Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Goku

Última Ceia aconteceu numa quarta e «não numa quinta-feira»

Publicações recomendadas

Quintas são para jantares académicos, claro que não podia ser...

Compartilhar este post

Link para o post

Última o que?

Jesus who?

Épa, acreditar nessas coisas é tão...

Compartilhar este post

Link para o post

Está tudo a gozar, mas a nível teológico isto, a ser verdade, é uma reviravolta do carago.

Compartilhar este post

Link para o post

Está tudo a gozar, mas a nível teológico isto, a ser verdade, é uma reviravolta do carago.

O que mudará?

Já sabemos que data do Natal não é certa.

Sabemos pouco ou nada sobre a data certa da Páscoa.

Sabemos que as torturas que Cristo sofreu, dificilmente terão existido e sabemos ainda, que não foi crucificado num Monte.

Acho que depois disto, ser na 5ª, na 6ª ou na 2ª vai dar ao mesmo :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Não no ensino da Teologia e na forma como se celebra a ocasião.

Que história é essa de as torturas de Cristo dificilmente terem acontecido?

Compartilhar este post

Link para o post

Não no ensino da Teologia e na forma como se celebra a ocasião.

Que história é essa de as torturas de Cristo dificilmente terem acontecido?

Simples.

Os Romanos, eram um povo bastante burocrático e tudo o que era feito aos condenados, bem como as suas execuções eram descritas.

Como não existiu mais nenhum caso de um condenado à cruz que tenha sofrido tais torturas (e aqui basta pensar em Spartacus, por exemplo) alguns historiadores acreditam, que foi exagerado por parte dos evangelistas, com o fim de dar mais "impacto" ao sofrimento de Cristo pela humanidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Simples.

Os Romanos, eram um povo bastante burocrático e tudo o que era feito aos condenados, bem como as suas execuções eram descritas.

Como não existiu mais nenhum caso de um condenado à cruz que tenha sofrido tais torturas (e aqui basta pensar em Spartacus, por exemplo) alguns historiadores acreditam, que foi exagerado por parte dos evangelistas, com o fim de dar mais "impacto" ao sofrimento de Cristo pela humanidade.

Compreendo. Mas uma parte das torturas não foram feitas pelos próprios judeus? Confesso que não conheço essa história em pormenor.

Compartilhar este post

Link para o post

Compreendo. Mas uma parte das torturas não foram feitas pelos próprios judeus? Confesso que não conheço essa história em pormenor.

Não. Os Judeus não tinham jurisdição para aplicar qualquer punição, dai terem entregue Jesus aos Romanos

Compartilhar este post

Link para o post

Se nao me engano, os Romanos deixaram Jesus ao cuidado dos Judeus e eles fizeram o que se sabe

Compartilhar este post

Link para o post

Se nao me engano, os Romanos deixaram Jesus ao cuidado dos Judeus e eles fizeram o que se sabe

Não.

Foi o oposto.

Caifás não tinha jurisdição, então entregou-o a Pôncio Pilatos, que ainda tentou que, por via do povo, ele fosse salvo, mas na altura o povo preferiu Barrabás.

E sendo assim, o Pilatos lavou as mãos e entregou aos soldados romanos, que eram os únicos com tais poderes.

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora Black, a existência de Cristo é uma coisa aceite entre historiadores, certo?

Compartilhar este post

Link para o post

Não.

Foi o oposto.

Caifás não tinha jurisdição, então entregou-o a Pôncio Pilatos, que ainda tentou que, por via do povo, ele fosse salvo, mas na altura o povo preferiu Barrabás.

E sendo assim, o Pilatos lavou as mãos e entregou aos soldados romanos, que eram os únicos com tais poderes.

Foi isso então... :wink:

A descrição da condenação de Jesus:

O resto é letra.

Seriously dude?

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora Black, a existência de Cristo é uma coisa aceite entre historiadores, certo?

Penso que sim, não me lembro de aparecer alguém a negá-lo.

Compartilhar este post

Link para o post

Quintas são para jantares académicos, claro que não podia ser...

Fui eu que mostrei a Jesus o que era o FEUPCaffe, logo na primeira vez que foi papou uma bacana de nutrição.

Compartilhar este post

Link para o post

Fui eu que mostrei a Jesus o que era o FEUPCaffe, logo na primeira vez que foi papou uma bacana de nutrição.

Fake, não há gajas no FEUPCaffé.

Compartilhar este post

Link para o post

Oh porfavor!

Plutão já não é um planeta, descobriram mais um signo no zodíaco e o mundão taí ó! O Porto ganhando, o Sporting perdendo...

Nada muda carago!

Óbvio que não.

Compartilhar este post

Link para o post

O que mudará?

Já sabemos que data do Natal não é certa.

Sabemos pouco ou nada sobre a data certa da Páscoa.

Sabemos que as torturas que Cristo sofreu, dificilmente terão existido e sabemos ainda, que não foi crucificado num Monte.

Acho que depois disto, ser na 5ª, na 6ª ou na 2ª vai dar ao mesmo :lol:

rinka, podias explicar as duas primeiras sff, ando a leste sobre isto

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Vladimir Ilitch

E eu pensava que era algo sobre a Ultima Ceia do Da Vinci. já vinha todo lambão... :mrgreen:

Que mudanças é que isto poderá trazer blackhawk?

Compartilhar este post

Link para o post

rinka, podias explicar as duas primeiras sff, ando a leste sobre isto

1) a data do Natal, nunca pode ter sido 25 de Dezembro.

Porquê? Muito simples

1º foi na altura do Recenseamento e esse deu-se na Primavera.

2º Para os pastores estarem cá fora, só poderia ser na Primavera ou no Verão, nenhum pastor seria idiota para dormir ao relento com temperaturas baixas, como as registadas em Belém.

3º Ninguém mandaria uma mulher grávida para uma manjedoura com o frio do Inverno.

Quanto à Páscoa:

Não se sabe ao certo, quando foi, apenas que foi na época do Herodes (não confundir com o pai dele que matava bebés) e de Poncio Pilatos e que foi na altura próxima da Páscoa judia, Antes disso os discipulos falam em celebrar essa efeméride.

Logo a Igreja Católica Romana, como não tinha a data certa, escolheu ser no 1º Domingo, após a 1ª Lua Cheia a contar do Equinócio da Primavera (do Hemisfério Norte)

Compartilhar este post

Link para o post

Oh porfavor!

Plutão já não é um planeta, descobriram mais um signo no zodíaco e o mundão taí ó! O Porto ganhando, o Sporting perdendo...

Nada muda carago!

Óbvio que não.

Porque é que. quando alguem dá uma opiniao diferente da tua, tu ridicularizas essa pessoa??

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...