Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Red Prince

[FM08] Uma escalada até ao topo

Publicações recomendadas

BarSave2-1.png

dublinpost.png

2 de Julho de 2024

Regresso à Ilha Esmeralda
Agora na República da Irlanda

Muito perto de Belfast, na mesma ilha até. O norte-irlandês mais conhecido do Mundo, Kyle McMahon, vai voltar nesta época quase a casa, ficando pelo sul da Ilha irlandesa. Depois de levar o QUB, no início da sua carreira já então promissora, ao topo do seu país, procura agora na vizinha do sul, Rep. Irlanda, o sucesso.

O clube que vai receber McMahon é o Shelbourne. Convém dizer que a época na Rep. Irlanda acompanha o ano civil, isto é, a época está a meio. Mergulhado num escândalo que o fez baixar de divisão depois do título de 2006, o Shelbourne nunca mais ganhou o título máximo da Rep. Irlanda.

Depois de alguma instabilidade, e apesar de alguns bons resultados na Premier Division, o Shelbourne desceu e voltou a subir com o título no ano passado, 2023. Agora tenta de novo solidificar-se no futebol nacional, mas o insucesso levou ao adeus de Stephen Carr, e o treinador interino substituto, Tony McCarthy, só durou dois dias no comando. O que fará McMahon aqui?

Plantel.png
Matt Gallagher é o melhor do grande irlandês

herald.png

3 de Julho de 2024

As competições nacionais
Ano civil é época, e três voltas no escalão máximo

O futebol na Irlanda não é similar ao do resto de quase toda a Europa, em termos de calendarização. O escalão máximo, a Premier Division, começa em Março e termina em Dezembro, acompanhando o ano civil. Além disso, apenas tem dez clubes diferentes, sendo que estes jogam entre si três vezes. O último desce, penúltimo e antepenúltimo disputam um jogo decisivo.

Há que ver que a divisão abaixo, First Division, tem 12 equipas e quatro voltas, ou seja, ao todo, 44 jogos. Em termos de Taças, há a Taça Sénior (Taça nacional, Carlsberg Senior Challenge Cup, cujo vencedor vai à Europa), há a Taça da Liga (eircom League Cup), e ainda há a Setanta Cup, que é a Taça All-Ireland, com equipas da Rep. Irlanda e Irlanda do Norte! (McMahon chegou a entrar, com o QUB).

Os maiores clubes do país são, desde logo em termos de historial, o Shamrock Rovers, mas mais recentemente o Cork City tem chegado ao poder. Shelbourne e Bohemians completam o quarteto que garante qualidade e competitividade ao campeonato, embora o Bohemians esteja de momento na First Division (segundo escalão). Outros clubes, como St. Pat's Athletic Finn Haps e Drogheda Utd, emprestam qualidade a um campeonato competitivo!

Histrico.png
Shelbourne tem andado desaparecido

indenpendent.png

4 de Julho de 2024

A história do Shelbourne
Um clube com enorme tradição

Foi em Dublin, em 1895, que o Shelbourne foi fundado, tendo começado a jogar no campeonato irlandês, então de toda a ilha, em 1904 (como profissionais!!), juntando-se à Liga de Futebol em 1921, aquando da divisão da Irlanda. É o clube com mais sucesso a nível europeu da Irlanda, sendo o que mais longe já foi nas provas uefeiras.

Amealhando muitos troféus, de importancia quer nacional quer local, o Shelbourne, ou os Shels conforme também são conhecidos (ou Reds), entrou diversas vezes nas eliminatórias da UEFA. No início dos anos 90, o investimento forte da família Donnely recolocou o clube como uma potência da Irlanda, algo que se vinha perdendo um pouco.

No novo milénio vimos talvez o período mais áureo do Shelbourne, embora muito envolto em polémica, com um título ganho depois do campeão perder 9 pontos na secretaria por um jogador mal inscrito, e mesmo um campeonato vencido por goal-averagge. Só que em Fevereiro de 2007 a equipa desceu, depois de ter sido campeã, e resignou à participação na Setanta Cup (que nunca ganhou).

