Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lip McBoatface

Viagens (Actualizado a 02/09/2021)

Publicações recomendadas

Meus caros, Roma é linda.

Estávamos completamente esgotados à chegada porque não dormimos nada na noite anterior. Aqui em Chaves houve uma quase-tempestade, com o mais forte granizo que já vi. Acabou por entrar água em casa, pelo que a noite foi um tal arranjar panelas e baldes para tentar dar um jeito à coisa (atualmente, já não pinga em casa, mas algumas partes do chão levantaram-se, pelo que o senhorio terá de tratar disso). Já precisávamos de sair cedíssimo de casa, então de direta... Mas enfim, tudo se fez.

Chegámos antes das 10h (o voo foi às 6h). No caminho do shuttle para o centro da cidade já dava para perceber que a cidade tem encanto. Todos os edifícios (99% pelo menos, arrisco) são pintados em tons de laranja, bege, castanho, alguns cremes, rosinhas, tudo muito suave, mas quente. Lindo. Os edifícios são bem cuidados (claro que as garagens estão pintadas com graffitis), as ruas nem tanto. E o trânsito é uma porra. Uma pessoa tinha de pedir por favor para atravessar a rua. É terrível, mesmo.

Ficámos alojados no B&B Bedgasm. Não fica no centro, mas fica perto do metro, por isso foi na boa. B&B simples, bem decoradinho, com owners simpáticos e bastante prestáveis. Aconselho, especialmente tendo em conta a relação qualidade-preço e o facto de ficar perto do metro.

Apesar do cansaço, lá fomos em busca do encanto de Roma. Primeira paragem: Fontana di Trevi. Tinha de ser. Apesar de completamente lotada, é uma paragem obrigatória e que vale bem a pena. Não para atirar a moeda, mesmo para apreciar a monumental obra de arte e para comer um gelado por lá. Pensava que a fonte era mais pequena, pelo que também a sua magnitude me surpreendeu. Tem, de facto, muito encanto. Entrámos também na Galleria da Academia Nazionale di San Luca. Vale a pena a entrada, até por ser grátis, mas em termos de escultura existem sítios obviamente melhores. Já lá iremos.

Uns passos depois, fomos dar à Via del Corso, uma rua que tem uns pontos interessantes para ver: Galleria Alberto Sordi (um género de um centro comercial, mas em bonito), em frente uma coluna trabalhada de cujo nome não me recordo; mais abaixo, a Galleria Sciarra (não imperdível); por fim, o Palazzo Doria Pamphijl, o segundo ponto alto do dia. Por fora, ninguém dá nada por ele, mas é uma visita que tem de ser feita por quem goste de palácios, museus e/ou arte em geral. Mas bem, findo a tarde, com o cansaço que tínhamos, pusémo-nos no hostel para dormirmos mais, que bem precisávamos. Afinal de contas, os dias que se avizinhavam seriam de constante movimento.

No dia seguinte, fomos diretos para a Galleria Borghese, lindo museu de arte (pintura, mas sobretudo escultura - do mais bonito que já vi) que requer reserva para ser visitado. Quem for a Roma que esteja atento a este tipo de coisas, porque uma pessoa pode chegar lá e ter de voltar para trás. Não bate o Museu do Louvre, claro, mas é muito bonito e relativamente pequeno. A entrada foi grátis (porque tínhamos o Roma Pass), mas mesmo assim foi necessário ainda cá, em Portugal, ligar para lá para reservar o dia e a hora (eles têm lá horários de 2 em 2 horas para visitas). Falando nisso, recomendo a aquisição do Roma Pass. Além de terem a entrada grátis para 1 ou 2 museus/monumentos arqueológicos, têm também transporte gratuito.

Pusémo-nos num autocarro e fomos dar à Piazza del Popolo, com o intuito de, a pé, nos enfiarmos na Via Margutta, uma rua onde ja se filmaram filmes e cujas trepadeiras dão um charme especial. Almoçámos numa esplanada por aí, o que foi perfeito para descansar e reconfortar o estômago com... pasta, como se impõe. Continuámos a pé até alcançar a Piazza di Spagna, famosa pela escadaria imponente. Bonita, mas demasiado lotada. Não senti que fosse algo imperdível, honestamente.

