Sobreira Publicado 28 Novembro 2009 Bem, vou finalmente estrear-me nesta secção do fórum e vou tentar descrever o que foi a minha última experiência no poker, que ocorreu ontem num torneio com 28 participantes Era a minha 3ª participação neste torneio (venci a 1ª (38 participantes), fui o bubble boy da final table na 2ª edição (23 participantes, 10º lugar) e ontem sentia-me especialmente confiante. A estrutura do torneio é a seguinte: 10€buy-in , 1 rebuy+1addon, mesas de 9 elementos, 5.000 fichas de stack inicial, as blinds começam em 50/100 e sobem de 20 em 20 minutos. Ontem estavam presentes 28 jogadores. Ora bem, infelizmente ainda não tenho uma banca que me permita jogar o que para mim é um torneio de poker a sério, um deep stack (15, 20, ou 30.000 fichas com as blinds a subirem de 45m ou de hora em hora). Neste tipo de torneios short stack a sorte desempenha um papel fundamental. Sem croupiers, 10/12 mãos são disputadas por blind, o que é pouquíssimo, e se não conseguimos dobrar rapidamente temos obrigatoriamente que adoptar uma estratégia bastante tight se não queremos arriscar parte significativa do nosso stack com mãos marginais. Bem, depois de ter ganho alguns mini-pots com mãos marginais e de estar perto das 6.000, com as blinds em 150-300, sai-me J10off no dealer. Apenas um call numa early position seguido de folds, e eu decido-me pelo call. SB call, BB check. O flop sai A-K-Q com 2 espadas. O early position que deu call dispara uma bet de 800. Não achei que ele fosse o tipo de jogador que aposta em draws (coloquei-o num A8-A10) e decidi-me pelo call para tentar uma trap. SB e BB fold. O turn traz o 8 de ouros, e ele dispara 1.500. Call novamente, e no river vem o A de espadas, e o meu adversário aposta 2.000. Esta carta assustou-me um pouco, não pela cor mas pela possibilidade de ele ter 2 pares no flop com o A e agora ter um full house. Tinha que arriscar e declarei all-in. Ele deu call e vira K8 (2 pares Ases e Reis). Com esta mão fiquei com cerca de 12.000 fichas e as blinds tinham acabado de subir para 200-400. Tentei adoptar uma estratégia small-ball, com raises constantes 2.5/3xBB e jogar muitos flops, estava confiante. Eis que me surge um QQ, novamente no dealer. Um middle position abre o pot com um raise para 800, ao que eu respondo com um re-raise para 1.600. SB fold, BB all-in. O outro jogador foldou e bateu-me logo KK ou AA na BB. A BB já tinha mostrado 2 ou 3 bluffs, mas apenas no flop. Incompreensivelmente, dei call de mais 4.500 fichas. Ele vira AA e eu entrei em tilt. Li na perfeição a jogada e fui incapaz de deitar fora as damas, a melhor mão que me tinha saído até ao momento. E como este post já vai demasiado longo e já ninguém o vai ler, vou tentar ser breve a descrever o resto da noite. Passadas mais algumas horas, entro na final table com cerca de 26.000 fichas e as blinds em 1.000-2.000. Não tinha stack suficiente para entrar em brincadeiras, e optei pelo tight agressive. Fui ganhando alguns pots sem correr grandes riscos (nunca tive de mostrar as minhas cartas), e eis que me sai A9off no dealer. Apenas 4 elementos em jogo, as blinds em 4.000-8.000 e eu raise para 16.000. SB fold, BB all in. Já tinha roubado algumas vezes as blinds ao jogador em questão, mas houve uma jogada na blind anterior que me marcou. Exactamente a mesma situação descrita em cima, eu tinha A9 (dessa vez era suited), raise para o 8.000 e a BB re-raise para 16.000. Após alguns momentos, foldei e a BB mostrou-me AQ. Talvez por isto, desta 2ª vez o all in não me tenha cheirado bem. Dei call, e ele vira K8 off. Flop nada, turn nada, river K. Nada a fazer, era acima de tudo um coin flip e não o podia censurar pelo