Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Puto Perdiz

IP8 vai cortar ao meio olival que produz o melhor azeite do mundo

Publicações recomendadas

Estradas

IP8 vai cortar ao meio olival que produz o melhor azeite do mundo

Económico

29/03/11 15:35

enviar noticia

A Sociedade Taifas, que explora um olival com 700 hectares em Ferreira do Alentejo e que em 2010 ganhou o prémio para o melhor azeite maduro frutado do mundo, vai ter a sua exploração cortada ao meio pelo IP8.

João Filipe Passanha, um dos responsáveis da empresa familiar que produz azeite na Quinta de São Vicente desde 1738, diz estar "incrédulo" e preocupado pelo futuro da exploração. É que o prestígio já granjeado junto dos importadores que "são extremamente exigentes" com as condições ambientais da produção, pode ficar comprometido.

"O mais aberrante em tudo isto é que nem se deram conta das infra-estruturas que existiam", quando optaram trazer o traçado do IP8 pela Quinta de São Vicente, acentua Filipe Passanha, em declarações ao jornal Público.

Para além de perder cerca de 6000 árvores e uma parcela de terreno com três quilómetros de comprimento por 80 metros de largura, a viabilidade económica e ambiental da empresa pode ser afectada.

Com a herdade cortada ao meio "temos de gerir o olival nos dois lados da estrada", observa Filipe Passanha, que assegura que o traçado do IP8 - que ligará Sines a Beja - vai causar "impactes brutais na exploração".

Em 2010, a Sociedade Taifas exportou, para 18 países, quase 90% das 800 toneladas de azeite que produziu em lagar próprio. Os principais importadores encontram-se em Inglaterra, Noruega, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Alemanha, Brasil, China e Estados Unidos da América.

http://economico.sapo.pt/noticias/ip8-vai-cortar-ao-meio-olival-que-produz-o-melhor-azeite-do-mundo_114628.html

Compartilhar este post

Link para o post

Só cá...

Sector produtivo?

Interessa pouco, temos de dar trabalho á MotaEngil!!! Toca a mandar alcatrao!!!!

Bem sei que i IP8 vai ser importante, mas porra, podia fazer o traçado á volta...

Compartilhar este post

Link para o post

Bem sei que i IP8 vai ser importante, mas porra, podia fazer o traçado á volta...

naaah, isso da muito trabalho, precisamos de descansar.

Compartilhar este post

Link para o post

Se os terrenos são da família, deduzo que privados, para o IP8 ser construído mesmo em cima, não teria de ter autorização por parte do dono dos mesmos?

Compartilhar este post

Link para o post

Se os terrenos são da família, deduzo que privados, para o IP8 ser construído mesmo em cima, não teria de ter autorização por parte do dono dos mesmos?

e-x-p-r-o-p-r-i-a-ç-ã-o

Compartilhar este post

Link para o post

e-x-p-r-o-p-r-i-a-ç-ã-o

Eu sabia mais ou menos como funcionava (a palavra correcta, nem por isso), mas não tinha a certeza se podiam chegar ali, e "'tá feito".

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Eu sabia mais ou menos como funcionava (a palavra correcta, nem por isso), mas não tinha a certeza se podiam chegar ali, e "'tá feito".

Suponho que tiveram de pagar uma indemnização.

O que não faz deste caso uma palhaçada menor. Não entendo, hipotecarem o futuro de algo tão produtivo, com tanta qualidade e já histórico...

Compartilhar este post

Link para o post

Produção nacional e exportação. Who cares.

Estamos bem nesses campos, ao nível dos melhores do mundo.

Compartilhar este post

Link para o post

Suponho que tiveram de pagar uma indemnização.

O que não faz deste caso uma palhaçada menor. Não entendo, hipotecarem o futuro de algo tão produtivo, com tanta qualidade e já histórico...

Sim, pagam uma indemnização, mas neste caso, a mesma não deverá cobrir o prejuízo a médio/longo prazo da perda daqueles terrenos.