A maioria dos seus jogadores abandonaram o barco, e a equipa teve que se reconstruir na First Division. Subiu de imediato [no jogo, na realidade não conseguiu logo a promoção, e está na First Division], e desde então tem tentado reafirmar-se como grande potência. Nunca mais foi, contudo, campeão irlandês. Será esse o primeiro objectivo de McMahon que tem dois anos de contrato mas já disse que quer ficar muito mais tempo.

InfosClube.png
Um museu recheadíssimo de troféus

Compartilhar este post

Link para o post

:prayer:

OMFG és um génio! assina-me a testa!

(agora a sério, grande save que tens aqui, agora com esse teu regresso À Irlanda fizeste-me lembrar do save que fiz com os Shamrock Rovers, que grande sufoco passei para ser campeão :s uff...

Boa Sorte!)

Compartilhar este post

Link para o post

Leva la isso aos grandes palcos novamente! Boa sorte! :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Agora sim, surpreendeste-me. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

É uma equipa desses lados e não é nenhum Celtic ou Rangers, por isso posso dizer que não estive muito longe. 8) Esse Stephen Carr é o lateral-direito?

Compartilhar este post

Link para o post
LOL

bs

:yawinkle:

Falhei... :(

:mrgreen:

Boa sorte no Shelbourne ! :grin:

Força ! ;)

Obrigado :)

:prayer:

OMFG és um génio! assina-me a testa!

(agora a sério, grande save que tens aqui, agora com esse teu regresso À Irlanda fizeste-me lembrar do save que fiz com os Shamrock Rovers, que grande sufoco passei para ser campeão :s uff...

Boa Sorte!)

Só se fores uma gaja e tiveres mamas boas. :)

:grin: Obrigado ;)

Eu sabia que era um clube irlandes :cool:

Eu sou o maximo :lol:

Boa sorte :)

:)

Leva la isso aos grandes palcos novamente! Boa sorte! :compinchas:

Vamos lá ver :)

BS

Grande save!

Agora sim, surpreendeste-me. :lol:

Já não era sem tempo :grin:

Vais ter muito trabalho pela frente...o objectivo para o que falta da época deverá ser a manutenção...Digo eu :mrgreen:

Sim, é a manutenção, claro! ;)

Estive para dizer Shamrock Rovers e perdia, O shelbourne é boa escolha.

FORÇA RED

O Shamrock é enorme também, na Irlanda. :)

É uma equipa desses lados e não é nenhum Celtic ou Rangers, por isso posso dizer que não estive muito longe. 8) Esse Stephen Carr é o lateral-direito?

O Carr é esse mesmo, sim. Os bons jogadores deram quase todos treinadores... :)

Compartilhar este post

Link para o post
BarSave2.png

irishfootballonline.png

14 de Julho de 2024

Algumas mexidas para atacar o final da época
Sofrer até ao fim pela manutenção!

O treinador do Shelbourne, Kyle McMahon, assim que chegou começou a tentar construir a equipa à sua imagem, aproveitando a janela de transferências do mês de Julho para alguns reajustes e adaptando os Shels ao seu 4x4x2 britânico. Também a nível de jogadores o norte-irlandês mudou algumas coisas fazendo sete compras, e três empréstimos ao satélite galês.

Um dos recém-chegados foi logo emprestado, o jovem de potencial, David Hardy. Juntamente com Hardy chegou o veterano internacional galês Ryan Doble, um médio ofensivo que faz todas as posições do ataque, e outro veterano internacional, mas pela Escócia, Ryan Jack, médio-centro. Também veio um conterrâneo de McMahon, James Mannus, trinco jovem e cheio de potencial, além de Gavin Reid, lateral direito.

