Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Homem do Bussaco

[Música] Punk Rock

Publicações recomendadas

Cá vai disto:

Ninguém sabe ao certo quando é que o punk surgiu, basicamente porque existem várias definiçõs do termo: para uns é apenas um estilo musical, para outros um modo de estar. O que é certo é que no final dos anos 60, surgiu o garage rock, bandas como como The Sonics, MC5, The Stooges e Death tocavam músicas simples, mais rápidas, guitarras com distorção, letras muitas vezes politicas, e é provavelmente daqui que as primeiras bandas punk vão tirar as suas influências.

As primeiras bandas

As primeiras bandas de punk surgiram em Inglaterra e nos Estados Unidos,todas influênciadas pelas bandas de garage rock dos fins de 60 e inicios de 70. A economia dos paises estava a cair de podre, os jovens não conseguiam arranjar emprego, estavam revoltados, tinham ideias politicas muito próprias, e não suportavam muita da música que passava nas rádios, que não falava dos problemas sociais que se viviam na altura. Então do nada, nos EUA surgem bandas como Ramones e The Dead Boys que faziam isso mesmo: tocavam bem diferente das outras bandas da altura, mais agressivos, e as letras falavam de coisas actuais, da libertação animal, da anarquia, dos problemas pelo que os paises passavam, o que fazia com que os jovens se conseguissem rever naquelas músicas. A este novo estilo chamou-se de punk rock, basicamente porque quem tocava e gostava deste estilo era visto como um marginal.

Rapidamente o estilo ganhou fama entre os mais jovens, aparecia nas TV's e nas rádios e atravessou fronteiras. Em Inglaterra também começavam a surgir algumas bandas como The Sex Pistols e The Clash, e é mais ou menos nesta altura, mais precisamente em 1977 (o considerado "ano do punk), que se dá o grande boom e o punk deixa de ser considerado um estilo musical para ser considerado um estilo de vida baseado no DIY (Do It Yourself), nas ideias politicas de esquerda e no visual agressivo que contrastava com os outros estilos da época. Com o tempo este ultimo elemento deixou de ser tão importante como era no inicio porque qualquer punk concordará (penso eu) que uma pessoa vale pelo que tem por dentro e não por fora.

Algumas bandas:

The Sex Pistols

The Clash

The Ramones

The Dead Boys

The Damned

U.K Subs

O movimento skinhead (spirit of 69)

Não faz sentido falar de punk sem se falar deste movimento. Tudo começa em Inlaterra nos anos 60, muitos dos jovens da classe operária eram chamados de skinheads por raparem o cabelo, andavam em gangs, e tinham uma forma muito peculiar de se vestirem: botas da tropas, calças de ganga, suspensórios, etc.

No inicio os skinheads eram negros e brancos que frequentavam os bares de Soul e Reggae, estavam muito ligados à cultura jamaicana, sobretudo na música, eles ouviam muito ska, rocksteady e tudo isso. Importante referir que no inicio, os skinheads nada tinham a ver com a extrema-direita como hoje. Um original skinhead hoje em dia é muito descriminado pela maioria das pessoas que pensam que estão ligados ao fascismo e à extrema-direita, apesar de ser precisamente o contrário

Passando à frente, os skinheads apenas se começam a envolver com o punk no final da década de 70, que como basicamente também eram jovens revoltados com a vida, se sentiram muito próximos do punk. Eles iniciaram um subgénero do punk muito conhecido hoje em dia: o Oi!.

Algumas bandas:

The 4-Skins

Warzone

Agnostic Front

Combat 84

Cockney Rejects

The Exploited

Sham 69

http://www.youtube.c...h?v=y3ts9XD9iKQ

Hardcore Punk

Estamos nos Estados Unidos novamente para falar de outro subgénero do punk: o hardcore. No final dos anos 70 e inicios de 80, uma série de bandas americanas como Bad Brains, The Adolescents e Dead Kennedys tocavam uma versão do punk mais rápida, mais curta, os vocalistas pareciam que gritavam em vez de cantar, e assim nasceu o hardcore. A primeira banda do género é talvez Bad Brains, mas a banda que "inventou" o termo hardcore foram os canadianos D.O.A, com o seu album Hardcore '81. Esta cena era muito mais undergrond ("Not everyone can listen to hardcore, and we like it that way"-uma frase que alguem disse num documentario chamado "American Hardcore", mas não me lembro quem), e dizia-se que eram mais conscientes do que os punks originais, muitos membros das bandas abstinham-se de drogras incluindo alcool e tabaco (o movimento straight-edge, de que vou falar mais adiante), punham nas suas letras as suas ideias de maneira construtiva, e ligavam muito menos à modo de vestir, a maioria era t-shirt, calças e 'tá a andar.

