Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
NIkeL

Religião

Publicações recomendadas

sou católico apostólico romano, embora discorde com muito do que se passa na religião e não absorva toda a carga dogmática envolta nalgumas questões.

Faz-me confusão como se crê em algo que ao mesmo tempo não se concorda. E muitos pensam exatamente da mesma maneira. Ou do gênero sou católico não praticamente, uma nova religião que inventaram. Ou é Católico ou não é.

Editado por Quillbeast

Compartilhar este post

Link para o post

Faz-me confusão como se crê em algo que ao mesmo tempo não se concorda. E muitos pensam exatamente da mesma maneira. Ou do gênero sou católico não praticamente, uma nova religião que inventaram. Ou é Católico ou não é.

Exacto. Mas isso por vezes pode ter a ver com a maneira de ver a religião, ou a espiritualidade em si. Uma pessoa até pode ser espiritual sem ser religiosa. Acho que em Portugal as pessoas acham que quem acredita em Deus é Católico, ponto. O que não podia estar mais longe da verdade.

Compartilhar este post

Link para o post

Exacto. Mas isso por vezes pode ter a ver com a maneira de ver a religião, ou a espiritualidade em si. Uma pessoa até pode ser espiritual sem ser religiosa. Acho que em Portugal as pessoas acham que quem acredita em Deus é Católico, ponto. O que não podia estar mais longe da verdade.

é exatamente como eu penso. não sou religioso, acredito que Deus exista, mas não ligo, minimamente, às igrejas, por exemplo. respeito, mas não acho bem muitas coisas que as igrejas fazem, nomeadamente: angariar dinheiro usando o nome de Deus, desaconselhar as pessoas a seguirem outras igrejas...

Compartilhar este post

Link para o post

Venho aqui perguntar se algum de vocês que é católico (ou qualquer outra religião) tem algum motivo para o ser para além da família e influência social?

Não compreendo a necessidade de justificar a nossa presença no planeta com um Deus ainda para mais quando a religião é responsável por tanta coisa má, e por tão pouca coisa boa. E assim, ataquem-me à vontade, mas gostava mesmo de saber a justificação da maioria para ser crente... Ser por ser, é idiótico, por isso, uma justificação por muito pequena que pode parecer ainda relativiza a situação.

Compartilhar este post

Link para o post

Venho aqui perguntar se algum de vocês que é católico (ou qualquer outra religião) tem algum motivo para o ser para além da família e influência social?

Não compreendo a necessidade de justificar a nossa presença no planeta com um Deus ainda para mais quando a religião é responsável por tanta coisa má, e por tão pouca coisa boa. E assim, ataquem-me à vontade, mas gostava mesmo de saber a justificação da maioria para ser crente... Ser por ser, é idiótico, por isso, uma justificação por muito pequena que pode parecer ainda relativiza a situação.

sinceramente, não acho que tenha de haver uma justificação. eu tenho em mim que há algo superior a nós, algo transcendente, e não tenho provas. nem preciso. é uma fé minha, ponto

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que não acredito em Deus, mas fui educado a acreditar e isso provoca-me um bocado de confusão na hora de dizer se sou crente ou não.

Compartilhar este post

Link para o post

sinceramente, não acho que tenha de haver uma justificação. eu tenho em mim que há algo superior a nós, algo transcendente, e não tenho provas. nem preciso. é uma fé minha, ponto

Eu, por outro lado, acho que tem de haver justificação. Sem justificação é idiota acreditar-se em algo.

Uma coisa é achares que há, outra coisa é acreditares que há. E para acreditar tens de ter um motivo ou outro, há quem tenha passado por experiências que os levaram a crer que existe, sem isso provavelmente também seriam crentes mas não teriam um nível de certeza que têm.

Eu não acredito de todo. Acho porém que quem acredita tem de ter uma justificação além da pressão social e familiar.

Compartilhar este post

Link para o post

a minha mãe acredita em Deus e inclusive vai a uma igreja. o meu pai não acredita e é totalmente contra. até muitas vezes discutem os dois por isso.

nunca tive qualquer pressão de nenhum lado. simplesmente acredito. mas porque raio é que tem de haver uma justificação para uma fé? olha agora...

Compartilhar este post

Link para o post

a minha mãe acredita em Deus e inclusive vai a uma igreja. o meu pai não acredita e é totalmente contra. até muitas vezes discutem os dois por isso.

nunca tive qualquer pressão de nenhum lado. simplesmente acredito. mas porque raio é que tem de haver uma justificação para uma fé? olha agora...

Claro que tem de haver justificação! Mas que raio de lógica dizer que não precisas de justificar a tua fé. Eu acredito em Unicórnios Azuis às Bolinhas Amarelas porque sim!

Tudo o que tu acreditas na vinda mundana tem justificação num motivo ou outro, porque raio deveria ser diferente relativamente à fé? Ofende assim tanto que eu te pergunte porque acreditas em algo se não tens nenhum motivo em concreto?

PS: Dou-te um exemplo, se tu tivesses um acidente e não morresses por muito pouco e achavas que tinhas tido "ajuda divina", compreendia a tua fé apesar de achar que era estúpido, afinal de contas, bom era nem sequer teres tido um acidente. A mesma coisa para uma data de experiências que as pessoas vivem na sua vida e que atribuem influência divina.

