Descartes Publicado 23 Junho 2012 Discussão interessante... Ainda gastei vários minutos a ler os argumentos de uns e de outros, alguns deles pejados de incongruências, conclusões precipitadas e argumentos frágeis que mereciam ser devidamente desmontados. Não estou para aí virado. Só quero salientar aquele que foi o ponto alto dos comentários das últimas horas: ler as opiniões de dois auto-assumidos ateus indignados por terem sido batizados enquanto crianças e que abordaram a possibilidade de recorrerem à excomunhão para corrigir essa desfeita que os pais lhes fizeram. Um deles até referiu que não avançou com o processo porque ainda é coisa para ficar um bocado cara... :mrgreen: Belas gargalhadas que me proporcionaram! Obrigado. Compartilhar este post Link para o post
htc Publicado 23 Junho 2012 Discussão interessante... Ainda gastei vários minutos a ler os argumentos de uns e de outros, alguns deles pejados de incongruências, conclusões precipitadas e argumentos frágeis que mereciam ser devidamente desmontados. Não estou para aí virado. Só quero salientar aquele que foi o ponto alto dos comentários das últimas horas: ler as opiniões de dois auto-assumidos ateus indignados por terem sido batizados enquanto crianças e que abordaram a possibilidade de recorrerem à excomunhão para corrigir essa desfeita que os pais lhes fizeram. Um deles até referiu que não avançou com o processo porque ainda é coisa para ficar um bocado cara... :mrgreen: Belas gargalhadas que me proporcionaram! Obrigado. As tuas opiniões acerca de religião e touradas também pouca credibilidade têm. Acho até que cada cavaleiro deveria levar uma bíblia para converter o touro antes de o matar. Compartilhar este post Link para o post
Someone Publicado 23 Junho 2012 concordo com o que o David_slbbenfica disse apesar de não acreditar. e isso que o Descartes disse da excomunhão, embora não tenha lido os argumentos dos outros...não é desfeita nenhuma, é como os vossos pais foram criados (quase de certeza) e quiseram dar-vos uma educação igual. agora que decidem por vocês próprios são livres de seguir a religião que quiserem ou não seguir nenhuma. não vale a pena serem excomungados se não acreditam em nenhum Deus, é dinheiro atirado ao lixo. Para mudar de religião, já percebo. Compartilhar este post Link para o post
matisptfan Publicado 23 Junho 2012 (editado) Só quero salientar aquele que foi o ponto alto dos comentários das últimas horas: ler as opiniões de dois auto-assumidos ateus indignados por terem sido batizados enquanto crianças e que abordaram a possibilidade de recorrerem à excomunhão para corrigir essa desfeita que os pais lhes fizeram. Um deles até referiu que não avançou com o processo porque ainda é coisa para ficar um bocado cara... :mrgreen: ainda bem que serviu para rires um pouco :mrgreen: Mas depois participa no debate. Atenção que nessa parte a negrito eu referi que não tinha certezas que o processo acarreta custos, pelo que tu é que estás a ser incongruente. Editado 23 Junho 2012 por matisptfan Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 23 Junho 2012 As tuas opiniões acerca de religião e touradas também pouca credibilidade têm. Acho até que cada cavaleiro deveria levar uma bíblia para converter o touro antes de o matar. Mas de onde conheces tu as minhas opiniões sobre religião? Este é o meu 2º post no tópico que, vê tu bem, está aberto há mais de 5 anos. Para quem apresenta um registo de Dezembro de 2011 parece-me que te estás a chegar muito à frente a respeito das minhas opiniões... E a sério que queres trazer para este contexto a minha posição sobre as touradas? :lol: Ganhas o quê com isso? Achas que assim descredibilizas qualquer opinião ou comentário que eu faça a teu respeito? Tens-te em muita elevada conta... :lol: ainda bem que serviu para rires um pouco :mrgreen: Mas depois participa no debate. Atenção que nessa parte a negrito eu referi que não tinha certezas que o processo acarreta custos, pelo que tu é que estás a ser incongruente. No