Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Tio Hans

Europa Universalis

Publicações recomendadas

AI Bonus? Que é isso?

Só fiz o primeiro em modo normal, daí em diante foi sempre Ironman.

São bónus dados a todos os outros países, de modo a tornar a nossa campanha mais difícil. Do tipo dar mais "morale of armies" ou menos "national unrest" à AI.

Compartilhar este post

Link para o post

E para o 3 não se arranja? Ando super viciado nisto, mas queria tentar jogar com mais alguém para além de Portugal e Espanha. :mrgreen:

Para já ando com Castilha a tentar formar o reino de Espanha.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu jogo em very hard, com AI Bonus, não é para meninas. :mrgreen:

E vida, não tens?

Compartilhar este post

Link para o post

o meu problema é sempre passar os primeiros 20 anos... acho que so cheguei umas três ou quatros vezes à 1550 e nunca passei dos 1650

Compartilhar este post

Link para o post

Os primeiros 20 anos são os mais simples. A aleatoriedade do jogo é super-reduzida logo, facilmente encontras na net uma estratégia que funcione.

Tenho mesmo que voltar a isto. Um save com Portugal para passar a capital para os EUA. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Neste momento só estou com os Otomanos e converti-os a Coptas, o que constitui basicamente batota, como se eles já não fossem OP :lol: A única desvantagem é que se perde o regime próprio dos Otomanos, que dá bónus bons. Tenho um segundo save com Milão para formar Itália, mas está em standby. Outro save era com Portugal, mas acabou por correr mal, porque fiquei super atrasado em termos de tecnologias e a dada altura apanhava porrada de toda a gente.

Compartilhar este post

Link para o post

O problema nem é a dificuldade ou não saber jogar, é que parece que perco logo a vontade.

Houve um save aonde em 20/30 anos consegui reduzir Espanha a 5 territorios com Portugal e desde então todos os saves que faço com Portugal e não repito esse inicio torna logo o save sem sal para mim...

Compartilhar este post

Link para o post

Se há jogo que tenho saudades de jogar é este.

Tanto que comprei o 4 nas promos da Steam e nunca sequer joguei, porque o portatil não dá sequer para jogar o 3.

Compartilhar este post

Link para o post

O problema nem é a dificuldade ou não saber jogar, é que parece que perco logo a vontade.

Houve um save aonde em 20/30 anos consegui reduzir Espanha a 5 territorios com Portugal e desde então todos os saves que faço com Portugal e não repito esse inicio torna logo o save sem sal para mim...

Isto não é um jogo de guerra. Portugal começa com bastante menos poderio militar que Castela. Dar-lhes porrada logo a abrir não é nada fácil.

Compartilhar este post

Link para o post

O jogo tornou-se demasiado complexo. Joguei muito quando para ir à descoberta do mundo bastava ter um explorador e construir barcos. O último que joguei já tinha de desbloquear colonials range e ideias nacionais, contratar advisors e exploradores... Complexo e irrealista. E isso tirou-me a vontade.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho mesmo que voltar a isto. Um save com Portugal para passar a capital para os EUA. :lol:

Isso faz-me lembrar os saves a recriar o Império Romano com capital em Lisboa. Acreditem ou não, o mais difícil e onde falhava sempre era no norte de África, naquelas províncias onde não havia recursos para sustentar um exército e ficava sem gente para cercar as cidades.

Só consegui o feito uma vez e foi apenas o Império Romano do Ocidente. Durou dois anos até ser atacado por todos os lados, ter revoltas em metade do império e cair em guerra civil com uma série de países novos a surgir por todo o lado. Mas foi divertido!

Compartilhar este post

Link para o post

Agora até podes literalmente recriar o Império Romano, excepto se jogares com o Papa ou unificares o Sacro-Império.

rome.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

O meu mapa europeu está assim: (sou Castille)

wviwFG4.jpg

Basicamente Napoles tinha Itália quase toda, entrei em guerra com eles, libertei uma data de estados pequenos, vassalizei-os e ainda fiquei ali com o pé da "bota", a ilha e Malta.

Marrocos estava gigante, tirei-lhes umas terras e libertei Algiers que eles tinham comido.

Inglaterra estava com o UK todo (menos Munster no sul da Irlanda) e umas terras na zona de França, rebentei com eles e ainda libertei a Escócia, Gales, e mais uns na Irlanda e aqueles a sul da Escócia.

zGrMIbY.jpg

E é assim, libertam-se estados pequenos, tenho 200 aliados com essa brincadeira, como podem ver, uns 6 ou 7 vassalos resultantes de guerras, e só me falta um core em Barcelona para formar Espanha.

A questão é, anexo alguns dos vassalos que tenho mesmo que implique perda de relações com os outros? Depois tenho de voltar a aumentá-las.

