Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lebohang

Cartas de condução: Saiba como não comprar gato por lebre

Publicações recomendadas

logo_i_110.png

Cartas de condução: Saiba como não comprar gato por lebre

O barato pode sair caro. O preço de uma carta pode variar entre os 200 e os 600 euros, mas em alguns casos o custo final pode ser bem superior se optar pelo mais barato. O ensino não é escrutinado, não há rankings ou taxas de aprovação

Escolher a melhor escola de condução para se tirar a carta é quase como um tiro no escuro. Este é um sector onde os preços anunciados variam entre menos de 200 a 600 euros sem que se perceba de facto o que se está a escolher: não há rankings de escolas, não há taxas de reprovação, não há certificação e também não há, por parte do consumidor, forma de se proteger quando as coisas não correm bem sucessivamente. Foi o caso de António César Camelo que, só depois de pagar quatro mil euros e reprovar cinco vezes, diz ter percebido que o problema não estava nele, mas no sistema de ensino da escola onde se inscreveu pela primeira vez. Já depois de ter mudado, passou à primeira no código e vai a exame de condução no próximo mês.

Numa ronda por várias escolas da Grande Lisboa, não é difícil perceber que muito do sucesso de algumas delas passa pela forma como comunicam os preços. Por exemplo, o grupo Segurança Máxima tem uma oferta se o pagamento for feito em 10 vezes de 59 euros mês, quase o dobro dos 325 euros que pedem no pronto pagamento. Já a CECACO deixa pagar em 12 cheques pré-datados, num total de 588 euros, contra os 450 a pronto. Uma carta de condução, no entanto, nunca pode custar menos de 419 euros, avisa o Automóvel Clube de Portugal (ACP).

Os encargos fixos não deixam muita margem. São requisitos mínimos para as escolas poderem ser licenciadas e terem um director responsável pela coordenação pedagógica. Em certos casos e durante um curto período de tempo pode ser substituído por um instrutor, devendo a empresa dispor, no mínimo, de um por cada duas escolas exploradas em território nacional. A lei obriga ainda a terem instalações e equipamentos pedagógicos adequados de suporte à formação , que garantam a qualidade da formação dos candidatos a condutor e a acessibilidade, mobilidade e comodidade dos seus utilizadores, incluindo os cidadãos com mobilidade condicionada e pelo menos um veículo adaptado ao ensino da condução por cada categoria de ensino e por cada escola de condução, bem como uma área adequada ao estacionamento dos veículos referidos na alínea anterior.

Segundo o ACP, uma aula de condução envolve um gasto de 1,5 litros de gasóleo, ou seja, 67 euros pelas 32 aulas. O registo da licença de aprendizagem no Instituto de Mobilidade e dos Transportes (IMT) tem o preço fixo de 15 euros. Um atestado médico custa cerca de 15 euros. Há ainda o livro de código, 15 euros, os exames teóricos e práticos, cerca de 55 euros, as 32 horas de instrução, 6,4€/hora, ou seja 205 euros, e o IVA das aulas, 47 euros. "É por isso que temos questionado sistematicamente e já apresentámos queixa junto do IMT e da ASAE para casos que consideramos publicidade enganosa, com cartas a preços da ordem dos 200 euros ou menos", revela uma fonte do ACP.

O esquema mais frequente para combater o preço baixo das cartas, referem as várias escolas contactadas pelo i , passa por chumbar "sistematicamente" os alunos, obrigando-os a comprar mais aulas e deste modo conseguirem pagar as despesas fixas obrigatórias. Ou então assinarem aulas que não foram dadas ou a frequentarem aulas de condução em grupo: "Depois vão a exame sem dar toda a matéria e segue-se o chumbo." E a reprovação sai cara, podendo implicar valores perto dos 300 euros.

