John Bonifácio Publicado 8 Junho 2011 Uma vez que os campeonatos nacionais um pouco por todo o mundo estão a ser cada vez mais invadidos por jogadores estrangeiros e nem as seleções nacionais conseguem fugir a esse fenómeno e estão, em certa medida, a perder a sua identidade, o que pensam da pertinência da constituição de Seleções Federativas que representem, não os países, mas os seus campeonatos? Seriam constituídas pelos melhores jogadores a atuar nos campeonatos organizados sob a jurisdição das respetivas federações. Acham que isso iriam trazer maior competitividade às Seleções e aos eventos internacionais? Poderia aumentar o entusiasmo e o interesse dos adeptos nessas competições? E que impacto teria na formação de jogadores nacionais? Fica lançada a questão. Compartilhar este post Link para o post
BrunoTS94 Publicado 8 Junho 2011 Iria criar mais injustiça no futebol. Compartilhar este post Link para o post
Victarion Publicado 8 Junho 2011 seria ridículo, sinceramente. Então haveria situações que seria simplesmente deplorável o nível que trariam para a selecção, comparando com as selecções nacionais. Há demasiado desequilíbrio. Compartilhar este post Link para o post
Luiggi Publicado 8 Junho 2011 Isso era o fim das selecções. Deixaria de existir, o que mais se deve salientar no seio duma selecção que é, o patriotismo. Haveria 3/4 selecções de top, que seriam as ligas mais fortes e poderosas. Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 8 Junho 2011 seria ridículo, sinceramente. Então haveria situações que seria simplesmente deplorável o nível que trariam para a selecção, comparando com as selecções nacionais. Há demasiado desequilíbrio. E apesar do Rev falar em perda de identidade, eu não concordo. Se há coisa que adoro o futebol é esperar 2 anos para ver Mundial/Euro e ver as nações, com os seus estilos próprios, debaterem-se entre si. Eu perderia todo o interesse nessas competições. Perderia a magia de ver a selecção alemã, holandesa, brasileira, argentina, inglesa, etc... jogar sem a sua identidade e isso considero uma perda para o futebol. Compartilhar este post Link para o post
Victarion Publicado 8 Junho 2011 E apesar do Rev falar em perda de identidade, eu não concordo. Se há coisa que adoro o futebol é esperar 2 anos para ver Mundial/Euro e ver as nações, com os seus estilos próprios, debaterem-se entre si. Eu perderia todo o interesse nessas competições. Perderia a magia de ver a selecção alemã, holandesa, brasileira, argentina, inglesa, etc... jogar sem a sua identidade e isso considero uma perda para o futebol. também há esse factor. seria mais uma coisa de identidade de campeonato do que identidade de país. Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 8 Junho 2011 Ao menos argumentem um pouco. :( Acham que agora há equilíbrio entre Seleções Nacionais? Brasil, Argentina, Itália, Alemanha, Portugal, Espanha, França e? Seria assim tão diferente com Seleções Federativas? E será que não estas não iria fomentar a coesão entre os clubes, jogadores e adeptos do mesmo campeonato? E quanto ao equilíbrio dentro das escolhas dos selecionadores, não seriam elas maiores e as convocatórias mais equilibradas no que toca a posições? Por exemplo, já sabemos o drama que há desde há muito tempo em formar PL's em Portugal. Não seria fantástico poder escolher entre o Falcao e o Cardozo? Ou entre o Patrício e o Hélton? E havendo a concorrência de jogadores estrangeiros, não seria um orgulho maior ver portugueses numa seleção assim? Compartilhar este post Link para o post
karagounis_10 Publicado 8 Junho 2011 (editado) Sei que não tem muito a ver mas em África, quando não há a CAN, há uma competição de selecções semelhante, mas onde apenas podem ser convocados os jogadores nacionais a jogar no seu respectivo pais. Ou seja, a Angola (por exemplo) para esta competição só poderá convocar os jogadores angolanos a jogar em Angola e nos seus respectivos campeonatos. É uma competição engraçada para se promover os jogadores nacionais e haver a possibilidade de alguns jogadores representarem as suas selecções. Contudo, se falarmos no contexto europeu, com países como a Espanha, Inglaterra e Itália que tem os seus principais jogadores a jogar nos seus países, torna-se algo desequilibrado tendo em conta que países como Portugal têm os seus principais jogadores a jogar noutros países. Mas a verdade é que se virmos bem, todas as competições por diferentes factores acabam por ser algo desequilibradas. Editado 8 Junho 2011 por karagounis_10 Compartilhar este post Link para o post
