Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Carlos Gouveia

Cientificamente falando...

Publicações recomendadas

Daí a relatividade. Ninguém viu isso acontecer, é relativo, e ideia da mente brilhante que é o Einstein.

o pessoal de Hiroshima e Nagasaki manda dizer que discorda bastante

Compartilhar este post

Link para o post
deves conhecer a famosa E=mc2

Ves que há uma relação entre energia e massa. Se aumentas a energia cinética (que é apenas mais uma forma de energia) estás então também a aumentar a sua massa.

É claro que esses efeitos no mundo real são completamente impercetiveis.

Hum... :-k

Essa equação funciona, por exemplo, para um avião em pleno voo? (É uma pergunta séria, dado que nunca usei essa equação, mas conheço-a.)

Compartilhar este post

Link para o post

Essa equação funciona, por exemplo, para um avião em pleno voo? (É uma pergunta séria, dado que nunca usei essa equação, mas conheço-a.)

aprendeste provavelmente a formula F=dp/dr que é a derivação dessa e que constitui a forma como a 2ª lei de Newton faz sentido em relatividade

Compartilhar este post

Link para o post
Daí a relatividade. Ninguém viu isso acontecer, é relativo, e ideia da mente brilhante que é o Einstein.

Tás enganado!

As teorias de relatividade de Einstein já foram provadas, pelo menos com duas experiencias.

A mais famosa, foi o relogio atómico que puseram dentro dum avião que circulou a terra, e outro relogio atomico que ficou parado. Quando foram comparar, o relogio atomico que circulou a terra estava mais atrasado em relação ao que ficou em terra.

E a outra experiencia, tem a ver com a curvatura do espaço, com a curvatura da luz, Einstein devendia que a luz ao passar por objectos de grande massa, curvava. Ou seja, qdo olhamos as estrelas, nao estamos a ver em linha recta, a luz da estrela passou por outros objectos e curvou. E isso foi provado aquando dum eclipse da lua (penso), devido ao eclipse, foi como se tivesse visto a mesma estrela em duas posições diferentes (mas nao sei explicar mto bem).

Compartilhar este post

Link para o post
Guest LeoDB
Tás enganado!

As teorias de relatividade de Einstein já foram provadas, pelo menos com duas experiencias.

A mais famosa, foi o relogio atómico que puseram dentro dum avião que circulou a terra, e outro relogio atomico que ficou parado. Quando foram comparar, o relogio atomico que circulou a terra estava mais atrasado em relação ao que ficou em terra.

Acho que era ao contrário, o do avião estava adiantado

Compartilhar este post

Link para o post

Ves que há uma relação entre energia e massa. Se aumentas a energia cinética (que é apenas mais uma forma de energia) estás então também a aumentar a sua massa.

Eu acho que são muito perceptíveis. Basta comparar-me com o Usain Bolt. Como ele é mais rápido tem mais massa muscular que eu. Já para não falar na conta bancária... :wacko:

Compartilhar este post

Link para o post

Essa equação funciona para tudo! Qualquer objecto em movimento ganha massa, só que essas mudanças são infinitesimais na nossa realidade, impercetiveis e como tal, podem-se esquecer.

A velocidades proximas da da luz, aí sim.. teriamos bem noção de como as coisas funcionam.

Compartilhar este post

Link para o post

Senão me engano a velocidade é constante. Precisas de mais energia para algo mais pesado, mas a velocidade é constante, nunca varia

Nessa fórmula a velocidade é constante. C = velocidade da luz. Penso até que a nada, além da própria luz, pode atingir a velocidade da luz. Senão estou em erro foi o próprio Einstein que disse, que era possível atingir-se velocidades perto da luz, mas nunca atingi-la ou ultrapassa-la

O que penso que querias dizer é que a massa e a energia são equivalentes, e que é se possível converter massa em energia e energia em massa.

Compartilhar este post

Link para o post
Acho que era ao contrário, o do avião estava adiantado

Não. O relogio do avião anda mais devagar (em movimento), logo atrasa-se, certo? Estou a pensar bem, não estou? :D

Compartilhar este post

Link para o post

Este tópico :prayer:

Sempre me interessaram estes temas

btw, leiam A Fórmula de Deus :prayer: fez-me repensar tudo, e concordo com muita coisa de lá, principalmente quando mistura a ciência com a religião e a parte do sentido da vida :prayer:

Compartilhar este post

Link para o post
Senão me engano a velocidade é constante. Precisas de mais energia para algo mais pesado, mas a velocidade é constante, nunca varia

Nessa fórmula a velocidade é constante. C = velocidade da luz. Penso até que a nada, além da própria luz, pode atingir a velocidade da luz. Senão estou em erro foi o próprio Einstein que disse, que era possível atingir-se velocidades perto da luz, mas nunca atingi-la ou ultrapassa-la

O que penso que querias dizer é que a massa e a energia são equivalentes, e que é se possível converter massa em energia e energia em massa.

