Das Bost Publicado 31 Julho 2013 quais é que são as bancadas que vão ser abertas? Compartilhar este post Link para o post
andriy pereplyotkin Publicado 4 Agosto 2013 Quem vai à apresentação/jogo? Quem for à primeira tem direito a conhecer-me, quem for ao segundo a conhecer-me e a pagar-me um fino no 39. Atirem MPs e m*rda. Compartilhar este post Link para o post
Das Bost Publicado 4 Agosto 2013 Eu estava para ir mas hoje fui outra vez de férias para a Figueira. Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 4 Agosto 2013 Também estou na Figueira, como o Labyad, portanto não fui. Depois da futebolada de ontem estou farto da CP e estou cansado demais para fazer Figueira-Coimbra :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
andriy pereplyotkin Publicado 4 Agosto 2013 Que meninas, crl. Estamos safos, parece-me, sem grandes estrilhos. Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 4 Agosto 2013 Bem, vi o jogo na SportTV a partir dos 20'. Sinceramente, fiquei mais ou menos... não me parece de todo que vamos jogar tão mal como na época passada, mas não fiquei propriamente entusiasmado, mas dificilmente ficaria, jogámos contra uma equipa melhor e era um amigável. Gostei de ver a equipa a pressionar alto, mas a ter algum cuidado para não exagerar. Normalmente continua a haver alguma descoordenação entre os dois processos (na fase inicial pressionar alto, depois descer as linhas se necessário) mas espero que a equipa se habitue. Vi algum chutão para a frente ainda, apesar de a maioria ter sido dos Gr, mas espero que não continuo hábito. No geral, parece que devemos ter equipa para a manutenção. Da entrevista do Sérgio Conceição virá mais alguém, pelo menos o Abdi. Falando individualmente, gostei do Aníbal Capela, o Reiner a DE não correu muito bem, aquele sprint do Djavan foi brutal :lol:, o Ivanildo ou é zarolho ou burro (ou os dois) porque aqueles metros de fora de jogo são ridículos. O Marcos Paulo novamente deixou-me com boas impressões, o Cleyton defensivamente anda mais disponível, do Rafael Oliveira não vi nada de jeito e viu-se porque o João Dias merece estar na equipa, mesmo não sendo grande coisa. O Manoel jogou a extremo direito? Esperava pior dele. Gostei muito de ouvir o Sérgio Conceição a dizer que todos têm oportunidade de entrar no onze mas quem jogará será quem mostrar mais disponibilidade em campo, e não só tem de ser assim como o estilo de jogo o exige. Compartilhar este post Link para o post
andriy pereplyotkin Publicado 7 Agosto 2013 Julgo que, sem saídas, está o plantel completo. Entretanto faço uma vistoriazinha, há alguns pontos que quero fazer. Compartilhar este post Link para o post
Eden Hazard Publicado 7 Agosto 2013 Satisfeito e confiante, perep? Compartilhar este post Link para o post
andriy pereplyotkin Publicado 7 Agosto 2013 Satisfeito e confiante, perep? Decentemente. A equipa está completa e, honestamente, só tem uma lacuna clara. A lateral-esquerda. O Djavan é terrível, deu para ver. Espero que o Grilo agarre o lugar, embora o quisesse ao centro. Por agora até parece que vai ser mesmo o Reiner a fazer a posição, é razoável mas é central, claro. De resto estou plenamente satisfeito com o onze, que está quase todo ele definido já, talvez com excepção para o centro da defesa. O Sérgio deu algumas nuances mais claras à equipa, agora que teve uma pré-época para a preparar. A equipa é muito pragmática, um pouco demais para meu gosto até, mas o estilo de jogo é efectivo, dado que não é mero pontapé para a frente. Atirando primeiro aquilo que parece ser o onze base para começar a época, para depois fazer a melhor explanação: Ricardo Marcelo Goiano - Halliche - Capela - Reiner Fernando Alexandre - Makelele Marinho - Ogu - Diogo Valente Buval Ora bem, logo à partida salta uma alteração. Desde que subiu à primeira liga, salvo erro, que a Académica joga em 4-3-3 (na altura era Kibuey - Dário, se não me falha a memória). O Sérgio optou por algo que me parece ajustado e inteligente. A Académica não tem trincos. Ou melhor, não tem trincos como teve até este ano, como o Habib, o Keita ou até o Flávio, aqueles homens com maior capacidade física, que tomavam conta daquela zona por si só. Apesar de ser um jogador duro, o Fernando Alexandre não entra bem nesta categoria, imo. Este ano as opções passam por ele, pelo Bruno China e, em caso de necessidade, pelo Grilo. São jogadores que tem como principal valência na posição o bom controlo de bola e transporte correspondente. Por isso mesmo o Sérgio fez algo que, como disse, me parece ajustado e inteligente. Inverteu o triângulo. O