Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Goku

Última Ceia aconteceu numa quarta e «não numa quinta-feira»

Publicações recomendadas

Porque é que. quando alguem dá uma opiniao diferente da tua, tu ridicularizas essa pessoa??

Vc é quem anda desatualizado.

Tudo o que disse é verdade sobre Plutão e o zodíaco.

Se não chegou lá, paciência...

Compartilhar este post

Link para o post

Vc é quem anda desatualizado.

Tudo o que disse é verdade sobre Plutão e o zodíaco.

Se não chegou lá, paciência...

E eu disse que era mentira??

Compartilhar este post

Link para o post

1) a data do Natal, nunca pode ter sido 25 de Dezembro.

Porquê? Muito simples

1º foi na altura do Recenseamento e esse deu-se na Primavera.

2º Para os pastores estarem cá fora, só poderia ser na Primavera ou no Verão, nenhum pastor seria idiota para dormir ao relento com temperaturas baixas, como as registadas em Belém.

3º Ninguém mandaria uma mulher grávida para uma manjedoura com o frio do Inverno.

Mas isso é a tua opinião?

Atenção, não estou a duvidar

Compartilhar este post

Link para o post

Que o nascimento de Jesus não foi no dia 25 penso que fosse de conhecimento geral...

Compartilhar este post

Link para o post

Que o nascimento de Jesus não foi no dia 25 penso que fosse de conhecimento geral...

Sou desligado destas coisas

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Vladimir Ilitch

Sou desligado destas coisas

x2

Compartilhar este post

Link para o post

Mas isso é a tua opinião?

Atenção, não estou a duvidar

Minha e de muitos historiadores.

Aliás a data do Recenseamento não permite erros, os recenseamentos eram no inicio do ano e para os romanos, o inicio do ano era na Primavera.

Há quem não saiba, quem não tenha estudado religião

Compartilhar este post

Link para o post

Sendo assim, dá um significado completamente diferente à expressão 'Vê lá se não te sai a Páscoa ao Sábado' :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora Black, a existência de Cristo é uma coisa aceite entre historiadores, certo?

"Historically, it is quite doubtful whether Christ ever existed at all, and if He did we do not know anything about Him..." Bertrand Russell, 'Why I am not a Christian'

Eu partilho da uma semelhante opinião. Afinal, Jesus é pela primeira vez mencionado à volta de 49AD, depois de já ter morrido e só mais tarde é que são escritos os Evangelhos que relatam a sua vida e ensinamentos, ou seja, os historiadores, filósofos, etc. contemporâneos a Jesus Cristo nunca o mencionaram. Para além disso também temos o “pequeno” facto de que muita dessa vida, somente descrita anos após a sua morte, encontra semelhanças com outros personagens míticos de religiões anteriores ao Cristianismo. Dessas similaridades deixo algumas como exemplo, filho de um Deus, 12 discípulos, os milagres, a última ceia, a crucificação e ressurreição, entre outras. Assim é difícil de acreditar que Jesus, como é descrito na Bíblia, alguma vez tenha existido.

Compartilhar este post

Link para o post

"Historically, it is quite doubtful whether Christ ever existed at all, and if He did we do not know anything about Him..." Bertrand Russell, 'Why I am not a Christian'

Eu partilho da uma semelhante opinião. Afinal, Jesus é pela primeira vez mencionado à volta de 49AD, depois de já ter morrido e só mais tarde é que são escritos os Evangelhos que relatam a sua vida e ensinamentos, ou seja, os historiadores, filósofos, etc. contemporâneos a Jesus Cristo nunca o mencionaram. Para além disso também temos o “pequeno” facto de que muita dessa vida, somente descrita anos após a sua morte, encontra semelhanças com outros personagens míticos de religiões anteriores ao Cristianismo. Dessas similaridades deixo algumas como exemplo, filho de um Deus, 12 discípulos, os milagres, a última ceia, a crucificação e ressurreição, entre outras. Assim é difícil de acreditar que Jesus, como é descrito na Bíblia, alguma vez tenha existido.

