Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Visitante

FC Porto - Futebol

Publicações recomendadas

O marketing a começar pelas camisolas! Na minha opinião as camisolas são dadas a conhecer muito tarde. Por vezes temos emigrantes por cá que acabam as férias e voltam para o país no qual estão a trabalhar ainda sem conhecer quais os novos equipamentos para a próxima época. E só por aí já penso que o clube ganhava uns trocos...

Isto é verdade, tenho família lá fora que não leva a nova camisola porque saí muito tarde.

Compartilhar este post

Link para o post

De certeza que não acham que a digressão do Inter á Colômbia se deve ao Guarin, ou acham...?

A Colômbia é um mercado que está prontinho a explodir, são apaixonados e agora estão a ficar mais libertos a nivel social, em breve vão ser um caso sério de mediatismo futebolistico, e o Inter naturalmente vai começar a aproveitar, outros se seguem em breve...

Nós não, dormimos na sombra da banana como de costume, as viagens são caras e na Colômbia paga-se pouco, por isso e como gostamos de dinheiro á vista não fomos, nem pensamos em semear para depois colher, a nível de o que quer que seja infelizmente (excepto jovens jogadores estrangeiros), queremos colher antes de semear...

Compartilhar este post

Link para o post

João penso que seja o Atlético de Madrid que vai fazer a tal digressão à Colômbia.

A marca Porto é muito pouco comercializada e divulgada. Tenho a sensação que a filosofia que o clube tem seja a principal responsável para não existir um marketing sério. A ideia do clube regional e a persistência na mesma, num Mundo globalizado como o de hoje faz muito pouco sentido. Internamente a divulgação do clube, campanhas de marketing, interacção com associados, etc. são muito poucas para um clube da dimensão do Futebol Clube do Porto. Com a criação do "somosporto" parecia um passo em frente neste departamento, mas ficou-se por ai. Externamente essa divulgação, essa exploração de uma marca que é, ou pelo menos deve ser, sinónimo de vitórias e formação de grandes jogadores é quase nula. Sobretudo nos países lusófonos. São mercados que podiam ser muito melhor explorados. E não há, ou parece não haver, interesse para tal. Nisso o Benfica e o Sporting ultrapassam-nos em larga escala.

Compartilhar este post

Link para o post

Como assim?

O que falaste em cima. Propagandear o clube nesses moldes. Noutros países, etc.

Compartilhar este post

Link para o post

O que falaste em cima. Propagandear o clube nesses moldes. Noutros países, etc.

Porquê? Eu acho que é uma oportunidade de gerar novos benefícios económicos e financeiros.

Editado por Rocky Pluto

Compartilhar este post

Link para o post

Porquê? Eu acho que é uma oportunidade de gerar novos benefícios económicos e financeiros.

Sem dúvida que sim, mas prejudica o futebol em geral. Já me tinha insurgido contra a equipa B porque já sei no que vai dar. Vamos começar armados em sanguessuga a contratar tudo o que mexe... para os deixar na equipa B a ganhar mofo.

Fazer propaganda do nosso clube noutras terras, passando por cima dos clubes da terra para atrair potenciais adeptos é desrespeitoso para com os outros clubes. Acentua ainda mais a elite do futebol mundial. Qualquer dia não há adeptos dos outros clubes, e depois queixa-mo-nos da falta de competitividade, pudera...

Compartilhar este post

Link para o post

Sem dúvida que sim, mas prejudica o futebol em geral. Já me tinha insurgido contra a equipa B porque já sei no que vai dar. Vamos começar armados em sanguessuga a contratar tudo o que mexe... para os deixar na equipa B a ganhar mofo.Fazer propaganda do nosso clube noutras terras, passando por cima dos clubes da terra para atrair potenciais adeptos é desrespeitoso para com os outros clubes. Acentua ainda mais a elite do futebol mundial. Qualquer dia não há adeptos dos outros clubes, e depois queixa-mo-nos da falta de competitividade, pudera...