Por fim, e para fechar as compras, mais dois jovens, um trinco, Ryan Ritchie, irlandês, que poderá ir entrando na equipa, e um extremo direito galês, de apenas 17 anos, Tom Keeling. Agora, resta a Kyle McMahon tirar o Shelbourne da fossa da despromoção e tentar chegar longe na Taça da Irlanda! Será capaz o renomado técnico?

Tctica.png
A forma como o Shelbourne jogará o resto da temporada

irishtimes.png

11 de Agosto de 2024

Uma entrada de leão do novo técnico
Quatro grandes resultados relançam Shelbourne na luta pela manutenção

A estreia de Kyle McMahon ao comando do Shelbourne deu-se em Tolka Park, estádio de Dublin, partilhado por diversos clubes, onde os Reds jogam em casa. A equipa visitante foi o Finn Harps, e a vitória seria importante até para revitalizar os encarnados. A equipa surgiu com força nas quatro linhas, e criou diversas chances de golo, mas notou-se alguma permeabilidade, fruto de instabilidade anímica. Estreou-se, bem Mannus a trinco, apesar de ter acabado tocado. O empate foi permanecendo, até que o extremo Porter deu uma sapatada para a vitória, justa!

1-0 na estreia e a equipa moralizada para ir a um campo complicado, em Richmond Park, Dublin, com um dos maiores rivais, o St. Pat's Athletic, disputar mais um resultado. Nunca seria um jogo fácil, até porque individualmente o St. Pat's está melhor do que o Shelbourne. Mas a equipa visitante surpreendeu, e depois de golo (mal) anulado a Gallagher, a estrela, este marcou mesmo! E o escocês voltou a picar o ponto, 3 minutos depois, aos 33 minutos, fazendo o 0-2 para os Shels. Só que acabou, novamente, tocado, e na segunda metade o Athletic empatou o jogo. Com um penalty discutível.

O guarda-redes titular Ben Douglas lesionou-se antes da recepção ao Galway, mas o seu substituto, Green, assumiu bem os postes e fez uma exibição muito segura. Foi nele que começou a ser construída uma exibição colectiva de muita, muita qualidade e garra, e o golo apareceu com naturalidade ao 1-0, por intermédio de Campbell. Draper, um dos muitos que têm contrato a expirar e não querem renovar, falhou um penalty, mas o Galway não reagiu e o Shelbourne foi mesmo mais forte, marcando o 2-0 por Gallagher. Mais três pontos, e terceiro jogo de McMahon sem perder pelos Shels.

Último jogo da segunda volta do campeonato, vamos entrar na recta final da Liga, onde o Shelbourne jogará em casa por cinco vezes e fora por quatro. Viagem até Kilkenny num duelo intenso pela manutenção... e um jogo animado, nem sempre bem jogado, mas muito disputado e com perigo nas duas balizas. Um típico desafio britânico em que a luta e o futebol directo, num campo pequeno, levou com frequência o perigo às duas redes. Foi, contudo, o Shelbourne que acabou por ter mais sorte e chegar ao golo, já na fase final do encontro, por Mark Gallagher, que continua a assumir-se como estrela. E não largou a vantagem!

Agora, faltam nove jogos para o fim, e o Shelbourne não perdeu com McMahon, que se estreou com uma série fantástica de quatro jogos sem derrotas, e três vitórias. Ficarão, os Reds, na Premier Division?!

theecho.png

24 de Agosto de 2024

A competição que ainda pode dar Europa...
Shelbourne e Derry enfrentaram-se e deu empate

A Senior Challenge Cup, Taça da Irlanda, está nos oitavos-de-final, e conta ainda com a presença do Shelbourne. Desta vez, os Shels receberam o Derry City, equipa que sendo da Irlanda do Norte participa nas provas da República da Irlanda. Will Scott, logo aos 7 minutos, fez o 1-0, e o golo madrugador lançou o desafio para um vortex de bom futebol que deu um espectáculo agradável.

