos empatarmos uma partida frente a uma selecção que de tosca nada tem. O Soccer nos USA vem crescendo! Ficávamos assim em 2º lugar do Grupo, em nome da rotatividade

GrupoC.jpg

Não é de todo um drama terminar em 2º lugar visto que sou apologista da ideia de que o que realmente importa é seguir em frente na melhor condição possível. Optei por preservar os níveis físicos de uma equipa que, tendo os seus jogadores nos melhores campeonatos, está por esta altura sensível a demasiado desgaste.

Destaco o fantástico apuramento da Arábia Saudita no Grupo B, juntamente com a Inglaterra e em deterimento da República Checa.

Estava algo apreensivo em relação ao sorteio para a próxima fase, mas penso que nos poderia ter calhado pior, com todo o respeito...

A selecção Chilena tenta agora continuar a fazer história numa competição da qual foram deixando de ser presença habitual desde os tempos de Zamorano.

Foram os 1ºs no equilibrado Grupo D, em frente da Alemanha, portanto teremos que encarar esta partida com todos os cuidados. Têm nas suas maiores figuras o central César González, do Hamburgo, curiosamente aconselhado por um olheiro meu, mas talvez muito caro, sendo um jovem de 21 anos de grande potencial... depois, Luis Jiménez da Juventus e Mark González do Liverpool são muito perigosos nas alas 'alimentando' o Ponta de Lança Chamagol, dos Dorados. Há uma ligeira esperança contudo que não estejam nas melhores condições físicas.

Alguns cenários interessantes para esta fase, como o confronto entre uma motivada Selecção Saudita frente à campeã Itália, França vs Bélgica, Brasil contra os Camarões. Vou torcer sempre pelos 'teoricamente' mais fracos, como é óbvio... :badgrin:

Força Portugal, o FNB Stadium espera-nos!

cachecolportugalou8.png

Compartilhar este post

Link para o post

E continua ele com a excelente apresentação, dá imensa vontande acompanhar este save, só por causa desta apresentação.

Em relação aos jogos, entraste muito bem com uma excelente goleada frente aos Egipcios. :D

Hugo Almeida a resolver, quem diria. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Grande apresentação. E também grandes resultados.

Compartilhar este post

Link para o post

Esta apresentação mata-me :lol:

Quanto ao campeonato do mundo, poderias ter feito o primeiro lugar, mas não foi nada mau, pois calhou-te o Chile :mrgreen: Boa sorte :wink:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Tiago Moreira

Eu apesar de nunca o ter referido, eu achava a dupla Djaló e Hugo Almeida a melhor. Acho que o Hugo Almeida é muito bom assim como o Djaló e o Vaz Te serve para factor surpresa.

Nesta fase de grupos saíste-te bem apesar do desaire contra os E.U.A que surpreenderam pelo nível exibicional que demonstraram.

Acho que, como tu dizes, o que importa é passa e agora é pensar numa vitória contra a equipa do Chile. Se bem conheço o Chile será uma equipa que fará alguma pressão mas irá acabar por ceder.

Resta-me desejar boa sorte!

Compartilhar este post

Link para o post

Zlatan: Merci. Eu disse que o Hugo Almeida ia fazer estragos... tem marcado em todos os jogos, compensa um pouco a apetência do Djaló em atirar a bola para fora. :-#

doudou: Obrigado. Os resultados foram os necessários. :D

Jonyyy: Que é isso, ainda és novo... :mrgreen:

Vamos a ver se o Chile não me sai pior que a encomenda...

Zenkai: Obrigado pelo comentário elogioso e pelo acompanhamento.

Gold_PT: "Hugo Almeida :-$ "

Tiago Moreira: O Djaló tem sido um bocado o oposto do Hugo Almeida, não só na forma de jogar mas também no sitio onde acerta... um mete-a dentro da baliza, o outro mete-a do lado de fora. :(

O Chile deverá vir motivado mas somos a 4ª Selecção do Ranking da FIFA, temos que impor o nosso jogo.

=P~

Compartilhar este post

Link para o post

Qualificação fácil, o Chile está perfeitamente ao teu alcance.

A equipa entrou algo apática e as investidas de Freddy Adu, o jovem de 45 anos, foram bastante complicadas para um estreante Nélson.

:mrgreen:

Boa sorte, ainda vais a tempo de ser assobiado no aeroporto, à chegada.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma piada subtil, bem caçada pelo sempre atento Alexandre Costa. 8-)

Assobiado no aeroporto? Impossível... vou imitar o Vasco da Gama quando dobrou o Cabo das Tormentas e voltarei de Nau para Portugal. 8-)

Compartilhar este post

Link para o post
(...) vou imitar o Vasco da Gama quando dobrou o Cabo das Tormentas e voltarei de Nau para Portugal. 8-)

Quero ver as fotos... :supz:

Compartilhar este post

Link para o post

Bela fase de grupos. Agora, é perfeitamente possivel a passagem aos QF.

