Visitante Publicado 22 Agosto 2011 Juvenis A: SC Beira-Mar 1-3 FC PortoDepois da surpresa inicial que se verificou na entrada em falso com a derrota caseira frente ao Gondomar, o FC Porto respondeu de forma perfeita ao mau momento vivenciado com uma deslocação imperiosa ao terreno do Beira-Mar, que acabou por sofrer uma pesada derrota, fixando-se em desequilibrados 7-1 que se construíram a partir de três golos na primeira parte e mais cinco na segunda. Marcaram para o FC Porto Raúl Nancassa, juntando-se um bis de André Silva, um tento de Tomás Podstawski, um outro 'bis', desta feita da autoria de Ivo Rodrigues, e um último tento de Graça, tendo os aveirenses reduzido a diferença por Pedro Aparício. FICHA DE JOGO: Campeonato Nacional de Juvenis - Série B - 2ª jornada Sport Clube Beira-Mar 1-7 Futebol Clube do Porto Data: 21 de Agosto de 2011 Hora: 11 h Local: Estádio Municipal Mário Duarte - Aveiro Árbitro: Paulo Brás - Guarda. SPORT CLUBE BEIRA-MAR: Hugo; Diogo, Rafael, Salgado (Fábio, int.) e Melo; André, Rúben (Sousa, 66), Henrique Santos e Diogo Carvalho (Miguel Campos, int.); Tavares e Pedro Aparício. Treinador: Aguinaldo Melo. FUTEBOL CLUBE DO PORTO: João Costa; Marcelo Magalhães (Vítor Andrade, int.), André Ribeiro, José Pedro e Rui Sérgio; Tomás Podstawski, Belinha e Graça; Raul Nancassa (Nuno Santos, 67 min.), André Silva e Francisco Costa (Ivo Rodrigues, int.). Treinador: Nuno Capucho. Indisciplina: nada a registar Resultado ao Intervalo: 0-3 Resultado Final: 1-7 Marcadores: Pedro Aparício (56 min.); Raul Nancassa (16 min.), André Silva (25 e 53 mins), Tomás Podstawski (37 min.), Ivo Rodrigues (62 e 82 mins.), Graça (66 min.). Texto: Redacção Academia de Talentos http://www.academia-de-talentos.com/artigo/2011/8/22/juvenis-sc-beira-mar-1-3-fc-porto Compartilhar este post Link para o post
André Sousa Publicado 23 Agosto 2011 O Vítor Andrade tem sentado? Se isso for para manter, mandem para o Seixal que eu agradeço. Compartilhar este post Link para o post
John Mayer Publicado 23 Agosto 2011 Ele e o Ivo... Não percebo como não joga mais tempo. Compartilhar este post Link para o post
Reigns Publicado 24 Agosto 2011 Primeiro post actualizado com novos jogadores e calendário. Compartilhar este post Link para o post
fns Publicado 24 Agosto 2011 Primeiro post actualizado com novos jogadores e calendário. Ainda nao tiraste o Tiago Ferreira :o Compartilhar este post Link para o post
Reigns Publicado 24 Agosto 2011 Ainda nao tiraste o Tiago Ferreira :o O Tiago Ferreira? Que eu saiba ele não saiu do Porto nem faz parte do plantel principal. Compartilhar este post Link para o post
Vision Publicado 24 Agosto 2011 André Silva :prayer: brokas viste o jogo? Compartilhar este post Link para o post
fns Publicado 24 Agosto 2011 O Tiago Ferreira? Que eu saiba ele não saiu do Porto nem faz parte do plantel principal. Não foi ele que foi para o AC Milan? :maluco: Compartilhar este post Link para o post
fns Publicado 24 Agosto 2011 Ricardo Ferreira Fiz confusão , desculpem lá :$ Compartilhar este post Link para o post
John Mayer Publicado 24 Agosto 2011 André Silva :prayer: brokas viste o jogo? Este não, falo apenas do que vou vendo deles ao longo da formação. E esse André joga muito, era do Salgueiros mas joga muito. No Padroense também temos alguns rapazes com potencial para serem grandes, muito grandes mesmo. Compartilhar este post Link para o post
