Peplin Publicado 11 Fevereiro 2017 Vencemos a Bósnia por 2-1 e garantimos assim a manutenção. Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 24 Abril 2017 Estados Unidos e Bielorrússia são os finalistas da Fed Cup. Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 7 Fevereiro 2018 Perdemos 3-0 com a Grã-Bretanha. Watson - Francisca Jorge: 6-4 e 6-2 Konta - Koehler: 6-1 e 6-0 Boulter/Smith - Koehler/Jorge: 6-0 e 6-2 Jogamos amanhã com a Estónia. Compartilhar este post Link para o post
Lleyton Publicado 10 Abril 2025 Fui buscar uma pá para desenterrar este tópico que além de estar há mais de 7 anos sem post, já nem tem o título correto visto que a competição agora tem o nome de "Billie Jean King Cup". Bem, depois de uma fase mais negra do nosso ténis feminino, em 2022 conseguimos a promoção do Grupo III para o Grupo II. No ano seguinte, repetimos a proeza e subimos para o Grupo I. Em 2024, com a meta de conseguir a manutenção, alcançámos o objetivo por uma unha negra (excluindo os países despromovidas, fomos a última seleção na classificação). Esta semana estamos a disputar novamente o Grupo I num grupo com Letónia, Croácia e Áustria: anteontem batemos a Letónia por 3-0; ontem foi o dia mais negativo porque além de termos sofridu um 0-3 com a Croácia perdemos também a Francisca Jorge, n.º1 nacional, por lesão; hoje vencemos a Áustria por 2-1 no par decisivo (onde a Angelina Voloschuk substituiu a Francisca). Isto quer dizer que assegurámos o 2.º lugar do grupo que permite ainda sonhar com uma eventual promoção ao playoff do grupo mundial. Para isso vamos agora enfrentar a Eslovénia, e se a Francisca continuar lesionada o confronto deve ser uma mera formalidade para as adversárias. Se a lesão não foi grave e ela estiver em condições para jogar, é possível sonhar. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 10 Abril 2025 7 anos depois e a Francisca já lá andava. Compartilhar este post Link para o post
Lleyton Publicado 10 Abril 2025 Citação de Descartes, há 34 minutos: 7 anos depois e a Francisca já lá andava. Com 17 aninhos... Estava a começar a crise do ténis feminino nacional. Entretanto a Neuza Silva veio dizer que não existe lesão grave e que a Francisca pode defrontar a Eslovénia no sábado. A Francisca deverá perder de qualquer forma porque vai jogar com a Kaja Juvan, mas isto permite que a Matilde enfrente a n.º 2 eslovena que será um ponto mais vencível e depois temos sempre boas hipóteses no par com as manas. Só espero que a Francisca esteja realmente a 100% porque não tem tido bons resultados em 2025 e para a semana há o WTA 125 de Oeiras. Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 12 Abril 2025 Trocaram a ordem, a Matilde está a jogar contra a Juvan e a Francisca vai jogar contra a Lovric Compartilhar este post Link para o post
Lleyton Publicado 12 Abril 2025 Citação de Lebohang, há 2 minutos: Trocaram a ordem, a Matilde está a jogar contra a Juvan e a Francisca vai jogar contra a Lovric Foi um lapso meu no post anterior. Nesta competição jogam n.º 1 vs n.º 1 e n.º 2 vs n.º 2 que é o que está a acontecer. A questão é que a Kaja Juvan andava há uns tempos no top 100 e eu não me tinha apercebido que tinha caído para fora do top 500 e por isso é atualmente a n.º 2 eslovena, daí o erro. Compartilhar este post Link para o post
Lleyton Publicado 12 Abril 2025 Muito boa vitória da Matilde! Derrotou a Juvan por 1-6, 6-3 e 7-5. Ainda tremeu no terceiro set desperdiçando uma liderança de 5-3, mas não se deixou afetar. Agora temos o claro favoritismo a passar. Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 12 Abril 2025 Está feito, vencemos o play-off Compartilhar este post Link para o post
Lleyton Publicado 12 Abril 2025 (editado) Francisca venceu por 2-6, 6-3 e 6-3 e, pela primeira vez na sua história, Portugal estará nos playoffs de acesso ao Grupo Mundial! Edit: afinal é a primeira vez desde 1991. Fui induzido em erro por outra notícia. Editado 12 Abril 2025 por Lleyton Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 12 Abril 2025 Muito bem as manas Jorge a fazer história. Compartilhar este post Link para o post
