Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Zlatan

Carta de Condução...

Publicações recomendadas

Tenho amanhã exame de condução. :medinho:

Tranquilo, aquilo não é dificil porque nós é que complicamos por vezes o básico.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest manelm

Eu estou calmo, até. Estou com medo é dos filhos da p*ta dos peões que aparecem do nada. :medinho:

Compartilhar este post

Link para o post
Eu estou calmo, até. Estou com medo é dos filhos da p*ta dos peões que aparecem do nada. :medinho:

Ai vais preparado para essa situação. Ninguém te questiona se fores devagar, desde que faças uma condução segura e que não atrapalhe os outros.

Compartilhar este post

Link para o post
No início é normal. Mas depois é na boa. Aliás, tendo a carta, já ninguém pede pontos de embraiagem perfeitos nem ninguém te faz nada se deixares o carro ir abaixo, né? :mrgreen:

a não ser que esteja parado numa subida e tenha um carro mesmo atrás...

Lá está. Aconteceu-me hoje :facepalm:

Já nem me lembrava da última vez que tinha deixado ir o carro abaixo.

Aconteceu hoje porque estava sempre em fila e chegou ao fim de uma subida que já estava tão distraído a falar que aconteceu a retomar a marcha quando a fila começou a andar.

Felizmente o de trás não reclamou :mrgreen:

Coisas que me aconteceram até agora desde que tenho carta:

- Em Espinho que é só ruelas haver uma à direita do lado da rua principal e ter de dar prioridade mas ter-me apercebido tarde demais e continuei, mas o outro gajo foi fixe e estávamos de vidros abertos e ele "À direita..." de forma passiva.

- Numa descida onde passa ninguém, estar um carro estacionado a impedir grande parte da via e estar um a subir e eu continuar ao mesmo tempo que ele, e ele disse "Então quem é que está a descer pá!?"

Coisas que se dá no código mas na prática no início não se tinha muitos reflexos.

Felizmente só foram essas duas coisitas... :happy:

Compartilhar este post

Link para o post
- Numa descida onde passa ninguém, estar um carro estacionado a impedir grande parte da via e estar um a subir e eu continuar ao mesmo tempo que ele, e ele disse "Então quem é que está a descer pá!?"

Se isso me acontecer a mim, ja nem me lembro de como era lol

Compartilhar este post

Link para o post
Guest ScP__BoY

Eu ainda continuo nos "treinos", continuo a sentir uma diferença enorme com o de gasolina, ainda vai demorar um tempo até andar operacional com ele. Em planos arranco com ele, mas esforço demasiado o motor, a sensibilidade com a embraiagem também está longe de ser perfeita. Claro que no da condução parecia um carrinho de choque, a pessoa levantava um pouco o pedal e ele começava logo a andar um pouco...

Mas o de gasóleo já deu para dar umas voltinhas aqui na zona, como sabe bem... :mrgreen: :carinhoso:

Compartilhar este post

Link para o post

Tal como alguém disse também não senti dificuldades de maior a passar do gasóleo para a gasolina, o carro fica mais sensível mas é só dosear. Senti muito mais a passagem de direcção assistida para direcção assistida a braços.

Compartilhar este post

Link para o post
Se isso me acontecer a mim, ja nem me lembro de como era lol

Humm, vamos ver se me lembro :biggrin:

Imaginemos a situação dele, esta a descer, e a faixa esta condicionada. Ele tem q dar prioridade sempre, excepto se ja estiver na zona condicionada... acho que era isto. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Esta conversa acerca do carro a gasolina ou a gasóleo, mostra mais um debilidade do ensino nas escolas de condução. O pessoal sai de lá a saber movimentar um carro a gasóleo, quando devia sair de lá a saber CONDUZIR todo e qualquer automóvel, seja ele um Ferrari de 400 cv ou um Renault 4 de 30cv...

Compartilhar este post

Link para o post
Esta conversa acerca do carro a gasolina ou a gasóleo, mostra mais um debilidade do ensino nas escolas de condução. O pessoal sai de lá a saber movimentar um carro a gasóleo, quando devia sair de lá a saber CONDUZIR todo e qualquer automóvel, seja ele um Ferrari de 400 cv ou um Renault 4 de 30cv...

E tinhas uma aula em cada carro?

Compartilhar este post

Link para o post
E tinhas uma aula em cada carro?

Não, bastava ter metade das aulas num carro a gasolina e a outra metade num carro a gasóleo.

Compartilhar este post

Link para o post
Não, bastava ter metade das aulas num carro a gasolina e a outra metade num carro a gasóleo.

Isso era contraproducente na minha opinião.

Compartilhar este post

Link para o post

Nas escolas de condução não se aprende a conduzir, tira-se a carta.

Se quiserem aprender a conduzir façam cursos de condução defensiva e é ao longo do tempo que vão aprendendo.