movimento dele, interpretou-me como um ladrão de blinds e no fundo era o que estava ser. Nas duas jogadas a seguir consegui recuperar um pouco e estava nas 20.000 fichas, o que continuava a ser curtíssimo. Eis que me sai JJ na BB. o jogador à minha esquerda fold, o tal mesmo jogador em questão all-in. A SB fold, e eu call. O meu adversário (carrasco?) vira 5paus5copas, e eu JespadasJouros. No flop nada, excepto dois paus. No turn mais um pau. No river escuso de dizer. Fui assim o bubble-boy da prize pool do torneio em 2 jogadas e vim pra casa f*dido com a m*rda do poker. Muitas vezes não chega tomar as decisões correctas, a sorte desempenha um grande papel neste jogo. Restou-me o consolo de ter tomado as decisões correctas (pelo menos na final table), e de tambem ter ganho um AQs contra KK com flush numa fase intermédia do torneio. De qualquer das formas, continuo a acreditar seriamente que neste jogo as decisões correctas compensam e bem a longo prazo, mesmo que por muitas vezes hajam noites como a minha de ontem. Peço desculpa de neste 1º post vir com o discurso ranhoso das bad beats, mas apetecia-me desabafar depois da desilusão de ontem. Já agora, deixo aqui um vídeo que explica uma forma muito fácil de calcularem as famosas outs, pot odds, e implied odds: Se tiverem oportunidade vejam o dvd completo, é extremamente útil para jogadores que estão a ter os primeiros contactos com este espectacular jogo. Gostei bastante de ler o teu post, por acaso. Em torneios desses em que não grande margem de manobra da stack é lixado, temos de aproveitar cada spot e parece que cada bet/raise que fazemos põe em causa a nossa stack toda. Na primeira jogada não me pareceu que tivesses escolhido a melhor opção. Trap com uma board daquelas nem sempre é a melhor escolha. Tinhas de o fazer pagar com flush draw ou dois pares e não dar-lhe a oportunidade de bater o flush ou o full-house (mãos em que porías os teus adversários, presumo) que te tiravam o pot. Felizmente correu-te bem mas convém pensar nessas situações. É uma board com uma textura muito lixada, qualquer jogador minimamente tight tinha nessa situação trio, dois pares, flush/straight/gut shot draw... A 2ª jogada até acho compreensível o call. Estavas praticamente pot commited e até podías estar em coin flip (ou até contra AQ)... 3ª jogada: não estavas em coin flip :p 1st and 3rd Highest vs. 2nd and 4th Highest (ex. KJ vs. QT) Varies from a 70%-30% to a 60%-40% advantage for the 1st/3rd hand but mostly just falls around a typical 2 to 1 edge for the guy with the highest card. e nessa altura do torneio, roubar blinds com A9 é completamente compreensível... Quem me dera a mim poder roubar sempre blinds com A9 :p 4ª jogada: nada a dizer... tomaste a decisão correcta e isso é que interessa. A longo-prazo essa é uma jogada que te traz lucro, desta vez bateu os 20% dele, das próximas 4xs mantém-se os teus 80% :p Quanto ao vídeo, foi daí que eu aprendi as odds, está muito bem feito, este Phil Gordon é um senhor :prayer: Voltando aquela mão em que tínhas QQ vs AA, aconteceu-me algo parecido ontem. Tinha A10, estava a tentar roubar umas blinds e um gajo fez shove com AJ. Eu sabía claramente que estava, quase de certeza, dominado mas mesmo assim fiz call e nem sei porquê. Felizmente bateu o 10 no flop. Foi injusto mas ao menos para a próxima provavelmente não faço o mesmo, tenho mais cuidado... Continuar a colocar aqui mãos destas... ;) Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado 28 Novembro 2009 Num freeroll da pokerstars tou com 20 e tal mil fichas no 2º segundo intervalo, 1400 jogadores sendo que 72 apuram-se para a próxima fase e n tarda nada vou ter de sair. Ainda por cima acho que até tinha hipotese de fazer pelo menos top200 :( Compartilhar este post Link para o post