Concordo contigo em parte. Mas vejamos que os países que se faz este tipo de operações ou são países sem grande cultura futebolística, países asiáticos por exemplo, ou países com uma comunidade próxima ao clube. Nestes casos não vejo em que medida os clubes locais possam ser prejudicados. E quando falo em marketing globalizado falo em patrocínios e parcerias internacionais, merchandising, etc. São fontes de capital importantes, se forem bem exploradas.

Por muito que não se goste, ou não se queira, o futebol, hoje, é uma indústria. E uma indústria muito competitiva. Os melhores e maiores clubes serão os que melhor se adaptarem a esta realidade.

Editado por Rocky Pluto

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo contigo em parte. Mas vejamos que os países que se faz este tipo de operações ou são países sem grande cultura futebolística, países asiáticos por exemplo, ou países com uma comunidade próxima ao clube. Nestes casos não vejo em que medida os clubes locais possam ser prejudicados. E quando falo em marketing globalizado falo em patrocínios e parcerias internacionais, merchandising, etc. São fontes de capital importantes, se forem bem exploradas.

Por muito que não se goste, ou não se queira, o futebol, hoje, é uma indústria. E uma indústria muito competitiva. Os melhores e maiores clubes serão os que melhor se adaptarem a esta realidade.

Nos países onde não existe uma cultura futebolística... que interesse têm eles no FCPorto? Ou existe interesse, mas não existe tradição? Sendo assim, existem sempre clubes locais, e se existe interesse não vejo o porquê de não crescerem.

Por exemplo, mesmo a nível nacional estamos a sofrer do síndrome das ovelhas, e contra mim falo porque gosto do Porto apesar de não ser da cidade do Porto. Não é que seja mau ser do Porto, ou de outro clube grande, o que é mau é o sufoco a nível de publicidade que clubes como o Benfica, Sporting e também Porto fazem a nível nacional, e clubes como Real Madrid, Manchester, fazem a nível mundial.

Pessoas livremente escolherem o seu clubes, por se identificarem com a história, ou outra coisa qualquer, tudo bem. Pessoas influenciadas pela comunicação social e pela publicidade abusiva de certos clubes tudo contra.

Nem serão nunca 'adeptos como nós'. Afinal ser adepto não é só dizer que se é e festejar as vitórias.

Compartilhar este post

Link para o post

Nos países onde não existe uma cultura futebolística... que interesse têm eles no FCPorto? Ou existe interesse, mas não existe tradição? Sendo assim, existem sempre clubes locais, e se existe interesse não vejo o porquê de não crescerem.Por exemplo, mesmo a nível nacional estamos a sofrer do síndrome das ovelhas, e contra mim falo porque gosto do Porto apesar de não ser da cidade do Porto. Não é que seja mau ser do Porto, ou de outro clube grande, o que é mau é o sufoco a nível de publicidade que clubes como o Benfica, Sporting e também Porto fazem a nível nacional, e clubes como Real Madrid, Manchester, fazem a nível mundial.Pessoas livremente escolherem o seu clubes, por se identificarem com a história, ou outra coisa qualquer, tudo bem. Pessoas influenciadas pela comunicação social e pela publicidade abusiva de certos clubes tudo contra.Nem serão nunca 'adeptos como nós'. Afinal ser adepto não é só dizer que se é e festejar as vitórias.

Eu estava a falar de uma forma geral, não do F.C.P. em concreto. E a estratégia de marketing em termos internacionais do Porto não podia ser pela primeira via, mas sim pela segunda. Apostar em mercados com relativa ligação ao clube.

Quantos de nós escolhemos o clube livremente? Na grande maioria essa escolha é influenciada e não é pela história, nem mesmo pelos resultados que o clube obtêm. Tem importância obviamente, mas não representa um crescimento real. A comunicação social e a publicidade são novas formas de alargar o nível de influência. E um clube dar-se a conhecer a potenciais adeptos/sócios é uma forma sustentável de crescimento.

No entanto entendo o que me estás a dizer.

