Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ego Sum

[Discussão] Jogos RPG

Publicações recomendadas

27h depois, acabei por ceder e deixar o Xenoblade 2. Todo o jogo grita uma falta de fluidez gritante, é um jogo rígido. Sei que são pequenas coisas, mas acho que algo tão simples como, por exemplo, tu puderes passar instantaneamente para o diálogo seguinte são coisas que se tornaram normais nos videojogos e torna com que certo diálogo assumidamente filler seja perfeitamente lidável. Aqui não. Existe uma espécie de um segundo, como se o texto tivesse de carregar, para que possas passar.

O combate idem idem aspas aspas. Não acho que faça qualquer forma de sentido teres um jogo severamente baseado em ataques posicionais, introduzires uma situação de combo de 3 ataques, com o dano que dás a aumentar consequentemente, ou seja, o 3º ataque dá mais e se usares a skill nesse terceiro ataque também dá mais dano e forçares o jogador a ter de escolher entre mexer-se ou atacar. Torna-se exasperante ver uma cut scene com uma boa cena de combate e logo a seguir teres uma experiência em que estás simplesmente parado a bater com a cabeça em 3 teclas.

E falando em 3 teclas, dou um enter aqui mas ainda tem a ver com o anterior, o gajo que teve a ideia de limitar isto a 3 skills bem que podia e devia perder o emprego. É verdade que no total tens 9, dado que tens 3 blades e 3*3 é 9 (big brain), mas o cooldown para trocar de blade é demasiado grande.

Na generalidade do combate existem coisas que não entendo. Buffs e debuffs são praticamente não existentes, o sistema de potions, não sendo mau, não sou fã, mas já vou tocar aqui mais à frente.

O mais à frente é agora, btw. Holy shit que o filha da p*ta do jogo é um rng fest. Até a p*ta de fetch quests consegue ser rng, é fascinante. Eu consigo ver a EA a olhar para este jogo e a literalmente imprimir dinheiro com ele, dado que o sistema de summon das blades é puro RNG com items dentro do jogo. Consigo literalmente ver a EA com uma shop para poderes comprar esses items e fazer summon à vontade. As potions também são rng. A skill que usas para as obter dá-te uma e depois tens uma chance de 10% de saírem duas, quando aumentares o nível a chance vai aumentando +10%. Os tais items "pequenos" obténs de localizações, tipo mining spots, e bem que podes rezar ao rnjesus que te saia o que precisas para a tua bendita fetch quest. Em defesa do jogo, é comum as blades terem traits que oferecem mais drops nestes casos em particular, mas continua a ser um lol nope.

Mas atenção, não é que o original fizesse isto bem, porque não fazia. Também eram exasperantes. As side quests no primeiro eram, na sua vasta maioria, uma grande m*rda, mas pelo menos eram tantas que havia kill quests suficientes para valer a pena fazer.

Tem também alguns detalhes que me fazem confusão, não que seja o primeiro ou o último jogo que o faça, mas que quebram um bocado a imersão no jogo. Não acho que isto diga grande coisa da história, mas deixo a parte correspondente em spoiler.

Spoiler

A certo ponto tornas-te basicamente um fugitivo, desafias a lei e foges de uma cidade. Tudo bem, nada de especial aqui. O problema é que logo a seguir, mal a custscene acabe, podes entrar de volta na cidade. Estão ali os soldados, tal e qual como estavam antes e tu podes andar ali à barra larga, como se nada tivesse acontecido, quando na verdade é um bando de pessoal procurado pela moina.

Sei lá, nem que metessem os guardas como sendo low level e pelo menos obrigassem a lutar com eles de vez em quando. Oh wait, não podem, porque a este ponto do jogo não existem inimigos fracos o suficiente para ser one shotted e ia ser 100% boring.

Por fim das partes negativas, o jogo é convoluted pa crl. Eu aqui ainda estou a debater se sinto isto porque o jogo efetivamente o é, se é porque o menu é mau e tem, tal e qual como os diálogos, uma espécie de segundo e meio de transição que torna um pesadelo de navegar. Tens stats do boneco que aumentas com uns pontos que ganhas, skills que levelas com pontos que ganhas relativamente à arma da blade, as blades têm traits que são úteis fora do combate que tens de ter em conta para as Merc Missions, que é um grupo que tens que envias para fazer coisas por ti porque história, as blades têm traits que vão levelando consoante as ações que fazes e muitas delas nem percebes o que tens de fazer se te deres ao trabalho, tens core chips para melhorar a arma da blade, aux cores para lhes dar mais stats, acessórios para os teus personagens, comida para dar stat boost aos teus personagens e tudo isto está em menus diferentes. Imaginem navegar isto com o tal delay.

