Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Major Tom

[Núcleo] Sporting Clube de Braga

Publicações recomendadas

Citação do jornal "Correio da Manhã" online

150px-Correiomanhalogo.png

“Mourinho ajudou-me quando o meu pai morreu"

Sílvio recua no tempo para falar, pela primeira vez, da tragédia que o aproximou do ‘Special One’. O defesa do Sp. Braga também analisa o jogo de hoje com o Sporting, o superempresário que o representa (Jorge Mendes) e o interesse do FC Porto.

Por:Matilde Rocha Dias

Correio Sport - O que espera da deslocação a Alvalade (hoje)?

Sílvio – É um jogo que acontece na altura ideal, porque vimos de duas goleadas seguidas [3-1 frente ao V. Guimarães e 5-0 à Académica] e queremos prolongar esse ritmo bom. Vamos lá para ganhar.

- Como é que o Sp. Braga pode ganhar ao Sporting?

- Com a agressividade que mostrámos na Taça da Liga e no jogo com a Académica. Quando temos a bola, somos perigosos. É jogar focados no nosso objectivo. Temos capacidade para anular o Sporting.

- Este é o melhor momento da equipa?

- Já tivemos uma fase muito boa, no início da época, quando nos apurámos para a Liga dos Campeões. Estamos numa fase crescente.

- Ainda dá para o Sp. Braga alcançar o seu objectivo mínimo (4º lugar) na Liga?

- O quarto lugar, sim. Repetir o segundo será mais difícil. Se continuarmos com este andamento e trouxermos uma vitória de Alvalade, vai ser difícil alguém travar-nos. Este jogo com o Sporting é muito importante para nós.

- Com a eliminação da Taça de Portugal e da Liga dos Campeões, a Taça da Liga virou prioridade para o clube?

- É um dos nossos objectivos.

- E a Liga Europa?

- Temos o sonho de chegar longe, depois de termos experimentado a Champions. Mas queremos, sobretudo, deixar uma boa imagem.

-O próximo adversário é o Lech Poznan...

- Ainda não estamos focados nesse jogo.

- O que custou mais: a eliminação da Champions ou as derrotas no campeonato?

- Ainda é cedo para haver decisões na Liga e estamos bem embalados para subir na classificação. Na Champions, custou perder em casa (0-3) com o Shakhtar, mais do que a goleada (0-6) em Londres com o Arsenal. As pessoas esperavam que estivéssemos fora da competição à terceira jornada, mas acabámos por estar bem na Liga dos Campeões até ao fim.

- Arrepende-se de ter saído do Benfica?

- Não. Ofereceram-me um contrato que não era bom para mim. Os valores eram os piores que me podiam ter apresentado. Tinha 18 anos, muitos sonhos, quis logo sair.

- A sua carreira teria tomado outro rumo se tivesse ficado?

- Diferente seria de certeza, até porque só no ano passado seria um jogador livre. Mas acho que fiz a opção certa ao não assinar. Tenho colegas meus que assinaram e andam esquecidos em escalões baixos. Vim para o Sp. Braga, joguei na Champions e cheguei à Selecção A. Não me posso arrepender.

- Depois do Benfica, foi para o Chelsea. Como é que tudo aconteceu?

- Foi um tio meu que falou com o assessor de imprensa do José Mourinho [Eládio Paramés]. Treinei lá uma semana, mas não cheguei a ver o Mourinho, porque ele estava num estágio de pré-época em Seattle (EUA). Acho que não me quiseram por ser pequeno e franzino. Muito diferente do que sou agora. Dei um pulo e ganhei corpo depois dos 18. Estava lá o William Gallas, que ia sair para o Arsenal, e parecia um bicho ao pé de mim.

- Chegou a conversar com Mourinho?

- Não o vi nem falei. Não tinha confiança para tal, apesar de o conhecer do tempo em que treinava o Benfica. Ele esteve presente no momento mais doloroso da minha vida.

- A que se refere?

- Ajudou-me muito quando o meu pai morreu. Nunca falei sobre isto. Foi uma tragédia que aconteceu quando tinha 12 anos (2000), nos iniciados de primeiro ano do Benfica. O meu pai estava a ver o treino e rebentou-lhe uma veia. Faleceu ali mesmo. Foi complicado para mim, fechei-me e não compreendi a morte. O ‘mister’ Mourinho e o Mozer, que na altura treinavam o Benfica, souberam do que aconteceu e levaram-me para estágio no fim-de-semana seguinte. Fui com a equipa principal a Paços de Ferreira e acabei por esquecer um pouco o pesadelo que estava a viver.

