Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Carlos Gouveia

Cientificamente falando...

Publicações recomendadas

E para o futuro o que é que esta bactéria pode trazer?

Além daquilo que expliquei na página anterior, pode querer dizer que, em locais ricos em arsénio (luas de Saturno e outros), pode existir vida (e por vida não quero dizer pessoas verdes, mas bactérias :mrgreen:).

Compartilhar este post

Link para o post

A grande questão é... Evoluiu ou não a partir de organismos normais? Aparentemente sim.

Com testes de DNA analisando as sequências de bases nitrogenadas é provavel descobrir quando teve o ultimo ancestral comum.

Compartilhar este post

Link para o post

E para o futuro o que é que esta bactéria pode trazer?

Literalmente não traz nada, mas muda-nos a mentalidade. Até agora só procurávamos formas de vida dentro de certos parâmetros, porque pensávamos que vida não podia existir fora desses parâmetros. O que isto traz é portas abertas. Abre o ângulo de visão, por assim dizer, e aumenta consideravelmente a possibilidade de haver vida extraterrestre.

Compartilhar este post

Link para o post

Além daquilo que expliquei na página anterior, pode querer dizer que, em locais ricos em arsénio (luas de Saturno e outros), pode existir vida (e por vida não quero dizer pessoas verdes, mas bactérias :mrgreen:).

Isso não acredito. Mas lá está, pode.

Compartilhar este post

Link para o post

A grande questão é... Evoluiu ou não a partir de organismos normais? Aparentemente sim.

Com testes de DNA analisando as sequências de bases nitrogenadas é provavel descobrir quando teve o ultimo ancestral comum.

A questão é: temos forma de analisar esse DNA? :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Isso não acredito. Mas lá está, pode.

Se é possível porque não acreditar que sim?

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, mas isso não altera nada para o que "interessa". O facto é que não sabíamos ser possível este tipo de vida, seja ele uma evolução/mutação ou de origem diferente da nossa e a verdade é que é, independentemente da origem.

Cá está a questão que fazias antifa. Foi logo a primeira a ser feita.

Editado por NIkeL

Compartilhar este post

Link para o post

dou uns aninhos até sermos nós a criar novas formas de ADN baseado no grupo Arsénico

'O arsênio possui propriedades químicas semelhantes ao fósforo, cientistas já havia teorizado que seria possível manter a estrutura física das moléculas trocando um elemento pelo outro. No entanto, isso nunca havia sido observado na natureza.'

Compartilhar este post

Link para o post

Provavelmente terá que ser inventado um novo kit de PCR e depois terá que se adaptar o software de analise. Mas através de programas informaticos será provavelmente possivel comparar os 2 tipos de DNA com "substituição" artificial do arsénio por fosforo.

Compartilhar este post

Link para o post

O arsênio está no mesmo grupo do fósforo. Acho que partir das semelhanças entre os dois compostos será o primeiro passo.

Se é possível porque não acreditar que sim?

Não acredito em vida E.T.

Compartilhar este post

Link para o post

e por vida dizes vida desenvolvida ou duvidas mesmo da existencia de bactérias lá fora?

Compartilhar este post

Link para o post

O arsênio está no mesmo grupo do fósforo. Acho que partir das semelhanças entre os dois compostos será o primeiro passo.

LOL porquê?

Compartilhar este post

Link para o post

Provavelmente terá que ser inventado um novo kit de PCR e depois terá que se adaptar o software de analise. Mas através de programas informaticos será provavelmente possivel comparar os 2 tipos de DNA com "substituição" artificial do arsénio por fosforo.

Claro, era exactamente aí que queria chegar. A partir daqui vai existir uma nova "área" na Biologia para investigar esta "coisa" toda. :mrgreen:

Ui, uma pessoa das Ciências não acredita em vida extraterrestre? :-k

Compartilhar este post

Link para o post

e por vida dizes vida desenvolvida ou duvidas mesmo da existencia de bactérias lá fora?