Tifosi86 Publicado 28 Novembro 2009 Obrigado pela resposta, Skyon. É exactamente esse sentimento que tu descreves aí que eu tenho nestes torneios, cada mão em que entras pode ser a tua última dada a percentagem do stack que és "obrigado" a arriscar de cada vez que vais a jogo. Na mão do trap com o straight, não achei por movimentos anteriores do jogador que ele apostasse em flush ou straight draw, daí que excluí à partida a hipótese do flush como referi em cima, e numa straight eu tinha os nuts e na pior hipótese dividia o pot. Como ele fez limp a partir duma early position e aposta quase 3xBB no flop, coloquei-o num range de A8-A10, daí que a board não me tenha parecido perigosa, o que me assustou depois foi o 2º A no river, em que ele podia perfeitamente ter um full boat com A8 (uma das mãos em que eu o colocava). Compreendo e até concordo com o que dizes, mas se não tenho deixado a mão evoluir para o 2º par dele certamente que não teria lucrado o máximo. O A no turn é que quase lixava tudo, sorte a minha que o maior par dele era o Rei... ;) E realmente tens razão, o A9 contra K8 estatisticamente não é um coin flip mas também não é uma situação que me deixe confortável à espera da board, e eu prefiro evitar situações dessas. Pra todos os efeitos fiquei satisfeito com o meu call nessa situação. O QQ, tendo em conta que o jogador na BB já tinha visto o pote sofrer um raise e um re-raise, só podia ter AA/KK/AKs ou na melhor das hipóteses AQs. De qualquer das maneiras acho que ali não devia ter arriscado quase 50% do meu stack com as damas porque para mim AA/KK eram as mais prováveis. Em relação ao Phil Gordon, é um excelente jogador e aquele DVD ajuda imenso novos jogadores, comigo fez maravilhas, mas actualmente já não concordo com muitos conceitos dele. Se calhar porque agora ando apaixonado pelo small ball do Negreanu, que é quase o oposto do que defendem Phil Gordon e mitos como Dan Harrington no seu 'Harrington on Hold'em Vol.1'. Espero um dia vir a ter os reading skills suficientes para adoptar esta estratégia (small ball) duma forma mais efectiva. Por último, em relação ao teu A10, é bem melhor aprender com as bad beats a nosso favor... Eheheh :) Compartilhar este post Link para o post
Mafia_SCP Publicado 28 Novembro 2009 Num freeroll da pokerstars tou com 20 e tal mil fichas no 2º segundo intervalo, 1400 jogadores sendo que 72 apuram-se para a próxima fase e n tarda nada vou ter de sair. Ainda por cima acho que até tinha hipotese de fazer pelo menos top200 :( para que é que te inscreveste num torneio que nao podias acabar? :S Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado 28 Novembro 2009 Pq n tava à espera de ir sair lol E voltei agr. Estou nos 144 melhores e tava com 300$ e em 2 mãos já recuperei para 5mil. Ainda há esperança :prayer: EDIT: acabei agr em 142. tive azar de apanhar logo a blind e fiquei praticamente sem dinheiro :( Compartilhar este post Link para o post
Sobreira Publicado 29 Novembro 2009 Obrigado pela resposta, Skyon. É exactamente esse sentimento que tu descreves aí que eu tenho nestes torneios, cada mão em que entras pode ser a tua última dada a percentagem do stack que és "obrigado" a arriscar de cada vez que vais a jogo. Na mão do trap com o straight, não achei por movimentos anteriores do jogador que ele apostasse em flush ou straight draw, daí que excluí à partida a hipótese do flush como referi em cima, e numa straight eu tinha os nuts e na pior hipótese dividia o pot. Como ele fez limp a partir duma early position e aposta quase 3xBB no flop, coloquei-o num range de