Agora, os positivos: acho que o jogo faz um mundo bastante vasto e bonito. Consigo acreditar que pessoas que sejam fascinadas por ver e explorar cada um dos quatro cantos dos universos que jogam e não consiga ser melindrada pelo combate (a sério, é mais tolerável do que aquilo que eu faço parecer aqui) consiga gostar muito do jogo.

A história é interessante qb, tem um humor decente e as vozes inglesas melhoram com o passar do tempo. Os seus piores momentos são mesmo ao início. A história está bem feita para manter as pessoas interessadas, repleta de mistério e foi o que me fez jogar tantas horas e é o que me vai fazer, eventualmente, pegar no jogo novamente.

Os personagens, sinceramente, ainda não sei bem o que achar. Sinto que joguei 27h e em termos de personalidades pouco ou nada progrediram. Dado os eventos que transpiram, eu diria que é suficiente para haver algo mais, mas senti que foram irrelevantes para os personagens, que serviram para os momentos em si e nunca mais voltaram a ser relevantes.

TL;DR Acho que o jogo tem potencial para ser bom, mas, para mim, há um acumular de pequenas coisas que não me permitem conseguir divertir-me a jogar. Acho mesmo que o que referi dos pequenos delays tem mais impacto do que parece quando é misturado com o quão overloaded o jogo é. Não quero passar trinta minutos a navegar em menus, lamento. Não digo para fugir do jogo, mas esperaria sempre por uma promoção.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pelo serviço e sacrifício. Nunca na vida iria jogar esse jogo, hoje em dia dá para perceber mais ou menos a qualidade fazendo uma pesquisa criteriosa, ainda por cima quando o tempo é limitado e os JRPGs tendem a ser uma maratona.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rōnin, há 2 horas:

Obrigado pelo serviço e sacrifício. Nunca na vida iria jogar esse jogo, hoje em dia dá para perceber mais ou menos a qualidade fazendo uma pesquisa criteriosa, ainda por cima quando o tempo é limitado e os JRPGs tendem a ser uma maratona.

É naquela, eu quero mesmo gostar do jogo. Acho que tem um bom coração, por assim dizer, não é como o Final Fantasy 15 que não encontro um único motivo que me faça querer voltar a jogar.

Eu, do que investiguei, achei que não ia estar ao nível do primeiro mas que ia ser uma boa aventura weeb na mesma. Nop.

Entretanto peguei no Fire Emblem Three Houses e tou completamente agarrado. Pode ser tesão de mijo, mas parece-me um belo candidato a GOTY, dependendo de como for a próxima metade do ano.

Compartilhar este post

Link para o post

Já que tens Switch, recomendo o Grandia. Do pouco que joguei há tempos, gostei bastante da escrita. 

Compartilhar este post

Link para o post

Nem de propósito, Xenoblade Chronicles Definitive Edition (o quer que seja que o Definitive Edition quer dizer) anunciado para a Switch! ❤️❤️❤️❤️ 

Fiquei com a impressão de ver ali uns dois segundos de uma cutscene em hd... Estou arrepiado

inb4 sou cuckholded pq metem o combate igual ao xenoblade 2, acho que choro tbh

Yep há um upgrade gráfico e há a introdução de partes do mapa que foram cortados por falta de capacidade da Wii. Espero que não mudem coisas desnecessárias e ficarei imensamente feliz.

Editado por El Shafto

Compartilhar este post

Link para o post

Parece ser um remaster como deve ser e não daqueles HD da treta, em que fazem upscaling sem retocarem as texturas. 

Não tivesse eu o feeling que a Nintendo irá lançar uma Switch Pro e já estaria a pensar em comprar uma.

Compartilhar este post

Link para o post

Eles anunciaram recentemente uma versão melhorada da Switch, mas é "só" um modelo novo com melhor bateria. Também acho que eventualmente anunciam uma Switch Pro, mas dado este anúncio + a Lite... não sei se não vai demorar.