O Derry City reagiu ao tento sofrido e acabou mesmo por empatar, em cima do intervalo, com justiça. O golo fez com que os discursos ao intervalo fossem diferentes do planeado momentos antes, mas na segunda parte quem marcou primeiro foi o Shelbourne, por intermédio de Steven Campbell, numa chapelada fantástica ao guardião visitante. Porém, o Derry City voltou a reagir, e a empatar.

O 2-2 não mais se alterou no placard, e a única nota de relevo foi a expulsão, por vermelho directo, de Reynolds, no único cartão do desafio. Agora, há desempate dentro de cinco dias em Londonderry, um jogo que a turma do Shelbourne terá que ganhar se quer ir aos quartos-de-final. Já o Derry City, no escalão abaixo, quer completar a surpresa em casa!

Notcias-10.png
Um jogo mais, de repetição, nos oitavos-de-final da Taça

Jogos do Shelbourne
Jogo1-19.png

Jogo2-19.png

Jogo3-19.png

Jogo4-19.png

Jogo5-19.png

Classificação da Premier Division
Tabela1-11.png

As imagens dos jogos são clicáveis para as estatísticas.

Alguma screenshot que queiram de algum jogador, digam... Não apresentei nenhum jogador individualmente por estarmos a meio da época, mas claro que no início da próxima (se conseguirmos a manutenção!) o farei.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem começaste em grande e relançaste de novo o Shelb na luta pela manutenção.Nos 4 jogos para a liga a tu equipa apareceu bastante motividada e conseguiu fazer boas exibições.O jogo mais complicado foi sem dúvida frente ao St. Pats.Jogavas num terreno bastante difícil, no entanto conseguiste um belo resultado,um empate.Callagher tem sido a estrela 4 golos nesta série de jogos.Já agora queria a SS dele :grin:

Na taça o Derry surpreendeu-te em casa.Bom esforço dos adversários num jogo disputado.Espera-se que no 2º jogo sejas vencedor e avances na prova ! ;)

Continua :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Perdi muita coisinha, mas como a recepção ao caloiro já acabou, já posso acompanhar 8-)

Ficaram-me na retina ambos jogos com o Kaiserlautern (10-5, muita fruta)... A fantástica reviravolta com o Barça nessa mesma altura... Copa del Rey bem conquistada, sem margem para dúvidas... Final fenomenal na Champions... La Liga mais que merecida...

Gostei da aposta na ida para o Shelbourne... O primeiro mês foi um pouco instável mas acredito que a força de McMahon vai vingar... Força Red :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Chegada ao Shelbourne um boadinho atribulada com alguns empates, mas tambem com tres vitorias mas espero que os proximos jogos sejam melhores.Força :)

Compartilhar este post

Link para o post

Sempre disseste que este tipo de ligas te davam um gozo especial, e tiveste que lá voltar, né? :mrgree:

Vai ser mais um caso de sucesso, com certeza! Força!

Compartilhar este post

Link para o post
Bem começaste em grande e relançaste de novo o Shelb na luta pela manutenção.Nos 4 jogos para a liga a tu equipa apareceu bastante motividada e conseguiu fazer boas exibições.O jogo mais complicado foi sem dúvida frente ao St. Pats.Jogavas num terreno bastante difícil, no entanto conseguiste um belo resultado,um empate.Callagher tem sido a estrela 4 golos nesta série de jogos.Já agora queria a SS dele :grin:

Na taça o Derry surpreendeu-te em casa.Bom esforço dos adversários num jogo disputado.Espera-se que no 2º jogo sejas vencedor e avances na prova ! ;)

Continua :compinchas:

De facto, apesar daquela classificação lá de quando assumi o clube me mostrar em penúltimo, antes do meu primeiro jogo estava em último devido à vitória do UCD num jogo que tinha em atraso. Tive que pegar no lanterna vermelha... mas correu muito bem!

Gallagher. Tem 11 a técnica, 10 a trabalho de equipa! :)

Algo me diz que ainda vai haver surpresa na Taça! Quanto à manutenção penso que a alcançarás sem problemas!