Compartilhar este post

Link para o post

Gold_PT: Não precisas de fotos... depois vês na MTV o Pimp My Nau.

kusie: É o que todos esperamos. :D

Compartilhar este post

Link para o post

Zimene: Nunca viste? É altamente... uma Nau com aileron Matias é uma coisa do outro mundo. :lol:

ze_miguel: Obrigado vamos a continuar assim.. :D

Compartilhar este post

Link para o post
Gold_PT: Não precisas de fotos... depois vês na MTV o Pimp My Nau.

Pimp my what? :lol: 8-)

Continuando, o que eu quero mesmo é a tacita :grin:

Compartilhar este post

Link para o post

Outsiders arrumados, olé nuestros hermanos...

Com Portugal na expectativa para o encontro dos Oitavos da competição, era altura de não deixar os meus jogadores ficarem envoltos pelo espírto generalizado na População Portuguesa de que nos havia saído "pêra doce" no sorteio desta fase. O Chile, tendo ficado em 1º no seu Grupo e estando presente no Mundial de Futebol, será certamente uma equipa de qualidade e que deverá ser respeitada.

Manuel Fernandes, o jovem médio do Chelsea e jogador mais bem cotado desta Selecção no momento, pede concentração aos colegas.

A chama do sonho manter-se-á acesa?

Campeonato Mundial 2010 - 2ª Eliminatória vs Chile

chile1Portugal2.jpg

Penso que jogámos melhor que o adversário, que teve em Waldo Ponce e César González uma grande dupla de centrais, com Mark González e Luis Jiménez a criarem bastante perigo com Navia na frente. No entanto, a Imprensa acabou por ter a mesma opinião que eu de que a vitória foi justíssima e podia ter sido mais fácil se houvéssemos sido mais eficazes.

OitavosResults.jpg

Arábia Saudita a causar grande surpresa...

... e vamos novamente jogar com uma 'equipa-sensação' no Mundial.

Considerava este jogo de alto risco por alguns factores, era uma equipa algo desconhecida para nós, estava a causar sensação na prova e por isso moralizada e sem nada a perder, depois, vinham de eliminar a campeã em título, Itália. No entanto o discurso para os meus jogadores foi para que, com rigor, ultrapassassem mais este obstáculo.

Campeonato Mundial 2010 - Quartos-de-Final vs Arábia Saudita

saudi0Pt2.jpg

Para este jogo optei por um sistema táctico que me agrada bastante mas que ainda não havia experimentado neste save. Um 4-3-3 que já até disponibilizei aqui no fórum. O adversário iria fechar-se bastante e apostar no contra-ataque, precisava da maior envolvência de jogo possível na frente mas também no miolo do terreno. Disse aos meus jogadores: "Epá se não ganharem isto vão a nado para casa!". Com Moutinho numa posição completamente nuclear neste sistema, Portugal exibiu-se a um nível bastante bom, a meu ver. Não permitimos ao adversário grandes veleidades, sem entrar em loucuras desenfreadas a nível atacante e com uma boa qualidade de passe. Portugal segue em frente com uma exibição personalizada. Nota de rodapé para parabenizar a excelente prestação da Arábia Saudita neste Mundial.

Quartos.jpg

Maior surpresa a eliminação do sempre favorito Brasil, perante a Espanha... Curiosamente...

Meia.jpg

A Arábia Saudita havia eliminado o Campeão de 2006 e a Espanha eliminou o campeão de 2002... Estou quase tentado a dizer que jogaremos a final contra a equipa que eliminará o campeão de 1998, a França.

O plantel Espanhol está cheio de bons jogadores e nomes conhecidos, será o teste mais difícil até este momento no Mundial, sem dúvida... uma meia-final Ibérica que promete "aquecer", como sempre.

Destaco outra coisa para mim bastante importante. Esta presença na meia-final garante desde já o cumprir do meu objectivo pessoal - o da FPF já estava cumprido com a passagem dos grupos -, estaremos de certeza no mínimo no 4º lugar, portanto não farei pior do que Scolari em 2006 nem irei defraudar o ranking actual da FIFA, no qual Portugal é a 4ª melhor Selecção do Mundo.

Força PORTUGAL!

cachecolportugalou8.png

Compartilhar este post

Link para o post

Força Portugal!!!

PS: Postas hoje o final do mundial?

Compartilhar este post

Link para o post

doudou: Obrigado. Hoje já não deverá ser possível, daqui a pouco terei que sair... Ficará o suspense, penso eu... 8-)

Zenkai: cheers.gif

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Tiago Moreira

Nada de novo portanto, a não ser a vitória já esperada sobre a A. Saudita. Contra a Espanha espera-se um jogo muito difícil.

Força Tugas. :D

Compartilhar este post

Link para o post

Tiago Moreira: Assim foi, apesar de os resultados não o demonstrarem, estive tranquilo nos dois jogos porque nunca senti a equipa a ser inferior. Obrigado.

PRFA47: Seria quase irónico Portugal tendo na sua maior lacuna provavelmente o lugar de 'homem-golo', ver Hugo Almeida com a bota de ouro... :-#

Alexandre Costa: Se há coisa que a experiência FMística me revelou é que nunca se deve subestimar uma equipa com Casillas na baliza... [-X

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...