Makelele é um recuperador de bolas fenomenal, é o meu jogador preferido desta equipa, provavelmente, mas peca num aspecto que o ano passado nos destruiu ao centro - o controlo de bola. Isto é, o ano passado não havia quem transportasse a bola, era por norma o Makelele mas perdia-a regularmente ou levava-a para caminhos pouco eficientes, por não ter essa capacidade. Há dois anos havia Adrien, que era exímio nisso, e por essa razão a equipa ressentiu-se. Com esta alteração, a equipa ganha em dois aspectos. A segurança defensiva é reforçada (nem sempre isso se verifica, mas neste caso a equipa respondeu bem à dupla à frente da defesa) e a 1ª fase de contrução é ligeiramente atrasada mas ganha em qualidade. Noutro ponto, falei em triângulo invertido, logo naturalmente falo agora do 3º homem do triângulo. O Ogu teve uma época terrível o ano passado. Eu não gostava muito dele à partida, não topava o hype, mas entendo os pontos fortes dele. E neste caso o Sérgio aproveita-os eximiamente. O Ogu é um jogador alto e absurdamente forte, com um remate fortíssimo e boa qualidade técnica. Neste esquema, ele assuma basicamente uma posição de 2º avançado. Aliás, permite à equipa ganhar uma bola que considero extremamente inefectiva, que é o pontapé de baliza. Com o Ogu e o Buval (mais tarde falo dele), a equipa tem ali dois jogadores que não só são fortes no jogo aéreo como conseguem segurar a bola. Mas continuando, a táctica aproveita os pontos fortes do Ogu. Estando naquela posição, não se lhe pede transporte de bola, em que é manifestamente mau, pede-se que aproveite os espaços e as oportunidades para rematar ou para fazer o último passe, ao mesmo tempo que mais facilmente se junta ao Buval na área para os cruzamentos e que é liberto das tarefas defensivas, em que é fraquíssimo. Pegando no ponto defensivo, passo para outra questão determinante da equipa. Vai ter que ter uma condição física apuradíssima. O Sérgio está a implementar uma pressão muito alta em bloco para recuperar a bola ainda no meio-campo ofensivo. De imediato, após a perda de bola ou quase sempre que o adversário troca a bola na defensiva, começa a pressão. Como disse, o Ogu é fraquíssimo neste tipo de tarefas e efectivamente o Sérgio sabe-o, dado que não participa nesta acção. Participa sim o extremo e o médio defensivo desse lado (EE e MDCE ou ED e MDCD, para ser mais sintético) em conjunto com o Buval. Isto é, 3 homens partem na pressão, enquanto que o Ogu dá cobertura ao médio que sobe para a pressão. O movimento agrada-me e parece-me, do que vi até agora, que está muito bem oleado. Neste aspecto o Buval vai ser importantíssimo. Falando do referido, está igual. Tinha algum receio a nível físico, mas depois de o ver jogar sei que é o mesmo homem que actuou no Feirense. Basicamente é o Edinho mas sem dois tamancos no lugar dos pés. Muito voluntarioso, com boa capacidade física, jogo aéreo e bom toque de bola. Não vamos ficar com grandes saudades do Edinho e do Cissé, não porque não tenham sido bons, porque para mim foram, mas porque este também o é. Como disse vai ser importantíssimo na pressão por duas razões: primeiro é um jogador activo no plano defensivo que é capaz de recuperar algumas bolas, segundo porque tem a tal capacidade técnica que lhe permite endereçar bem a bola quando a recupera. Sem essa capacidade, a recuperação da bola até seria positiva mas a equipa não seria capaz de aproveitar da melhor forma a desorganização defensiva do adversário. No entanto, o sector essencial para o esquema do Sérgio são as alas, do que vi. Até concretizar vai ser estranho, dado que a equipa até foca mais o jogo no centro do terreno, mas são os dois extremos que vão permitir que todas as "nuances" funcionem. Pede-se mais do que ataque ao Marinho e ao Diogo Valente, pede-se muita capacidade táctica e física. Tacticamente sei que a têm, fisicamente tem o Marinho, o Diogo apenas será capaz do trabalho que é pedido durante uns 70 minutos, daí a importância do Abdi (mas do banco já falarei). Para já são os homens que vão, como disse, subir de imediato na pressão. E se a pressão é do lado oposto, eles mexem-se na mesma dado que vão ser os primeiros homens à espera da recuperação de bola, para partirem para a frente. Além disso, é-lhes pedido que dêem equilíbrio defensivo. Como falei acima, o Ogu funciona sensívelmente como um wildcard (um pouco ao jeito do Ronaldo no Real p.ex., naturalmente ignorando a comparação qualitativa, mas o Mourinho usava muito essa pressão alta sem lhe dar enormes tarefas). Por essa razão, o Marinho e o Diogo Valente não podem ficar