LOL porquê?

Não me saltem todos em cima LOL.

Acho que isto não é suficiente para se supor que pode haver vida numa lua de Saturno. É preciso provas concretas de lá, e não de cá.

E a parte do não acreditar, e que não acredito mesmo. Chamem-lhe mania ou teimosia, se existisse mesmo já tinhamos descoberto qualquer coisa a mais. Mas agora que penso, se há uma bactéria que usa arsénio e metaboliza (supostamente) o arsénio...então com compostos não - respiráveis e compostos...quem sabe se também não existe alguma coisa que faça isto? Uma forma de vida primitiva no meio daqueles calhaus todos?

Oh Ghelton, acredito em muita coisa, acredito que vou tirar o curso, que o Sporting vai ser campeão está época...mas vida E.T...custa-me a acreditar. E há muita gente em Ciências que partilha da mesma opinião de mim. É mais uma questão de crença. Mas lá está, na ciência nada é certo. O importante são as provas, isto claro, é importante para se supor que possa haver vida E.T. Mas continua a não ser suficiente.

Editado por Johnny_Big

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que isto não é suficiente para se supor que pode haver vida numa lua de Saturno. É preciso provas concretas de lá, e não de cá.

E a parte do não acreditar, e que não acredito mesmo. Chamem-lhe mania ou teimosia, se existisse mesmo já tinhamos descoberto qualquer a mais. Mas agora que penso, se há uma bactéria que usa arsénio e metaboliza (supostamente) o arsénio...então com compostos não - respiráveis e compostos...quem sabe se também não existe alguma coisa que faço isto? Uma forma de vida primitiva no meio daqueles calhaus todos?

Mas tu tens noção da imensidão que é o Universo? Pelo que dizes, se existisse vida extraterrestre já a tínhamos achado no sistema solar, e nem esse foi totalmente explorado.

Compartilhar este post

Link para o post

Nem a Terra foi totalmente explorada :mrgreen:

e Nao te estava a saltar em cima. é mesmo por curiosidade, perceber o teu ponto de vista ;)

Compartilhar este post

Link para o post

E a parte do não acreditar, e que não acredito mesmo. Chamem-lhe mania ou teimosia, se existisse mesmo já tinhamos descoberto qualquer a mais. Mas agora que penso, se há uma bactéria que usa arsénio e metaboliza (supostamente) o arsénio...então com compostos não - respiráveis e compostos...quem sabe se também não existe alguma coisa que faço isto? Uma forma de vida primitiva no meio daqueles calhaus todos?

bold - Achas mesmo? A nossa ciência tem evoluido muito mas mesmo assim é limitadissima, os programas espaciais com vista à descoberta de vida têm que quê? 20, 30, 40 anos? Isso não é nada. Se apenas no nosso minusculo sistema solar existe possbilidade de vida imagina no resto do espaço todo que está "lá fora" e que não podemos para já analisar.

Compartilhar este post

Link para o post

Um gajo a falar disto até se esquece que o universo é (quase) infinito :mrgreen:

Eu acho que é a questão da crença. Se eu acho que não acredito, mesmo estando em Ciências, qual o mal? Agora se me mostrarem provas eu digo, sim senhor, gostei, existe vida.

Compartilhar este post

Link para o post

Um gajo a falar disto até se esquece que o universo é (quase) infinito :mrgreen:

Eu acho que é a questão da crença. Se eu acho que não acredito, mesmo estando em Ciências, qual o mal? Agora se me mostrarem provas eu digo, sim senhor, gostei, existe vida.

Pessoalmente estava a tentar perceber a razão da tua crença. Uma crença ou é criada com base em razões para tal ou educação, ou pura i simples ingenuidade/inocencia... acho que no teu caso é a primeira :mrgreen: e queria perceber quais. That's all :)

Editado por D0mi

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...