Victarion Publicado 8 Junho 2011 selecção da Liga Sagres =/= selecção de Portugal. uma coisa é os melhores do país e outra é os melhores no país. terias 3 selecções de grande porte, depois 3 ou 4 que "aleijam", mas o resto seria um salto do caraças. Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 8 Junho 2011 E apesar do Rev falar em perda de identidade, eu não concordo. Se há coisa que adoro o futebol é esperar 2 anos para ver Mundial/Euro e ver as nações, com os seus estilos próprios, debaterem-se entre si. Eu perderia todo o interesse nessas competições. Perderia a magia de ver a selecção alemã, holandesa, brasileira, argentina, inglesa, etc... jogar sem a sua identidade e isso considero uma perda para o futebol. Não percebi. Acreditas que uma seleção formada por jogadores que jogam no respetivo país iria retirar a identidade ao seu futebol? Em contraponto com seleções cujos elementos mais importantes jogam no estrangeiro? Eu posso estar mesmo muito desfasado do futebol internacional, mas não creio que o futebol que se pratique nesses campeonatos seja assim tão distinto daquele posto em prática pelas suas respetivas seleções... Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 8 Junho 2011 (editado) Ao menos argumentem um pouco. :( Acham que agora há equilíbrio entre Seleções Nacionais? Brasil, Argentina, Itália, Alemanha, Portugal, Espanha, França e? Seria assim tão diferente com Seleções Federativas? E será que não estas não iria fomentar a coesão entre os clubes, jogadores e adeptos do mesmo campeonato? E quanto ao equilíbrio dentro das escolhas dos selecionadores, não seriam elas maiores e as convocatórias mais equilibradas no que toca a posições? Por exemplo, já sabemos o drama que há desde há muito tempo em formar PL's em Portugal. Não seria fantástico poder escolher entre o Falcao e o Cardozo? Ou entre o Patrício e o Hélton? E havendo a concorrência de jogadores estrangeiros, não seria um orgulho maior ver portugueses numa seleção assim? Acho que existe muito mais equilíbrio assim. Alias, se vires, várias selecções que estiveram nos últimos 4º de final do mundial têm campeonatos de valor mínimo e sem falar do Uruguai como 4º e a finalista Holanda que seria constantemente humilhada em tal competição. Penso que nem sequer há comparação. Seria Inglaterra, Espanha, Itália e Alemanha e o resto... coitados... Eu tenho mais orgulho em ver portugueses jogar por Portugal e para mim escolher entre Falcao ou Cardozo para uma selecção portuguesa não considero fantástico porque são jogadores estrangeiros e que não sinto qualquer ligação deles com o pais. Para mim, é um não clarrissimo e sem qualquer margem de duvidas. Era matar uma das coisas que mais adoro no futebol. Não percebi. Acreditas que uma seleção formada por jogadores que jogam no respetivo país iria retirar a identidade ao seu futebol? Em contraponto com seleções cujos elementos mais importantes jogam no estrangeiro? Eu posso estar mesmo muito desfasado do futebol internacional, mas não creio que o futebol que se pratique nesses campeonatos seja assim tão distinto daquele posto em prática pelas suas respetivas seleções... Completamente. Editado 8 Junho 2011 por SAS_Operative Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 8 Junho 2011 selecção da Liga Sagres =/= selecção de Portugal. uma coisa é os melhores do país e outra é os melhores no país. terias 3 selecções de grande porte, depois 3 ou 4 que "aleijam", mas o resto seria um salto do caraças. Acham que agora há equilíbrio entre Seleções Nacionais? Brasil, Argentina, Itália, Alemanha, Portugal, Espanha, França e? Seria assim tão diferente com Seleções Federativas? Compartilhar este post Link para o post
DonSk Publicado 8 Junho 2011 E depois há sempre os países que se iriam safar com isso... Qatar é o exemplo mais básico. Se mesmo não sendo assim eles já contornam as leis... Compartilhar este post Link para o post
pedrituh_9 Publicado 8 Junho 2011 Sou contra haver uma substituição das selecções nacionais por essas tais selecções federativas.. Acho que o 'prazer' de ver jogadores da nossa pátria é maior que o prazer de ver 'os melhores da nossa liga' todos juntos.. No entanto, uma ideia, era fazer um campeonato de selecções federativas em ano que não houvesse, nem Mundial nem Europeu nem Jogos Olímpicos.. Compartilhar este post Link para o post
stifler™ Publicado 8 Junho 2011 Na minha opinião, isso só não faria grande diferença na Alemanha, já que penso que apenas tem um grande jogador da selecção a jogar fora da 1. Bundesliga. Compartilhar este post Link para o post
