Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Carlos Gouveia

Cientificamente falando...

Publicações recomendadas

Na minha opinião, "implode". não o atravessam. Um buraco negro é um corpo com muita massa. Muita matéria é acumulada e junta-se à do próprio buraco, outra é expelida nos jactos que se vêm a sair dos buracos negros.

Minha opinião claro.

PS: Como é que só descobri este tópico agora? :S

E o pior é que está a "morrer" :mrgreen:

Isso é tudo teorias. Até conseguirem colocar lá algo que não se destrua com facilidade, irá ser complicado.

Compartilhar este post

Link para o post
E o pior é que está a "morrer" :mrgreen:

Isso é tudo teorias. Até conseguirem colocar lá algo que não se destrua com facilidade, irá ser complicado.

tipo o quê? a luz não é suficiente?

Compartilhar este post

Link para o post

Estava a referir-me a algo que controles e com a qual consigas fazer algumas medições

Compartilhar este post

Link para o post
Não acredito que num curso chamado Matemática Aplicada, as cadeiras tenham a mesma dificuldade/exigência que a Álgebra das Engenharias.

Eu tive Álgebra e os Cálculos todos com o curso de Matemática Aplicada e Computação no IST...

Compartilhar este post

Link para o post

Puderá se falar, por exemplo, de algo que muitos cepticos tem dificuldades em acreditar ( dai serem cepticos ): Extraterrestres.

Pessoalmente, acho o Universo demasiado vasto para sermos os unicos a viver nele. Deduzo tambem que provavelmente existirá uma raça superior à nossa a nivel cultural e cientifico.

Se eles já nos visitaram, isso será uma historia diferente.

Se acho que o governo dos EUA os encobriram factos de que tal visita correu, isso acredito.

Pessoalmente, e ao contrario do que se diz na "giria", acho que o programa SETI foi um sucesso completo.

Compartilhar este post

Link para o post
Já há um tópico para falar de aliens e ETs e essa cousa toda.

Rly ? Ok, arranja-se outra coisa.

Manipulação Genetica

Dizem que, no futuro, será possivel escolher de que cor se pretende que os olhos dos nossos filhos são.

Muitos defendem que devemos de esquecer isso devido aos problemas éticos que isso possa levantar.

Mais nao avanço pois é algo com que não estou particularmente familizardo.

Edit: Nao digam que tb já há um topic para isso :| Era alto fail

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Mashahiro
Hablemos de clonagem. Isso sim.

tu és um clone do jota,isso sim mó

Compartilhar este post

Link para o post

Pode falar-se de clonagem, mas sem entrar no tema da ética. Visto que isto é "cientificamente falando". Se é possível? É. Da mesma forma que modificamos plantas para serem mais resistentes a pragas e pesticidas, também será possível no futuro modificar-nos para sermos mais resistentes a certas doenças.

Compartilhar este post

Link para o post

Para quem só conhece "Jurassic Park" pelo filme desconhece que o livro trata deste tema com bastante seriedade (no filme isto só é falado numa cena). Alias, o livro começa com uma introdução de 4 paginas a contar e explicar a história da bio técnologia e da ciência genética, sem contar com trocas de ideias durante os restantes capitulos.

Pode-se mesmo dizer que o livro é um "ataque" lógico e sensato a falta de alma e humanidade que a ciência ganhou nos ultimos séculos.

Passo a transcrever partes que considero interessantes:

"A biotecnologia promete a maior revolução de sempre na história da humanidade. No final desta década, ela terá suplantado a energia atómica e a informática no seu impacte sobre as nossas vidas quotidianas (...) Todavia, a revolução biotecnológica difere em tr~es pontos importantes das transformações científicas anteriores.

Em primeiro lugar, está implantada em larga escala. A América entrou na era atómica através do trabalho de uma unica instituição de pesquisa, em Los Álamos. Entrou na era informática por intermédio dos esforços de um punhado de companhias. A investigação biotécnica, no entanto, é neste momento levada a cabo em mais de dois mil laboratórios, só na América. Quinhentas corporações dispendem por ano cinco biliões de dólares nesta técnologia.

Em segundo lugar, uma boa parte da investigação é irrefletida ou frívola. As tentativas para criar trutas mais claras que sejam mais faceis de ver nos riachos, árvores quadradas (...) células aromáticas injectaveis de modo a que cada um cheire permanentemente ao seu perfome perdilecto, parecem uma anedota, mas não são. Com efeito, o facto de a biotecnologia poder ser aplicada às industrias tradicionalmente objecto dos caprichos da moda (...) avoluma as apreensões quanto à utilização extravagante dessa nova e poderosa técnologia.

