Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Goku

Última Ceia aconteceu numa quarta e «não numa quinta-feira»

Publicações recomendadas

É mais fácil converter alguém a uma nova religião, caso esta tenha grandes pontos em comum com os hábitos/conhecimentos culturais e formas de ver/pensar o Mundo que os envolve.

Quais são essas religiões e que celebrações foram aproximadas/criadas a datas festivas pré-existentes?

Paganismo, basicamente. O dia 25 de Dezembro era o dia mais sagrado dos pagãos porque era quando o dia voltava a crescer, ou seja, as noites passam gradualmente a ficar mais curtas. Era o dia em que os pagãos adoravam o Deus Sol.

Quase, ou todas mesmo, as datas cristãs correspondem a festividades pagãs. Lembro-me sempre do Dia de Todos os Santos, em que se relembram os mortos, e que calha no mesmo dia em que na mitologia pagã europeia o mundo dos mortos e dos vivos estavam de tal forma próximos que alguns demónios podiam passar para o nosso mundo.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Masha

Paganismo, basicamente. O dia 25 de Dezembro era o dia mais sagrado dos pagãos porque era quando o dia voltava a crescer, ou seja, as noites passam gradualmente a ficar mais curtas. Era o dia em que os pagãos adoravam o Deus Sol.

Quase, ou todas mesmo, as datas cristãs correspondem a festividades pagãs. Lembro-me sempre do Dia de Todos os Santos, em que se relembram os mortos, e que calha no mesmo dia em que na mitologia pagã europeia o mundo dos mortos e dos vivos estavam de tal forma próximos que alguns demónios podiam passar para o nosso mundo.

E isto quer dizer....?

(Para não ter que ser eu a dizê-lo)

Compartilhar este post

Link para o post

E isto quer dizer....?

(Para não ter que ser eu a dizê-lo)

Que houve uma grande coincidência e os grandes acontecimentos católicos aconteceram precisamente nas datas das festas pagãs. Que estavas a pensar? :cool:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Masha

Que houve uma grande coincidência e os grandes acontecimentos católicos aconteceram precisamente nas datas das festas pagãs. Que estavas a pensar? :cool:

:lol:

Nada nada, nem vou entrar por ai. 8) Esclarecido pelo teu pensamento.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem independentemente de o jantar ser quarta ou quinta ou sexta e se foi no "Piolho" ou no restaurante do Ritz lol...Boa Pascoa para todos :p

Compartilhar este post

Link para o post

qual coincidência qual quê. Quando o cristianismo passou a ser a religião oficial de roma (com o teodísio) eles trataram de meter as datas festivas iguais às do paganismo para a transição de religião ser mais fácil.

Compartilhar este post

Link para o post

qual coincidência qual quê. Quando o cristianismo passou a ser a religião oficial de roma (com o teodísio) eles trataram de meter as datas festivas iguais às do paganismo para a transição de religião ser mais fácil.

exactamente (tambem é a minha opiniao)

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sei, estava a ser irónico com o masha.

Compartilhar este post

Link para o post

Aquela pergunta era para ficar a saber mais.

Como disse depois é claro que algumas datas foram aproximadas ao paganismo como o que o Harmonium disse.

O que o sepa disse de Hórus já tinha andado à uns tempos atrás a pesquisar por causa de um colega que tinha visto o zeitgeist e acreditou naquilo sem ir pesquisar nada. Tinha visto uma referência ao livro dos mortos egipcios, se não estou em erro.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest fiasco

Toda a gente sabe que é mais facil arranjar mesa a uma quarta que a uma vespera de feriado..

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Masha

Eu sei, estava a ser irónico com o masha.

Sua babaca. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Só uma pequena correcção: o Dia de Finados é o dia 2 de Novembro. Por comodidade óbvia as pessoas costumam celebrá-lo no dia anterior por ser Feriado.

Compartilhar este post

Link para o post

Só uma pequena correcção: o Dia de Finados é o dia 2 de Novembro. Por comodidade óbvia as pessoas costumam celebrá-lo no dia anterior por ser Feriado.

Ainda se celebra tal efeméride? Não sabia :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda se celebra tal efeméride? Não sabia :lol:

tu surpreendes todo o santo dia. feriados incluídos.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sabia. Portanto o dia de Todos os Santos é a 1, feriado, e o de Finados é a 2?

Compartilhar este post

Link para o post

Não sabia. Portanto o dia de Todos os Santos é a 1, feriado, e o de Finados é a 2?

Exacto.

Compartilhar este post

Link para o post

Treta? Como assim?

Que tem muitas coisas "inventadas" e escolhidas a dedo? Sim

Que é um dos livros mais importantes de sempre e um guia para ter uma boa vida, desde que não se leve tudo à letra? Não

Compartilhar este post

Link para o post

Só fanáticos sem cabeça levam a Bíblia letra-a-letra. E isto dito por um gajo que já deve ter lido mais de 2/3 da Bíblia.

Compartilhar este post

Link para o post

A parte mais estupida é o Génesis. Supostamente é sobre como Deus criou o mundo, mas se nessa altura Deus estava a criar o mundo e ainda não havia homens, quem é que escreveu a porcaria do livro? <_<

Compartilhar este post

Link para o post

A parte mais estupida é o Génesis. Supostamente é sobre como Deus criou o mundo, mas se nessa altura Deus estava a criar o mundo e ainda não havia homens, quem é que escreveu a porcaria do livro? <_<

Por isso mesmo é que não se pode levar à letra. Obviamente que não houve só um homem e uma mulher na Terra. É sentido figurativo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...