E para quem quiser ver o mapa completo, tenho também terras no Brasil/América do Sul:

QjabFv8.png

Editado por claudiojp

Compartilhar este post

Link para o post

Que border gore, fds :lol: E que diferença para o IV, nunca ouvi falar de 200 aliados de uma só vez, no IV só dá para ter 4 (mais com ideias) sem sofrer penalidades. Quanto à pergunta, onde tens vassalos? Na França, Itália? Nesse jogo há bónus negativos por ter muitos vassalos ou por anexá-los? Já não me lembro como era no III.

Compartilhar este post

Link para o post

Não consigo voltar a jogar o III depois de jogar o IV. Só o facto de ser um bicho de sete cabeças para ter claims.

Eu para agora ando a jogar com Perm, a ver se formo a Russia com eles, mas Muscovy papou Novgorod cedo e não vai ser fácil.

Compartilhar este post

Link para o post

Isto não é um jogo de guerra. Portugal começa com bastante menos poderio militar que Castela. Dar-lhes porrada logo a abrir não é nada fácil.

Sim claro, eu sei disso, foi num save que eu tive muita sorte mas depois quando volto a jogar com eles, mesmo que faça uma cena muito boadentro dos limites, vou sempre ficar tipo meeeeh...

Outra cena é perder o controlo das colonias ... Quando jogo com França ou assim, da-me jeito porque tenho mais cenas para fazer, mas tipo com Portugal torna-se chato

Compartilhar este post

Link para o post

Outra cena é perder o controlo das colonias ... Quando jogo com França ou assim, da-me jeito porque tenho mais cenas para fazer, mas tipo com Portugal torna-se chato

Como assim? Por rebeliões? Se é assim, então tens duas escolhas, ou colocas sempre tropas suficientes nas colónias para derrotar os nativos ou então vais à Stability, onde tens opções coloniais e colocas aquela que dá -100% agressiveness ou algo assim.

Compartilhar este post

Link para o post

Como assim? Por rebeliões? Se é assim, então tens duas escolhas, ou colocas sempre tropas suficientes nas colónias para derrotar os nativos ou então vais à Stability, onde tens opções coloniais e colocas aquela que dá -100% agressiveness ou algo assim.

Colonial Policy. Mas tem que ter dlc para isso, qual deles já não sei ao certo.

Compartilhar este post

Link para o post

Que border gore, fds :lol: E que diferença para o IV, nunca ouvi falar de 200 aliados de uma só vez, no IV só dá para ter 4 (mais com ideias) sem sofrer penalidades. Quanto à pergunta, onde tens vassalos? Na França, Itália? Nesse jogo há bónus negativos por ter muitos vassalos ou por anexá-los? Já não me lembro como era no III.

Cada vez que entro em guerra e ao fazer paz acabo a libertar estados independentes e eles ficam meus aliados automaticamente.

Ora bem, vassalos estão a verde mais forte e aliados são todos a verde.

lc11RJ7.jpg

França:

-Armagnac

-Savoy

-Guyenne

Irlanda:

-Munster

Itália:

-Modena

-Naples

Alemanha:

-Flanders

-Hainaut

Poucos. :mrgreen:

Há bónus negativos por anexar, ganho infamy, e as minhas relações com os outros vassalos descem todas 100 pontos.

Editado por claudiojp

Compartilhar este post

Link para o post

Não, é aquela cena de depois de colonizares 5(?) territorios no Brasil por exemplo, aquilo cria-te uma colonia e "perdes" o controlo directo dela...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu concentrava-me em anexar Nápoles e Modena para ter mais terreno para uma conquista da Itália. Talvez também os territórios franceses e na Holanda. Mas depende dos teus objetivos no jogo.

Não, é aquela cena de depois de colonizares 5(?) territorios no Brasil por exemplo, aquilo cria-te uma colonia e "perdes" o controlo directo dela...

Ah sim, as "colonial nations". Perder controlo é como quem diz, continuas a poder desenvolver as terras, criar exércitos, barcos e edifícios, mas nem tens de o fazer, porque elas fazem-no por si, incluindo colonizar novas terras. Para além disso ainda recebes metade do lucro mensal, metade do trade, bónus para a force limit, etc.

Compartilhar este post

Link para o post

Ah sim, as "colonial nations". Perder controlo é como quem diz, continuas a poder desenvolver as terras, criar exércitos, barcos e edifícios, mas nem tens de o fazer, porque elas fazem-no por si, incluindo colonizar novas terras. Para além disso ainda recebes metade do lucro mensal, metade do trade, bónus para a force limit, etc.

exato, a cena é que parecem que não evoluem e depois em tempo de guerra não fazem nada de jeito... E sem falar que fica muito mais feio ver o meu vasto império "dividido" :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Mas isso acontece sempre? Não faz sentido, o jogador é que deveria decidir se lhes dará esse grau de autonomia ou não. Nem todos os impérios coloniais o fizeram.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...