De metro e de autocarro, fomos até à Piazza Navona. Enorme, linda. Essa é outra das coisas que me encantou em Roma. Imensas praças, imensas fontes, imenso espaço para andar... Fomos ao Palazzo Altemps, que ficava em cima da Piazza, mas que não valeu muito a visita. Talvez por termos estado de manhã na Galleria Borghese, senti que a este Palazzo faltava algo. O que vale é que o bilhete que se adquire dá direito a visitar também o Palazzo Massimo Alle Terme, as Termas di Diocleziano e as Criptas (com a exceção desta última, visitámos todas no penúltimo dia). Estávamos rotos, mas ainda conseguimos ir ao Pantheon. É muito imponente e bonito por fora. No entanto, esperámos muito tempo na fila (quase 2 horas) para entrar porque estavam a celebrar uma missa qualquer. Pelo que soubemos, isto é algo comum, pelo que é necessária alguma sorte para evitar as filas (não vi em lado nenhum os horários das missas). Por dentro, apenas uma sala grande, bonita, mas nada de muito extraordinário, sinceramente. Se não tivéssemos esperado tanto na fila, acredito que não sairíamos de lá tão desapontados.

Mais um dia, o terceiro, e vocês já se devem ter pergutado "então e o Colosseo, pá?". Pois, foi precisamente neste terceiro dia. Adorei. Lindo. Majestoso, é incrível pensar como ainda está de pé passado tanto tempo. Por fora é icónico, mas vale muito a visita para se ver o interior. Aconselho a compra do audioguia para se perceber a história por detrás desta construção. Muito sangue derramado, muita injustiça ocorrida, muita coisa impensável nos dias de hoje se passou naqueles corredores e naquela arena. É, por isso, também um bom sítio a visitar também para refletir sobre como os seres humanos já foram/podem ser.

Seguiu-se o Forum Romano, um conjunto de ruínas interessantes. Realmente, Roma deve ser do crl para os arqueólogos. Devem encontrar cada coisa nesta cidade... De seguida, Piazza (sim, mais uma) Venezia. Esta não vale tanto pela praça em si, mas pelo edifício em memória de Vittorio Emmanuelle II. É absolutamente magnífica a vista quando se olha diretamente para ele. Uns metros ao lado, estavam os Musei Capitolini. Bastante interessantes, valem bem a pena a visita. Ainda para mais, num deles, existe uma vista de cortar a respiração para toda a zona do Forum Romano, com todas as colunas, os arcos, o que remanesce daquela civilização... É mesmo incrível.

O penúltimo dia foi para aproveitar o facto de termos os bilhetes válidos para entrar no Museu Massimo Alle Terme e nas Termas do Diocleziano, que ficam mesmo ao lado e em frente a principal estação ferroviária e rodoviária da cidade, Termini. O primeiro foi bastante porreiro. Tem umas quantas esculturas conhecidas e uma secção de pintura de frescos bastante interessante. Já as Termas não foram nada de muito especial, mas sempre dão um bom passeio e umas boas fotografias. À tarde, decidimos voltar para a Fontana di Trevi, comer gelados, tentar absorver todo o encanto daquelas ruas e arranjar uns souvenirs.

Ainda tínhamos tido gosto de visitar Florença ou uma daquelas vilas ao redor da cidade, mas nesta viagem não deu. Roma está, certamente, no top 3 de cidades que já visitei (é mais bonita que Madrid, por exemplo; Paris e Barcelona completam o ramalhete). Tenho em mente regressar a Itália num futuro relativamente próximo, mas com destino a Milão e Veneza. Ainda é cedo, veremos.

Jesus, que grande, este post. Uma seca. Culpem Roma.

Sites porreiros para ajudar quem queira visitar Roma:

https://www.tudosobreroma.com

http://www.romapravoce.com

https://www.romewise.com

EDIT: Talvez consiga arranjar fotos tiradas por mim de alguns sítios. Tenho de ver isso.

Editado por C-4

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Eu também adorei Roma. Não foste ao Vaticano?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também adorei Roma. Não foste ao Vaticano?

Não. Não era prioritário nem era de grande interesse para nós.

Tão famoso que não o encontrei em lado nenhum antes da viagem. :mrgreen: Parece bem engraçado, até.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu fui lá mas não consegui tirar nenhuma foto de jeito :/

Btw cheguei ontem de Milão + Veneza. Milão é do mais fraco que já visitei, mas Veneza é lindíssima apesar da carrada de turistas. Burano também é brutal.

