Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lip McBoatface

Viagens (Actualizado a 02/09/2021)

Publicações recomendadas

Boas, caros colegas CMPTianos,

Sei que não sou dos users mais participativos no forum, mas queria aproveitar esta oportunidade (e o tópico em questão) para divulgar um projecto de um amigo meu, chamado GoatTr

Trata-se de um projecto que organiza viagens em formato "low-cost", com uma componente mais virada para trekking na natureza. No ano passado iniciou-se com uma viagem à Islândia, conjugando um trekking de 5 dias, mais 3 dias de estadia em Reykjavik, incluindo actividades como o Golden Circle e a famosa Blue Lagoon :happy:

Para este ano tem planeado/organizado viagens para:

- Escócia: Trekking no lago Ness

- Eslováquia: Trekking nas montanhas Tatras + 3 cidades europeias

Caso estejam interessados, ou conheçam alguém que possa estar, deixo aqui os links:

Site GoatTr

Facebook GoatTr

Se tiverem qualquer questão sobre este projecto podem perguntar-me à vontade.

P.S. Se os moderadores acharem que este não é o local correcto, ou que se trata de publicidade indevida, então eu posso eliminar o post.

Editado por Rdom

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, locais perto da Praça da República (Porto) onde se possa estacionar gratuitamente durante o dia? A minha ideia era deixar o carro durante 3 dias estacionado num local nessa zona. Nessa ou noutra minimamente central (com acesso de metro) e segura.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, locais perto da Praça da República (Porto) onde se possa estacionar gratuitamente durante o dia? A minha ideia era deixar o carro durante 3 dias estacionado num local nessa zona. Nessa ou noutra minimamente central (com acesso de metro) e segura.

Tens na zona do metro dos Combatentes, um sitio com lugares sem parquímetro. A minha mãe deixa lá muitas vezes o carro e vai de metro trabalhar. Só que é sempre durante o dia. Não sei como será a nível de segurança durante a noite. Outro sitio em que ela deixa o carro é na Praça da Alegria. Mas desconheço como seja à noite também.

Compartilhar este post

Link para o post

O alfa só vai até braga (passando por nine e famalicão). Não sei de onde partes, mas há ligação de Nine-Viana pelo regional. Ou entao em campanhã através do Internacional e do Interregional

Compartilhar este post

Link para o post

Tens na zona do metro dos Combatentes, um sitio com lugares sem parquímetro. A minha mãe deixa lá muitas vezes o carro e vai de metro trabalhar. Só que é sempre durante o dia. Não sei como será a nível de segurança durante a noite. Outro sitio em que ela deixa o carro é na Praça da Alegria. Mas desconheço como seja à noite também.

Combatentes é um bocado longe da Praça da República. Não consigo dizer nenhum sítio ao certo assim de cor porque agora não sei que ruas têm ou não têm parquímetros mas a zona entre a Lapa e Faria Guimarães deve ser tranquilo.

Pelo menos a Rua de Olivença não tem parquímetros e é tranquilo, o meu avô mora lá ao lado e foi sempre tranquilo.

Afastado dessa zona mas central e tranquilo é entre o Campo 24 de Agosto e o Cemitério do Prado do Repouso, que tem várias ruas sem parquímetro. Durante o dia há muito estacionamento em segunda fila mas de resto é na boa arranjar lugar, a freguesia do Bonfim ainda tem escapado um bocado aos parquímetros.

Editado por UnReal

Compartilhar este post

Link para o post

Btw, para quem nao souber (porque foi preciso dar de encontro com uma porta fechada e perder um autocarro para tal), a rodoviária do Porto deixou de ser na Batalha, passou para o Campo 24 de Agosto.

Compartilhar este post

Link para o post

Ui, para esses lados é complicado, só mais para os lados da Lapa.

Não muito longe, mas já não tão perto do metro embora chegues rápido ao Bolhão, para os lados da ESMAE, tens a rua Anselmo Braancamp e a rua do Moreira que não têm parquímetros e são tranquilas. Outra opção é a rua de S. Victor ou Praça da Alegria.

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post

Combatentes é um bocado longe da Praça da República. Não consigo dizer nenhum sítio ao certo assim de cor porque agora não sei que ruas têm ou não têm parquímetros mas a zona entre a Lapa e Faria Guimarães deve ser tranquilo.

Pelo menos a Rua de Olivença não tem parquímetros e é tranquilo, o meu avô mora lá ao lado e foi sempre tranquilo.

Afastado dessa zona mas central e tranquilo é entre o Campo 24 de Agosto e o Cemitério do Prado do Repouso, que tem várias ruas sem parquímetro. Durante o dia há muito estacionamento em segunda fila mas de resto é na boa arranjar lugar, a freguesia do Bonfim ainda tem escapado um bocado aos parquímetros.