Vision Publicado 24 Agosto 2011 (editado) Este não, falo apenas do que vou vendo deles ao longo da formação. E esse André joga muito, era do Salgueiros mas joga muito. No Padroense também temos alguns rapazes com potencial para serem grandes, muito grandes mesmo. :wub: Tens acompanhado o Salgueiros? Editado 24 Agosto 2011 por Vision Compartilhar este post Link para o post
André Sousa Publicado 24 Agosto 2011 No Padroense têm o Rui Moreira, o Rúben Macedo (drible curto muito bom) e o Schuster, apesar de ter algum hype. Compartilhar este post Link para o post
John Mayer Publicado 24 Agosto 2011 Vi as duas equipas de iniciados do Salgueiros este fim de semana em jogos amigáveis. Mas neste ano são ambas fracas, especialmente a de primeiro ano, falta qualidade individual, mas para já, também falta alguma organização, tem algumas ideias, mas para já há dificuldades em concretizar, especialmente saídas em primeira fase. André, o Rui Moreira, o Rúben, o Joel (defesa direito), o Cléver (interior), o Peixoto (pivot) são mesmo craques. Nesta cultura de jogo que o Porto tem, são mesmo muito grandes. Num nível inferior, o Schuster, o Sérgio e o João, também são jogadores bons, mas claro, longe destes acima citados. Compartilhar este post Link para o post
André Sousa Publicado 24 Agosto 2011 Quem costuma jogar como trinco não é o Diogo Barbosa? Lembro-me que ele teve por aqui e acabou por ser dispensado. Não é mau jogador. Sim, esqueci-me do Cléver. Também é muito bom jogador. O Sérgio é naquela... Acho-o bom jogador, mas acho que tentam fazer dele aquilo que ele não é. Compartilhar este post Link para o post
John Mayer Publicado 24 Agosto 2011 Este ano, como o Rui Moreira e o Schuster estavam até agora lesionados, tem jogado o Peixoto a pivot, a interiores o Barbosa e o Cléver, e na frente, o Rúben e o Mota como extremos e o Sérgio a ponta de lança. E no ano passado, a 6 jogava o Barbosa, mas este ano o Peixoto vai jogar mais vezes, e ainda bem, porque me parece ter bem mais potencial que o Barbosa. O Sérgio não tem muito talento, mas tem um entendimento de jogo muito bom, e joga bem, no entanto, não tem a capacidade, nem o potencial dos outros. Compartilhar este post Link para o post
André Sousa Publicado 24 Agosto 2011 (editado) Ah! Não gosto do Mota. Acho-o fraquinho. É pouco incisivo, alheia-se do jogo com alguma frequência, tecnicamente não é nada por aí além e também não tem grande velocidade que lhe permita ganhar no 1x1. Lá está. Eu acho que ele não deve passar desta mediania. Eu gosto do Barbosa. Mas também, na geração dele levo com o Guilherme Morais, que é um tronco com olhos, por isso é normal que sinta "saudades". É relativamente inteligente, é bom a dar cobertura ofensiva, mas a nível defensivo ainda é algo verdinho. Editado 24 Agosto 2011 por André Sousa Compartilhar este post Link para o post
John Mayer Publicado 24 Agosto 2011 O Mota é muito fraco, é jogador de trabalho. É competente nalguns momentos de jogo, o que lhe permite ter alguma utilidade, mas tem pouco talento, e de certeza que não fica no Porto quando chegar a sénior. O Barbosa evoluiu imenso aqui no Porto. Ele não é mau, acho é que o Peixoto tem mais qualidade. É mais forte no passe, divide melhor o jogo e depois consegue também jogar nos interiores. O ano passado o Peixoto teve um ano difícil, teve lesionado e depois quando voltou estava sem ritmo e o Barbosa estava bem. Mas ontem foram os dois para a selecção, juntamente com o Sérgio, o Rúben e o Joel. Compartilhar este post Link para o post