Lleyton Publicado 19 Junho 2025 No playoff de acesso ao grupo mundial, Portugal foi colocado num grupo com a Austrália e o Brasil que se disputará em Hobart, em novembro. Não temos hipóteses, mas vai ser enriquecedor para as manas jogar com tenistas como a Kasatkina e a Haddad Maia. Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 12 Novembro 2025 Citação Do Jamor a Hobart com história à vista, Portugal aborda play-off da BJK Cup com “motivação em alta” A longa viagem já lá vai e a seleção nacional feminina está adaptada às condições de Hobart, onde neste final de semana vai discutir o play-off de acesso à fase final da Billie Jean King Cup com a anfitriã Austrália e o Brasil. Francisca Jorge, Matilde Jorge, Angelina Voloshchuk e Inês Murta reuniram-se no Complexo de Ténis do Jamor com a capitã Neuza Silva no início da semana passada para um primeiro treino conjunto, mas sobretudo “para a equipa se reunir cedo porque temos feito isso nos últimos anos e tem corrido bem”, explicou ao Raquetc a líder da equipa. “É uma forma de começarmos a focar-nos mais cedo na competição. É importante a equipa estar junta e viver momentos de descontração”, acrescentou antes de comentar a adaptação à maior viagem alguma vez realizada por uma seleção portuguesa. “Entrámos bem no jet lag e fizemos o protocolo das dormidas e da alimentação bem feito. É claro que a viagem é dura, mas a motivação é grande e sobressai-se a tudo isso. Faz com que seja mais fácil ultrapassar essas dificuldades”, explicou a capitã, que enquanto jogadora chegou à 133.ª posição do ranking mundial e esteve em 23 eliminatórias da Billie Jean King Cup (então Fed Cup), com um saldo mais do que positivo de 30 vitórias e 16 derrotas entre singulares e pares. Neuza Silva acrescentou que “as peças estão bem montadas para termos uma boa prestação”, até porque “qualquer uma delas gosta desta competição e o bom ambiente da equipa reflete-o. Estou bastante feliz por termos conquistado este play-off, é fruto do trabalho que se tem feito ao longo dos anos e eu tenho falado nisto porque acho sempre bom de passar que em 2022 estávamos na terceira divisão da zona europeia e agora estamos a lutar num play-off mundial. A evolução da equipa e das jogadoras é notória, tal como a entrega que têm em cada jogo nesta competição, que no fundo se joga com o coração e com as cores de Portugal. É um grande orgulho para nós.” O Grupo E deste play-off concentra Austrália, Brasil e Portugal no Domain Tennis Centre, onde as equipas discutirão entre si, em piso rápido ao ar livre, o único bilhete de apuramento para as Billie Jean King Cup Qualifiers de 2026, já no tradicional formato home-away (eliminatória única). Com 11 horas de diferença entre Hobart e Lisboa, os confrontos com a Austrália e o Brasil acontecerão, respetivamente, às 12 horas locais (1h da manhã em Portugal Continental) de sexta-feira e sábado, Sobre as adversárias, Neuza Silva destacou “a Austrália como a equipa com mais poder por contar com jogadoras do top 100 e uma delas até no top 30”, apontando “muita qualidade tanto ao nível dos singulares, como do par”. Em relação ao Brasil, a capitã portuguesa disse conhecer melhor esta comitiva “por serem jogadoras que vamos apanhando muitas vezes nos torneios.” E deixou uma promessa: “Vamos jogar com as nossas armas e tentar preparar da melhor maneira cada encontro consoante o que temos e as nossas características. Tenho incorporado nos treinos situações de jogo que vamos apanhar. Vão ser dois dias de competição muito difíceis, mas estamos preparadas para isso e, no fundo, dois dias de competição não são nada para nós, já que estamos habituadas a uma semana intensiva de jogos. Estamos todos fisicamente e mentalmente bem preparados para o que aí vem.” Compartilhar este post Link para o post
Lleyton Publicado 14 Novembro 2025 Perdemos 3-0 com a Austrália, mas pelo menos tivemos a Francisca Jorge a fazer lip sync do Mamma Mia. 1 Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 14 Novembro 2025 Tirando o jogo de pares foi bem mais equilibrado do que seria suposto. Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 15 Novembro 2025 Derrota por 3-0 frente ao Brasil Compartilhar este post Link para o post