Por ultimo, o trabalho é incontrolado. Ninguem fiscaliza. Nenhumas eis federais o regem. Não há politica governamental coerente, na América como em qualquer lado do globo.

(...)

Mas mais inquietante ainda é o facto de não haver notícia de «cães de guarda» no seio dos próprios cientistas. É espantoso que praticamente todos os cientistas da investigação genétia se encotnrem simultaneamente envolvidos no comércio da biotecnologia. São inexistentes os observadores neutros. Todos jogam a sua cartada.

A comercialização da biologia molecular é o acontecimento mais chocante, em termos éticos, na história da ciência, e desencadeou-se com assustadora celeridade. Durante os quatrocentos anos que procederam Galileu, a ciência sempre actuou como questionamento livre e aberto aos mecanismos da natureza. Os cientistas sempre ignoraram barreiras nacionais, situando-se acima das transitórias preocupações da politica, e mesmo da guerra. Os cientistas sempre se insurgiram contra o secretismo no domínio das investigações, e chegaram, inclusive a desaprovar severamente a ideia das patentes, reputando-se como pessoas que trabalham em beneficio de toda a humanidade.

(...)

No passado, os cientistas puros tinham uma visão snob do negocio. Encaravam a corrida ao dinheiro intelectualmente desinteresante, ajustada tão-somento aos comerciantes. (...) Isto, porém, já não é verdade. Poucos são os biologos moleculares e rarissimas as instituições de investigação sem afinidades comerciais (...) Mas faz-se em sigilio, e à pressa, e em nome do lucro"

Resumindo

Não se pode separar as questões éticas das possibilidades que a ciência nos dá. Como diz e bem M. Crichton, hoje em dia a ciencia que nos permite manipulação genetica e clonagem está ao serviço do lucro, do comércio e da procura rapida de fama. Basta lembrar aquele cientista italiano (?) que se aprontou a fazer uma clonagem humana sem se preocupar com as consequências, ganhando assim fama.

Sou favoravel a pesquisa sobre células estaminais, sou a favor de intervenções que possam possibilitar um ser humano mais resistente as doenças, sou favoravel ao uso da biotecnologia como ferramenta de combate à fome. Agora tudo isto tem que ser muito bem controlado e não se pode deixar, simplesmente, este poder nas mão de empresas privadas. Acho uma aberração a simples ideia de alguem poder decidir que quer um filho de olhos azuis e de cabelos loiros. É um atentado a natureza. Não sei se Deus existe ou não mas, por norma, quando o ser humano tenta ocupar o lugar dessa figura e por-se acima da natureza acaba quase sempre por se dar mal.

Espero que tenha sido claro e que a transcrição do livro não tenha sido maçadora

Compartilhar este post

Link para o post

Mas sabe-se o que realmente acontece à luz? :-k

Compartilhar este post

Link para o post

a tematica do filme "Jurassic Park" não faz grande sentido para já uma vez que nunca foi possivel identificar ou isolar DNA de dinossauros. Ha uns anos sairam umas noticias baseadas nuns artigos cientificos onde se anunciava essa descoberta mas entretanto já foi tudo negado e não passava de um erro de contaminação laboratorial lulz

Compartilhar este post

Link para o post

A temática do "Jurassic Park" não é a clonagem de dinosauros. É sim o uso irresponsável da biotécnologia e a perca de humanidade por parte da ciência.

Estas a restringir-te ao filme, por isso é que tive o trabalho de transcrever aquilo..... Parece que não leste o meu post que me deu um trabalho do krl a escrever :S

Lê o post outra vez e vê se alguma vez falo em dinosauros

Compartilhar este post

Link para o post

Nao fizeste copy paste :espanto: ? p*ta de paciencia.

Concordo acerca do mudar o nosso DNA na tentativa de optimisar certas caracteristas que definem um individuo.

Compartilhar este post

Link para o post

E ainda há outra parte que considero muito importante na discusão do que é a ciência nos dias de hoje que tb quero passar do livro para aqui, apesar de ser uma visão um pouco radical.