De metro é perto.

Btw, para quem nao souber (porque foi preciso dar de encontro com uma porta fechada e perder um autocarro para tal), a rodoviária do Porto deixou de ser na Batalha, passou para o Campo 24 de Agosto.

Não ouviste falar na estação rodoviária do Campo 24 de Agosto? Por acaso foi falado nas noticias. Passou a da Batalha e a que era na Cordoaria também.

Compartilhar este post

Link para o post

Nova viagem, desta vez a Marrocos. Fiz 8 dias e fiz o seguinte:

- Voos a fazer escalas em Itália por ser Ryanair. Recomendo que tentem no entanto sempre ir por Espanha, de certeza que deve ser o mesmo preço e é bem menos tempo.

- Viagens entre cidades de Comboio. Bastante bons para o país que é, li avisos de atrasos poderem ser constantes (verdade) e longos tipo 2h mas o máximo que apanhei foi 2 minutos.

- Aterrei em Fes, fiz 1 dia e meio lá, é o mínimo.

- Comboio para Meknes, 1 dia chega

- Comboio para Casablanca, 1 dia chega

- Comboio para Marrakech, 4 dias e meio, sendo que 1 deles foi para fazer excursão em Ait Ben Haddou.

Quanto a alojamento, por lá usa-se muito o booking, sendo que há coisas muito apelativas a low cost, principalmente em riad nas Medinas (zonas históricas e de comércio das cidades). A excepçao foi Casablanca onde tudo é bem mais caro e industrializado, tanto que o que havia com boa localização e hoteis tipo Ibis, Best Western e assim. Solução foi AirBnB (e arranjei um spot muito, muito fixe) mas foi o mais caro de todos portanto recomendo que se quiserem lá ir marquem com alguma antecedência. Para terem noção, 9 noites custaram por pessoa 125€, sendo que Fes decidi gastar um pouquinho mais para me mimar, i guess, e Casablanca podia ter sido mais barato. Marrakech obviamente é onde há mais oferta, andei a pagar 7€ por noite e era um sítio com excelente localizaçao, o gajo do hotel era 5 estrelas e só não tinha casa de banho privativa. Para futuro uso, em Fes foi o Riad Jardin Chrifa, Marrakech foi o Hotel Aday. Basicamente todos tinham muito boa localização. Meknes não fiquei surpreendido.

Quanto à viagem não fiz um turismo muito de "arte", no sentido de ir a galerias de arte ou concertos ou procurar essas ofertas nem de natureza (deixei para quem sabe a próxima), foi mesmo um turismo de cultura e de cidade, porque foi a segunda vez que saí da Europa e NYC ainda entra no mundo ocidentalizado.

Devo dizer que foi um relevante choque cultural para mim, mesmo estando Marrocos tão perto. Um turista lá acaba por se sentir um autêntico pedaço de carne (já que quem tenta abordar-te não são as pessoas "normais" mas sim quem quer sacar-te dinheiro: vendedores, vigaristas, taxistas, restaurantes, entre outros. Obviamente que tem a ver com a pobreza nestes sítios. Mas a verdade é que ao 1º dia passado umas 4 horas tive de ir descansar para o Riad por estar completamente saturado de aturar pessoas literalmente a cada 10 segundos em média. Precisei de aprender a ignorar por completo as pessoas e aceitar jogar aquele jogo. O choque cultural vem em parte daí (porque isso criar uma barreira entre ti e o país, não consegues propriamente criar uma ligação com as pessoas, que é algo que valorizo, porque elas não querem saber de ti, só do dinheiro, isto as que te abordam). A excepção veio nas viagens de comboio, e daí recomendar isso se a vossa viagem a Marrocos se for basear em Medinas de cidades, porque aí sim percebes que são que tal como os português são de grande hospitalidade e generosas por norma, e ganhas outra ideia do país.

O outro choque cultural veio do mundo Islâmico (orações a virem de altifalantes das mesquitas todas da cidade 5 vezes por dia, incluindo às 5 da manhã pelo menos na sexta que é o dia sagrado, o nao poderes visitar Mesquitas sem ser a de Casablanca e um sentimento geral de evitar mostras de afecção num país que supostamente já é tolerante) e a organização deles, que varia entre nula e teres os vendedores a rodar a cada dia a loja onde estão porque aquilo é tudo amigo, e a questao de em quase todas as lojas esperar-se negociar o preço, onde se gastaste mais de metade do mínimo que eles pedem é mau sinal.

Pronto, apesar de tudo gostei bastante da experiência e da viagem, devo dizer. Acho que vai ser daquelas que vou apreciar mais ao longo do tempo e que apesar de ler bastante sobre o que se passa nestes país do Magreb e Médio Oriente não bate os ires lá e veres como as pessoas fazem a sua vida e o seu mindset, expande um pouco a mente.