Taxa de reprovação

A avaliar pela resposta das escolas, a taxa de aprovação dos alunos não é um trunfo de marketing para atrair novos clientes. Nem os alunos questionam sobre esse factor quando se inscrevem. A CECACO parece pertencer a uma minoria ao ter no seu folheto informativo este indicador: "Parabéns aos nossos alunos, que em 2013 tiveram uma taxa de aprovação de 98,2% nos exames de código e condução", segundo dados fornecidos pelo centro de exames privado que os avalia. O ACP também avança com uma estimativa geral de reprovações de 9,4%. A escola Condução Algés adianta que a média de aprovação dos seus alunos é de 80%.

O IMT, que tutela este sector e gere os centros de exames públicos não tem estes dados sistematizados, ou pelo menos não os fornece às escolas, pelo que não é possível fazer-se qualquer espécie de ranking que permita aos candidatos escolher de acordo com o sucesso do ensino de cada estabelecimento.

Comparar os preços, em boa parte dos casos, é o único critério para fazer uma escolha. "Chega a haver promoções a 119 euros", conta Nuno Campos, gerente da CECACO, em Oeiras, alertando para a probabilidade de as taxas de reprovação serem "altíssimas" nesses casos. Alberto António Paula, da Condução Algés, repete os mesmos avisos: "Há publicidade de cartas a 250 euros. Ora esse preço não é suficiente para pagar um trabalho sério".

A ter em conta

Perguntar e não deixar escapar nenhuma dúvida são, portanto, as melhores estratégias para fazer uma escolha informada. No preço anunciado pelas escolas nem sempre estão incluídas todas as despesas. Por isso, peça a discriminação do total e verifique se o valor inclui a inscrição, com emissão da licença de aprendizagem e o atestado médico. Deverá igualmente certificar-se que está também incluído o preço do material didáctico -- código da estrada e um CD com exames, as 32 aulas de código obrigatórias e as 28 teóricas, o exame de código, o de condução, que também varia de local para local.

Por fim, tenha também em conta que a emissão da carta, que custa 30 euros, pagos no centro de exames depois de o aluno ter passado. É este conjunto de elementos que o candidato deve analisar quando compara preços. E avaliar ainda se não fica mais barato pedir um empréstimo ao banco para pagar a pronto em vez de fraccionar o valor total. Mais importante ainda, ouvir amigos e familiares que passaram pela mesma experiência e conseguem mais facilmente transmitir se a qualidade do ensino foi boa ou má. No final, o mais importante é passar à primeira.

Jornal I

Compartilhar este post

Link para o post

Isto é uma mina. Os palhaçotes onde se vai fazer o exame são uns unhas de fome nojentos. No dia do exame um gajo anda todo encolhido não vá ser o infeliz presenteado com um chumbo porque, olhe, não podem passar todos, ou melhor, x pessoas hoje têm de chumbar para metermos algum ao bolso. As escolas também agradecem e continua a roubalheira.

Aqui na minha zona era uma barbaridade tirar a carta quando tirei (agora já nao sei) e não chumbei a nada, ora lá se tivesse chumbado.

Compartilhar este post

Link para o post

Onde vivo só há uma escola de condução no raio de 30km, são 950€ sem direito a livro.

Compartilhar este post

Link para o post

Quando fui tirar a carta de condução paguei 11.000$, ou seja 55€ na moeda actual. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

eu paguei 600 na minha com exames incluídos...ou melhor se fosse ao publico, como fui a anieca paguei mais 75€

Editado por lordbifana

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tirei a minha há 3 anos atrás e na altura paguei 850 já com tudo incluido. Passei sempre à primeira em tudo.

Compartilhar este post

Link para o post

A minha foi 399€ mas como chumbei na condução tive de pagar mais 290€

Compartilhar este post

Link para o post

epa não me lixem, a malta só chumba se não estudar ou principalmente se não forem ás aulas... o mal está quando se assina aulas e nem se mete lá os pés!