Esta forma de crescimento de alguns clubes asfixia os clubes mais pequenos que sentirão cada vez mais dificuldades de sobrevivência.

Editado por Rocky Pluto

Compartilhar este post

Link para o post

Citação do jornal "A Bola" online

2lmx62x.gif

Roma em contactos por Rolando

O diretor desportivo da Roma, Walter Sabatini, esteve ontem, quinta-feira, em Lisboa e regressou ao final da tarde a Itália, numa visita relâmpago que terá servido para acelerar o processo tendente à contratação de um defesa-central, considerado prioritário para os romanos para a nova época.

Cerca de 10 milhões de euros é o valor que a Roma estará disposta a avançar para garantir o central dos dragões, números que, não sendo totalmente convincentes, abrem a perspetiva de se poder chegar a um entendimento.

O argentino Garay (Benfica) também está na lista do clube italiano, mas o internacional português é considerado mais acessível e oferece idênticas garantias, o que pode fazer o processo avançar.
Editado por shadow

Compartilhar este post

Link para o post

Eu estava a falar de uma forma geral, não do F.C.P. em concreto. E a estratégia de marketing em termos internacionais do Porto não podia ser pela primeira via, mas sim pela segunda. Apostar em mercados com relativa ligação ao clube.

Quantos de nós escolhemos o clube livremente? Na grande maioria essa escolha é influenciada e não é pela história, nem mesmo pelos resultados que o clube obtêm. Tem importância obviamente, mas não representa um crescimento real. A comunicação social e a publicidade são novas formas de alargar o nível de influência. E um clube dar-se a conhecer a potenciais adeptos/sócios é uma forma sustentável de crescimento.

No entanto entendo o que me estás a dizer.

Esta forma de crescimento de alguns clubes asfixia os clubes mais pequenos que sentirão cada vez mais dificuldades de sobrevivência.

Quais são os mercados com relativa ligação ao clube?

Não sei, alguns. Mas ser influenciado pelos pais ainda é diferente de ser impingido pela CS.

Exacto. O que prejudica a competitividade, portanto prejudica o futebol. Quando a isto, cada macaco no seu galho. Não é por o Porto não fazer campanhas de marketing que vai passar a ser menos respeitado. E ter menos adeptos, é capaz, mas são mais reais. Interessa mais ter 6 milhões de zombies, criados pela CS ou ter 1 milhão que sentem o clube?

E as pessoas de outros países vão sempre ser adeptas do Porto... Se sentirem ligação com o clube. Vês aqui no CMPT muita gente que gosta de clubes que nem sequer estão no top5 do país deles.

:compinchas:

Editado por Gaberlunzie

Compartilhar este post

Link para o post

Para além do Helton fazer anos, e de fazer 1 ano também, que conquistamos a EL, o Sereno também faz anos. :)

Compartilhar este post

Link para o post

Ui o Sereno, que importante. :mrgreen:

Parabéns dentolas. :heart:

Compartilhar este post

Link para o post

O Ricardo Carvalho também faz anos :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

É o fim do mundo. :mrgreen:

Editado por Gaberlunzie

Compartilhar este post

Link para o post

1paginaGrande.gif

Citação do jornal "O Jogo" online

D3fDN.png

Jackson Martínez tem caminho livre para o Dragão

Jackson Martínez tem caminho livre para cumprir o sonho de jogar no futebol europeu. José Guadalupe Cruz, treinador dos mexicanos do Jaguares de Chiapas, atual clube do avançado colombiano, revelou, em declarações a O JOGO, que tem conhecimento do interesse do FC Porto e que não haverá grandes entraves à concretização do negócio. "Por tudo o que o Jackson Martínez já deu ao clube, está na hora de o deixar partir. Ele sempre teve o sonho de jogar na Europa, e sabemos que o FC Porto é um dos possíveis destinos", anunciou José Guadalupe Cruz, que também meteu "alguns clubes ingleses" ao barulho numa altura em que se fala com insistência de uma proposta do Liverpool. "Oficialmente, ainda não me comunicaram nada sobre uma eventual concretização do negócio, mas sabemos que vai ser difícil mantê-lo aqui, para não dizer impossível. Já houve propostas no passado, que foram recusadas, e Jackson Martínez sempre se comportou como um grande profissional. Por isso estamos dispostos a negociá-lo", explicou.