Compartilhar este post

Link para o post

Chegado de Sófia e Dubai. Por partes:

- Sófia: cidade muito pequena e pouco turísitca. Destaca-se pelas 550mil igrejas de 280mil religiões diferentes. É giro de ver esse contraste. Cidade segura, calma e com pouco movimento. Com o metro e o tram chega-se a todo o lado. Vê-se perfeitamente em 1/2 dias.

- Dubai: p*ta que pariu o calor. Impossível estar na rua entre as 12h e as 16h sem transpirar 500l de água. Mas vale a pena a viagem para perceber ao certo o que é colocar o Mundo Ocidental no meio deserto e sustentado por mão de obra indiana. Pensava no entanto que o custo de vida lá era mais barato do que na realidade é, ainda que tenha ficado lá 4 dias em modo turista

Compartilhar este post

Link para o post

Ir ao Dubai em Junho/Julho é de corajoso.

Paguei 70 euros para ir daqui a Sófia. Mais 40 de Sófia para o Dubai. Não é só corajoso, é poupado lol

Compartilhar este post

Link para o post

Ele referia-se ao calor e o Johny diz que, pelo preço baratinho, podia estar a chover m*rda que ia na mesma.

Compartilhar este post

Link para o post

É claro que eu percebi o que ele disse. E certamente ele (e qualquer um com 2 dedos de testa) percebeu o que quis dizer.

Voltando ao calor, fez-me passar a gostar de centros comerciais e piscinas :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

E as lentes dos oculos e cameras ficarem logo embaciadas :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Não. Não era prioritário nem era de grande interesse para nós.

Com tanto interesse por arte e praças e o Vaticano não tinha interesse? Não faz grande sentido.

Compartilhar este post

Link para o post

Com tanto interesse por arte e praças e o Vaticano não tinha interesse? Não faz grande sentido.

Tínhamos outras prioridades. Os dias foram cheios, não dava muito jeito introduzir o Vaticano no nosso calendário. Além disso, arte sacra, igrejas, basílicas não são bem a minha praia (e sim, eu sei que tem A Criação de Adão na Capela Sistina).

Compartilhar este post

Link para o post

Igrejas, arte sacra e basílicas não são a tua praia e amaste Itália? Foste para o país errado :mrgreen: eu não sou católico e não pude deixar de ir ao Vaticano, é interessante. Mas cada um sabe das suas viagens, claro.

Compartilhar este post

Link para o post

Só a comida é suficiente para ir a Itália

Editado por kareca

Compartilhar este post

Link para o post

Óbvio, mas a partir do momento em que há uma igreja em cada esquina mais interessante que a seguinte, há que dizer que é uma parte importante de lá.

Mas qualquer razão é boa para lá ir.

Compartilhar este post

Link para o post

Nas minhas viagens gosto sempre de dedicar tempo a andar pelas ruas, sentir o cheiro, as texturas, ver as pessoas, a arquitetura, as cores, tudo o que me rodeia. Nesse âmbito, é claro que as igrejas e basílicas fazem parte do roteiro, mas não necessariamente para nelas entrar. Centro-me mais em museus, palácios, castelos, por exemplo. Em Roma, o que não faltam são galerias, exposições, cantos e recantos com tamanhos encantos. Sinto que não perdi nada em não ir ao Vaticano. E nem me falem da comida... Saudades, já.

Pessoalmente, a única catedral que me marcou foi mesmo a Sagrada Família, em Barcelona. E lá está, por ser algo completamente diferente, quase surreal.

Compartilhar este post

Link para o post

Sinto que não perdi nada em não ir ao Vaticano

Uma coisa é dizer que não te interessa, que a igreja mete-te nojo, etc.

Mas não podes dizer uma coisa dessas.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma coisa é dizer que não te interessa, que a igreja mete-te nojo, etc.

Mas não podes dizer uma coisa dessas.

Que violência. :mrgreen: De facto, a Igreja, enquanto instituição, não me diz nada, mas calma lá!

A minha viagem a Roma foi tão bem preenchida e vivida que sinto que não perdi nada. Melhor dizendo, sinto que não me faltou nada. Pode ser um pouco diferente, sim.

Compartilhar este post

Link para o post

must-see no norte sem ser para a área do porto?

Braga, Guimarães, Gerês, Ponte de Lima, Viana do Castelo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...