Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Descartes

Challengers

Publicações recomendadas

É uma excelente vitória para o João. Só para se ter uma ideia ele garantiu 7 pontos para o ranking o que é mais 1 ponto do que arrecadaria numa meia final de um dos Futures espanhóis.

Compartilhar este post

Link para o post

João :prayer:

O Fred está a perder por 3-6 e 1-2 (sem break no 2º set).

Compartilhar este post

Link para o post

O Fred não merece um resultado tão pesado... Mas é a diferença do circuito júnior para o sénior, ele não aproveitou a carrada de break points que teve.

Compartilhar este post

Link para o post

O Rui Silva, como seria de esperar, levou uma bicicleta.

O João Sousa já joga. 1-1 no 1º set.

Compartilhar este post

Link para o post

A altura que eu escolhi para me sentar e ligar o PC... Já tenho que me levantar para fumar um cigarro a ver se acalmo os nervos... :roll:

Compartilhar este post

Link para o post

3-6, 7-6 e 6-4... Espero que a adaptação ao piso duro e os nervos de jogar em casa se resumam a este jogo.

Compartilhar este post

Link para o post

GSM, Sousa 3-6 7-6(8) 6-4. Meu Deus, a jogar em casa, piso rápido. Acusou a pressão mas lá conseguiu recuperar. 4 MP's salvos, todos no serviço do francês.

Compartilhar este post

Link para o post

João Sousa: "Não fiz a melhor das exibições, mas por vezes há que jogar com o que temos. O meu ténis não foi o melhor, mas dei sempre tudo por tudo e consegui vencer. Estava bastante nervoso, acabando por saber lidar com toda esta envolvência no torneio que se joga na minha terra natal, com as pessoas que mais gostam de mim e que eu mais gosto delas”

"Sou profissional, cada dia é uma luta, as condições do nosso corpo são diferentes, não me sinto a cem por cento, estou um pouco cansado, mas isto não serve de desculpa e vou aproveitar para ganhar confiança, prometendo um Sousa melhor na próxima ronda. Sem a ajuda deste público não tinha sido capaz de ganhar hoje

Compartilhar este post

Link para o post

Mais um evento, mais um report.

O Hotel consagra uma ideia fantástica: aliar a prática desportiva ao turismo, criando não só o elo de ligação local com o clube de ténis como a procura externa. Dei uma vista de olhos rápida a cada court e as condições oferecidas parecem ser de elevada qualidade. A fracção dos courts de ténis é muito agradável, bem tratada e respeitada pelos utentes: à imagem da própria cidade. Não estar localizado no centro de Guimarães é pior em termos de acessibilidade, mas traz benefícios inerentes à prática desportiva: a calma, o silêncio e o ar puro. A ideia com que fiquei, apesar de não ter frequentado a parte referente ao Hotel, é de que se trata de um alojamento para bolsas de média-alta dimensão. Julgando pelo próprio torneio, diria que não tem sofrido muito com a crise.

O dia começa bem cedo, cheguei antes das 10h. Aqueciam Klec e Grigelis no Central: nenhum deles me tinha agradado particularmente. Atrás de mim, o Frederico e o João Domingues tomavam o pequeno-almoço, acompanhados pelo Pedro Felner. 1 hora para comer um croissant, leite e mais qualquer coisa :mrgreen:. Becker vs. Bega foram os primeiros do dia no Central e o Burquier vs. Martinavarr no Court 1. O que existe de melhor neste recinto é mesmo poder acompanhar os dois encontros com boa visão de certos pontos das instalações. O Becker reza para que o Sol não apareça de forma tão veemente como hoje decidiu fazer e o Bega mostrou ser um dos tradicionais tenistas a fazer um pouco de tudo sem um propósito definido. Simpatizei com o ténis oferecido, pena não dar para grande coisa. O Burquier tem uma esquerda a uma mão interessante, o produto final é que não presta. Do Martinavarr nem sei que dizer, não prestei grande atenção.

Segue-se Grigelis vs. Domingues no Central e Nava vs. Konecny no Court 1. Bem, o segundo jogo não existiu para grande parte da população residente, os olhares estavam noutro sítio: e eu enquadro-me nesse grupo. O jogo foi... estranho. Vendo o 1º set, 6-4 era um resultado que favorecia o João. O Grigelis poderia muito bem ter saído por cima com uma vantagem bem maior e talvez suficientemente avassaladora para arredar o João de cena. No 2º, o João beneficia duma chamada errada para lhe conceder a 1ª quebra (dada como fora na linha de fundo dele) e ele próprio bem o sabe. A partir daí foi a auto-destruição mais nítida que eu já vi neste desporto. O Grigelis foi a maior desilusão do dia: direita absolutamente patética (era o foco de ataque do João quando estava à rasca), serviço curto e lento, esquerda errática, jogo de rede horrível, drop shots a cair antes da rede. O Domingues foi mantendo a consistência, mas desengane-se quem ache que tal se deveu à sua prestação. Mais à frente aprofundo.