Sim, eu disse que havia relação entre elas, a massa é como se fosse energia aprisionada.

Compartilhar este post

Link para o post
Não. O relogio do avião anda mais devagar (em movimento), logo atrasa-se, certo? Estou a pensar bem, não estou? :D

É relativo. Adianta-se, atrasa-se ou está certo conforme o referencial que utilizas.

Compartilhar este post

Link para o post
É relativo. Adianta-se, atrasa-se ou está certo conforme o referencial que utilizas.

Neste caso era em relaçao ao referencial do relogio que ficou parado na terra.

Em relação a esse, o relogio do avião atrasou-se, pq em relação ao que ficou em terra, o tempo andou mais devagar.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que tens razão. Lembro-me de ouvir no Discovery que quanto maior a velocidade menos o tempo passa, isto falando em linguagem de gente :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Neste caso era em relaçao ao referencial do relogio que ficou parado na terra.

Em relação a esse, o relogio do avião atrasou-se, pq em relação ao que ficou em terra, o tempo andou mais devagar.

yap

Compartilhar este post

Link para o post
Sim, eu disse que havia relação entre elas, a massa é como se fosse energia aprisionada.

Então porque raio estás a falar de velocidade :mrgreen:?

Senão estou em erro, essa fórmula só se aplicaria a um avião se ele se movesse perto da velocidade da luz :mrgreen:, por isso é que as teorias onde se conserva a massa e energia ainda se aplicam, quando aplicados em ambientes pouco energéticos.

Compartilhar este post

Link para o post

Aquilo do 2+2=5, eu que sou de informática já vi coisas similares, quando uma divisão 10/2 = 4.988888888 comeu-me a cabeça toda, pois eu queria que o valor fosse 5...

btw, esta é fácil, para quem percebe, em simples código C:

int a=2.5;

int b=2.5;

int res=a+b;

res = 4 :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Então porque raio estás a falar de velocidade :mrgreen:?

Senão estou em erro, essa fórmula só se aplicaria a um avião se ele se movesse perto da velocidade da luz :mrgreen:, por isso é que as teorias onde se conserva a massa e energia ainda se aplicam, quando aplicados em ambientes pouco energéticos.

Aplica-se a tudo. Qualquer coisa em movimento aumenta a massa. Essas mudanças só são notorias a olho nu, com velocidades proximas da da luz.

o E=mc2 é a formula geral, que eu apenas meti, para mostrar a relação entre massa e energia, não tenho conhecimento cientifico para explicar como se dão essas mudanças num objecto em movimento, mas que as há, isso há.

Compartilhar este post

Link para o post

O que é a Luz?

Fisicamente falando, claro. Não quero que me venham dizer que é o Estádio do Benfica, ok?

Compartilhar este post

Link para o post

atenção que e=mc^2 é uma equação que se aplica a particulas... transferi-la para objectos da nossa escala ou para exemplos praticos é complicado pelo facto de se terem de encarar como unidades singulares e não conjuntos de atomos e particulas

Compartilhar este post

Link para o post
Guest LeoDB

O nosso Universo é um grão dentro dele mesmo :cool:

Compartilhar este post

Link para o post
O que é a Luz?

A luz é a radiação electromagnetica que está dentro do campo do visivel (para os teus olhos), ou seja, entre os comprimentos de onda de infra-vermelho e UV, é formada por fotões e tem ao mesmo tempo particularidades e comportamento de ondas e de particulas.

Compartilhar este post

Link para o post
Acho que tens razão. Lembro-me de ouvir no Discovery que quanto maior a velocidade menos o tempo passa, isto falando em linguagem de gente :mrgreen:

Normalmente é dado o exemplo dos dois irmãos, em que um vai viajar para o Espaço à velocidade da luz, enquanto que o outro fica na Terra. Quando o outro regressasse, o que ficou na Terra iria ficar velho, enquanto que o que foi viajar estaria praticamente na mesma, tão jovial como quando partiu.

Enfim, é complicado, a teoria da Relatividade é muito complicada. Mas também, se não fosse não seria preciso uma mente genial para a compor.

Confere. 8)

A luz é a radiação electromagnetica que está dentro do campo do visivel (para os teus olhos), ou seja, entre os comprimentos de onda de infra-vermelho e UV, é formada por fotões e tem ao mesmo tempo particularidades e comportamento de ondas e de particulas.

Escusavas de ter ido à Wikipedia.

:mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

E esses fotões têm massa?

Compartilhar este post

Link para o post
Guest LeoDB

Quanto maior a velocidade menos o tempo passa, deve ser por isso que desde que o Homem começou a inventar engenhocas para facilitar a vida, fazer coisas mais depressa, carros, etc começou a viver mais tempo e deve ser por isso que os casais tem filhos mais tarde hoje em dia :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...