-Foi aí que decidiu tornar-se futebolista profissional?

- Decidi isso aos 6 anos. O meu pai jogou nas camadas jovens do Sporting e do Belenenses, o meu irmão mais velho joga agora nas distritais, o futebol faz parte da família. Nesse estágio do Benfica, conheci jogadores com quem me cruzei mais tarde. Por exemplo, reencontrei o João Tomás no Rio Ave.

- Manteve a ligação a José Mourinho?

- Não, não. Como disse, não cheguei a vê-lo no Chelsea. Mandaram-me embora antes de ele chegar.

- Mourinho disse numa entrevista ao CM que Sílvio era o melhor jogador do campeonato português.

- Sim, mas não mantivemos contacto. Quando vi a entrevista não queria acreditar nos elogios.

- Foi uma forma de Mourinho dizer que continua atento?

- Gostava muito que ele estivesse atento ao meu trabalho, mas não sei. Ele tem tanta coisa para ver em Espanha [risos].

- Passou também pelo Portsmouth. Como foi?

- O Manuel Fernandes, meu amigo desde a formação do Benfica, ligou-me para ir lá treinar. Ficava em casa dele, não gastava um tostão. Estive lá um mês e uma semana, gostaram de mim, mas o Benfica tramou-me.

- Como assim?

- Para fazer um jogo oficial, era preciso uma autorização do Benfica por causa dos direitos de formação. Fui a Lisboa pedir o documento, segui as formalidades todas e eles prometeram enviá-lo para Inglaterra. Mentiram. Foi-se a oportunidade. Quando voltei a Portugal, só tinha aberta a III Divisão.

- Foi difícil vir da Premier League para o Atlético do Cacém?

- Foi a única altura em que me arrependi de ter saído da Luz. Chorei.

- Alguma vez pensou em desistir do futebol?

- Nem quando fui enganado por um empresário.

- Pode concretizar?

- Apareceu-me com promessas de um contrato com o Maiorca, viajei para assinar e o avião parou nas Canárias. No aeroporto, veio ter connosco um dirigente do Vecindario, da segunda divisão espanhola. Nunca tinha ouvido falar nesse clube. Virei costas, o empresário revoltou-se e fui insultado até Lisboa.

- E o Rio Ave?

- Saí do Atlético para o Odivelas e fiz uma época espectacular. Num jogo para a Taça de Portugal contra o Rio Ave, repararam em mim. Mal acabou o jogo, um ex-director desportivo do Rio Ave veio ter comigo, elogiou-me e disse que iam estar atentos à minha evolução. No final da época, contrataram-me e assinei com o empresário Paulo Barbosa.

- Depois veio o Sp. Braga e o agente FIFA Jorge Mendes?

- Já ouvia falar no interesse do Sp. Braga desde a primeira época no Rio Ave, mas só assinei neste Verão. Acabei contrato com o Paulo Barbosa a 30 de Setembro e só depois apareceu o Jorge Mendes.

- Com Jorge Mendes, sente a carreira mais segura?

- É o melhor do mundo. É claro que me dá segurança para o futuro.

- Prefere sair para um grande ou para o estrangeiro?

- Antes, preferia um grande português. Agora, vejo-me a jogar mais depressa em Espanha ou Inglaterra.

- Foi sondado pelo Sporting...

- Falaram-me do interesse do Sporting... depois foram contratar o Evaldo ao Sp. Braga.

- Está na lista de reforços do FC Porto. Sabia?

- Não sabia. Li sobre o CSKA, mas não tenho vontade de jogar na Rússia, pelo menos por enquanto.

- Agora que Bosingwa voltou à Selecção, espera ser chamado?

- Se for, será para lateral-esquerdo. Importante é ser convocado. Antes de vir para o Sp. Braga, ninguém me via como jogador de selecção. Agora que subi de nível, vou dar tudo para continuar lá e merecer a confiança de Paulo Bento.

- Mas em que lado prefere jogar?

- Fiz a minha formação na esquerda, mas, como sénior, tenho jogado mais na direita. Prefiro a direita, mas fiz os últimos jogos do Sp. Braga na esquerda e estive bem.

- Paulo Bento mudou a Selecção para melhor?

