Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Carlos Gouveia

Cientificamente falando...

Publicações recomendadas

O Universo cria o tempo e o espaço e portanto não existe nada para além dele, apenas aumenta.

pensar nestas coisas dá-me ganda coisa na cabeça :estrelas:

ele cria espaço no nada, no que não existe?

Compartilhar este post

Link para o post

acho que o que ele perguntou é, em que é que o balão acenta ou onde se encontra. acho que basicamente é um Nada, so que esse conceito é simplesmente demasiado grande ou demasiado simples ou demasiado complexo para as nossas mentes

Compartilhar este post

Link para o post

Tecnicamente, o que se está a expandir é o espaço entre os objectos, ou seja, imagina um balão com galáxias desenhadas. Vazio, a distância entre as galáxias é um tanto, se o encheres, a distância aumenta. É mais ou menos isto de uma forma muito simples. O "tecido" é o mesmo, só que vai esticando. Diz-se por exemplo que se metêssemos uma fita métrica entre duas galáxias, ao fim de um tempo, a distância medida pela fita seria a mesma, mas os centímetros seriam maiores, porque esticavam. É um conceito estranho e talvez difícil de compreender, mas pelo que sei, é este tipo de expansão que existe.

não percebo nada :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Mais lixado para a mioleira é pensar no antes. Antes do universo havia o quê? Nada? O que é o "Nada"? Branco? O Branco ainda nem existia? O que aconteceu para haver universo? Se não havia nada, nada podia acontecer!! :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

acho que o que ele perguntou é, em que é que o balão acenta ou onde se encontra. acho que basicamente é um Nada, so que esse conceito é simplesmente demasiado grande ou demasiado simples ou demasiado complexo para as nossas mentes

A questão é que, algo para se expandir, tem que expandir-se para algum lado, para alguma coisa. Ou seja, teria que haver algo para além do espaço. Mas o Nikel já explicou que a expansão não é bem como eu estava a pensar.

Compartilhar este post

Link para o post

algo para se expandir, tem que expandir-se para algum lado, para alguma coisa.

é aí que quero chegar. é demasiado inconcebível para algo material como nós. se o Universo é o Tudo, então além dele nao há Nada. aliás, "Alem dele (universo)" é uma frase que nao faz sentido

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Vladimir Ilitch

O que me faz imensa confusão e o que me suscita uma enorme curiosidade há já bastantes anos é saber o que aconteceria e o que encontraríamos se conseguíssemos pôr algo ou alguém a navegar no espaço sempre em linha recta, até ao "fim do universo". O fim do universo dá-me as voltas à cabeça. Já ouvi várias teorias sobre isso, mas nenhuma é capaz de me dizer o que há para além desse fim. É tão estranho pensar nisto lol

Compartilhar este post

Link para o post

Existe uma série com o Morgan Freeman (Through the Wormhole) que aborda esses temas e entrevista físicos, astrónomos, matemáticos, etc em relação ás mais recentes pesquisas e teorias.

season 1:

1 "Is There a Creator?"

2 "The Riddle of Black Holes"

3 "Is Time Travel Possible?"

4 "What Happened Before the Beginning?"

5 "How Did We Get Here?"

6 "Are We Alone?"

7 "What Are We Really Made Of?"

8 "Dark Matter: Beyond the Darkness"

season 2:

1 "Is There Life After Death?"

2 "Is There an Edge to the Universe?"

3 "Does Time Really Exist?"

4 "Are There More than Three Dimensions?"

5 "Is There a Sixth Sense?"

6 "Are There Parallel Universes?"

7 "Is There an Equation of Everything?"

8 "Can We Travel Faster than Light?"

9 "Can We Live Forever?"

10 "What Do Aliens Look Like?"

Editado por Santiago

Compartilhar este post

Link para o post

Para já não consegues colocar nenhuma nave a viajar constantemente em linha recta, é impossível, vão haver sempre desvios de rota só por força de atracção de corpos estelares, depois a dada altura acabas no vácuo e podes pensar que já chegas-te ao limite e na realidade ainda pode haver mais.