máximo estou a ser pouco rigoroso. Incongruente não me parece. Mas se quiseres rigor cá vai: tu disseste que ouviste um diz-que-disse que esse processo acarretava custos e que nunca mais pensaste sobre isso. Agora, se quiseres, explica-me só que motivo leva um ateu a procurar informações sobre o processo de excomunhão? E, já agora, explica também como chegaste à conclusão que tu e o htc estão acompanhados por milhões de portugueses no que respeita à aflição pelo facto de serem baptizados sem terem dado autorização prévia. Quando toca ao exagero não és nada meigo...:lol: Compartilhar este post Link para o post
jmgv Publicado 23 Junho 2012 Para quem apresenta um registo de Dezembro de 2011 parece-me que te estás a chegar muito à frente a respeito das minhas opiniões... Ele já lia o forum antes de se registar :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
totava Publicado 23 Junho 2012 (editado) Só quero salientar aquele que foi o ponto alto dos comentários das últimas horas: ler as opiniões de dois auto-assumidos ateus indignados por terem sido batizados enquanto crianças e que abordaram a possibilidade de recorrerem à excomunhão para corrigir essa desfeita que os pais lhes fizeram. Confesso que não li o resto do tópico, mas não percebo porque consideras isso um "ponto alto dos comentários". Sinceramente, não me daria a esse esforço, mas não é normal que uma pessoa não se queira associar a algo com que não concorda? Editado 23 Junho 2012 por totava Compartilhar este post Link para o post
Homem do Bussaco Publicado 24 Junho 2012 offtopic: Onde é que estão as opiniões do Descartes sobre touradas ? Lembro de em tempos ler qualquer coisa e agora fiquei curioso :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
LgD Publicado 24 Junho 2012 Eu sou ateu e fui baptizado quando tinha 5 anos. Para mim como ateu o acto de ser baptizado é apenas levar com água em cima, sem significado nenhum. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 24 Junho 2012 (editado) Confesso que não li o resto do tópico, mas não percebo porque consideras isso um "ponto alto dos comentários". Sinceramente, não me daria a esse esforço, mas não é normal que uma pessoa não se queira associar a algo com que não concorda? É absolutamente normal. A hilariedade da questão está exatamente aí. Indignados por terem sido baptizados sem os terem consultado e, agora, que são donos da sua vontade, colocarem a hipótese de se associar à excomunhão. É demasiado divertido... Editado 24 Junho 2012 por Descartes Compartilhar este post Link para o post
totava Publicado 24 Junho 2012 É absolutamente normal. A hilariedade da questão está exatamente aí. Indignados por terem sido baptizados sem os terem consultado e, agora, que são donos da sua vontade, colocarem a hipótese de se associar à excomunhão. É demasiado divertido... Muitas desculpas, deve-me estar a falhar qualquer coisa, mas é que não vejo mesmo onde reside a hilariedade da questão. Sim, dizerem-se indignados parece algo exagerado; mas de resto, estou mesmo muito confuso. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 24 Junho 2012 Muitas desculpas, deve-me estar a falhar qualquer coisa, mas é que não vejo mesmo onde reside a hilariedade da questão. Sim, dizerem-se indignados parece algo exagerado; mas de resto, estou mesmo muito confuso. Alguém que admite a possibilidade de se submeter ao ritual da excomunhão está a atribuir-lhe algum significado e, por consequência lógica, a atribuir significado ao batizado. Basta leres o post do LgD para perceberes qual é a única posição admissível de um ateu batizado. Isto, naturalmente, para quem tenha o cuidado de manter alguma coerência com as convicções que diz professar. Compartilhar este post Link para o post
