Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Sobreira

Pequenas Dúvidas Informáticas

Publicações recomendadas

É worth it pedir para recuperar a conta hoje dentro dos 180 dias que isto dá de prazo? Ou devo resolver primeiro todos os problemas de hacking e só depois pedir?

image.png.54adb5de78c383019a4e4ec0352c514e.png

Por agora estou a reinstalar o PC.

image.png.90b9e241fd368f3483f68dd71a522719.png

image.thumb.png.60c6846ce39c673bfe2c4113bd14553b.png

Mesma coisa no DIscord.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post

Nerds dos teclados mecânicos, assemble!

Tenho este e, de há uns tempos a esta parte, tenho um problema em que a tecla do espaço fica meio presa, não regressando totalmente acima como seria suposto. Em escrita normal bato na tecla do lado direito, com o polegar direito, e é esse lado que fica mais preso. Por via das dúvidas troquei o switch por um de uma tecla F que praticamente não uso, e não resolveu (são Gateron Brown, caso faça diferença). Também já espreitei o arame do mecanismo e parece ok.

Alguma dica?

Compartilhar este post

Link para o post

Malta, quão difícil é mudar o router da operadora para um nosso? Há muita configuração envolvida ou é só trocar e mexer em coisas básicas?

Já agora, com ipv6 e bom alcance, recomendam algum?

Aproveitando, assumindo que o bicho tem de ficar numa zona da casa que limita o sinal significativamente, recomendavam antes ligar um router(ou outro equipamento) ao do operador via wifi para ampliar o sinal para o resto da casa?

Obrigado, desde já!

Compartilhar este post

Link para o post

O impossível aconteceu

Muitas vezes recebo telefonemas de números estrangeiros situados em países da Europa Central, sobretudo da Áustria, e não atendo. Sei que é fraude. Sou uma pessoa avisada contra estas novas burlas à distância. Sei que instituições credíveis não pedem os nossos dados privados. Leio toda a informação disponibilizada sobre o assunto.

Na segunda-feira, segundos após me levantar, ainda sem os óculos na cara, recebi um telefonema. Era um número de telemóvel português. Não costumo atender números que não estão registados na minha lista de contactos, mas estava meio a dormir e pensei que fosse coisa de trabalho. Atendi.

Era uma mensagem de voz que me deixou assustada. Do outro lado diziam que iria ser debitado um valor muito avultado da minha conta PayPal. Caso não reconhecesse a operação, deveria telefonar imediatamente para o número xis. Liguei, desesperada. Surgiu uma funcionária falando inglês. Pedi-lhe para falar em português, porque estava a decorrer uma fraude com a minha conta. Respondeu que a PayPal não tinha atendimento em português. Não pensei na coerência disto. Estava desesperada e queria resolver o problema. Comecei a explicar-lhe tudo em língua inglesa. A senhora pediu que me identificasse cabalmente, o que aconteceu, perguntou-me se o meu equipamento era velho ou novo, se eu tinha apenas uma conta de banco ligada ao PayPal. Confirmou que essa quantia iria sair, sim. Podia passar-me para um colega da cibersegurança, que tentaria ajudar-me. Concordei. Rapidamente fui atendida por uma voz masculina asiática. Voltei a contar tudo. Ele disse que para me ajudar precisava que eu colaborasse e fizesse down­load de alguns programas. O primeiro serviu para conseguir aceder à minha conta PayPal, cuja password esquecera. Após várias operações no sentido de me ajudar, chegámos à página de entrada do meu banco online. Mandou que digitasse o código de acesso e a password. Fiquei apreensiva e atirei “não posso fazer isto. Como é que eu sei que você não é um hacker?”. Respondeu muito profissionalmente. Era técnico da PayPal e enviou-me uma página da empresa com o seu nome, Andrew, e a sua foto, um homem louro de olhos azuis, o que não batia nada com o sotaque asiático. Tive a certeza de que aquela identidade não lhe pertencia. Argumentei que achava estranho ele usar tantos números de telefone para contactar comigo. A chamada caía várias vezes e ele telefonava de novo. Usou 25 números diferentes, todos portugueses e dois austríacos. Verifiquei no histórico, depois. Argumentou que estava no escritório e que tinha acesso aos números de telefone necessários para o seu trabalho. 