E não há muito mais a falar sobre o hardcore, penso eu. Só mais uma coisa, este estilo é o que vai influenciar as bandas de thrash metal, e todos os estilos acabados em -core.

Algumas bandas:

Bad Brains

Minor Threat

Black Flag

Thrash Talk

Gang Green

D.O.A

Circle Jerks

Dead Kennedys

Deep Wound

Jerry's Kids

DYS

Negative FX

Negative Approach

Reagan's Youth

Necros

Void

Pronto acho que com estas já ficam muito bem servidos.

http://www.youtube.c...h?v=A8DJK1qJ4hk

http://www.youtube.c...feature=related

O movimento straight-edge (a contra-cultura à contra-cultura)

Ora bem, para vos dar uma ideia, quase todas as bandas punk e seus fãs tinham uma coisa em comum: embebedavam-se e drogavam-se bastante. Então quando começa o hardcore, começa também outro moviemento: o straight-edge. Tudo começa com uma simples pergunta que os jovens da altura envolvidos na cena hardcore perguntavam muitas vezes: Como é que eles querem ser revolucionários, se passam a vida bêbados e drogados? Alguém os levará a sério? O movimento começa com bandas como State of Alert e The Teen Idles, que não tomavam qualquer tipo de drogas, mas apenas começa a ser um movimento com a banda Minor Threat, cujo vocalista, Ian MacKaye já tinha sido baixista dos Teen Idles e era amigo de infância de Henry Rollins (vocalista de State of Alert e mais tarde de Black Flag).

Em 1983, Minor Threat lançam um album chamado Out of Step, que continha também uma música chamada Out of Step. É precisamente nessa música que vemos bem explicito o que é o movimento:

I don't...smoke!

I don't....drink!

I don't...f*ck!

At least I can f*ckin' think!

E eram estas as "regras" para quem quisesse abraçar o movimento (os edgers não são contra a actividade sexual, como muita gente pensa pelo 3º verso da música, mas são contra a prática da mesma com qualquer pessoa que lhes apareça à frente, apenas com as respectivas namoradas). Outra coisa característica dos edgers é a prática do vegetarianismo ou veganismo, mas não é obrigatório. O simbolo do movimento é o XXX que representam os três primeiros versos da "Out of Step", é normal ver este simbolo tatuado ou desenhado no corpo de alguém sXe (abreviatura de straight-edge). E pronto também não há muito mais a dizer sobre isto, a não ser que é um movimento à escala mundial e cada vez a ganhar mais adeptos. Existe uma variante do sXe chamada hardline, mas não vale a pena falar disso, basicamente são sXe vegans muito ligados a assuntos como a desflorestação e a reciclagem, parece tudo muito bem, mas basicamente é pessoal que quase obriga as outras pessoas a abraçar o movimento como se fossem os donos da verdade e defendem quase todos uma "ditadura vegan".

Algumas bandas:

The Teen Idles

Minor Threat

Youth of Today

Bold

Judge

Slapshot

SSD

Project X

Have Heart

Earth Crisis

Vegan Reich (banda hardline)

Raid (banda hardline)

http://www.youtube.c...h?v=rCH5f2daSSM

Outros géneros

O punk e o hardcore abriram caminho para que se criassem novos géneros como o Crust e o Powerviolence. Não vou tar muito a falar sobre estes outros géneros porque primeiro, são quase infinitos, mas vou deixar aqui algumas listas de bandas para perceberem como são alguns destes subgéneros.

Crust: Disrupt, Aus-Rotten, Amebix, Doom, Nausea

Powerviolence: Charles Bronson, Spazz, ACXDC, F*ck on The Beach

D-beat: Discharge, Doom

Pós-Harcdore: Fugazi, Embrace, Rites of Spring, At The Drive-In, Sparta

Pop-punk: Blink 182, Sum 41, New Found Glory

E estes são os mais importantes, de certeza que com uma rápida pesquisa encontrarão listas infinitas de subgéneros do punk.

Se acharem que deva acrescentar alguma coisa digam, é que isto é muita coisa e já é de noite, é normal que me tenha escapado algo. :maluco:

Editado por David_slbenfica

Compartilhar este post

Link para o post

Alguem me dê uma definição de punk-rock, que eu já vi um bilião de bandas ditas como punk rock que soam todas diferentes pa crl.

Compartilhar este post

Link para o post

Normalmente as letras são revolucionárias e também estão muito associados aos movimentos anarquistas.