José Guadalupe Cruz disse ainda ter um "excelente relacionamento" com Jackson Martínez, com quem até já conversou sobre o FC Porto. "Há alguns dias que já não falamos, mas quando ele ainda estava no México, conversámos várias vezes sobre o FC Porto e também sobre a possibilidade de ir para o futebol inglês. Ele sabe que há vários clubes interessados e sempre me disse que achava que o FC Porto seria um bom clube para continuar a evoluir. Mas como já disse, não sei nada de oficial. Acredito que nos próximos dias possa haver novidades a esse respeito", afirmou.

Além dos elogios às qualidades do jogador, José Guadalupe Cruz fez questão de reforçar as "imensas virtudes humanas" do avançado, que foram capazes de o transformar no capitão de equipa do Jaguares de Chiapas. "Posso-vos garantir que, como pessoa, não há melhor. Aqui, ele é um exemplo para todos, tanto dentro como fora do campo, e por isso é que foi escolhido para ser o nosso capitão. A prova disso é que deu sempre tudo pelo clube, mesmo sabendo que havia clubes europeus interessados e que já podia ter saído mais cedo. É também por isso que não o podemos impedir de concretizar agora o sonho de jogar na Europa", confessou.

O ponta de lança letal que é o melhor defesa

José Guadalupe Cruz é uma das pessoas com mais capacidade para avaliar as qualidades e defeitos de Jackson Martínez, depois de ter trabalhado diariamente com o avançado durante os últimos dois anos. "Com ele em campo, podem contar com muitos golos. Ele foi um dos melhores marcadores do campeonato mexicano e é um jogador letal e muito agressivo na área. Tem uma grande vantagem: remata bem com o pé direito, o esquerdo e de cabeça. Também tem muita mobilidade e consegue abrir muito espaço nas defesas adversárias. Além de tudo isto, ainda tem uma capacidade de trabalho invulgar e passa o jogo todo a correr. Aliás, ele é o melhor defesa que tenho; gosto que as minhas equipas pressionem alto e ele faz isso muito bem", explicou José Guadalupe Cruz, que considerou a "falta de experiência europeia" como o único ponto negativo que consegue descobrir no avançado.

Só precisa de uma oportunidade para ser como Falcao

Na eventualidade de Jackson Martínez assinar pelo FC Porto, o avançado terá de conviver com uma natural comparação com Radamel Falcao, até por serem os dois colombianos. José Guadalupe Cruz não encontra problemas nisso, até porque defende que o seu jogador "sabe lidar muito bem com a pressão". "Ele já não é nenhuma criança e sempre demonstrou ser um homem maduro", explicou. Na comparação entre os dois jogadores, José Guadalupe Cruz só encontrou uma diferença; Falcao já teve a possibilidade de provar todo o seu potencial na Europa, ao contrário de Jackson Martínez. "Acompanhei com atenção o trabalho de Falcao no Atlético de Madrid e também já o tinha visto no FC Porto. Neste momento, Falcao é o melhor avançado colombiano, mas apenas porque já teve a possibilidade de demonstrar todas as suas capacidades no futebol europeu. Tenho a certeza de que Jackson Martínez pode chegar ao mesmo nível e só precisa de uma oportunidade na Europa para o provar", explicou.

D3fDN.png

Moutinho fala de consenso em torno de Vítor Pereira...

Confirmado nos eleitos para o Europeu, João Moutinho já trabalha com a Seleção em Lisboa, mas não contornou a atualidade do clube numa curta conversa com O JOGO. O médio reforçou o seu apoio a Vítor Pereira, revelando que o consenso é total. A continuidade do treinador, assegurada por Pinto da Costa, agradou ao grupo. "Foi uma boa notícia para os jogadores; todos têm sido unânimes. É bom dar continuidade ao trabalho que se fez. Esperemos que ainda dê mais resultados no próximo ano", registou o internacional português, que já depois da receção ao Sporting tinha defendido o treinador.