- Não comento porque não estive no tempo do Carlos Queiroz. Paulo Bento parece-me um excelente treinador. Acredito que vai apurar Portugal para o EURO 2012.

- Quando foi avançado mais difícil de travar que já teve enquanto jogador do Sp. Braga?

- O Hulk, sem dúvida. Mais do que os avançados do Arsenal.

TATUAGENS E AMIZADE COM VIANA

"Adaptei-me bem em Braga com a ajuda do Hugo Viana. É o colega com que me identifico mais, mas dou--me bem com todos. O Viana é tranquilo como eu. A única excentricidade que tenho são as tatuagens. Tenho duas e vou fazer mais"

Sílvio Sá Pereira nasceu em Lisboa a 28 de Setembro de 1987 (23 anos). Ingressou no Benfica aos 7 anos e saiu aos 18, em busca de um contrato vantajoso. Na Luz, venceu um campeonato distrital de infantis, mas perdeu o pai aos 12 anos. Prestou provas no Chelsea e no Portsmouth em 2006, antes de jogar na III Divisão. Mudou-se em 2008 para o Rio Ave e, no Verão passado, para o Sp. Braga, onde somou a primeira internacionalização A. Diz-se avesso à fama, passa muito tempo em casa e dedica-se ao surf nas férias.

Sílvio :heart: Editado por Crono

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
- Quando foi avançado mais difícil de travar que já teve enquanto jogador do Sp. Braga?

- O Hulk, sem dúvida. Mais do que os avançados do Arsenal.

Sabes bem 8-)

Por acaso até fiquei com pena do rapaz, parece ter tido alguns azares na carreira

Compartilhar este post

Link para o post

Só pela entrevista fiquei a gostar muito mais do Silvio. O gajo subiu na carreira a pulso. Era tramado por tudo e todos. Até pelo Benfica :cadeirada:

Compartilhar este post

Link para o post

Gostei muito de ler e gosto muito dele como jogador. Espero que singre, porque bem o merece, e tem qualidades para mal.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem só para dizer que estou a gostar da época do Braga, estamos uns lugares acima da linha de água e estamos a realizar um campeonato tranquilo.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Moisés vai para o Al-Rayyan por ano e meio

Por Pascoal Sousa

O defesa-central Moisés vai deixar o SC Braga pelo Al-Rayyan, do Catar, e deverá assinar contrato por ano e meio.

O acordo está quase concluído, faltando agora o jogador fazer os exames médicos para que seja assinado o contrato. O defesa-central brasileiro deverá sair, em princípio, pelo valor da sua cláusula de rescisão, 1,5 milhões de euros.

Era já certo que Moisés iria deixar a equipa bracarense, mas havia várias hipóteses, que passavam pelos belgas do Anderlecht ou por outros dois clubes brasileiros. Uma proposta irrecusável do clube do Catar acabou por decidir o destino do jogador.

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=242175

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

Com 31 anos é normal que opte pelo contracto da vida dele lá nas Arábias, é pena. :(

Só agora li a entrevista ao Sílvio e :prayer:

Compartilhar este post

Link para o post

Que jogadores já saíram do Braga neste mercado?

George Lucas, Felipe, Eduardo, Elton, Léo Fortunato, Matheus, Luís Aguiar, Moíses e o Madrid anda a procura de clube.

Compartilhar este post

Link para o post
11238737.png

Torcida do Braga festeja sucesso e fim da fama de terra de benfiquistas

Clube que pela primeira vez está entre oito melhores de torneio europeu conta com torcedores fiéis de uma geração que viu o clube fazer frente aos grandes.

Por Rafael Maranhão

Especial para o GLOBOESPORTE.COM em Braga, Portugal

Susana Silva faz cara de brava com a pergunta. Torcedora fiel do Sporting Braga, a portuguesa de 16 anos assiste ao treinamento da equipe ao lado da amiga e vizinha Ana Carvalho, de 17, à espera de um contato com os jogadores favoritos. Como elas, a maioria dos fãs em volta são jovens de uma geração que vê o Braga desafiar os grandes e não precisa mais torcer para outros times.