Usam só bateria/baixo/guitarra como instrumentos (na maior parte das vezes).

Não consigo descrever. Mas costumam ser muito básicos. Por exemplo, as musicas dos Ramones são as mais fáceis de tocar na guitarra no inicio :mrgreen:

Vê ai: http://pt.wikipedia.org/wiki/Punk_rock ;)

Editado por David_slbenfica

Compartilhar este post

Link para o post

Normalmente as letras são revolucionárias e também estão muito associados aos movimentos anarquistas.

Usam só bateria/baixo/guitarra como instrumentos (na maior parte das vezes).

Não consigo descrever. Mas são sempre muito básicos. Por exemplo, as musicas dos Ramones são as mais fáceis de tocar na guitarra no inicio :mrgreen:

Vê ai: http://pt.wikipedia.org/wiki/Punk_rock ;)

O problema é que se fores ver listas de bandas punk_rock vais desde Ramones e Sex Pistols, até bandas tipo Green Day e FYS que não têm nada haver. Acho que o espirito punk-rock está um pouco banalizado.

Compartilhar este post

Link para o post

O problema é que se fores ver listas de bandas punk_rock vais desde Ramones e Sex Pistols, até bandas tipo Green Day e FYS que não têm nada haver. Acho que o espirito punk-rock está um pouco banalizado.

Pois não tem sentido. Mas também não os considero. É como Gossip. Onde é que aquil é Punk Rock? :facepalm:

Compartilhar este post

Link para o post

Pois não tem sentido. Mas também não os considero. É como Gossip. Onde é que aquil é Punk Rock? :facepalm:

O problema é que após o primeiro boom o punk morreu um pouco. Dai eu concordar mais com a discrição pop-punk para algumas bandas (como por exemplo FYS e FOB (TTTYG e FUTCT)), porém, há quem insista na designação de Punk-rock devido a existencia de powerchords nas músicas. Mas sinceramente, acho que a qualidade de Sex Pistols, Ramones, etc etc nem se pode comparar ao que se faz agora, e sinceramente, não consigo compreender porque é tudo da mesma qualidade.

Compartilhar este post

Link para o post

tens razão ;)

Nada haver!

Pessoalmente, tenho de admitir que gosto mais da 2ª música que demonstraste. Mas seguindo no que estava a dizer, o som dos primeiros é, para mim, muito mais de revolta, muito mais de libertação e por ai.

O "punk" de agora, têm-se entrado muito mais com o "emocore", onde praticamente se canta um pouco o que o gajo sente no momento. Quase que antes tinhamos letras de revolta, que agora passaram a letras de "sinto-me isto". Não é bem o caracter "estou na treta" que muita gente pensa que agora temos, mas está longe de ser o que era.

Compartilhar este post

Link para o post

Punk-Rock para mim é representável pelos Anti-Flag de antigamente. Eles tinham tudo o que eu achava que era Punk Rock. Agora têm estado meio meh.

Mesmo os Ramones - pelos quais sinto imenso respeito, diga-se - não são punk-rock para mim. E os Sex Pistols é só mais ou menos.

É indefinível, o Punk Rock. Por isso é que eu raramente digo que gosto deste género ou de outro qualquer. Eu gosto do Rock em geral e isso para mim chega :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Tara Perdida :prayer:

E ainda não falaram de Offspring, Blink 182 e Sum 41.

Adoro os três, mas não são punk-rock, são pop-punk ;)

BAD RELIGION !

Esqueci-me de os referir :prayer:

Editado por Sandes de fiambre

Compartilhar este post

Link para o post

Apesar de não ser propriamente o meu estilo de eleição e de nem sequer ouvir assim tantas vezes este tipo de bandas, é um movimento porreiro e vou algumas vezes a concertos disso. A minha cena é mais o anarkopunk e o punk politico em geral.

De bandas internacionais gosto de algumas coisas de Banda Bassotti, Los Fastidios, Kortatu, Anti Flag, Brigada Flores Magon, The Oppressed, The Pogues, Aus Rotten, Sin Dios, Dropkick Murphys, Obrint Pas, Puagh etc, não me apetece pensar mais lol

Por cá na cena mais underground vai-se ouvindo Mr Miyagi, Mais uma Queda, Artigo 19, hmm mais... Albert Fish tambem se ouve bem, Cabeça de Martelo, Bloody Disgrace, etc.

http://www.youtube.com/watch?v=bLq8V5HlWZo

http://www.youtube.com/watch?v=wnMeIywiNOs

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post

Tara Perdida :prayer:

E ainda não falaram de Offspring, Blink 182 e Sum 41.

