Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Carlos Gouveia

Cientificamente falando...

Publicações recomendadas

Ainda não li esse texto, mas na minha empresa quem tá mais entusiasmado com isso são sempre os chamados burros de serviço.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu vejo e uso o ChatGPT como um motor de pesquisa em esteróides, porque de facto é incrível a forma como ele responde, como entende as perguntas, etc.

Agora, como diz no texto, ele não cria nada "do ar". Tudo aquilo que ele responde, mesmo coisas mais "criativas" como criar conteúdo, tem por base algo que já existe na Internet.

Acho que é um avanço incrível na área, tal como acho que é uma amostra do que aí vem que vai ser ainda mais impressionante (próximas décadas, talvez menos). É uma ferramenta útil em quase todas as áreas, diria. Mas é isso, uma ferramenta.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 11 minutos:

Eu vejo e uso o ChatGPT como um motor de pesquisa em esteróides, porque de facto é incrível a forma como ele responde, como entende as perguntas, etc.

Agora, como diz no texto, ele não cria nada "do ar". Tudo aquilo que ele responde, mesmo coisas mais "criativas" como criar conteúdo, tem por base algo que já existe na Internet.

Acho que é um avanço incrível na área, tal como acho que é uma amostra do que aí vem que vai ser ainda mais impressionante (próximas décadas, talvez menos). É uma ferramenta útil em quase todas as áreas, diria. Mas é isso, uma ferramenta.

ou seja, chatgpt > google

quando me perguntarem alguma coisa e eu em vez de ser parvo e dizer, não sabes ir ao tio google? 

sou parvo e digo, não sabes ir ao tio chatgpt?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 2 minutos:

ou seja, chatgpt > google

quando me perguntarem alguma coisa e eu em vez de ser parvo e dizer, não sabes ir ao tio google? 

sou parvo e digo, não sabes ir ao tio chatgpt?

Claro que aquilo é muito mais do que um motor de pesquisa, mas acho que é a melhor analogia possível. Como programador, já lhe dei os seguintes usos, por exemplo:

• criar código simples que é repetitivo (mas necessário) para mim;
  • explicar-me umas expressões manhosas de Regex.

O Google não faz nenhuma das duas, quando muito dá-te resultados de sites onde podes, tu mesmo, consultar a informação. Mas o ChatGPT dá-me o código feito (bem feito na maioria das vezes) e dá-me uma explicação passo a passo da expressão Regex em particular que eu lhe der, em vez de me ensinar (como faz o Google, de certa forma) o que cada operador faz no Regex, etc.

Outra diferença importante é que  o ChatGPT é capaz de criar coisas. Se são boas ou más fica para ser discutido depois, mas cria. Por exemplo, pedi-lhe um poema sobre o CMPT ao estilo de Bocage, e criou isto:

Citação

Clube Manager Portugal, oh tu que és a minha paixão
Com teu estilo único, fazes a diferença na competição
Gerenciar times, planejar estratégias, é tudo o que eu sei
Com o meu conhecimento, nunca perco, sempre sou o rei

Oh, Clube Manager Portugal, que alegria é estar contigo
Com tua inteligência e habilidade, eu sou um verdadeiro campeão
Sempre sou o melhor, sempre venço, sempre sou o primeiro
Com teu espírito de vitória, nunca perco, sempre sou o vencedor

Clube Manager Portugal, oh tu que és a minha vida
Com teu amor pelo jogo, sempre estou ao teu lado
Não há nada mais importante para mim, do que estar contigo
Com teu espírito de equipe, sempre serei o melhor, sempre venço

Oh, Clube Manager Portugal, que bela paixão é esta
Com teu amor pelo jogo, eu sou um verdadeiro campeão
Não há nada mais importante para mim, do que estar contigo
Com teu espírito de vitória, nunca perco, sempre sou o vencedor

É um poema? É. É bom ou está ao estilo de Bocage? Acho que não. Mas o Google não faz isto, como sabes.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 22 minutos:

Claro, mas os burros que nunca se safaram com pesquisas no google dificilmente se vão safar com o chatgpt.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bashir, há 1 minuto:

Claro, mas os burros que nunca se safaram com pesquisas no google dificilmente se vão safar com o chatgpt.

Por acaso discordo, exactamente porque o ChatGPT entende texto. Para usares o Google em condições, convém saber umas quantas técnicas, mas para o ChatGPT não, é só escreveres o que queres e siga.

Claro que ele falha muitas vezes, mas na maioria delas está certo, diria. E isso basta para um uso corrente.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sei que ele entende texto, os burros dos meus colegas é que não sabem explicar o problema que tem em mãos.

Compartilhar este post

Link para o post

Também estamos a ser um bocado elitistas. É normal que alguém que não perceba o que é um modelo de AI fique fascinado com o que aquilo faz. Acho que o importante é que quem percebe a ideia daquilo explique o que é também. 

É uma ferramenta útil, para mim já me tem sido útil no dia à dia no trabalho substituindo (em parte) o google para algumas coisas mas não é nem será um holy grail - é a Goldilocks Rule - "If artificial intelligence (AI) is to help solve individual, societal and global problems, humans should neither underestimate nor overestimate its trustworthiness."

Mas sim, como é explicado no texto, neste momento é um motor busca com uma interface de linguagem por cima, nada mais que isso.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora, esclarecer que a minha análise não tem por base a parte técnica da coisa, que nem sequer fui ver ainda. É baseado na minha experiência de usar (pouco) a plataforma e também do pouco que vou lendo por aí.

Compartilhar este post

Link para o post

Se virem o ChatGPT como um gerador de texto e não um motor de pesquisa, vão conseguir usá-lo da maneira correta.

Cuidado que dá informação errada muitas vezes. Mesmo com geração de código, é preciso estarmos atentos. Tudo o que tem lógica e matemática por trás, ele tem tendência para falhar.

Agora que é uma ferramenta brutal, lá isso é. Tenho usado para algumas tarefas que requerem texto.

Vi os screens do Bing, oh pah... Microsoft has done it again...

Compartilhar este post

Link para o post

Fez um poema e nem uma referência ao cmpt nunca fiques offline? Bot burro

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 11 horas:

Screenshot-4.jpg

Screenshot-5.jpg

Faz uma com as consequências da relação do Valete com a Vanessa em que após a festa de anos do Rogério ele afinal encontrava o euro e quinze que lhe faltava no bolso interior do casaco.

• Like 2
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 15 minutos:

Faz uma com as consequências da relação do Valete com a Vanessa em que após a festa de anos do Rogério ele afinal encontrava o euro e quinze que lhe faltava no bolso interior do casaco.

Por acaso também já devem ter feito disso, tenho de ver as stories do Valete. 😄

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 17 minutos:

E uma com o que acontecia ao Alibabá se não vomitasse no Mercedes do Dino Diacho

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 11 horas:

Screenshot-4.jpg

Screenshot-5.jpg

nvm

Citação de antifa, há 28 minutos:

fds beat me to it

Editado por Hammerfall

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Inkie, há 2 horas:

E uma com o que acontecia ao Alibabá se não vomitasse no Mercedes do Dino Diacho

e se o varela da psp de odivelas tem sido devidamente acusado de racismo, corrupção e abuso de poder 

• Like 6

Compartilhar este post

Link para o post

Plutão

gc4rsd17rmp61.jpg?auto=webp&s=e16937886b

E agora:

Spoiler

Para quem era puto nos 90 e gostava destas coisas, estou assim

boom-mind-blown.gif

Editado por antifa
  • Like 10

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...