Vítor Pereira continua e o médio também não pensa na saída, apesar de o Europeu o poder valorizar ainda mais. "Estou num grande clube onde já conquistei muita coisa e onde estou bem. Quero ganhar mais títulos no FC Porto - quero é continuar a trabalhar. Temos o Europeu, que é de facto uma grande montra, mas não estou a pensar em fazer um bom Europeu para sair do FC Porto. Quero é ajudar a nossa seleção a ter muitas vitórias", afirmou, vincando prioridades.

Em primeiro lugar está desde esta semana a campanha de Portugal na Polónia e na Ucrânia. Moutinho sente que em nome da estabilidade da equipa, a renovação de Paulo Bento foi tranquilizadora: "É inquestionável que se trata de uma boa notícia. Desde que entrou, já deu muito à Seleção, sobretudo a qualificação para o Campeonato da Europa."

D3fDN.png

Alex Sandro aposta na Champions

Cumprida a primeira etapa na adaptação a Portugal, Alex Sandro quer mais na próxima época. "Nesta saímos muito cedo das competições europeias; na próxima temporada vamos apostar em fazer mais e melhor, tentar as meias-finais ou até uma final. O FC Porto já ganhou a Liga dos Campeões, e acho que tem condições para repetir isso", disse à partida para o Brasil, elevando as expectativas da equipa até um patamar que o próprio Vítor Pereira admitiu ser objetivo.

No plano individual, o brasileiro sente-se hoje "mais equilibrado entre a defesa e o ataque" e rebate aqueles que lhe apontam deficiências na recuperação. "Nos últimos jogos, fui o jogador que mais bolas recuperou. Por isso, quem pensar assim deve estar errado. Mas tudo bem; se dizem que estive mal a defender, vou tentar melhorar", promete, explicando os problemas com o estilo do futebol português. "No Brasil, o lateral tem de atacar e defender. Aqui defende primeiro e ataca se tiver oportunidade para isso. Mas é como eu digo: é uma questão de perceber como é que a equipa joga. Hoje sinto-me adaptado e pronto para jogar", vinca.

A forte presença brasileira no plantel foi uma ajuda, e a confiança passada por Vítor Pereira também. A pressa é inimiga da perfeição e, por isso, Alex Sandro teve tempo para se entrosar e atingir o melhor nível. "A adaptação é uma questão de experiência, de conhecer o estilo do treinador, o estilo do clube e o seu futebol. Isso vale muito como experiência. Tentei adaptar-me o mais rapidamente possível, tive a liberdade e a confiança do treinador para isso e tive a sorte de ter muitos brasileiros no grupo, porque isso ajuda muito quem chega", explica.

A conquista do título foi o bónus esperado. "Foi muito bom", admite. "Ser campeão logo no ano de chegada é muito bom", frisa. "Na próxima época esperamos poder chegar mais longe na Champions", reforçou, embora admita que é importante saber "quem fica e quem sai." Hulk está no centro das atenções. "Se ele sair, vou sentir saudades; é um amigo. Mas nós estamos apostados em que todos continuem. O nosso grupo está forte. Por mim, podiam ficar todos, porque o grupo é excelente, somos todos amigos", lança, para ver se é ouvido por Pinto da Costa.

"O que eu queria mesmo era os Jogos Olímpicos"

Chamado por Mano Menezes para os jogos de preparação do Brasil, Alex Sandro deseja participar nos Jogos Olímpicos. Mesmo que isso implique chegar tarde à pré-época do FC Porto e até falhar alguns jogos, como já aconteceu o ano passado. "Há males que vêm por bem. Jogando no FC Porto, estarei sempre muito bem, mas agora o que eu queria mesmo era estar nos Jogos Olímpicos. É um dos meus sonhos. Venho trabalhando muito para isso. Acho que aproveitei bem as oportunidades na seleção, por isso é que fui chamado novamente", finaliza.

