Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Carlos Gouveia

Cientificamente falando...

Publicações recomendadas

O pessoal que gosta de astronomia tem andando atento à chuva de estrelas de Perseiades que acontece todos os anos por esta altura?? ontem às 2 da manhã vi 2 meteoros desses a fazerem alto risco no céu, e isto visto na cidade com bastante luminosidade...

Fiquem atentos ao céu na zona da constelação Perseiades que fica a nordeste. O pico do fenomeno já passou mas até ao fim do mês ainda deve dar para ver mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Eles deram uma chuva de qq coisa durante dois dias visivel a olho nu .. terça e quarta ou quarta e quinta.. mas acho que falaram de qq coisa de poeiras.. não percebo mto disso

Não sei se era o mesmo ou não. O que é certo é q cá na Feira tão dois telescopios montados ..

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que na noite de quarta para quinta viu-se muito bem, vou tentar ver alguma coisa hoje

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, no dia 12 foi mesmo o pico de actividade... se for como nos outros anos viam-se 80 por hora nas zonas mais escuras. Eu aqui no Porto só vejo mesmo os maiores.

J, isto é um fenomeno que se repete todos os anos e tem a ver com o facto da Terra estar a passar por uma zona onde se encontra um rasto de um cometa, originado quando este passou perto do Sol. Assim esses pedaços do cometa ou da sua cauda ao atravessarem a nossa atmosfera e ao transformarem-se em meteoros formam o rasto de luz que se vê

Compartilhar este post

Link para o post

Ontem eram duas da manhã e meti-me à janela pa ver isso.. Não vi nada :(

Compartilhar este post

Link para o post

consegues distinguir facilmente estrelas aí onde vives?? se sim e ficares a olhar para nordeste deves ver alguma coisa

Compartilhar este post

Link para o post

De vez em quando vê-se bem as estrelas.. Mas claro depende da noite, se tá com ou sem nuvens e também da iluminação (se tiver os candeeiros da rua + a iluminação dos 25.000 cafés que existem na rua não dá para ver 1 cú, mas se só tiver os candeeiros da rua ligados consegue-se distinguir algumas)

Compartilhar este post

Link para o post

E verdade. Na noite de Quarte para quinta, estava em tras os montes, a aldeia nao tinha quase iluminação nenhuma, e vi cerca de 10 estrelas cadentes. Lindissimo<3

Compartilhar este post

Link para o post

Estive duas noites seguidas, perto das 2h, à varanda e nada. E mesmo virado para nordeste. :|

Ontem estive das 1h50 às 2h20 e nada.

Compartilhar este post

Link para o post
E verdade. Na noite de Quarte para quinta, estava em tras os montes, a aldeia nao tinha quase iluminação nenhuma, e vi cerca de 10 estrelas cadentes. Lindissimo<3

Na minha aldeia (Ermelo, algumas pessoas devem conhecer por causa das Fisgas) vê-se bem todos os dias (desde que esteja céu limpo, claro), sem precisar de haver uma "chuva de estrelas especial". :carinhoso:

Compartilhar este post

Link para o post
Vê-se bem ou é preciso estar com a atenção redobrada?

Se estiveres a olhar para o céu e conseguires ver muitas estrelas, deverás conseguir ver bem. É normal que se note se estiveres a olhar para o céu e de repente vires uma luz a mexer incrivelmente rápido algures no campo de visão. Se estiveres no meio da cidade, penso que podes esquecer. Eu só vejo umas dezenas de estrelas na cidade...

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, isto em frente ao meu prédio é alguma iluminação. Não tem cafés, mas tem um hipermercado com a iluminação ligada mais a iluminação da rua. :(

Compartilhar este post

Link para o post

Mal vejo o outro lado da rua, quanto mais o céu. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ainda ñ estive na varanda a ver, mas hj vou tentar e talvez use uns binóculos. Apesar de diminuírem o raio de visão, no caso de ter alguma sorte posseo ver um cometa que a olho nú seria muito difícil.

Compartilhar este post

Link para o post

um cometa acho dificil porque não ha nenhum perto da terra neste momento

Compartilhar este post

Link para o post
um cometa acho dificil porque não ha nenhum perto da terra neste momento

Bem então conteto-me a olhar para as estrelas.

Pensava que ainda iriam passar alguns perto da terra a meio do mês.

Compartilhar este post

Link para o post

Os binóculos não te vão ajudar nada, como disseste, apenas te vão limitar o raio de visão.

Compartilhar este post

Link para o post
Os binóculos não te vão ajudar nada, como disseste, apenas te vão limitar o raio de visão.

Se quiseres ver constelações acredita que ajudam, para cometas é que, pronto, é provável que ñ.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas quais cometeas? Nesta altura, o que cai na Terra são pequenos fragmentos de um cometa...

Compartilhar este post

Link para o post
Mas quais cometeas? Nesta altura, o que cai na Terra são pequenos fragmentos de um cometa...

Sim, dsclp tens razão enganei-me.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...