Os jornalistas portugueses é que gostam de perguntar sobre essa história de Braga ser uma cidade de benfiquistas. Não é verdade. Pode até ter acontecido no passado, mas nós somos de um só clube disse Susana.

torcidabraga2_gcom_60.jpg

Susana Silva (dir.) e Ana Carvalho não perdem um jogo do Braga em casa (Foto: Rafael Maranhão)

Não se sabe ao certo de onde veio a tal fama. A associação com o Benfica parece ter a ver com o vermelho e branco de ambos os clubes, o fato de Braga ser uma cidade para onde migrou gente de diferentes cantos do país e também com a proximidade geográfica com o Porto, onde está o maior rival do Benfica. Mas há quem diga que trata-se de invenção de uma outra cidade vizinha.

Isso deve ter sido coisa daqueles espanhóis de Guimarães. Não são portugueses afirmou Ana, brincando com o fato de a terra do arquirrival Vitória de Guimarães ficar mais ao norte e não muito longe da fronteira com a Espanha.

Fãs do atacante Alan, um dos 12 brasileiros do elenco, as duas sofreram vendo pela TV o empate em 0 a 0 com o Liverpool, nesta quinta-feira, que garantiu ao Braga uma inédita passagem às quartas de final de um torneio europeu. Na partida de ida da Liga Europa, lá estavam elas, uma de cada lado das arquibancadas do Estádio Municipal, famoso por ter sido construído numa pedreira, que ocupa o espaço atrás de um dos gols.

Nós nunca vemos as partidas juntas porque nossas famílias ficam em lados diferentes. Mas foi uma grande festa. Os torcedores do Liverpool comportaram-se bem. Eram divertidos, estavam todos bêbados disseram, dando risada.

Elas bem que gostariam de poder acompanhar também as partidas do Braga no exterior, como um outro torcedor que assiste ao treino acompanhado dos dois filhos, devidamente vestidos com as cores do clube. Albino Dias levou quase 48 horas de viagem com o amigo Paulo Silva para ver o time superar o Sevilla na casa do adversário e garantir vaga na Liga dos Campeões. Não foi a Liverpool, mas já faz planos para outra aventura.

torcidabraga_gcom_60.jpg

Albino Dias com os filhos na torcida pelo Braga(Foto: Rafael Maranhão)

Se chegarmos à final é bem capaz de eu ir a Dublin. Não vou querer perder isso por nada afirmou.

Antes talvez muitos preferissem torcer por uma equipe maior, que disp*tasse títulos. Mas os meus filhos já foram criados com um outro Braga, atual vice-campeão português. Seus ídolos são os jogadores daqui.

O tímido Marcos sorri e concorda com a cabeça sem dizer uma palavra. Já o pequeno Francisco não perde a chance de citar seus jogadores preferidos, ambos brasileiros.

- São dois: Mossoró e Vandinho gritou, orgulhoso, fazendo a alegria de um pai convencido de que na casa dos Dias, em Braga, ninguém vai torcer para o Benfica.

Olha o Braga na boca do mundo. :handclap:

Editado por corinthiano

Compartilhar este post

Link para o post

Daqui a 1 2 anos voltam para o buraco.

Aquele onde andaste enfiado até agora? Está mas é calado!

Compartilhar este post

Link para o post

Só para dizer que estão a levar 7-1 do Benfica em juniores.

LOL :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
– Isso deve ter sido coisa daqueles “espanhóis” de Guimarães. Não são portugueses – afirmou Ana, brincando com o fato de a terra do arquirrival Vitória de Guimarães ficar mais ao norte e não muito longe da fronteira com a Espanha.

Pelo menos sabemos que em termos geográficos os jornalistas brasileiros estão bem providos de informação...

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
ng1123566.jpg Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

Que se passa com o Andrés Madrid?

:blink: foi embora

Compartilhar este post

Link para o post

Citação do jornal "A Bola" online

2lmx62x.gif

Madrid ainda num impasse

À margem do plantel e à margem dos mais recentes êxitos europeus do SC Braga. Assim continua Andrés Madrid, que se treina no Axa em horários diferentes do plantel, situação que nem o argentino nem a SAD querem prolongar por mais tempo.

Ainda com um ano de contrato, a rescisão amigável é o caminho a seguir, mas Madrid deixou claro que um acordo só será possível sem perda de direitos.

No final deste mês está prevista nova reunião entre o empresário do atleta e os bracarenses para se chegar a consenso. O desgaste emocional provocado pelo afastamento da competição começa a fazer mossa no argentino, empenhado em voltar a colocar a carreira nos trilhos.

Vi isto e fiquei a pensar o que teria desencadeado isto tudo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...