Que existiu, as últimas pesquisas históricas, concordam que sim. Aliás já na época romana, existiam descrições sobre ele.

A dúvida é sobre o que ele realmente fez. Ora repara:

Até aos 12 anos só sabemos que nasceu numa manjedoura, em Belém, por volta de 6 ou 7 depois de Cristo, entretanto fugiu para o Egipto.

Depois sabemos que voltou do Egipto e que aos 12, foi encontrado perdido num Templo.

Entre os 12 e os 30 nada se sabe, e ai há 2 teorias.

1) teve contacto com as filosofias greco - romanas, nomeadamente, as de Sócrates ( o Grego não o nosso :mrgreen: ) e de Platão

2) Teve contacto com as filosofias Budistas, vindas dos contactos entre o Extremo Oriente e o Oriente Médio.

A segunda tem menos "adeptos" digamos assim, porque a China não tinha tantas relações com o Exterior.

Seja como for, aos 30 inicia a sua pregação, convence 12 a seguirem-no é crucificado, aos 33 anos, sendo que ai dos 12 apenas um (São João) fica ao seu lado enquanto os outros demarcam-se e mais não se sabe.

Não se sabe sequer se terá fundado uma Igreja.

Portanto é uma personagem verdadeiramente enigmática

Compartilhar este post

Link para o post

Aquele Zeitgeist.

Compartilhar este post

Link para o post

Quem viu o Zeitgeist, convém também ler a refutação, assim sempre poderá formar uma opinião bem mais sólida.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu só vi o segundo e terceiro filmes do movimento Zeitgeist (primeiro o terceiro e só depois o segundo) e optei não ver o primeiro, pois reparei que no segundo havia algumas teorias da conspiração com as quais eu me distancio e não quis sequer saber como era o primeiro filme.

De resto acho que não disse nenhuma asneira acerca de Jesus. Ou disse? Antes de ser mencionado nas cartas de Paulo (=~ 49AD) o seu nome e menção à sua existência nunca antes tinha sido revelada, logo depois foram escritos os Evangelhos que relatam a sua vida com um maior detalhe, desde do nascimento até à morte. Honestamente não me admiro nada que o homem tivesse existido e tivesse ensinado a sua escola de seguidores e baseada nesses ensinamentos foi mais tarde, após a sua morte, criada a religião e a imagem do Messias foi altamente modificada para mais facilmente atrair uma aceitável quantidade de seguidores, pois relacionavam-se com as datas festivas, com a similaridade de Jesus em comparação a profetas de outras religiões...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu só vi o segundo e terceiro filmes do movimento Zeitgeist (primeiro o terceiro e só depois o segundo) e optei não ver o primeiro, pois reparei que no segundo havia algumas teorias da conspiração com as quais eu me distancio e não quis sequer saber como era o primeiro filme.

De resto acho que não disse nenhuma asneira acerca de Jesus. Ou disse? Antes de ser mencionado nas cartas de Paulo (=~ 49AD) o seu nome e menção à sua existência nunca antes tinha sido revelada, logo depois foram escritos os Evangelhos que relatam a sua vida com um maior detalhe, desde do nascimento até à morte. Honestamente não me admiro nada que o homem tivesse existido e tivesse ensinado a sua escola de seguidores e baseada nesses ensinamentos foi mais tarde, após a sua morte, criada a religião e a imagem do Messias foi altamente modificada para mais facilmente atrair uma aceitável quantidade de seguidores, pois relacionavam-se com as datas festivas, com a similaridade de Jesus em comparação a profetas de outras religiões...

Desenvolve...

Compartilhar este post

Link para o post

Desenvolve...

É mais fácil converter alguém a uma nova religião, caso esta tenha grandes pontos em comum com os hábitos/conhecimentos culturais e formas de ver/pensar o Mundo que os envolve.

Compartilhar este post

Link para o post

É mais fácil converter alguém a uma nova religião, caso esta tenha grandes pontos em comum com os hábitos/conhecimentos culturais e formas de ver/pensar o Mundo que os envolve.