Editado por El Shafto

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Shafto, há 39 minutos:

Eles anunciaram recentemente uma versão melhorada da Switch, mas é "só" um modelo novo com melhor bateria. Também acho que eventualmente anunciam uma Switch Pro, mas dado este anúncio + a Lite... não sei se não vai demorar.

Tenho ideia de que serão forçados a anunciar em 2020, no mesmo ano de lançamento da PS5 e da nova Xbox. O precedente existe já que a 3DS também teve uma versão Lite e 'Pro'. 

É o momento ideal para uma revisão de hardware. Para quem já comprou será lixado, mas por isso mesmo é que tenho aguardado lol

Compartilhar este post

Link para o post

Fico feliz por manterem a quest do cross dressing, iam ser bombardeados se não o tivessem feito.

Eu continuo preocupado com o sistema de combate. Parece-me ter uns toques mais clássicos que o 15, mais pelo Kingdom Hearts, mas ainda assim... No fundo, acho que desde que não tenha a tal lógica dos Ethers/Potions que o 15 usa, acho que já consigo jogar.

Compartilhar este post

Link para o post

Parece-me mais interessante vendo o demo da E3. Mas é daqueles em que só jogando é que se pode ter uma boa ideia de como realmente é.

Editado por Rōnin

Compartilhar este post

Link para o post

Definitivamente parece-me que o sistema de HP é o normal. É suficiente para mim.

Mas isto parece-me a melhor forma de dizer o que sinto:

Citação

As a kid my mind filled in a lot of the gaps from this game with imagined detail that wasn't really there.

This trailer is like what my kid-brain was dreaming up when I was looking at those low poly models and rendered backgrounds.

Amazing to see it like this, feel like a kid again.

E já agora, sobre o combate:

Citação

I had the pleasure of playing this demo at gamescom and I hope people realize how not like FFXV this combat system is. It’s a lot more like kingdom hearts with an ATB bar rather than "hold X to win".

Editado por El Shafto

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca joguei o 7, por isso não tenho a nostalgia que muita gente terá. 

Vai depender de como os ataques básicos fluem com o resto das habilidades. Um dos problemas que eu tive com o 12, foi que apesar de haver um sistema Gambit bastante intuitivo a realidade é que os auto-attacks davam conta de boa parte dos bosses e acabou-se por tornar aborrecido de jogar. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rōnin, há 4 horas:

Nunca joguei o 7, por isso não tenho a nostalgia que muita gente terá. 

Vai depender de como os ataques básicos fluem com o resto das habilidades. Um dos problemas que eu tive com o 12, foi que apesar de haver um sistema Gambit bastante intuitivo a realidade é que os auto-attacks davam conta de boa parte dos bosses e acabou-se por tornar aborrecido de jogar. 

Também tinhas bués armas, acho que deram mais foco nisso. Os spells era mais para gambits de support do que propriamente serem usados ofensivamente.

Mas eu sou suspeito porque era chavalo e foi dos primeiros RPG do género que joguei, já sabem. #FranwasTHICC

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho de ver primeiro, mas provavelmente convencem-me assim.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Shafto, há 2 horas:

Tenho de ver primeiro, mas provavelmente convencem-me assim.

O facto de as personagens atacarem automaticamente parece-me um bocado coise. Onde está a piada nisso?

Compartilhar este post

Link para o post

Terei de ver ao certo como funciona, é um atacar automático tipo FF 12/Xenoblade ou simplesmente joga sozinho e tu só mandas habilidades? Eu tava a pensar na linha do primeiro, eu gosto disso, pessoalmente.

Pessoalmente não sou fã das misturas so Final Fantasy com action combat. Acho que não o fazem bem. Ter uma opção que dá a volta a isso para mim é impecável.

Editado por El Shafto

Compartilhar este post

Link para o post

Dá para ver aos 22 minutos. Parece que só precisas de controlar em certos segmentos e o resto é automático, o rapaz nem toca no comando lol

O facto de modo Classic estar no modo de dificuldade acima do Easy e Normal faz-me pensar que é uma abordagem mais casual.

Compartilhar este post

Link para o post

Não era o que eu queria, mas aceito, sinceramente. Assim se não gostar do action combat tenho uma opção para continuar o resto que o jogo tem para dar.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que podia dar uma ted talk e escrever uma tese de mestrado sobre tudo o que odeio no jogo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 2 horas:

dragon quest xi tá incrível ❤️

switch?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...