Silvs vs. Menendez-Maceiras e Klec vs. Viola. O Adrian está noutro nível e o Frederico lá chegará se continuar a trabalhar. Precisa de mais calculismo, de ponderação e a solução parece passar por mais agressividade e mais descontracção. Teria recuperado o break quando dispôs de 15-40 a 3-5 no 2º set, não fosse um overrule patético do árbitro. Praticava o seu melhor ténis nesta altura e tudo morreu ali quando desperdiçou mais 2, bem salvos pelo Maceiras, nesse mesmo jogo. O Klec e o Viola protagonizaram o pior encontro do dia (dos 2 courts principais, melhor dizendo). O italiano tem uma direita horrível e o serviço é CÓPIA da imitação do Djokovic relativamente ao serviço da Sharapova. Ia chorando a rir. O Klec tem um estilo de jogo bem agradável, pena o temperamento não acompanhar. Ainda para mais quando um dos fiscais (com quem eu, momentos antes de ter entrado no court para ajuízar, troquei umas palavras acerca da má chamada no jogo do Frederico) chama uma bola dentro quando foi notoriamente fora e deu uma das últimas quebras ao Viola. Aqui está uma questão pertinente: ele não tinha condições para ver a bola com segurança. Estava na linha de serviço, o Viola opta por serviço em V e ele está a ver por entre a rede, desposicionado por ter de cobrir duas linhas + dois lados do court. O Klec fez um festival com a situação toda.

Entre encontros, espaço para uma reformulação pessoal: ainda há pouco tempo admiti que o João Domingues está num patamar semelhante ao do Frederico Silva. Pese embora os resultados do dia, o Frederico tem condições para vingar ao alto nível e o João não. O Frederico precisa de se soltar porque tecnicamente é muito competente. Trabalha bem os pés, bate a direita com velocidade, tem um excelente serviço variado, chapa bem a esquerda. É uma questão de pequenos afinamentos com grande valor a nível profissional. O João tem debilidades que, na minha opinião muito pessoal, o impedem de singrar. Não é atlético nem tem corpo de atleta, passe o pleonasmo, a direita acelera bem, mas tem debilidades direccionais (precisando de preparar bem a pancada, exigindo mais tempo na sua realização) e a esquerda é muito má, com claro destaque para o deslocamento lateral super-mega-ultra-hiper deficiente para esse mesmo lado. É destruído nessa premissa regularmente e de um modo tão evidente que o Grigelis, mesmo passando por um mau bocado, deveria ter aproveitado. Posso e espero estar enganado ou ser apenas uma consequência do piso em questão, however....

Rui Pedro Silva vs. Ortega-Olmedo e Ouanna/Bosset vs. Domingues/Sousa. O primeiro foi uma risota: casa cheia para ver uma bicicleta e o cu do Silva como selim. Regozijei-me já que antes do jogo o rapaz era bajulado por metade e outro tanto da população residente e envergava uma camisola com o distintivo 'Silva' nas costas :lol:. É tão jogador de ténis como eu. O Ortega-Olmedo foi a surpresa positiva, fiquei fã: esquerda a uma mão, direita consistente e com muito spin, competente ofensiva- e defensivamente, bom volei... muito interessante. Nos pares, o Domingues surpreendeu-me pela capacidade de fechar os pontos na rede e o Henrique fartou-se de disparatar nos cerca de 10 jogos que vi.

João Sousa vs. Antoine Benneteau e Daniel/Ward vs. Falcão/Silva. Começando pelo encontro de pares (que foi possível assistir dado que o RPS não ofereceu qualquer resistência à tentativa concretizada de violação do Ortega-Olmedo), o Taro e o Ward são de outro campeonato. O Falcão mostrou uns apontamentos interessantes na rede e o Frederico foi competindo sem nenhum destaque especial. O de singulares, mais aguardado do dia, foi disputado com a casa completamente cheia. As pessoas aglomeravam-se nos intervalos para tentar entrar na bancada e era impossível, agradou-me. O João tem ténis de top100 em terra, não em hard. É a pura realidade. Ele gosta de ténis ofensivo com uso do spin, onde tem tempo para preparar direitas, conceder uma certa margem e ainda manobrar o adversário. O Benneteau praticou um ténis muito inteligente, alternando a cadência ofensiva com um ritmo mais lento e o João nada conseguia fazer para o contrariar. A esquerda até chorava. Saí a 3-6, *4-2. Até ali, o francês seria o incontestável vencedor da partida.

Uma última nota para os juízes-de-linha: muito fraquinhos. E nem sequer se tratou de patriotismo, o próprio João Sousa só não armou barraco (como é costume) porque em casa dos pais ainda mandam os velhotes. Em todos os jogos de singulares existiram casos flagrantes, muitos deles relatados por quem estava mesmo no court, de erros em pontos importantes. É uma pena que desvirtue um bocadinho a verdade desportiva.

Adorei. Ainda mais que o Estoril Open. É um meio-termo entre o ITF e o ATP que permite uma interacção interessante com tenistas cuja reputação internacional já não é extrememente baixa e, em alguns casos, serve de catapulta para o sucesso: nesta temática, diria que a modalidade Challenger é um sucesso. Em Portugal tem tudo para singrar. Neste particular caso, tenho a agradecer ao Open Village Sports a oferta da entrada e a divulgação da modalidade inserida numa cidade que ostenta durante o presente ano o diploma de Cidade Europeia do Desporto.