Victarion Publicado 8 Junho 2011 por exemplo tiveste numa competição, há poucos anos, uma Croácia fantástica, a fazer jogos muito bons, a mostrar qualidade e a dar que falar. Selecção Federativa Croata ia ser muito...triste. Muito mais fraca e tudo. e o mesmo se passaria com selecção holandesa, até a selecção Argentina enfraqueceria, a do Brasil também, a Francesa também, as selecções nórdicas também...não ia ser o mesmo. As Africanas então, tudo com o crl. Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 8 Junho 2011 (editado) Sou contra haver uma substituição das selecções nacionais por essas tais selecções federativas.. Acho que o 'prazer' de ver jogadores da nossa pátria é maior que o prazer de ver 'os melhores da nossa liga' todos juntos.. No entanto, uma ideia, era fazer um campeonato de selecções federativas em ano que não houvesse, nem Mundial nem Europeu nem Jogos Olímpicos.. Os jogadores não tinham férias e depois era ver a malta a se arrastar nos campeonatos. Se como está já temos casos desses... Se me falarem em uns amigáveis raros entre equipas com os melhores de cada campeonato, ai acho uma ideia gira. Substituir selecções por essas equipas, nunca. Ex (comparando selecções boas/médias com campeonatos bons/médios): Campeonato russo < Selecção Uruguaia Campeonato escoces < Selecção Ganesa Campenato holandês < Selecção holandesa Campeonato checo< Selecção Americana Campeonato belga < Selecção Paraguaia Campeonato argentino < Selecção argentina etc... Era perdida muita qualidade no futebol apresentado. por exemplo tiveste numa competição, há poucos anos, uma Croácia fantástica, a fazer jogos muito bons, a mostrar qualidade e a dar que falar. Selecção Federativa Croata ia ser muito...triste. Muito mais fraca e tudo. e o mesmo se passaria com selecção holandesa, até a selecção Argentina enfraqueceria, a do Brasil também, a Francesa também, as selecções nórdicas também...não ia ser o mesmo. As Africanas então, tudo com o crl. Exacto. Tirando os 4 principais campeonatos da Europa e talvez o Brasil, todos os outros campeonatos são inferiores às selecções actuais de bom ou médio nível. Editado 8 Junho 2011 por SAS_Operative Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 8 Junho 2011 Acho que existe muito mais equilíbrio assim. Alias, se vires, várias selecções que estiveram nos últimos 4º de final do mundial têm campeonatos de valor mínimo e sem falar do Uruguai como 4º e a finalista Holanda que seria constantemente humilhada em tal competição. Penso que nem sequer há comparação. Seria Inglaterra, Espanha, Itália e Alemanha e o resto... coitados... Eu tenho mais orgulho em ver portugueses jogar por Portugal e para mim escolher entre Falcao ou Cardozo para uma selecção portuguesa não considero fantástico porque são jogadores estrangeiros. Para mim, é um não clarrissimo e sem qualquer margem de duvidas. Coitados? Podia haver um fosso, mas apenas como o que existe hoje em dia. Portugal continuaria a ter uma equipa forte, a Rússia, a Turquia e até mesmo a Holanda. Agora, coitados? Não me parece. Completamente. Como assim? Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 8 Junho 2011 (editado) Coitados? Podia haver um fosso, mas apenas como o que existe hoje em dia. Portugal continuaria a ter uma equipa forte, a Rússia, a Turquia e até mesmo a Holanda. Agora, coitados? Não me parece. Como assim? 1º Coitados sim. Vê o meu post anterior e verificas que para mim que o desnível é incrivelmente superior. 2º Um jogador que cresça e faça a sua formação num pais estará sempre muito mais bem preparado para seguir a filosofia de jogo desse mesmo pais do que um que joga lá à um ou dois anos. E volto a dizer, uma selecção destas para mim não tinha interesse nem valor. Não me dizia nada. Editado 8 Junho 2011 por SAS_Operative Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 8 Junho 2011 Totalmente contra. Basta ver pela Champions League e o Europeu de selecções. Em 55 edições da Champions, tivemos 13 países com representantes em finais. No Europeus de selecções, em 13 edições... tivemos o mesmo número de países em finais, ou seja, 13. A criação de Selecções Federativas traria um monopólio de países a vencerem a competição. Andaria sempre à volta de Espanha, Itália, Inglaterra, Alemanha e pouco mais... Compartilhar este post Link para o post
Leandro Marques Publicado 8 Junho 2011 Um jogador poderia jogar em várias selecções ao longo da carreira, portanto. Não gosto, nem da proposta nem de pensar na possibilidade que indiquei. Compartilhar este post Link para o post
Jone Sampaoli Publicado 8 Junho 2011 Acho uma ideia extremamente engraçada, mas algo utópica, e dificil de implementar, principalmente pelo que é o futebol actualmente. Compartilhar este post Link para o post