"Álvaro Pereira é experiente e precisamos dele"

A possível venda de Álvaro Pereira simplificará bastante o caminho de Alex Sandro para a titularidade. Mas desengane-se quem pensa que o brasileiro torce pela saída do uruguaio. "Atenção, porque não está aqui em causa Alex Sandro ou o Álvaro. Estamos a falar do FC Porto. O Álvaro é mais um jogador experiente, que sabe jogar na Europa, e nós precisamos dele", avisou. "Independentemente de ele sair ou não, pela minha parte vou continuar a trabalhar na mesma", prosseguiu, desfazendo-se em elogios a um lateral que considera "um dos melhores do futebol europeu." "Não se esqueçam de que estamos a falar de um jogador de seleção, que tem uma história no clube. Respeito tudo isso, mas estou a trabalhar e a aproveitar as oportunidades", fechou.

D3fDN.png

Kelvin

"Quero ficar no plantel"

Kelvin já tem o objetivo definido para o regresso a Portugal: convencer Vítor Pereira de que tem qualidade suficiente para ficar no plantel da próxima temporada. O avançado brasileiro confirmou que vai iniciar a pré-época no FC Porto, tal como O JOGO escreveu, mas garante também que quer mais. "Acredito que tenho capacidade para ficar. Vou dar o meu máximo na pré-época para garantir um lugar no plantel do FC Porto. Lá, as coisas são diferentes; gosto muito dos jogadores, dos treinadores, e a estrutura é outra", começou por revelar. Kelvin explicou ainda que conversou com pessoas ligadas ao FC Porto que lhe deram ordens para se apresentar ao trabalho no dia 2 de julho, "tal como a Christian Atsu". A partir desse momento, a luta será outra: evitar ser novamente emprestado. "Vamos ver como vai correr. Tudo depende do FC Porto. Espero fazer uma boa pré-época, porque quero muito ficar", referiu.

Apesar de não querer ser novamente emprestado, o avançado não deu a época passada como perdida, embora confesse que veio para Portugal com outro fito: "Foi diferente do que estava à espera. Vim do Brasil a pensar que ia jogar no FC Porto, mas acabei por ser emprestado ao Rio Ave. Não estivemos muito bem no campeonato, mas acabou por ser uma boa experiência para mim. Sinto que evoluí bastante e pude aprender para agora voltar ao FC Porto ainda mais forte." Apesar de nem sempre ter sido titular no Rio Ave, o avançado não esquece a oportunidade que teve no clube. "Foi importante e sinto que melhorei em alguns aspetos, sobretudo a defender. No Brasil, os avançados não têm de marcar. Felizmente aprendi muito", contou.

Atsu difícil de segurar em... Portugal

Kelvin revelou uma "grande admiração" por Atsu, com quem partilhou a época no Rio Ave e se prepara para iniciar a nova temporada no FC Porto. No entanto, o jovem brasileiro não sabe se o terá como companheiro de equipa muito mais tempo. "O Christian é como um irmão; é uma pessoa extraordinária. Queria estar sempre ao lado dele, mas sei que vai ser difícil. Ele joga muito e vai ser complicado segurá-lo por muito mais tempo no futebol português. Já há vários clubes interessados", revelou Kelvin, que recordou ainda a "humildade" e a "vertente muito religiosa" do "irmão": "Ele ajudou-me muito. Como é mais velho, deu-me muitos conselhos. Estou-lhe muito grato."

D3fDN.png

Hulk treina nas férias a pensar na vaga olímpica

Hulk está de férias em Paraíba, mas não comete exageros. "Uma saída ou outra, mas intercalando com exercícios, porque já na próxima quarta apresento-me na seleção", disse ao "Globoesporte", ele que está ansioso por defrontar a... Argentina. "Desde pequenos aprendemos a nutrir esta rivalidade. Quero muito esta vaga olímpica", salientou.