Oh, na Taça, não será nada fácil. Mas... seria fantástico!

Perdi muita coisinha, mas como a recepção ao caloiro já acabou, já posso acompanhar 8-)

Ficaram-me na retina ambos jogos com o Kaiserlautern (10-5, muita fruta)... A fantástica reviravolta com o Barça nessa mesma altura... Copa del Rey bem conquistada, sem margem para dúvidas... Final fenomenal na Champions... La Liga mais que merecida...

Gostei da aposta na ida para o Shelbourne... O primeiro mês foi um pouco instável mas acredito que a força de McMahon vai vingar... Força Red :compinchas:

Bem-vindo de volta, e muito obrigado! Eu até acho que foi bem estável esta estreia... :)

Chegada ao Shelbourne um boadinho atribulada com alguns empates, mas tambem com tres vitorias mas espero que os proximos jogos sejam melhores.Força :)

"alguns empates mas também com três vitórias"... para quem assumiu a equipa em penúltimo, ou, na prática, em último lugar do campeonato.

Uh, melhores ainda? oO

Eu acho que vou ser campeão europeu na próxima época! :confuso:

Sempre disseste que este tipo de ligas te davam um gozo especial, e tiveste que lá voltar, né? :mrgree:

Vai ser mais um caso de sucesso, com certeza! Força!

Claro que tinha! :D Obrigado. :)

Compartilhar este post

Link para o post
Só se fores uma gaja e tiveres mamas boas. :)

Só agora li isto com atenção, e tenho que te fazer 2 reparos:

Ponto 1 - já tinha a opinião que és uma pessoa com uma formação intelectual muito acima da idade que tens, mas o simples facto de usares a palavra "boas" em vez da palavra "grandes" faz-me adivinhar grandes coisas no teu futuro. É que os lideres do amanhã serão pessoas que dão importancia a pormenores de importância trancendental! :mrgreen:

Ponto 2 - estragas tudo por não incluires um "punch-line"! então se fosse uma gaja com mamas boas, tu ASSINAVAS-LHE A TESTA!? erro de palmatória... ts ts ts...

Compartilhar este post

Link para o post
Só agora li isto com atenção, e tenho que te fazer 2 reparos:

Ponto 1 - já tinha a opinião que és uma pessoa com uma formação intelectual muito acima da idade que tens, mas o simples facto de usares a palavra "boas" em vez da palavra "grandes" faz-me adivinhar grandes coisas no teu futuro. É que os lideres do amanhã serão pessoas que dão importancia a pormenores de importância trancendental! :mrgreen:

Ponto 2 - estragas tudo por não incluires um "punch-line"! então se fosse uma gaja com mamas boas, tu ASSINAVAS-LHE A TESTA!? erro de palmatória... ts ts ts...

hihi, boas > grandes, se passa muito da mão é desperdício. 8) Eu assinava a testa porque não gosto de sujar os lábios... :lol:

Compartilhar este post

Link para o post
BarSave2.png

irishnews.png

29 de Agosto de 2024

Shelbourne passou em frente no jogo de repetição
Vem aí o Cork!

No jogo de repetição da Taça Sénior Challenge, em Brandywell, Londonderry, o Shelbourne entrou com força e disposto a provar contra o Derry City que era melhor equipa. Depois de alguns ataques parados pela defesa da casa, Campbell marcou mesmo, minuto 11. O Derry reagiu e teve a sua melhor fase, mas sem conseguir marcar nenhum tento, e acabou por ser perto do descanso Campbell a bisar.

O 0-2 foi uma machadada dura para o conjunto da First Division, e assim os primodivisionários entraram a gerir um pouco as coisas no reatamento. Só que o recuo foi notado pelo Derry que reduziu o placard para a margem mínima. Depois, o jogo entrou numa toada mais lenta, adormecido pela turma de McMahon. O 1-2 não mais se alterou, e nem a pressão final do Derry City foi suficiente para alterar as coisas.

