Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
John Bonifácio

Filosofando

Publicações recomendadas

É engraçado dizeres isso mas, a humanidade sobreviveu em parte graças à criação de um ser para idolatrar...

Compartilhar este post

Link para o post
É engraçado dizeres isso mas, a humanidade sobreviveu em parte graças à criação de um ser para idolatrar...

Então e todas as guerras e conflitos em honra desses seres?

Compartilhar este post

Link para o post

Mais uma prova que a humanidade é fraca como conjunto.

Compartilhar este post

Link para o post
Então e todas as guerras e conflitos em honra desses seres?

E acreditas que não existiria guerra se não existissem esses seres?

Compartilhar este post

Link para o post
Ainda sobre Deus, desculpem se chocar alguém, mas para mim Deus é uma criação dos fracos para os ajudar a superar os seus problemas e nada mais. Eu não preciso de Deus para nada, e tenho orgulho nisso.

Se isso me faz de fraco seja. Não tenho intenções de ser de ferro nem perfeito. Tenho perfeita noção que preciso de ajuda em algumas coisas da vida e se Deus é uma forma que tenho para desabafar, ter esperança e fé que as coisas vão melhorar então que seja.

E o que para ti é uma fraqueza para mim é uma força.

Tens toda a legitimidade para não acreditares e de achares que é uma criação dos fracos. Agora te orgulhares disso? Não é caso para orgulhos de superioridade. Não te faz melhor que ninguem. Alguem que se considera mais forte e superior ao os outros só está a demonstrar uma fraqueza perigosa para si mesmo. Devemos ter orgulho naquilo que conseguimos para nós mesmos e naquilo que nós somos, com ou sem ajuda, não porque achamos que temos algo que nos faz melhor que os outros.

Compartilhar este post

Link para o post

Não acho que o facto de não acreditar em Deus e não necessitar da Sua hipotética ajuda me fortaleça relativamente aos outros, penso é que quem necessita dessa "moleta" se enfraquece. Eu, se não conseguir cumprir um objectivo, assumo eu a culpa, se conseguir, assumo eu, com orgulho, o feito obtido. Irrita-me por exemplo conseguir fazer alguma coisa e ouvir os meus avós, "graças a Deus", ou ter que fazer alguma coisa e ouvir, "que Nosso Senhor te acompanhe"...

E já tive exemplos na minha vida pessoal que me provaram que não é por se acreditar mais ou menos que as coisas são diferentes.

Compartilhar este post

Link para o post

Digo graças a Deus não sei quantas vezes por dia :mrgreen:.

Pois eu não me enfraqueço por isso. Só me fortalece. Se contigo é o contrário, tudo bem.

Compartilhar este post

Link para o post
Não acho que o facto de não acreditar em Deus e não necessitar da Sua hipotética ajuda me fortaleça relativamente aos outros, penso é que quem necessita dessa "moleta" se enfraquece. Eu, se não conseguir cumprir um objectivo, assumo eu a culpa, se conseguir, assumo eu, com orgulho, o feito obtido. Irrita-me por exemplo conseguir fazer alguma coisa e ouvir os meus avós, "graças a Deus", ou ter que fazer alguma coisa e ouvir, "que Nosso Senhor te acompanhe"...

E já tive exemplos na minha vida pessoal que me provaram que não é por se acreditar mais ou menos que as coisas são diferentes.

Tirando a parte em que achas que é isso é capaz de enfraquecer quem realmente acredita na ajuda de que se fala, concordo com tudo o que disseste.

Tenho, por exemplo, uma avó muito religiosa, e sempre que o Sporting joga (nem sequer é do Sporting, é só mesmo porque eu, o meu pai e o meu tio somos) diz que reza não-sei-quantas vezes a Santo António para que o Sporting ganhe. Já lhe disse imensas vezes, por exemplo, que o jogo depende do que os jogadores fizerem em campo e do que realmente sabem fazer (tirando uma ou outra excepção :grin: ) mas com a fé parece que é muito complicado alguém interferir.