A8-A10, daí que a board não me tenha parecido perigosa, o que me assustou depois foi o 2º A no river, em que ele podia perfeitamente ter um full boat com A8 (uma das mãos em que eu o colocava). Compreendo e até concordo com o que dizes, mas se não tenho deixado a mão evoluir para o 2º par dele certamente que não teria lucrado o máximo. O A no turn é que quase lixava tudo, sorte a minha que o maior par dele era o Rei... ;) E realmente tens razão, o A9 contra K8 estatisticamente não é um coin flip mas também não é uma situação que me deixe confortável à espera da board, e eu prefiro evitar situações dessas. Pra todos os efeitos fiquei satisfeito com o meu call nessa situação. O QQ, tendo em conta que o jogador na BB já tinha visto o pote sofrer um raise e um re-raise, só podia ter AA/KK/AKs ou na melhor das hipóteses AQs. De qualquer das maneiras acho que ali não devia ter arriscado quase 50% do meu stack com as damas porque para mim AA/KK eram as mais prováveis. Em relação ao Phil Gordon, é um excelente jogador e aquele DVD ajuda imenso novos jogadores, comigo fez maravilhas, mas actualmente já não concordo com muitos conceitos dele. Se calhar porque agora ando apaixonado pelo small ball do Negreanu, que é quase o oposto do que defendem Phil Gordon e mitos como Dan Harrington no seu 'Harrington on Hold'em Vol.1'. Espero um dia vir a ter os reading skills suficientes para adoptar esta estratégia (small ball) duma forma mais efectiva. Por último, em relação ao teu A10, é bem melhor aprender com as bad beats a nosso favor... Eheheh :) Pah, eu sinceramente tomo ambas as ideias em conta. Já joguei small-bal e já joguei agressivo com grandes pots e realmente não sei qual será melhor. Eu percebo a ideia de que o poker é um jogo de flop, como diz o Gus Hansen. Tipo, basicamente o flop pode decidir se um 22 pode ganhar a AA. Uma mão que era favorita pré-flop pode ser totalmente lixo após o flop... Mas a verdade é que a estratégia agressiva impõe algo que acho ser essencial no poker que é a pressão. Como diz o Chris Fergunson, prefiro colocar a pressão de uma decisão correcta ou errado no lado do meu adversário... Claramente que para se jogar small-ball é preciso estar-se algo preparado para estar sempre a ler o adversário e com precisão enquanto que no estilo mais agressivo apenas tens de procurar os melhores spots... São dois estilos que são lucrativos quando usados correctamente... Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 29 Novembro 2009 À terceira foi de vez, passei no tal teste do Poker Strategy na vertente No Limit. Que sala de Poker aconselham? Compartilhar este post Link para o post
Sobreira Publicado 29 Novembro 2009 À terceira foi de vez, passei no tal teste do Poker Strategy na vertente No Limit. Que sala de Poker aconselham? PokerStars, Full Tilt e Everest parecem-me ser as melhores mas também são as que têm melhores jogadores. NoIQ também é uma boa opção... Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 29 Novembro 2009 PokerStars, Full Tilt e Everest parecem-me ser as melhores mas também são as que têm melhores jogadores. NoIQ também é uma boa opção... E PartyPoker? É o recomendado pelo Poker Strategy. Compartilhar este post Link para o post
Sobreira Publicado 29 Novembro 2009 E PartyPoker? É o recomendado pelo Poker Strategy. Não conheço... Desde que consigas fazer lucro nelas, não interessa muito qual é... Apenas disse aquelas 3 porque são as que costumam ter mais torneios e tal... Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 29 Novembro 2009 Não conheço... Desde que consigas fazer lucro nelas, não interessa muito qual é... Apenas disse aquelas 3 porque são as que costumam ter mais torneios e tal... São mais conhecidos o PokerStars e o FullTilt né? Não consigo sacar os programas, http://www.partypoker.com/Downloads/pt/291...yPokerSetup.exe, o download é cancelado e depois nem consigo abrir o ficheiro :s Compartilhar este post Link para o post