Outra cena, não há assim tanta gente a falar inglês por lá, mesmo em Marrakech talvez 1/3 fale. Sendo assim, principalmente no Norte, espanhol pode safar-vos. Oficialmente falam Árabe e francês portanto passei a viagem a falar francês, basicamente. E não consegui nem uma vez pedir direcções a alguém e essa pessoa me dizer bem onde era o sítio :lol: excepção para os taxistas.

Depois podem perguntar cenas específicas das cidades mas deixo-vos a galeria com algumas fotos e informações:

http://imgur.com/a/qk2fn

2 vídeos:

https://streamable.com/11p07

https://streamable.com/q4np2

Editado por Lip McBoatface
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Nos Fes - "Tanneries, usam coco de pombo, julgo que para dar brilho às peles.

Compartilhar este post

Link para o post

Ui, para esses lados é complicado, só mais para os lados da Lapa.

Não muito longe, mas já não tão perto do metro embora chegues rápido ao Bolhão, para os lados da ESMAE, tens a rua Anselmo Braancamp e a rua do Moreira que não têm parquímetros e são tranquilas. Outra opção é a rua de S. Victor ou Praça da Alegria.

Obrigado a todos. :)

A zona da Lapa/Faria Guimarães parece-me perfeita, fica a uns 10 minutos a pé do local onde vou estar alojado, para quem já fez Campanhã - Jardins do Palácio de Cristal, é coisa pouca. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Em principio, se tudo correr bem, vou ao México em Outubro - Riviera Maya. E, caso vá, talvez vá à Cidade do México (vou aproveitar o post do lucho, para ter uma ideia).

Estive na Rep. Dominicana (Punta Cana, Bahia Principe), final de Outubro do ano passado, e ADOREI aquilo. O ambiente, o calor, as pessoas em si...brutal.

Apanhei para aí 2h de chuva em 8 dias, not bad.

Eu não levei repelente, só me queixei quando fui à Ilha Saona (sonho de ilha) que aquilo era abuso de insectos. Fui pelo Capitán Gringo, marquei viagem à ilha por fora @mail, 60€ ou 65$. Quem lá for, tem que ir a Saona.

Fazer excursões através do resort, tudo muito puxado. Os dominicanos, a maioria, sempre à procura de gorjeta.

Quem quiser comprar recordações, seja Mama Juana, seja outras lembranças, regatear sem mais não. Que compram aquilo ao "desbarato". :mrgreen:

Convém levar protector solar.

Água da torneira esqueçam lá isso, só da garrafa. Lavava os dentes e assim com água da garrafa.

Paguei 20€/$ à entrada e 10 à saída, ou vice-versa, não me recordo.

E não troquem dinheiro lá, levem logo dólares ou euros de cá... dão-vos a banhada à grande. Amigo meu, não tem maldade nenhuma e foi avisado por mim, trocou 100€ por dólares, deram-lhe 79 dólares. :lol:

Não tive problemas com roubos e assim, também deixava os valores sempre fechados na mala a cadeado. E mesmo na praia/piscina, sem stress. Não quis cofre, pagava-se não sei quantos dólares para usá-lo.

A net é uma merd*, slow. E Roaming é caro, por isso para comunicarem usufruem da net que eles fornecem.

Não me lembro de mais nada agora, qualquer coisa edito.

Vou segunda para lá, mandei-te mp, quando der, dá uma vista de olhos sff :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Malta, queria marcar uma viagem com a Maria para irmos de férias em Julho. O sítio escolhido é o Gerês.

Acham que até 50€ encontramos estadia que tenha cozinha+net+piscina ou isso já é esticar muito a corda?

Compartilhar este post

Link para o post

Boa pergunta. Sem piscina podes tentar ver as acomodações de bungalow das pousadas da juventude. Quem sabe se o booking ou airbnb te arranjam algo nice.

Compartilhar este post

Link para o post

O ano passado eu fiquei n'O Abrigo da Geira, não tem piscina mas achei uma relação qualidade-preço muito boa.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado ao dois. Mas a minha dúvida é: não tendo piscina, há alguma espécie de piscina pública? ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Sim. Eu gostei bastante. É cansativo mas faz-se bem. Aconselho a ir em dois carros. Deixar um numa ponta e outro noutra. Assim percorres os 8 km, não vês coisas repetidas e não pagas taxi para ir até à outra ponta.

Compartilhar este post

Link para o post

existe também a possibilidade de voltar para trás e não seres menino :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

existe também a possibilidade de voltar para trás e não seres menino :mrgreen:

Fiz isso em pleno Agosto. Não recomendo. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Agora não se paga?

Quando abriu não se pagava, eu vou voltar lá mas agora acho que se paga e tem de se reservar pela net(?).

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...