pela frente, têm que acompanhar o meio-campo. De certo modo, a equipa aponta para fases de jogo em que quase funciona em 4-4-2. Assim, se estes dois falham, o equilíbrio perde-se completamente. Quanto ao resto do onze, que se fica pela defesa, não lhe é pedido muito fora do normal. Gostei do que o Capela deu e acredito que vá ser o titular, mas tanto o João Real como o Reiner também podem jogar, seja com o Halliche ou até com o próprio Capela. Na direita estamos seguríssimos. Gosto muito, muito do Marcelo. Seguro a defender e a atacar, dá pouco nas vistas mas é certíssimo. À esquerda, como disse, estou preocupado. O Reiner é capaz de começar aí, dá alguma segurança e até nem ataca mal mas está pouco habituado à posição, nota-se que não é lateral. O Grilo também não o é, tem mais rotinas mas não é ali que o gosto de ver. O Djavan vai ser a piada do ano, é terrível a atacar e pior a defender. Mas sempre dá para rir, é um bicho disforme com braços até aos joelhos que corre como um acento circunflexo. Enfim. gostava que ainda reforçassem a posição, mas estou com dúvidas. Posto isso, e para terminar a avaliação ao plantel, o banco. Estou satisfeito de forma geral. Sei que não temos capacidade para ter 23 jogadores com a mesma qualidade, mas temos várias alternativas seguras. Na defesa o João Dias continua a dar pequenos passos e embora não vá evoluir grande coisa está uma alternativa segura, eventualmente seria bom ter alguém que atacasse melhor mas por agora chega. Ao centro estou muito satisfeito como acabei de dizer, acho que temos quatro bons centrais. À esquerda, se o Grilo for suplente, também chega. A titular já será outra coisa. No duplo pivot temos boas opções também, parece-me um sector reforçado pela mudança táctica, apesar de não ter grandes reforços (apenas o Fernando Alexandre e o regresso do Grilo que servirá de última opção provavelmente). O ano passado o Marcos Paulo não fez pré-época e teve 6 meses parado, quando jogou estava numa forma terrível e não ajudou a posição em que encontrou o resto da equipa. Este ano pode ser importante para descansar o Makelele, apesar de ser um jogador diferente. O China pode ir rendendo o Fernando Alexandre quando necessário, apesar de ainda só ter 31 anos já está em clara queda, principalmente a nível físico, mas é um jogador experiente que ganha com um parceiro de posição. Há ainda um terceiro homem para este duplo pivot que me faz elogiar a visão do Sérgio. O Cleyton. O ano passado, o Cleyton começou bem com um meio-campo compacto mas perdeu-se cedo. Andava desaparecido. Porquê? A tal falta de transporte de bola com qualidade e o facto de estar demasiado longe dos outros médios levavam a que não tivesse bola, e o Cleyton sem bola praticamente não existe. Defensivamente precisa de trabalho, mas é um work in progress precisamente por isso. No entanto a adaptação pode ser positiva. Se evoluir tacticamente, pode ser um homem que dê também capacidade de transporte de bola e até alguma criatividade, ao mesmo tempo que está mais próximo da construção de jogo. Nas alas temos 3 homens bem diferentes. O Magique é um 10 que foi adaptado a extremo, no início da época passada quando subiu a sénior, mas sentiu dificuldades. Não é muito rápido, mas tem uma técnica fenomenal. Cresceu muito no empréstimo ao Trofense. AInda não será certo que fique, pode beneficiar ainda de outro empréstimo. O Ivanildo é o que se conhece. Fraquinho, previsível nas alas e pouco inteligente. Lesiona-se muito, também. Possivelmente pode até ocupar outra posição, que atiro já de seguida. Há ainda o Manoel. Veio como opção para o centro, mas do que vi até é aqui que se destaca mais. Muito forte em diagonais, mas não tem a capacidade táctica do Diogo ou do Marinho. Por último o 10º reforço, o Abdi. Do que vi dele é um jogador que me agrada muito. O ano passado faltou-nos o ano inteiro um homem rápido e mais imprevisível. O Amessan ainda deu um par de jogos, mas este tem muito mais qualidade. Cobre uma lacuna e vai ser muito importante pelo aspecto de que falei, quanto à capacidade física do Diogo Valente e a exigência da posição. Na posição de 10/9.5 (porque é mais isso), há várias opções, todas muito diferentes. Além do Ogu, pode aparecer aqui o Cleyton ainda, embora tenha que ser mais recuado. O próprio Marcos Paulo, em jogos mais complicados para da força ao meio-campo. Ou até o Manoel, que parece jogar bem numa posição mais recuada. Mesmo na frente, estou preocupado. Gosto muito do Buval, como disse, mas as opções parecem-me tremidas. O Manoel, ali, não parece muito forte. Quanto ao Rafael