Editado por htc

Compartilhar este post

Link para o post

lol, não vale a pena continuar esta discussão. não vai levar a lado nenhum.

não tenho qualquer tipo de provas, e como te disse, não preciso. se tu precisas e não tens, pah, não acredites lol

Compartilhar este post

Link para o post

lol, não vale a pena continuar esta discussão. não vai levar a lado nenhum.

não tenho qualquer tipo de provas, e como te disse, não preciso. se tu precisas e não tens, pah, não acredites lol

Mas eu estou a pedir provas alguma da existência de Deus? Eu estou a perguntar é se tens algum motivo para acreditar.

Uma coisa não tem a ver com a outra. Não confundas as duas coisas.

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que tem de haver justificação! Mas que raio de lógica dizer que não precisas de justificar a tua fé. Eu acredito em Unicórnios Azuis às Bolinhas Amarelas porque sim!

Tudo o que tu acreditas na vinda mundana tem justificação num motivo ou outro, porque raio deveria ser diferente relativamente à fé? Ofende assim tanto que eu te pergunte porque acreditas em algo se não tens nenhum motivo em concreto?

PS: Dou-te um exemplo, se tu tivesses um acidente e não morresses por muito pouco e achavas que tinhas tido "ajuda divina", compreendia a tua fé apesar de achar que era estúpido, afinal de contas, bom era nem sequer teres tido um acidente. A mesma coisa para uma data de experiências que as pessoas vivem na sua vida e que atribuem influência divina.

Strawberry fields. :heart: :weedman:

Compartilhar este post

Link para o post

motivo? sinto que existe algo superior a nós. para mim isto chega. e não preciso que isto convença alguém

Portanto não tens motivo algum, okay. A grande maioria das pessoas é como tu, acredita porque sim. E podes dizer o que bem entenderes mas não acreditas por causa de ti, acreditas porque outros te influenciaram também a acreditar.

Compartilhar este post

Link para o post

Pá ele simplesmente acredita, não te quer convencer a acreditar.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que não acredito em Deus, mas fui educado a acreditar e isso provoca-me um bocado de confusão na hora de dizer se sou crente ou não.

É normal que te sintas confuso. After all, assuntos como os da escatologia são traumáticos e mexem com o subconsciente. O meu conselho é que procures o máximo de informação sobre o tema pois a religião e as crenças em geral são assuntos apaixonantes e extremamente influentes na forma como nos definimos e que cidadãos somos.

Compartilhar este post

Link para o post

LOL tá bem

Eu perguntei se as pessoas acreditam em Deus ou em qualquer outra coisa têm motivos, tu dizes-me que não, e eu é que ainda recebo um LOL. :lol:

Acho estúpido acreditar-se em algo sem motivo nenhum, e nada do que eu estou a dizer tem a ver com o facto de existir ou não, tem simplesmente a ver com justificação para a crença. Eu acredito que não há Deus algum, mas isso não impede que outras pessoas encontrem motivos para acreditar. E nem eu estou aqui a discutir se existe ou não, é-me perfeitamente indiferente, só estou a perguntar porque motivo tu ou outros acreditam.

E como referi há quem tenha justificação por experiências da vida que os levaram a acreditar, mas a grande maioria é pela influência da família ou dos amigos.

exato. pah, és um bocado quadrado não és?

Eu? Eu, não. Eu estou receptivo a novas ideias e opiniões distintas, quem não quer discutir és tu, que assim que te perguntei motivos disseste logo que não tinhas nenhum. Quem está a ser quadrado e não receptivo à discussão és tu, não sou eu. :lol:

Editado por htc

Compartilhar este post

Link para o post

Acho estúpido acreditar-se em algo sem motivo nenhum

eu dei-te um motivo. e para mim, chega e sobra. se para ti não chega, f*da-se, não acredites. não te pedi para acreditares

Compartilhar este post

Link para o post

eu dei-te um motivo. e para mim, chega e sobra. se para ti não chega, f*da-se, não acredites. não te pedi para acreditares

O motivo que deste é que a tua mãe acredita? E desde quando é que isso justifica a tua crença?

Estás cheio de medo de discutir o assunto.

Editado por htc

Compartilhar este post

Link para o post

wat? :lol:

o motivo que te dei não foi esse lol. e mesmo que fosse, qual era o problema?

"eu tenho em mim que há algo superior a nós, algo transcendente, e não tenho provas. nem preciso. é uma fé minha, ponto "

Qual era o problema se a tua fé se baseasse na fé de outra pessoa? Acho que é mais do que evidente. Acreditar no que os outros acreditam, não faz sentido. E a tua mãe acreditar poderá fazer todo o sentido para ela pois pode ter vivido algo que a fez acreditar, mas tu acreditares por ela acreditar faz-me imensa confusão, é algo que não é intelectualmente correcto.

Editado por htc

Compartilhar este post

Link para o post

@ htc, algumas das justificações seriam o argumento do fine tunning, a ideia de que a Criação teria de vir de um Criador inteligente, as mil e umas profecias supostamente cumpridas e cujo cumprimento pode ser visível dentro de determinado tempo, o Sinal Composto, a escatologia (como já referi), a ideia que é desonestidade inteletual dizer com convicção que deus n existe (esta disse-me alguém importante e com estatuto em dado credo, eu ri-me um pouco depois dele o dizer desta forma, ele reafirmou o argumento e eu aí escangalhei-me a rir), etc... Argumentos existem, nem sempre são bem defendidos quer por crentes quer por ateus.

Compartilhar este post

Link para o post

Acreditar no que os outros acreditam não faz sentido? lol...

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...