Antigamente diziam que os ladrões usavam uns pós mágicos para nos confundirem. Acho que inalei esses pós por via telefónica. Ele “depositou” dinheiro na minha conta. Dez mil euros. “Está a ver?” Tinha de fazer este depósito porque… Falava rápido. Não percebi nada. Iria pedir-me para transferir alguns milhares e depois… Pensei, “vais perder o dinheiro todo”, e ao mesmo tempo lembrava-me de que estava ao telefone com a PayPal.

Ele pediu-me que fizesse down­load de outro programa e que carregasse no botão “Autorizo”. Autorizei e percebi que tinha acabado de lhe ceder controlo remoto sobre o meu computador. Ele movia o meu cursor. Pediu-me para fazer uma transferência para o IBAN de um banco europeu, para um nome com apelidos espanhóis.

Fiz. Mas o banco pediu-me os dados do cartão matriz, o que não acontece ultimamente, porque o banco envia-me um código através do SMS Token. Disse-lhe “bad news”. Não tenho esse cartão nesta casa. Ele “mandou-me” procurá-lo. Fiquei feliz por não o encontrar. O senhor não desistiu de me ajudar e esclareceu que podíamos continuar o processo usando a app do banco no telemóvel. Lá fui. Fiz uma primeira tentativa de transferência, mas o banco não permitiu. Fiz segunda, igual. Ele ia falando comigo com a voz muito ofegante, cheia de adrenalina. E foi a voz, a anormal ansie­dade na sua voz, que me fez parar e somar indícios. Tlim. Olhei para o visor do meu telemóvel e o número de telefone português tinha-se transformado no +43 1 947281684, da Áustria. Tlim. O controle do meu computador não estava nas minhas mãos. Tlim. Eu estava a transferir dinheiro da minha conta para me proteger de hackers? OK. Percebi tarde, mas cheguei lá. Rapidamente saí da conta bancária e desliguei o telefone. Arranjei-me para ir tomar café à rua. Pensei como agir. Voltei a casa, liguei para o banco e pedi ajuda. Também entrei de novo na minha conta para ver se ainda tinha saldo. Sim. Mas o técnico asiático aparece com total controlo do meu computador, ligando a minha câmara, falando comigo em alta voz, usando uma funcionalidade que lhe permitia escrever em inglês e reproduzir a mensagem em português. “Você é uma old lady e estamos a tentar salvá-la. Preocupamo-nos consigo porque você podia ser a nossa mãe. Você é burra se não nos deixa ajudar. Você está a enterrar-se porque vamos denunciar tudo isto à autoridade internacional contra o crime informático. Você tem 10 mil euros nossos, julga que vai safar-se com eles?” Oscilavam entre o elogio e o insulto. Ao mesmo tempo, a assistente do meu banco ouvia-os enquanto me fazia perguntas. Resumindo, não conseguiram roubar-me, mas apanhei um susto que jamais esquecerei, fiquei com a impressão de que qualquer um de nós pode ser enganado e preciso de tempo para pensar como foi possível isto acontecer comigo. Foi por estar ensonada. Não sei, e isso preocupa-me.

https://expresso.pt/opiniao/2026-04-02-o-impossivel-aconteceu-1b9dfd65

Não sejam Isabela.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de John Bonifácio, Em 29/03/2026 at 21:35:

Malta, quão difícil é mudar o router da operadora para um nosso? Há muita configuração envolvida ou é só trocar e mexer em coisas básicas?

Já agora, com ipv6 e bom alcance, recomendam algum?

Aproveitando, assumindo que o bicho tem de ficar numa zona da casa que limita o sinal significativamente, recomendavam antes ligar um router(ou outro equipamento) ao do operador via wifi para ampliar o sinal para o resto da casa?

Obrigado, desde já!

Acabei por pedir à nos o router deles com wifi6 a ver se a coisa melhora. Amanhã vêm cá instalar.

Entretanto decidi voltar a aventurar-me no linux, desta vez vou experimentar o Garuda Dragonized. Algum feedback?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...