É impossível dizer onde acaba o Universo, ou se acaba sequer, tu actualmente tens imagens captadas pelo Hubble de um espaço "vazio" entre estrelas que se julgava ser vácuo, ampliou-se a imagem e conseguiu se uma infinidade de galáxias que podem ter milhares de vezes o tamanho da nossa e no entanto vistas da terra não possa de um buraco escuro no meio das estrelas que conseguimos ver.

Editado por Abraxas

Compartilhar este post

Link para o post
A não ser que descubram alguma maneira de viajar através de portais ou do raio que os parta, fica complicado para se viajar mesmo que à velocidade da luz...

Wormholes. 8)

Mas isto é tudo teoria e quem sabe, se do outro não haverão também outros humanóides a questionarem-se se estão sozinhos no seu mundo isolado no universo.

Compartilhar este post

Link para o post

Custa muito a acreditar que somos o único planeta com vida no universo.

Compartilhar este post

Link para o post

Custa muito a acreditar que somos o único planeta com vida no universo.

Acho que isso toda a gente diz. E se calhar todos concordamos. O problema não é esse. O problema é que numa imensidão, não tendo nós bases cientificas para acreditar em worm wholes ou portais ou o crl... é quase impossível chegar cá alguém.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Vladimir Ilitch

Para já não consegues colocar nenhuma nave a viajar constantemente em linha recta, é impossível, vão haver sempre desvios de rota só por força de atracção de corpos estelares, depois a dada altura acabas no vácuo e podes pensar que já chegas-te ao limite e na realidade ainda pode haver mais.

É impossível dizer onde acaba o Universo, ou se acaba sequer, tu actualmente tens imagens captadas pelo Hubble de um espaço "vazio" entre estrelas que se julgava ser vácuo, ampliou-se a imagem e conseguiu se uma infinidade de galáxias que podem ter milhares de vezes o tamanho da nossa e no entanto vistas da terra não possa de um buraco escuro no meio das estrelas que conseguimos ver.

Eu sei que é impossível lol era uma forma de dizer, num cenário hipotético. também sei que é impossível dizer onde acaba, só disse que era das coisas que mais gostava de saber. Mas mesmo se soubesse como acabava, ia querer saber o que há para além desse "fim".

Isto é tudo dentro do cenário do hipotético. Tenho algumas consciência das coisas, apesar de ser um leigo nestas matérias lol

Santiago@ isso era a série que passava no Discovery Channel? ou no canal história, já não me lembro...

Editado por Vladimir Ilitch

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que isso toda a gente diz. E se calhar todos concordamos. O problema não é esse. O problema é que numa imensidão, não tendo nós bases cientificas para acreditar em worm wholes ou portais ou o crl... é quase impossível chegar cá alguém.

Bases científicas existem. Agora falta é passar da parte teórica para a parte prática e experimental. Faz falta uma guerra fria.

Compartilhar este post

Link para o post

Bases científicas existem. Agora falta é passar da parte teórica para a parte prática e experimental. Faz falta uma guerra fria.

:lol:

Compartilhar este post

Link para o post

What.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Vocês não perdoam. :( Queria dizer bases teóricas. Aliás, quase tudo é teoria.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sei que é impossível lol era uma forma de dizer, num cenário hipotético. também sei que é impossível dizer onde acaba, só disse que era das coisas que mais gostava de saber. Mas mesmo se soubesse como acabava, ia querer saber o que há para além desse "fim".

Isto é tudo dentro do cenário do hipotético. Tenho algumas consciência das coisas, apesar de ser um leigo nestas matérias lol

Santiago@ isso era a série que passava no Discovery Channel? ou no canal história, já não me lembro...

Foi uma ideia do Morgan e era para passar no canal dele mas depois deu falência e o canal Science comprou os direitos.

Vi uma teoria sobre o tamanho do Universo que assentava na ideia que era finito. Pegando no exemplo do balão, a expansão actual do Universo era um x% desse balão (não me recordo do valor apresentado pelo cientista) e que apenas ocorreria essa expansão até chegar ao limite do balão.