Lleyton Publicado Abril 8 (editado) Depois da excelente prestação o ano passado na Lituânia, onde Portugal entrou com o objetivo de conseguir a manutenção no Grupo I e acabou a apurar-se para o playoff do Grupo Mundial, começou ontem, no Jamor, a edição de 2026 deste Grupo I. Portugal ficou no grupo da Alemanha, Dinamarca e Suécia com uma tarefa muito difícil pela frente: é que, ao contrário do ano passado, o 3.º lugar no grupo não garante a manutenção, o 2.º posto - resultado luso no ano passado - não dá a ida ao playoff de acesso ao playoff do Grupo Mundial (inception de playoffs, mas foi onde Portugal saiu vitorioso na Lituânia) e o 1.º lugar não garante automaticamente o acesso a essa fase (passam ao playoff 3 dos 4 vencedores dos grupos). Ontem, devido à chuva, pouco se jogou no Portugal x Alemanha: a Matilde perdeu o primeiro set diante da Noah Akugue (192.ª) por 4-6 e liderava a segunda partida com 2 breaks de vantagem e set point na mão (5-2 *40-30) quando começou o temporal. Hoje, no reatar do desafio, foi encontro de sentido único e ficou fechado por 6-4 e 7-5 para a alemã... Questiono-me se a Matilde festejou o aniversário ontem de forma demasiado efusiva. 😆 Vida díficil para a seleção, até porque a Francisca tinha, de seguida, pela frente a Ella Seidel (85.ª), mas conseguiu uma grande vitória por 6-2 e 7-5! A decisão recaiu no par, onde sabemos que temos boas hipóteses contra qualquer dupla, e as manas venceram por 6-1 e 7-5, carimbando assim o triunfo diante da Alemanha, que na teoria era o adversário mais difícil. Jogam ainda hoje diante da Dinamarca e amanhã frente à Suécia. Vamos ver se a Francisca e a Matilde não vão acusar o cansaço porque, a não ser que uma eliminatória fique resolvida antes do par, elas vão jogar os jogos todos. Editado Abril 8 por Lleyton 2 Compartilhar este post Link para o post
NICycles Publicado Abril 8 Ficou resolvida, Portugal ganhou os dois jogos contra a Dinamarca. A Angelina derrotou 6-2 6-3 a Mortensen A Francisca derrotou 1-6 6-0 6-2 a Svendssen Compartilhar este post Link para o post
Lleyton Publicado Abril 9 Citação de Lleyton, há 13 horas: Jogam ainda hoje diante da Dinamarca e amanhã frente à Suécia. Vamos ver se a Francisca e a Matilde não vão acusar o cansaço porque, a não ser que uma eliminatória fique resolvida antes do par, elas vão jogar os jogos todos. Bem a Neuza a desmentir-me e a fazer descansar a Matilde, colocando a Angelina que se portou muito bem. Se garantirmos o primeiro lugar no grupo, vamos defrontar o vencedor do grupo A (provavelmente será a Sérvia). Em caso de vitória, garantimos o acesso ao playoff. Se perdermos, jogamos o tudo ou nada com o derrotado do embate entre os líderes dos grupos B e C. No entanto, há que derrotar a Suécia primeiro para garantir a conquista do grupo. Compartilhar este post Link para o post
Lleyton Publicado Abril 9 Vamos entrar daqui a pouco em court para o último jogo do grupo diante da Suécia. As escandinavas venceram a Alemanha, o que foi um mau resultado para nós: se tivessem perdido, havia uma chance de vencermos o grupo com uma derrota hoje, assim somos mesmo obrigados a ganhar. A Neuza voltou a surpreender-me e a ordem de jogos é a seguinte: Angelina vs Hennemann (333.ª) Francisca vs Rinaldo Persson (249.ª) Francisca e Matilde vs Bajraliu e Nilsson Parece-me que a Neuza está confiante que a Francisca (ou a Angelina) vence o seu singular e que depois as manas resolvem no par. Não sei se não será arriscado. Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado Abril 9 Perderam 2-1. Algo de estranho aconteceu no jogo de pares, as manas Jorge estavam a dominar por 61 41 e subitamente levaram 5 jogos mais um 3-10 no último set, cheira-me que uma delas provavelmente lesionou-se EDIT: É que por acaso vi o jogo até aos 61 21 e as manas estavam a fazer da dupla sueca autênticas cadetes. Compartilhar este post Link para o post
Lleyton Publicado Abril 10 Como é que é possível? Isto é que é morrer na praia. Só vi o encontro da Angelina, que voltou a dar muito boa conta de si, e pensei que entre o singular da Francisca ou os pares isto ficava resolvido. Continua a ser uma prestação positiva com a garantia da manutenção, mas este final deixa um sabor muito amargo na boca. Compartilhar este post Link para o post