Kieszek trata lesão no Olival

Pawel Kieszek, guarda-redes que o FC Porto emprestou ao Roda, está no Porto há alguns dias para tratar uma lesão no ombro. O polaco não deve fazer parte do próximo plantel, mas também não é certo que continue na Holanda.

Sub-19 em quinto na Youth Cup

Os juniores do FC Porto ficaram em quinto lugar na Youth Cup, organizada pela FIFA na Suíça. Os dragões foram terceiros no seu grupo, atrás de Zurique e Zenit e à frente de Young Boys e Besiktas. No apuramento do quinto lugar, venceram o Panathinaikos. Fred (três golos) foi o melhor marcador, e a equipa ganhou o Prémio Fair Play.

LOL, já nem me lembrava do Kieszek.

Compartilhar este post

Link para o post

deve ser por isso que as grandes empresas e os grandes clubes não fazem marketing

é cada uma :estrelas:

Daí o meu fim de post, Mas como o de mais raramente faz mal.

Compartilhar este post

Link para o post

Quais são os mercados com relativa ligação ao clube?

Não sei, alguns. Mas ser influenciado pelos pais ainda é diferente de ser impingido pela CS.

Exacto. O que prejudica a competitividade, portanto prejudica o futebol. Quando a isto, cada macaco no seu galho. Não é por o Porto não fazer campanhas de marketing que vai passar a ser menos respeitado. E ter menos adeptos, é capaz, mas são mais reais. Interessa mais ter 6 milhões de zombies, criados pela CS ou ter 1 milhão que sentem o clube?

E as pessoas de outros países vão sempre ser adeptas do Porto... Se sentirem ligação com o clube. Vês aqui no CMPT muita gente que gosta de clubes que nem sequer estão no top5 do país deles.

:compinchas:

Falo de mercados de paises que seguem o futebol nacional com relativo interesse, de países, como os sul americanos, onde possuímos jogadores preponderantes das respectivas selecções e que são ídolos por lá, etc. São mercados pouco explorados e que podiam resultar em receita extraordinária.

Eu sou sincero. Prefiro ter um milhão que sentem realmente e outros tantos, ou mais, que apesar de nao sentirem o clube como os outros, que invistam de certa forma no clube. Nem que seja na compra de uma camisola ou de um cachecol. Simplesmente porque conheceram o clube, gostaram e querem ficar com algo que os ligue a ele. Há pessoas que se identificam com o clube depois de o conhecerem. Se não lhes transmitirem essa informação, acabam por nao o conhecer. A própria historia do clube pode ser uma forma de recolher simpatizantes. Mas tem de se dar essa história a conhecer a quem nao a conhece.

Eu por exemplo amo o Porto, mas simpatizo com outros clube. Inclusive já comprei merchandising desses clubes. Não me considero menos adepto do Porto por isso, mas tambem não sou adepto dos clubes em questão. Simplesmente simpatizo. Obviamente que eu simpatizo com esses clubes por algum motivo.

Eu tenho relativa facilidade de acesso a informação que me permite saber os valores desses clubes. Mas há quem não tenha. E é aí que o marketing tem de actuar. Tu dizes, e bem, que aqui no cmpt existem diversos utilizadores que simpatizam com os mais variados clubes. Quantos e quantos pelo mundo fora podiam simpatizar com o Porto se soubessem a mística, a historia, os valores, os jogadores, etc., que o Porto tem? Tem uma marca com muito potencial, uma marca facilmente associada à vitória. Muita gente indentifica-se com clubes que vencem.

Obviamente que o Porto não é menos respeitado pela política de marketing muito pouco agressiva. Mas um clube como o Porto, com aquilo que conquistou nos últimos anos, pode ter uma dimensão maior.

Se calhar não me estou a explicar bem. E desculpa se tiver alguns erros. Estou a escrever no tablet e isto altera-me algumas palavras :mrgreen:

Editado por Rocky Pluto

Compartilhar este post

Link para o post

O Jackson Martinez que se meta longe sff

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...