Eu sou exactamente igual ao que descreveste em relação a ti. Se não conseguir fazer/cumprir algum objectivo posso ficar chateado, mas comigo mesmo obviamente, e assumo que a culpa é toda minha, a menos que não o seja. Se conseguir fazê-lo fico feliz por mim próprio e pelo que realmente consegui fazer.

Curiosamente ando num colégio religioso (desde que tenho 3 anos que ando em colégios assim - dois diferentes, até agora), mas não acredito em Deus, e devo ser dos poucos. Quando uma vez uns amigos me perguntaram, já não me lembro por que motivo, se rezava algumas vezes antes de me deitar a Deus, e o mesmo quando acordava, e eu respondi que não, ficou tudo chocado: "Porque é que não rezas?" "Porque é que não acreditas?" " Devias acreditar mais, devias rezar todos os dias, principalmente à noite." e coisas assim, e isto vindo de gente que se olhassem para eles nunca calculariam que pudessem dizer coisas assim. Eu fiquei: WTF?!

Agora pergunto-me, e a vocês: De que me serviria rezar? De que me serviria acreditar? De que me serviria fazer rituais, como o de rezar, por exemplo, e respeitar hábitos e tradições com as quais nem concordo, tendo como alvo de "adoração" algo em que nem acredito?

E porque acreditam vocês, os que acreditam?

Desculpem lá este testamento, e até posso nem ter dito nada de jeito, mas dei exemplos da minha vida que exemplificam mais ou menos algumas das situações mencionadas pelo Prince, acho eu.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não acredito em Deus e andei num externato e tudo (ter que confessar e não saber as «letras» para rezar era um lol do caraças), mas tento compreender e não julgar as pessoas que acreditam.

Para mim muito se deve à classe social em que a maioria das pessoas que acredita pertence.

Compartilhar este post

Link para o post
Para mim muito se deve à classe social em que a maioria das pessoas que acredita pertence.

Como assim?

Compartilhar este post

Link para o post
Como assim?

Nem sei como é que surgiu o cristianismo e como ocorreu a sua expansão, mas acho que factores como a pobreza influenciam as pessoas a procurar ajuda, esperança, etc...

Compartilhar este post

Link para o post
E acreditas que não existiria guerra se não existissem esses seres?

Grande parte delas, sim. Parece-me lógico... :confuso:

Compartilhar este post

Link para o post
"A religião é o ópio do povo" ? Marx :prayer:

Que belo opio! Não o troco por outra droga!!

E porque acreditam vocês, os que acreditam?

Isso já foi tantas vezes discutido que nem vale a pena. Procura pelos tópicos referentes a essa questão e tens lá as respostas.

O que me agasta é aquela gente que não acredita em Deus (o que só por si já é acreditar em algo) e é incapaz de aceitar que outras pessoas acreditem e tornam-se tão fanáticas e extremistas como os fanáticos religiosos que atacam.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se essa última era para mim (penso que não, mas como veio no quote ao meu post...), mas não sou assim, obviamente.

Compartilhar este post

Link para o post
Grande parte delas, sim. Parece-me lógico... :confuso:

Iludes-te. Muitas das guerras, podem ter sido em parte originadas pela religião, mas existia sempre outros factores importantes no meio...

E os pobres são aqueles que mais necessitam de ter fé. E é ai que surge em boa causa um Deus para procurarem abrigo. O problema é que, o ser humano cria algo para dar fé e não sabe depois controlar. É só ver o mundo por aí, resultados à vista, Islão e Cristianismo promovem a paz e o crl, mas depois andam-se todos a matar uns aos outros. Deixam-se levar por influências religiosas e alheias que sabem que lucram com as guerras.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Tiago Moreira

O que é Deus?

Fui criado por pessoas religiosas e que acreditam piamente na existência de um ser superior que controla e domina tudo. Apesar de tantas guerras, de tantos crimes, de tantos momentos de sofrimento essas pessoas pensam que Ele escreve "escreve direito por linhas tortas" e cada acontecimento, bom ou mau, tem um objectivo.