Compartilhar este post

Link para o post

Tanto quanto sei esses terrenos, uma faixa com 150m por 3km foram vendidos à uns 10 anos a uma empresa que pertence ao grupo totta-santander. Sendo que a proprietaria conservou o uso-fruto dos terrenos, ou seja venderam o terreno, mas continuam a poder explorar o mesmo, mas apenas venderam a parte onde parece que o IP8 vai passar.

Isso aqui em beja já era muito conhecido!

Compartilhar este post

Link para o post

Vou deixar os dois comentários que deixei no FB do Jota (passem os erros ortográficos de quem os publicou), que fez o favor de também partilhar a notícia:

Apenas um dos muitos na secção de comentários da notícia: "A conta é simples se a herdade tem 700ha e se produz 800 Toneladas dá qualquer coisa 1.1428 Toneladas por ha (o que eu acho muito pouco, só faz isto quem foge ao fisco, esconde prod...ução para vender por fora), portanto o IP8 vai destruir aproximadamente 24 ha o que equivale a 27,4 Toneladas, ou seja são unicamente 3.5% da produção, a exportação nem sequer é afectada.

Portanto só gostava de saber se o pogresso de Beja com o IP8 vale ou não a quebra de 3.5% de um olival, pelo qual o Estado, ou seja Nós, pagamos ou vamos pagar xorudamente e se esta empresa o investir no olival provavelmente vai aumentar a sua produção em muito mais de 3.5%."

Sem contar com o outro que dizia que o dono do olival anda com salários em atraso há que tempos... ou ainda o outro que dizia que estavam toneladas e toneladas de azeite guardados a que ele não conseguia dar vazão...

Não duvidaria se me dissessem que quem fez o traçado não se deslocou ao local, mas há que fazer análises custo/benefício... Além disso, o P falou aí na Mota-Engil, e no entanto quem tem a Subconcessão Baixo Alentejo não é a Mota-Engil... por isso também era escusado...

Compartilhar este post

Link para o post

Também vinha dizer o mesmo, que tinha quase a certeza que não era obra da Mota-Engil.

Compartilhar este post

Link para o post

Não duvidaria se me dissessem que quem fez o traçado não se deslocou ao local, mas há que fazer análises custo/benefício... Além disso, o P falou aí na Mota-Engil, e no entanto quem tem a Subconcessão Baixo Alentejo não é a Mota-Engil... por isso também era escusado...

Disse Mota Engil como podia ter dito o nome de qq outro dos nossos tubaroes do Asfalto... Nao faço a minima ideia quem era o responsavel, e nem fui procurar, simplesmente mostrei o meu desagrado e mandei um nome dos do costume ao ar...

Compartilhar este post

Link para o post

Estradas quando são projectadas quase nunca tem em consideração as infra-estruturas existentes , duvido que o dono possa fazer algo por mais que lute expropriação vai sempre passar por cima

Compartilhar este post

Link para o post

FDS, a novela já não vai fazer mais gravações lá :cadeirada:

Compartilhar este post

Link para o post

Pudim, estás a trabalhar nesta obra?

Nem eu trabalho em obra, nem trabalho para a Edifer. :) De qualquer forma, comecei a trabalhar já depois de acabadas as concessões em Portugal (já só participei ligeiramente na Pinhal Interior e na Auto-Estradas do Centro).

Compartilhar este post

Link para o post

Isso sei eu. E daí, Peplin?

Daí nada, pá. :mrgreen: Foi uma informação complementar do tópico. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Nem eu trabalho em obra, nem trabalho para a Edifer. :) De qualquer forma, comecei a trabalhar já depois de acabadas as concessões em Portugal (já só participei ligeiramente na Pinhal Interior e na Auto-Estradas do Centro).

Como futuros colegas de profissão, e também porque sou curioso :tongue:, estás a trabalhar em quê? Se não quiseres dizer, no prob.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...