Homem do Bussaco Publicado 24 Junho 2012 (editado) Alguém que admite a possibilidade de se submeter ao ritual da excomunhão está a atribuir-lhe algum significado e, por consequência lógica, a atribuir significado ao batizado. Basta leres o post do LgD para perceberes qual é a única posição admissível de um ateu batizado. Isto, naturalmente, para quem tenha o cuidado de manter alguma coerência com as convicções que diz professar. De facto é hilariante Como ateu baptizado (também fiz a 1ª comunhão e a outra cerimonia que vem a seguir) nunca tinha pensado no assunto, porque também não me dizem nada. Na "3ª cerimónia" (não me lembro como se chama) o Benfica estava a jogar com o Sporting e não vi o golo do Luisão. Só isso é que me indigna . Editado 24 Junho 2012 por David_slbenfica Compartilhar este post Link para o post
totava Publicado 24 Junho 2012 (editado) Alguém que admite a possibilidade de se submeter ao ritual da excomunhão está a atribuir-lhe algum significado e, por consequência lógica, a atribuir significado ao batizado. Basta leres o post do LgD para perceberes qual é a única posição admissível de um ateu batizado. Isto, naturalmente, para quem tenha o cuidado de manter alguma coerência com as convicções que diz professar. Estava com uma pequena ideia de que poderia ser a isso que te estavas a referir. Compreendo e concordo que o acto do baptismo não tem (ou na minha opinião não deverá ter) significado para um ateu, mas o acto da excomunhão não inclui outras coisas, como por exemplo ser retirado de uma possível (não sei mesmo se existe) lista de nomes? Se calhar a intenção dos outros que querem ser excomungados é deixar de fazer parte da estatística. Se os meus pais me tivessem inscrito (por exemplo) numa associação de racistas à nascença, eu também não quereria ser membro desse grupo. E portanto teria de contactar com a própria associação para ser retirado da lista de membros, mesmo que não lhe desse qualquer valor. Agora, se de facto a excomunhão é só anular o facto de levar com água na cabeça então sim, parece um pouco inútil procurá-la. E: Aliás, se calhar eles (e eu) utilizaram a palavra excomunhão pensando que queria simplesmente dizer desassociação, mas não sou exactamente conhecedor desses assuntos. Já agora, leio o artigo da Wikipédia, que o saber não ocupa espaço. Editado 24 Junho 2012 por totava Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 24 Junho 2012 De facto é hilariante Como ateu baptizado (também fiz a 1ª comunhão e a outra cerimonia que vem a seguir) nunca tinha pensado no assunto, porque também não me dizem nada. Na "3ª cerimónia" (não me lembro como se chama) o Benfica estava a jogar com o Sporting e não vi o golo do Luisão. Só isso é que me indigna . O crisma. Ou confirmação. Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 24 Junho 2012 (editado) Deves estar a falar do crisma. E o Descartes é hindu. É com cada mantra que espeta ao pessoal... Editado 24 Junho 2012 por 13thReverend Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 24 Junho 2012 Estava com uma pequena ideia de que poderia ser a isso que te estavas a referir. Compreendo e concordo que o acto do baptismo não tem (ou na minha opinião não deverá ter) significado para um ateu, mas o acto da excomunhão não inclui outras coisas, como por exemplo ser retirado de uma possível (não sei mesmo se existe) lista de nomes? Se calhar a intenção dos outros que querem ser excomungados é deixar de fazer parte da estatística. Se os meus pais me tivessem inscrito (por exemplo) numa associação de racistas à nascença, eu também não quereria ser membro desse grupo. E portanto teria de contactar com a própria associação para ser retirado da lista de membros, mesmo que não lhe desse qualquer valor. Agora, se de facto a excomunhão é só anular o facto de levar com água na cabeça então sim, parece um pouco inútil procurá-la. Muito pelo contrário. Não retira o nome de nenhuma lista, apenas acrescenta o nome a outra lista. Sendo que na primeira passa a aparecer a referência à segunda. Deixam de ser batizados para passarem a ser batizados excomunhados. Deves estar a falar do crisma. E o Descartes é hindu. É com cada mantra que espeta ao pessoal... :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