Havia uma teoria interessante de uma cientista baseado num jogo de naves em que se desapareces no lado direito vais aparecer no sitio oposto (lado esquerdo) mas aplicou aquilo ao universo, já não me recordo muito bem dos pormenores mas a ideia base era esta.

Compartilhar este post

Link para o post

Mais lixado para a mioleira é pensar no antes. Antes do universo havia o quê? Nada? O que é o "Nada"? Branco? O Branco ainda nem existia? O que aconteceu para haver universo? Se não havia nada, nada podia acontecer!! :mrgreen:

Possivelmente poderia existir um estado de flutuações quânticas com aparecimento de acontecimentos ao acaso. Dito em linguagem simples, a teoria quântica diz que um objecto (ao nível das particulas subatómicas) pode virtualmente surgir de nada, ou melhor, da não existência de uma acção passada que levou ao seu aparecimento.

Mas existem várias teorias, algumas das quais defendem a existência de multiplos universos o que faria com que o aparecimento do nosso deixasse de ser uma singularidade, outras defendem que antes do universo existiu outro que sofreu uma inflexão até se tornar no ponto que originou o BigBang. Depois existem teorias mais matemáticas ao nivel da teoria das cordas ou modelo de Hartle–Hawking, etc.

Compartilhar este post

Link para o post

Ontem estive à conversa com uma pessoa que me falou de uma questão que nunca tinha ouvido.

Estatisticamente aparentemente as pessoas com olhos azuis sentem-se mais atraidas por pessoas do sexo oposto tambem com olhos azuis, isso pelos vistos não se verifica em mais grupo nenhum de pessoas com olhos de outras cores.

Pelos vistos existem várias hipoteses para isto acontecer, um estudo defende que isso é um mecanismo evolutivo que permitiu aos homens diminuir as hipoteses das "suas" mulheres terem filhos de outro homem. Isto porque geneticamente os olhos azuis são recessivos e portanto haveria grandes hipoteses de um filho "ilegitimo" ter olhos de outra cor, o que seria rapidamente notado.

Tambem existe outra hipotese que pelos vistos diz que geneticamente os mesmos mecanismos que levam à existência de olhos azuis, ou seja, sem melanina, influenciam outras caracteristicas fisicas, como por exemplo o cheiro e o suor e que isso levaria à identificação mutua e portanto maior atracção.

É engraçado isto.

A minha namorada tem olhos azuis e eu tenho castanho-claros, isso não quer dizer absolutamente nada. Já para não falar que a minha mãe tem olhos azuis e o meu pai castanho escuros, e tenho tias com olhos azuis casadas com tios de olhos castanhos.

Editado por thom_yorke

Compartilhar este post

Link para o post

Não penses nisso, dás em maluco. Eu optei por pensar que o universo era como a minha conta do Google, está sempre a aumentar e não me interessa para que discos rígidos. :mrgreen:

LOL :prayer:

HAVIA DEUS!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

A minha namorada tem olhos azuis e eu tenho castanho-claros, isso não quer dizer absolutamente nada. Já para não falar que a minha mãe tem olhos azuis e o meu pai castanho escuros, e tenho tias com olhos azuis casadas com tios de olhos castanhos.

Estatisticamente

Compartilhar este post

Link para o post

e os de olhos verdes? aprendi em biologia que o verde é uma mutação do azul (na cor dos olhos), nao se deveria aplicar ao verde tambem?

É 100% pessoal (acho) mas sempre que vejo uma rapariga de olhos azuis derreto-me todo e tmb sinto uma atracção especial por olhos verdes.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não sei de onde vêm, mas como disse na altura desse post, posso confirmar essa teoria, tenho olhos azuis e sou mesmo um sucker por olhos azuis e verdes claros. Como o Domi disse, derreto-me todo. :heart:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não sei de onde vêm, mas como disse na altura desse post, posso confirmar essa teoria, tenho olhos azuis e sou mesmo um sucker por olhos azuis e verdes claros. Como o Domi disse, derreto-me todo. :heart:

Os olhos não são tudo. Há raparigas com olhos castanhos bem giras.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...