Assim, apurou-se o Shelbourne, que terá um desafio, nos quartos-de-final, duríssimo, no terreno do favorito e, provavelmente, mais forte equipa do país, Cork City.

Sorteio1-6.png
Os quartos-de-final da Taça da Irlanda

dublinpost.png

21 de Setembro de 2024

Estável, depois de grandes vitórias numa excelente sequência
Shelbourne surpreende e sobe para longe do perigo

Jogo grande no United Park de Drogheda, entre um dos maiores candidatos ao topo e um grande a tentar safar-se entre os outros grandes. O Drogheda United entrou bem melhor no jogo, pressionante, no ataque, mas num contra-golpe fulminante Draper fez o 0-1. Surpresa, de certa forma, mas que depois, e com justiça, Nicholls desfez. O Drogheda atacou muito, desprotegendo a defesa lenta, e a rapidez dos dianteiros visitantes deu nova vantagem, 1-2, por Gallagher. A segunda parte teve um só sentido, a baliza encarnada, e deu frutos com o 2-2, mas o Drogheda carregou tanto que... perdeu, golo de Gallagher em cima da hora! Vitória da velocidade e da surpresa.

Após este triunfo surpreendente e algo injusto, apesar de muito pragmático, os Shels receberam o University College Dublin. Último classificado da Premier Division, os azuis-celeste mostraram-se extremamente intranquilos a defender, e Gallagher, motivado, abriu o activo. No melhor período do UCD deu-se o empate, mas Vasey também marcou fixando o 2-1 no descanso. Só que a segunda parte fez pender a balança para o lado da casa, e o Shelbourne não mais parou, com Gallagher em grande! Este marcou mais três golos, chegando ao poker, 5-1, e já perto do fim Vasey bisou, pondo o 6-1 final.

O Dublin City University FC é um clube que subiu a pulso na Irlanda e esteve na última época a lutar pelo título, estando agora muito bem colocado. Osso duro para este Shelbourne, apesar de muito motivado depois de dois óptimos resultados! E, claro, com Gallagher em grande... É certo que o DCU começou melhor, mas os homens de McMahon equilibraram e marcaram num momento fulcral do encontro, 43 minutos, pelo homem do momento. Já na segunda parte o DCU voltou a entrar melhor, mas a história repetiu-se e pela hora de jogo, Matt Gallagher bisou quase fechando o resultado da partida.

No ensaio geral antes do jogo para a Taça, o Cork City, líder do campeonato, recebeu o Shelbourne. Entrou melhor o conjunto mais forte, e sem surpresa dominou totalmente a partida, com os Reds a criarem apenas uma boa jogada, que quase deu golo, durante a primeira parte. Pareceu, a certa altura, o jogo em Drogheda, com a diferença de qualidade entre as defesas das duas equipas. E tantas vezes foi o cântaro do Cork à fonte que aos 69 minutos a asa ficou lá, 1-0. McMahon ainda tentou crescer, mas o seu conjunto não se encontrou e não conseguiu fazê-lo. Primeira derrota do norte-irlandês... sem surpresa.

Na tabela, muito melhor o conjunto que agora está em 6º lugar, apesar das perigosas diferenças pontuais para os dois lugares de play-off de manutenção. Mas a competitividade é grande, e a diferença para postos mais acima também é pequena!

Jogos do Shelbourne
Jogo1-21.png

Jogo2-21.png

Jogo3-21.png

Jogo4-21.png

Jogo5-21.png

Classificação da Premier Division
Tabela1-12.png

As imagens dos jogos são clicáveis para as estatísticas.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

O desafio começou e tu mais uma vez estás em grande estilo. Depois daquele primeiro mês prometedor, o Shelbourne deu sequência ao bom arranque de McMahon, alcançando mais umas belas vitórias, fugindo assim da zona perigosa. E, para juntar à boa forma no campeonato, seguíste em frente na Taça.

Gallagher tem sido o homem mais. O escocês está em grande forma !

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...