Penso que estas 3 bandas também são um pouco exemplo do que disse a pouco.

Compartilhar este post

Link para o post

Por cá na cena mais underground vai-se ouvindo Mr Miyagi, Mais uma Queda, Artigo 19, hmm mais... Albert Fish tambem se ouve bem, Cabela de Martelo, Bloody Disgrace, etc.

Amo Miyagi, MUQ e Albert Fish. O novo album deles é dos melhores que já ouvi :prayer:

http://www.youtube.com/watch?v=yZi_ORFsFH8

Outra grande banda nacional

Editado por dbeirao

Compartilhar este post

Link para o post

It's a matter of prescience

No, not the science fiction kind

It's all about ignorance,

and greed, and miracles for the blind

the media parading, disjointed politics

founded on petrochemical plunder

and we're its hostages

If you stand to reason

you're in the game

the rules might be elusive

but our pieces are the same

and you know if one goes down we all go down as well

the balance is precarious as anyone can tell

this world's going to hell

Don't allow

this mythologic hopeful monster to exact its price

Kyoto now!

We can't do nothing and I think someone else will make it right

You might not think it matters now

But what if you are wrong

You might not think there's any wisdom in a fucked up punk rock song

But the way it is

cannot persist for long

a brutal sun is rising on a sick horizon

It's in the way

we live our lives

exactly like the double-edge of a cold familiar knife

and supremacy weighs heavy on the day

it's never really what you own but what you threw away

and how much did you pay?

In your dreams

You saw a steady state a bounty for eternity

Silent screams

but now the wisdom that sustains us is in full retreat

Don't allow

this mythologic hopeful monster isn't worth the risk

Kyoto now!

We can't have vision for the future if it can't be fixed

Alien

We need a fresh and new religion to run our lives

Hand in hand

the arid torpor of inaction will be our demise

Oh, Kyoto now!

http://www.youtube.com/watch?v=B99OIheLvlc

Not long ago, and yet the image is so vague

I hesitate to label it a memory

There was a show of local color and I failed to stray

Cause I had nothing to offer but insufficiency

And you know that it’s a bitch

When you learn to scratch that itch

A blatant fallibility

Sooner to some, but eventually

All gets pointed in the same direction

While the human masses and their vain conceptions

Obliterate each other with impunity

And you wonder, “what’s in this for me?”

To another abyss

To no avail

The search is bound to fail

To another abyss

To no avail

So long ago I set sail

And it chills me to the bone

That I’m so far away from home

To another abyss

So what should I do now? What should I celebrate?

Given finite means and a penchant to depreciate

How can I still avow and depend upon a state

That cares nothing for my happiness, welfare, or fate?

And I know I can’t explain

The commotion in my brain

Like a terrifying reality

Deconstructed but inadequately

All gets pointed in the same direction

While the human masses and their vain conceptions

Obliterate each other with impunity

And release the weight of history

<chorus>

So long ago, so long ago…oh, I set sail

And I’m struggling on the way

And I’m waiting for the day (to another abyss)

And I’m looking for the way back home (to another abyss)

So far away (to another abyss)

So far away (to another abyss)

(to another abyss) So far away

(to another abyss)

:heart: :prayer:

Compartilhar este post

Link para o post

E Mata Ratos pá :prayer:

Talvez a primeira banda nacional que ouvi. Felizmente em Portugal existem mesmo grandes bandas, há sempre bandas novas de qualidade a surgirem :handclap:

Costumas ir a concertos?

Compartilhar este post

Link para o post

Talvez a primeira banda nacional que ouvi. Felizmente em Portugal existem mesmo grandes bandas, há sempre bandas novas de qualidade a surgirem :handclap:

Costumas ir a concertos?

Vou de vez em quando, nos ultimos meses por acaso não fui a nada.

Aqui no Porto há uns sitios tipo o Altar, Spot, Metalpoint, Casa Viva, onde costuma haver gigs de punk.

Compartilhar este post

Link para o post

Quando ouço curto imenso Fonzie e Tara Perdida dentro da cena nacional, mas para mim nada bate ouvir Dropkick Murphys mal acordo. :wub:

Compartilhar este post

Link para o post

Quando ouço curto imenso Fonzie e Tara Perdida dentro da cena nacional, mas para mim nada bate ouvir Dropkick Murphys mal acordo. :wub:

Conheces os The Pogues?? Eram uma grande banda de folk celta com algumas cenas de punk, muito porreiro mesmo, o vocalista é o maior apesar de ser grande bebado.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...