Oliveira, chegou muito recentemente e só o vi jogar 15 minutos, mas parece-me mau. É um jogador mais fixo, tem uma estampa impressionante se estiver em boas condições físicas, mas não está. Vem gordo e não me parece muito forte com a bola nos pés. Falando de gordos, última nota para a baliza, que saltei. O Ricardo é mais que titular, claro. O Peiser deve um ano ou mais à rua. Nunca gostei dele mas está cada vez pior. Gordo, acomodado e com salário de príncipe. Espero que saia mal der. Para terminar, mesmo, é uma equipa segura do que me parece. Não é perfeita, não é o que mais me agrada, mas acho que temos algumas garantias para chegar à manutenção antes de entrarmos nas últimas 5 jornadas. Claro que ainda muito pode acontecer, o Sérgio ainda tem pouco tempo de treinador e as coisas podem não começar da melhor forma, a equipa pode falhar, a exigência física da estratégia pode levar a desgastes, o distúrbio bi-polar do Sérgio ou do JES podem dar nas vistas, a situação directiva pode levar a problemas internos, muita coisa. Mas em condições naturais, temos aqui uma boa equipa para dar um passo em frente a nível de segurança. São 12 anos na primeira liga, já chega de garantir a manutenção à 29ª jornada. /textwall Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 7 Agosto 2013 Excelente análise perep. A ideia que tenho da Académica este ano é que provavelmente serão uma equipa bem combativa, que vão proporcionar jogos em que o ritmo seja bem elevado durante os 90 minutos e que vão jogar um futebol simples, prático e que procure ser eficaz. Do que conheço, gosto do meio-campo (sobretudo do Makelele) e do Buval, que pode render bastante. Finalmente, o Abdi vai ser um grande reforço. Só precisei de ver os primeiros 2 jogos dele o ano passado em Olhão para saber que está ali um excelente jogador. Acredito que com o desenrolar da época se vai assumir como titular. Devem conseguir a manutenção com facilidade este ano. Compartilhar este post Link para o post
Jone Sampaoli Publicado 8 Agosto 2013 A Académica deste ano vai chegar e restar para o meio da tabela. Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 8 Agosto 2013 Nestes últimos anos tenho sempre dito isso mas já não me deixo enganar... lá para a 2ª volta veremos se algo mudou para melhor. Compartilhar este post Link para o post
andriy pereplyotkin Publicado 10 Agosto 2013 Há qualidade, até pela forma de pensar do treinador, para se ter aqui uma época estilo Domingos. Mas também há para nos f*dermos. Anyway, último jogo da pré-época, hoje. 2-1 ao Rio Ave. 9 jogos, 8 vitórias, 1 derrota, com apenas 5 golos sofridos (2 de penalty). Positivo. Compartilhar este post Link para o post
andriy pereplyotkin Publicado 13 Agosto 2013 Somos os trve campeões de pré-época, Lip, vamos festejar crl Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 13 Agosto 2013 Já vi malta a fazer alto frete por essas contas estarem erradas, como se tivesse importância :lol: para a estátua do leão! Compartilhar este post Link para o post
ricky Publicado 19 Agosto 2013 qual é o sentido dos bilhetes para o jogo contra o Sporting para sócios serem só 2,5€ mais baratos em relação aos bilhetes para os adeptos? Compartilhar este post Link para o post
Das Bost Publicado 19 Agosto 2013 mesmo, os bilhetes estão muito caros, não sei se posso ir ver :| Compartilhar este post Link para o post
leugim Publicado 2 Setembro 2013 O Cleyton tem ali muito potencial. Oxalá que o SC saiba aproveitar isso. Compartilhar este post Link para o post
andriy pereplyotkin Publicado 6 Setembro 2013 O Piloto assinou. Se juntarmos as peças dele e do China já dá para 90 minutos. Mas gosto muito, sou parcial. Capitan! Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 7 Setembro 2013 O Piloto assinou. Se juntarmos as peças dele e do China já dá para 90 minutos. Mas gosto muito, sou parcial. Capitan! :heart: Pelo que vi da época passada é para fazer um jogo por mês, mas é o Piloto, who cares. Compartilhar este post Link para o post
andriy pereplyotkin Publicado 7 Setembro 2013 Néstor Álvarez Nuno piloto gran amigo y gran compañero em meu época em académica abrazo piloto desde ColombiaSee Translation Unlike · Reply · 7 · 6 September at 17:14 via mobile Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 7 Setembro 2013 O Nestor :lol: Fizeste like? Eish, que herege.\ Compartilhar este post Link para o post
andriy pereplyotkin Publicado 8 Setembro 2013 Claro que sim, faz parte dos mitos. Abaixo de Kenny Cooper, do El Gato Perez e do super-Gelson, mas mesmo assim foi grande! Compartilhar este post Link para o post