totava Publicado 24 Junho 2012 (editado) Muito pelo contrário. Não retira o nome de nenhuma lista, apenas acrescenta o nome a outra lista. Sendo que na primeira passa a aparecer a referência à segunda. Deixam de ser batizados para passarem a ser batizados excomunhados. Pois, então é como disse no edit: E: Aliás, se calhar eles (e eu) utilizaram a palavra excomunhão pensando que queria simplesmente dizer desassociação, mas não sou exactamente conhecedor desses assuntos. Vi numa notícia num qualquer jornal, onde falava sobre o aumento de ateus a pedirem que fossem retirados da lista, simplesmente para deixar de estar associado à Igreja. Deve ser um processo diferente da excomunhão. Ou então é como dizes, dão mesmo significado despropositado ao ritual, incoerente com as crenças deles. Editado 24 Junho 2012 por totava Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 24 Junho 2012 Estava com uma pequena ideia de que poderia ser a isso que te estavas a referir. Compreendo e concordo que o acto do baptismo não tem (ou na minha opinião não deverá ter) significado para um ateu, mas o acto da excomunhão não inclui outras coisas, como por exemplo ser retirado de uma possível (não sei mesmo se existe) lista de nomes? Se calhar a intenção dos outros que querem ser excomungados é deixar de fazer parte da estatística. Se os meus pais me tivessem inscrito (por exemplo) numa associação de racistas à nascença, eu também não quereria ser membro desse grupo. E portanto teria de contactar com a própria associação para ser retirado da lista de membros, mesmo que não lhe desse qualquer valor. Agora, se de facto a excomunhão é só anular o facto de levar com água na cabeça então sim, parece um pouco inútil procurá-la. E: Aliás, se calhar eles (e eu) utilizaram a palavra excomunhão pensando que queria simplesmente dizer desassociação, mas não sou exactamente conhecedor desses assuntos. Já agora, leio o artigo da Wikipédia, que o saber não ocupa espaço. A questão é que, sendo ateu, já se é excomungado. Compartilhar este post Link para o post
totava Publicado 24 Junho 2012 A questão é que, sendo ateu, já se é excomungado. Sim, mas suponho que eles procurem uma excomunhão declarada por uma autoridade da Igreja. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 24 Junho 2012 Sim, mas suponho que eles procurem uma excomunhão declarada por uma autoridade da Igreja. E não achas isso hilariante? Eu acho. Compartilhar este post Link para o post
totava Publicado 24 Junho 2012 E não achas isso hilariante? Eu acho. É meio incoerente, mas devemos ter sentidos de humor diferentes :mrgreen: . De novo, não sei o que é que eles queriam dizer com excomunhão. Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 24 Junho 2012 Sim, mas suponho que eles procurem uma excomunhão declarada por uma autoridade da Igreja. Daí a comicidade da coisa. Porque, mais do que a total descrença no mundo espiritual, revela sentimentos profundos de despeito contra a religião que os recebeu e se propôs educá-los espiritualmente. E isso, mesmo sem se aperceberem, coloca-os mais próximos daquilo que se querem desprender. No fundo, é um contra-senso. Compartilhar este post Link para o post
totava Publicado 24 Junho 2012 (editado) Daí a comicidade da coisa. Porque, mais do que a total descrença no mundo espiritual, revela sentimentos profundos de despeito contra a religião que os recebeu e se propôs educá-los espiritualmente. E isso, mesmo sem se aperceberem, coloca-os mais próximos daquilo que se querem desprender. No fundo, é um contra-senso. Por breves momentos, sim, estão mais próximos daquilo a que se querem desprender, mas como eu disse num exemplo de comentário anterior, se te quiseres desassociar completamente de uma organização com a qual não concordas, tens de a contactar e, vá, admitir que eles têm alguma "influência" sobre o que és, se bem que não fossem estas as palavras que eu quisesse utilizar. Editado 24 Junho 2012 por totava Compartilhar este post Link para o post