Editado por Faint

Compartilhar este post

Link para o post

epa não me lixem, a malta só chumba se não estudar ou principalmente se não forem ás aulas... o mal está quando se assina aulas e nem se mete lá os pés!

Eu não chumbei (3 ftw ou 2 no código) mas isso não é bem assim. Conheço uma miúda que era óptima aluna (faculdade), estudou de crl, foi às aulas todas e chumbou com 4. Shit happens.

Compartilhar este post

Link para o post

Paguei 990€ (era 900€ se pago a pronto) pela minha passando tudo à primeira e não tive direito e livro nem cd de testes, comprei-os à parte.

Resumindo, fui roubado :estrelas:

Editado por gunthi

Compartilhar este post

Link para o post

Paguei 990€ (era 900€ se pago a pronto) pela minha passando tudo à primeira e não tive direito e livro nem cd de testes, comprei-os à parte.

:lol:

Bastante.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não chumbei (3 ftw ou 2 no código) mas isso não é bem assim. Conheço uma miúda que era óptima aluna (faculdade), estudou de crl, foi às aulas todas e chumbou com 4. Shit happens.

não digo que no sistema deles não haja falhas, aliás, por alguma razão tens de pagar para saberes as que estão erradas, mas a maior parte das pessoas, quer tirar a carta á pressa e sem ter de se chatear com nada, porque a partir da 1ª aula acham aquilo uma verdadeira seca.

Compartilhar este post

Link para o post

Chumbei na condução :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Deixa-me adivinhar, tiraste no Algarve.

Compartilhar este post

Link para o post

Deixa-me adivinhar, tiraste no Algarve.

Exato. Loulé sempre foi uma cidade de vigaristas :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

O pior é mesmo a corrupção que há, nem são os preços da carta. Eu passei no código com tudo certo, 0 erradas. Na condução fui a Vila Real fazer, o gajo era um mano de 40 e tal anos, 50 no máximo. Dava sempre as indicações para onde virar em cima do local de viragem sem dar tempo para um gajo fazer os piscas sequer, falava tão baixo que às vezes um gajo nem ouvia o que fazia com que não seguisse a direção que ele queria e fosse por outro caminho, sem cometer qualquer infração e posto isto no final o gajo pergunta o que é que os meus pais fazem, se estudo ou trabalho... tudo para ver se tinha posses monetárias para lhe dar ali um chequezito para me passar. lol. Obviamente não dei cheque nenhum, voltei a fazer o exame e passei com outro instrutor e fiz uma reclamação por escrito. Tanto que uns meses depois foram apanhados naquele centro de Vila Real examinadores corruptos. Hoje tenho carta há mais de 3 anos, 0 acidentes, desloco-me de carro diariamente faço várias vezes Amarante-Porto e Amarante-Bragança, devo ter quase 100 000km e 0 acidentes/sustos e conduzo impecavelmente e estaciono o carro em qualquer espaço desde que caiba, nem que seja por um pintelho.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Eu paguei 700€ pela minha.

3 semanas depois a escola foi comprada pela Segurança Máxima e... passou a 425€ tudo incluído.

Ainda não nem fui a exames. Mas espero não dar mais € a estes chulos.

Compartilhar este post

Link para o post

. Foi o caso de António César Camelo que, só depois de pagar quatro mil euros e reprovar cinco vezes, diz ter percebido que o problema não estava nele, mas no sistema de ensino da escola onde se inscreveu pela primeira vez.

:lol: chumba 5x no codigo e a culpa nao e dele... imagino

Compartilhar este post

Link para o post

. Foi o caso de António César Camelo que, só depois de pagar quatro mil euros e reprovar cinco vezes, diz ter percebido que o problema não estava nele, mas no sistema de ensino da escola onde se inscreveu pela primeira vez.

:lol: chumba 5x no codigo e a culpa nao e dele... imagino

Tó César Camelo. Boa personagem, cumps

Editado por Badjoras

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...