Compartilhar este post

Link para o post
Isso era contraproducente na minha opinião.

Porquê?

Nas escolas de condução não se aprende a conduzir, tira-se a carta.

Se quiserem aprender a conduzir façam cursos de condução defensiva e é ao longo do tempo que vão aprendendo.

Isso é que está mal. Uma escola é um sítio onde se aprende. Supostamente, quem vai tirar a carta, devia sair de lá a saber o código da estrada e a saber conduzir e dominar uma viatura.

O sistema de ensino da condução em Portugal tem que evoluir MUITO. É por aqui que passa muito do que acontece nas nossas estradas...

Compartilhar este post

Link para o post
Porquê?

Isso é que está mal. Uma escola é um sítio onde se aprende. Supostamente, quem vai tirar a carta, devia sair de lá a saber o código da estrada e a saber conduzir e dominar uma viatura.

O sistema de ensino da condução em Portugal tem que evoluir MUITO. É por aqui que passa muito do que acontece nas nossas estradas...

Sinceramente acho que assim está bem. Tu sabes o código e conduzir bem uma viatura, agora é obvio que não é possivel estares preparado para todas as situações que te aparecem pela frente na estrada...

Acho que o que podia melhorar era em darem umas aulas de noite, para os alunos se habituarem a conduzir com luzes.

Compartilhar este post

Link para o post
Sinceramente acho que assim está bem. Tu sabes o código e conduzir bem uma viatura, agora é obvio que não é possivel estares preparado para todas as situações que te aparecem pela frente na estrada...

Acho que o que podia melhorar era em darem umas aulas de noite, para os alunos se habituarem a conduzir com luzes.

Sei conduzir bem uma viatura? Não, sei fazer andar uma viatura, que é diferente.

Pelo menos comigo, senti que não fui para a escola de condução para aprender, mas sim para aprender a passar.

O código, em termos de estruturamento de aulas, está +/- correcto. Agora, por exemplo, nos exames, acho que se deviam fazer questões de resposta aberta. Os exames deviam ser mais complicados. Exames de escolha múltipla, para mim, é desprezar completamente o que se pretende num exame de código: avaliar competências teóricas.

Na condução, acho que se devia investir, por exemplo, em aulas de condução defensiva. Por exemplo, em 32 aulas, 3 ou 4 serem de condução defensiva, para as pessoas terem uma noção mínima do que fazer, em caso de despiste ou necessidade de fazer uma travagem brusca com piso molhado, por exemplo. Além disso, devia-se aprender a mudar um pneu e até não acho descabido que se aprendesse também a mudar uma lâmpada.

Compartilhar este post

Link para o post

tenho uma duvida

para quem tem carta a menos de 3anos, como é que pode ficar sem ela ?

quais são as infraçoes ?

Compartilhar este post

Link para o post
tenho uma duvida

para quem tem carta a menos de 3anos, como é que pode ficar sem ela ?

quais são as infraçoes ?

Cometeres uma infracção muito grave ou 2 graves. Além disso, podes ficar sem carta, se tiveres um acidente e fores o responsável por ele.

Compartilhar este post

Link para o post
Porquê?

Porquê? Porque são detalhes, arrancar ou não arrancar um carro a gasolina é uma questão apenas de dosear os pedais, é um pormenor. Mais importante era investir em, como disseste, condução defensiva, condução nocturna e coisas do género. Agora a questão da gasolina / gasóleo... eu demorei duas horas para me habituar, não me digam que é assim tão difícil.

Compartilhar este post

Link para o post
Cometeres uma infracção muito grave ou 2 graves. Além disso, podes ficar sem carta, se tiveres um acidente e fores o responsável por ele.

fdx :| as tantas já tenho uma grave :S

agora as velocidades é de 20 em 20 na auto estrada né?

Compartilhar este post

Link para o post

O meu instrutor foi de férias e agora esta quer tudo a maneira dele :facepalm:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest manelm

JÁ ESTÁÁÁÁÁ! :yahoo:

Já vim a guiar de Lisboa para a Praia Grande. :rei:

Compartilhar este post

Link para o post

Parabenssssssss..

agora é só teres cuidado com os sentidos proibido... e voilá

Compartilhar este post

Link para o post
Guest manelm

Eu não me chamo Gelton.

Compartilhar este post

Link para o post

Não concordo. Volto a dizer: existem diferenças entre carros a gasóleo e gasolina mas, se souberes mesmo conduzir, praticamente nem notas. Pior que isso são as escolas que têm como carros de instrução BMW's, Audi's e por aí adiante, quando os alunos, cá foram, andarão com Fiat Uno's e assim (acho que percebem onde quero chegar).

Eu não me chamo Gelton.

Pois não, se chamasses já tinhas tirado a carta há mais tempo.

<inserir smile do PTUM-TSS>

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...