Se não for na presente edição, é para repetir no futuro! :)

Compartilhar este post

Link para o post

GUIMARÃES OPEN – GUIMARÃES, PORTUGAL

1ª RONDA

SOUSA, João POR [1] d. BENNETEAU, Antoine FRA | 36 76 64

ORTEGA-OLMEDO, Roberto ESP d. SILVA, Rui Pedro POR [WC] | 60 60

BOSSEL, Adrien SUI d. PULGAR-GARCIA, Jaime ESP [Q] | 63 64

VIOLA, Matteo ITA [6] d. KLEC, Ivo SVK | 06 63 64

MARIE, Jules FRA d. SOEDA, Go JPN [3] | 64 62

NEUCHRIST, Maximilian AUT d. DONATI, Matteo ITA [Q] | 64 67 64

MENENDEZ-MACEIRAS, Adrian ESP d. SILVA, Frederico POR [WC] | 63 63

CIPOLLA, Flavio ITA [7] d. PEREIRA, Gonçalo POR [WC] | 61 75

OUANNA, Josselin FRA [8] d. WARD, Alexander GBR | 36 63 75

DANIEL, Taro JPN d. IGNATIK, Uladzimir BLR | 64 60

DOMINGUES, João POR [WC] d. GRIGELIS, Laurynas LIT | 46 60 63

COPIL, Marius ROM [4] d. TRUSENDI, Walter ITA | 64 63

MUNOZ-DE LA NAVA, Daniel ESP [5] d. KONECNY, Michal CZE | 64 36 62

ARENAS-GUALDA, Ivan ESP [Q] d. EREMIN, Edoardo ITA | 64 62

ARTUNEDO MARTINAVARR, Andres ESP [Q] d. BURQUIER, Gregoire FRA | 62 76

BECKER, Benjamin GER [2] d. BEGA, Alessandro ITA | 63 62

2ª RONDA

SOUSA, João POR [1] vs. ORTEGA-OLMEDO, Roberto ESP

BOSSEL, Adrien SUI vs. VIOLA, Matteo ITA [6]

MARIE, Jules FRA vs. NEUCHRIST, Maximilian AUT

MENENDEZ-MACEIRAS, Adrian ESP vs. CIPOLLA, Flavio ITA [7]

OUANNA, Josselin FRA [8] vs. DANIEL, Taro JPN

DOMINGUES, João POR [WC] vs. COPIL, Marius ROM [4]

MUNOZ-DE LA NAVA, Daniel ESP [5] vs. ARENAS-GUALDA, Ivan ESP [Q]

ARTUNEDO MARTINAVARR, Andres ESP [Q] vs. BECKER, Benjamin GER [2]

Compartilhar este post

Link para o post

O encontro do João é tudo isso que o Joao Pereira referiu. O Benneteau desperdiçou 3 match points incriveis, onde até um smash falhou. Depois rebentou completamente fisicamente e o João também acabou por melhorar um pouco.

Estava mesmo muita gente e a organização até estava com receio que o João perdesse já pois dificilmente voltariam a encher a casa. :biggrin:

Edit: ainda apareço nessa foto. :mrgreen:

Editado por Frank

Compartilhar este post

Link para o post

Não estava mesmo para ir. Foi uma vaga de última hora e lá fui, só apanhei mesmo o encontro do João. Agora a ver se 5ª consigo lá voltar. :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Peliwo :prayer:

Duplo 63 ao Bemelmans e já está nos quartos em Lexington.

Compartilhar este post

Link para o post

GUIMARÃES OPEN – GUIMARÃES, PORTUGAL

2ª RONDA

SOUSA, João POR [1] vs. ORTEGA-OLMEDO, Roberto ESP

BOSSEL, Adrien SUI vs. VIOLA, Matteo ITA [6]

NEUCHRIST, Maximilian AUT d. MARIE, Jules FRA | 64 63

CIPOLLA, Flavio ITA [7] d. MENENDEZ-MACEIRAS, Adrian ESP | 61 30 ret

DANIEL, Taro JPN d. OUANNA, Josselin FRA [8] | 26 63 63

COPIL, Marius ROM [4] d. DOMINGUES, João POR [WC] | 63 62

MUNOZ-DE LA NAVA, Daniel ESP [5] vs. ARENAS-GUALDA, Ivan ESP [Q]

ARTUNEDO MARTINAVARR, Andres ESP [Q] vs. BECKER, Benjamin GER [2]

QUARTOS DE FINAL

vs.

NEUCHRIST, Maximilian AUT vs. CIPOLLA, Flavio ITA [7]

DANIEL, Taro JPN vs. COPIL, Marius ROM [4]

vs.

João :( Mas já era mais que esperado.

Entretanto um :prayer: para o Daniel.

Compartilhar este post

Link para o post

O Taro tem algum ténis, mas segundo o que ouvi dizer de uma das pessoas que o estava a orientar cá em Portugal, o tipo não é um produto de consistência.

Editado por Joao Pereira

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...