E sim, foi a mão :)

Compartilhar este post

Link para o post

Isso de mudar a cor dos olhos, do cabelo, whatever, é mais fácil do que o que se julga e não se pratica com frequência porque há as questões éticas (e ainda bem), mas, segundo o meu professor de Ciências e de uma palestra que tivemos, isso já se faz com animais com grande facilidade em laboratórios, da mesma forma em que quando se sabe que duas pessoas têm o gene x, que proporciona uma doença, mas o dominante é o X, consegue-se fazer com que o bebé nasça XX e não xx, o que manifestaria a doença genética (visto essa probabilidade ser 25%)

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com o SAS quando diz que a biotécnologia fará cada vez mais parte do nosso quotidiano.

Discordo quando diz que ela vai suplantar outras técnologias.

Irão subsistir em "harmonia".

A manipulação genetica do humano levanta muitas questões e não sei até que ponto o mundo se encontra preparado para isso.

Daqui a mais 20 anos, acredito plenamente que sim mas agora levantaria demasiadas questões devido ao elevado cépticismo.

Penso que o extremismo religioso irá sempre colocar um pequeno entrave nas nossas ambições e no avanço das novas técnologias.

Compartilhar este post

Link para o post

1º aquilo não são as minhas palavras. São do Michael Crichton.

2º Como ele refere mais tarde no livro, acredito que a ciência precisa de uma parte de consciência humana (espiritual ou não) para impedir excessos. A ciência é um veiculo excelente mas tb tem de ser controlada pois hoje em dia há interesses económicos e de lucro puro e duro que podem manipular a própria ciência, como ele refere na seguinte passagem:

"Mas mais inquietante ainda é o facto de não haver notícia de «cães de guarda» no seio dos próprios cientistas. É espantoso que praticamente todos os cientistas da investigação genétia se encotnrem simultaneamente envolvidos no comércio da biotecnologia. São inexistentes os observadores neutros. Todos jogam a sua cartada."

E tudo o que transcrevi no outro post foi escrito no ano de 1990. É uma opinião de um escritor de thrillers ciêntificos mas é uma opinião com a qual concordo

Compartilhar este post

Link para o post
1º aquilo não são as minhas palavras. São do Michael Crichton.

2º Como ele refere mais tarde no livro, acredito que a ciência precisa de uma parte de consciência humana (espiritual ou não) para impedir excessos. A ciência é um veiculo excelente mas tb tem de ser controlada pois hoje em dia há interesses económicos e de lucro puro e duro que podem manipular a própria ciência, como ele refere na seguinte passagem:

"Mas mais inquietante ainda é o facto de não haver notícia de «cães de guarda» no seio dos próprios cientistas. É espantoso que praticamente todos os cientistas da investigação genétia se encotnrem simultaneamente envolvidos no comércio da biotecnologia. São inexistentes os observadores neutros. Todos jogam a sua cartada."

E tudo o que transcrevi no outro post foi escrito no ano de 1990. É uma opinião de um escritor de thrillers ciêntificos mas é uma opinião com a qual concordo

É perfeitamente normal que os cientistas da investigação genetica se encontrem envolvidos no comercio da biotécnologia pois precisam de € para financiar as suas pesquisas.

Compartilhar este post

Link para o post

Cá esta. No livro a personagem responsavel pela criação e manipulação genética dos animais aceitou trabalhar para uma companhia privada porque os laboratórios das faculdades nunca lhe concederiam o dinheiro necessário para as suas pesquisas.

O problema é que numa empresa privada o que interessa é o lucro e tão-se a lixar para as consequências. Aquele ciêntista que prometeu criar o primeiro bebé clonado estava num laboratório privado. Para mim estas coisas não podem ser deixadas assim. Estamos a falar de algo que tem consequências muito fortes na sociedade e seus valores.

Compartilhar este post

Link para o post

A biotecnologia está a evoluir a um ritmo enorme, certo.

Mas há algo que eu acho que é um problema neste tipo de coisas. O mundo não é só parte da Ásia, países bonitos da Europa e EUA. É por isso que harmonia nunca irá existir...

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito que é possível viagens no tempo. O problema é voltar ao passado.

Aliás actualmente em teoria já o é, quem tem curiosidade procure informar-se melhor sobre os buraco de minhoca e a dimensão espaço-tempo.

Segundo ouvi se passares 100 anos num arranha-céus a x metros de altitude, vais avançar uns quantos segundos no tempo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...