Sobreira Publicado 29 Novembro 2009 São mais conhecidos o PokerStars e o FullTilt né? Não consigo sacar os programas, http://www.partypoker.com/Downloads/pt/291...yPokerSetup.exe, o download é cancelado e depois nem consigo abrir o ficheiro :s Sim Estranho... Esse é o link mesmo do site? Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 30 Novembro 2009 Sim Estranho... Esse é o link mesmo do site? Já está resolvido o problema, o Internet Explorar estava a bloquear as ligações. Vou-me ficar pelo Everest :) Compartilhar este post Link para o post
Castle Publicado 30 Novembro 2009 Isto de ser dois tópicos torna-se diificil... deixo aqui a minha pergunta Alguém aqui usa assim uma tabela de mãos a jogar por posição na mesa ?? Compartilhar este post Link para o post
lastdance Publicado 30 Novembro 2009 Já está resolvido o problema, o Internet Explorar estava a bloquear as ligações. Vou-me ficar pelo Everest :) Por acaso gosto do everest, é simples e tal. Compartilhar este post Link para o post
James Darmody Publicado 30 Novembro 2009 Costumo jogar regularmente com os meus amigos mas quero tornar isto um bocado mais a sério. Quero ver se ainda tiro algum por mês com o poker online. Compartilhar este post Link para o post
Mafia_SCP Publicado 30 Novembro 2009 Costumo jogar regularmente com os meus amigos mas quero tornar isto um bocado mais a sério. Quero ver se ainda tiro algum por mês com o poker online. tens 18 anos? Compartilhar este post Link para o post
James Darmody Publicado 30 Novembro 2009 tens 18 anos? Tenho. Compartilhar este post Link para o post
Sobreira Publicado 30 Novembro 2009 Costumo jogar regularmente com os meus amigos mas quero tornar isto um bocado mais a sério. Quero ver se ainda tiro algum por mês com o poker online. Para isso tens de dedicar muitos esforço, trabalho e tempo a evoluir o teu jogo, não é algo que se possa fazer de um dia para o outro... Compartilhar este post Link para o post
James Darmody Publicado 30 Novembro 2009 Para isso tens de dedicar muitos esforço, trabalho e tempo a evoluir o teu jogo, não é algo que se possa fazer de um dia para o outro... Se fosses ao msn e me desses umas dicas de o que ler e assim é que eras um fofo. E eu sei que não é assim tão fácil, nem eu o esperava. Compartilhar este post Link para o post
Stout Publicado 30 Novembro 2009 Tutorial é supersystem 1 2, sklansky, harrrington.... Compartilhar este post Link para o post
Castle Publicado 30 Novembro 2009 e não há nada em português? Compartilhar este post Link para o post
Sobreira Publicado 1 Dezembro 2009 Se fosses ao msn e me desses umas dicas de o que ler e assim é que eras um fofo. E eu sei que não é assim tão fácil, nem eu o esperava. Eu depois passo por lá e falamos. Mas basicamente é o que te disse o Stout, não tenho muito mais a acrescentar. e não há nada em português? Tão bons como estes, não. Vais ter livros que te explicam o básico e livros que te explicam conceitos mais avançados. Estes explicam-te os conceitos intermédios mas super-importantes... Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 1 Dezembro 2009 http://www.pokerstrategy.com/uVYPZI Deêm uma ajudinha a um Benfiquista :carinhoso: Compartilhar este post Link para o post
Castle Publicado 2 Dezembro 2009 E para vocês, o que preferem? ring, sng's ou torneios? E qual acham que deve ser o perfil de um jogador para cada modalidade? Compartilhar este post Link para o post