Pois bem, eu sempre frequentei a igreja e a catequese acreditando que havia realmente um Deus que estava acima de tudo e de todos. Hoje em dia tenho uma opinião contrária e não digo acreditar em Deus, mas acho que acaba por ser um fenómeno que acontece não só em mim mas sim na sociedade no geral.

Se em outros tempos havia na miséria o conforto de poder contar com o suposto "apoio" de um Deus, agora as condições são outras e o Homem já se vê a ele como o próprio Deus. Eu só da opinião de que nós somos os deuses, nós somos o bom o mau.

Quando eu penso no papel de Deus (figura) na sociedade consigo encontrar vantagens, como por exemplo todos os ensinamentos morais que estão implícitos no livro sagrado, mas isso leva-me a pensar... isso foi tudo criado pelo Homem, não foi Deus mas sim o Homem, e ai chego a conclusão da necessidade de um figura superior para fazer valer muitas das vezes esses valores.

O não acreditar em Deus no geral é uma questão imposta pela evolução quer-se queira quer não... hoje em dia o conhecimento está ao alcance de todos... muitas pessoas desacreditam a Igreja e por consequente Deus e numa sociedade como a nossa isso pode ser implacável. Confesso a minha curiosidade pela aderência a religião cristã nos próximos 20 - 40 anos.

Concluindo não acredito em Deus, porque acho que acima de tudo, não posso atribuir tudo o que não tenho resposta a uma força maior e porque acredito que somos nós, seres humanos que controlamos dentro do possível a vida e tudo o que esta envolve.

Compartilhar este post

Link para o post

No outro dia no telejornal da RTP disseram que se fez um estudo ciêntifico e as pessoas que são crentes e têm fé têm maior capacidade de aguentar a dor e afins

Compartilhar este post

Link para o post
No outro dia no telejornal da RTP disseram que se fez um estudo ciêntifico e as pessoas que são crentes e têm fé têm maior capacidade de aguentar a dor e afins

Isso é um pouco vago. Crentes em quê? Fé em quê? Que tipo de dor?

O que é Deus?

Fui criado por pessoas religiosas e que acreditam piamente na existência de um ser superior que controla e domina tudo. Apesar de tantas guerras, de tantos crimes, de tantos momentos de sofrimento essas pessoas pensam que Ele escreve "escreve direito por linhas tortas" e cada acontecimento, bom ou mau, tem um objectivo.

Pois bem, eu sempre frequentei a igreja e a catequese acreditando que havia realmente um Deus que estava acima de tudo e de todos. Hoje em dia tenho uma opinião contrária e não digo acreditar em Deus, mas acho que acaba por ser um fenómeno que acontece não só em mim mas sim na sociedade no geral.

Se em outros tempos havia na miséria o conforto de poder contar com o suposto "apoio" de um Deus, agora as condições são outras e o Homem já se vê a ele como o próprio Deus. Eu só da opinião de que nós somos os deuses, nós somos o bom o mau.

Quando eu penso no papel de Deus (figura) na sociedade consigo encontrar vantagens, como por exemplo todos os ensinamentos morais que estão implícitos no livro sagrado, mas isso leva-me a pensar... isso foi tudo criado pelo Homem, não foi Deus mas sim o Homem, e ai chego a conclusão da necessidade de um figura superior para fazer valer muitas das vezes esses valores.

O não acreditar em Deus no geral é uma questão imposta pela evolução quer-se queira quer não... hoje em dia o conhecimento está ao alcance de todos... muitas pessoas desacreditam a Igreja e por consequente Deus e numa sociedade como a nossa isso pode ser implacável. Confesso a minha curiosidade pela aderência a religião cristã nos próximos 20 - 40 anos.

Concluindo não acredito em Deus, porque acho que acima de tudo, não posso atribuir tudo o que não tenho resposta a uma força maior e porque acredito que somos nós, seres humanos que controlamos dentro do possível a vida e tudo o que esta envolve.

Basicamente é nisto que acredito, também. E neste dias dei comigo a pensar se não será Deus uma metáfora para Humanidade...?

Compartilhar este post

Link para o post
Isso é um pouco vago. Crentes em quê? Fé em quê? Que tipo de dor?

Fé Católica e descargas eléctricas.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...