Ali disses-te que houve alterações na figura do Messias tais como adequação a datas festivas pré-existentes e que esse Messias era similar a de outras religiões.

Quais são essas religiões e que celebrações foram aproximadas/criadas a datas festivas pré-existentes?

Compartilhar este post

Link para o post

Última o que?

Jesus who?

Épa, acreditar nessas coisas é tão...

Desenvolve pah ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Ali disses-te que houve alterações na figura do Messias tais como adequação a datas festivas pré-existentes e que esse Messias era similar a de outras religiões.

Quais são essas religiões e que celebrações foram aproximadas/criadas a datas festivas pré-existentes?

Mitraísmo, em que o 25 de Dezembro e a celebração da Páscoa coincidem com a celebração do nascimento e ressurreição de ambos os Messias. Isto falando de datas, mas este tipo de "coincidências" na vida dos profetas/Messias das várias religiões era considerado normal e atribuía-se a um acto do Diabo/demónios, como forma de confundir as pessoas.

Compartilhar este post

Link para o post

Mitraísmo, em que o 25 de Dezembro e a celebração da Páscoa coincidem com a celebração do nascimento e ressurreição de ambos os Messias. Isto falando de datas, mas este tipo de "coincidências" na vida dos profetas/Messias das várias religiões era considerado normal e atribuía-se a um acto do Diabo/demónios, como forma de confundir as pessoas.

Partindo do pressuposto que o deus do Mitraísmo nasceu dia 25 tal não acontece com o Messias do cristianismo.

Edit: Li nascimento e não celebração, a frase em cima deixa de fazer sentido.

Editado por Santiago

Compartilhar este post

Link para o post

Partindo do pressuposto que o deus do Mitraísmo nasceu dia 25 tal não acontece com o Messias do cristianismo. Mais coincidências...

Mas o nascimento de Jesus é ou não é celebrado nessa data? Eu sei que dizem que tal não aconteceu, mas isso só prova a plasticidade que algumas religiões se dão ao luxo para integrar costumes pré-existentes.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas o nascimento de Jesus é ou não é celebrado nessa data? Eu sei que dizem que tal não aconteceu, mas isso só prova a plasticidade que algumas religiões se dão ao luxo para integrar costumes pré-existentes.

Vê o edit :mrgreen:

O natal celebra-se naquele dia devido ao calendário usado e sim, de alguma maneira a integrar festas pagãs. Não quer isto dizer que foi colocado naquele dia para aliciar mais pessoas. Não considero que seja luxo como tu dizes.

Compartilhar este post

Link para o post

Vê o edit :mrgreen:

O natal celebra-se naquele dia devido ao calendário usado e sim, de alguma maneira a integrar festas pagãs. Não quer isto dizer que foi colocado naquele dia para aliciar mais pessoas. Não considero que seja luxo como tu dizes.

Entendo e aceito a opinião. Eu não consigo deixar de olhar para estas coisas como um enorme jogo de interesses e naquele tempo era uma forma eficiente de manipular as pessoas e naturalmente quantos mais seguidores, mais força e influência se obtêm.

Compartilhar este post

Link para o post

Juro que estou a ler isto tudo e já estou todo trocado. História da Religião não é mesmo coisa para mim :|

Compartilhar este post

Link para o post

Dizer que o Hórus é o Deus do Sol está mal, é o Deus dos Céus; Que a mãe de Hórus, ísis era virgem quando deu à luz não vem em nenhum documento egípcio antigo; e que Hórus nasceu no dia 25 de Dezembro (nem se sabe se Jesus Cristo nasceu nesse dia), quando Dezembro é um mês latino, são assim de repente de algumas incoerências que reparei. É um filme interessante, mas lá está, vale muito (mesmo muito) ver os dois lados da moeda, e não nos basearmos apenas num lado.

Btw, estou a falar do Zeitgeist.

Editado por sepa

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...