André Sousa Publicado 24 Agosto 2011 Eu acho-o muito sofrível. Não acrescenta nada ao jogo do Porto, fica-se pelo ser esforçado q.b. Ele foi dispensado aqui nos Infantis e foi para o Povoense. Fez lá uma época e foi parar aí acima. Decisão meio ridícula. Tens a certeza que foi? Já não me lembro onde vi, mas não me recordo de ver lá o nome do Peixoto. O Benfica ficou-se pelos 3 jogadores nos sub-16. Gonçalo Maria (muito bom jogador), João Costa e Guedes. O Romário já vai aos sub-17 (espetaram 4-1 à República Checa, para o Torneio Nacional de Inglaterra). Compartilhar este post Link para o post
John Mayer Publicado 24 Agosto 2011 Ele não vem na convocatória, mas foi ontem à pressa para Lisboa para o treino. Não vi mais que dois jogos na Benfica TV, mas sinceramente, acho esse Romário tão limitado... Que achas dele? Para além de ter sucesso devido à capacidade física? Compartilhar este post Link para o post
André Sousa Publicado 24 Agosto 2011 Ele não vem na convocatória, mas foi ontem à pressa para Lisboa para o treino. Não vi mais que dois jogos na Benfica TV, mas sinceramente, acho esse Romário tão limitado... Que achas dele? Para além de ter sucesso devido à capacidade física? Travava uma luta inglória a cada jogo que ele fazia nos iniciados, no SB. Ia ver os jogos ao Seixal, o rapaz marcava uns golitos, passava pelos adversários sempre da mesma maneira (com um físico daqueles difícil não era) e quando ia ler os comentários ao jogo era só elogios ao Romário. Chegaram ao ponto de dizer que ele era um portento física e tecnicamente. Em relação à minha opinião... É um jogador limitado. Tem um físico bem acima da média, em relação aos da idade dele. Este ano já compete pelos juvenis A, e num jogo treino que fizeram contra uma equipa sénior, o rapaz, em velocidade, superava os adversários. :lol: Tecnicamente acho-o limitado. Não é nada por aí além a executar em espaços curtos, perde muito ao nível da recepção, ao nível do passe curto é mediano mas mostra boa capacidade para finalizar. A nível de entendimento de jogo é fraco. Mas fraco mesmo. Irrita-me imenso as vezes em que pega na bola e é ele contra o mundo, em que vai para uma zona congestionada quando tem 3 ou 4 opções melhores, onde faz uma virgula para correr para a linha vá-se lá saber porquê... Mas ele não tem culpa. A jogar contra adversários mais fracos os jogadores tendem a resolver os problemas da forma mais simples. Ele, como é muito mais evoluído fisicamente que os outros, fá-lo dessa maneira. Houvesse competência na formação e nem teria competido no ano passado pelos iniciados, mas sim pelos juvenis. Ia encontrar mais dificuldades, era obrigado a solucionar os problemas de forma diferente e podia ser que evoluísse. Mas isto, na formação em Portugal, até é relativamente comum. Compartilhar este post Link para o post
John Mayer Publicado 24 Agosto 2011 Travava uma luta inglória a cada jogo que ele fazia nos iniciados, no SB. Ia ver os jogos ao Seixal, o rapaz marcava uns golitos, passava pelos adversários sempre da mesma maneira (com um físico daqueles difícil não era) e quando ia ler os comentários ao jogo era só elogios ao Romário. Chegaram ao ponto de dizer que ele era um portento física e tecnicamente. Em relação à minha opinião... É um jogador limitado. Tem um físico bem acima da média, em relação aos da idade dele. Este ano já compete pelos juvenis A, e num jogo treino que fizeram contra uma equipa sénior, o rapaz, em velocidade, superava os adversários. :lol: Tecnicamente acho-o limitado. Não é nada por aí além a executar em espaços curtos, perde muito ao nível da recepção, ao nível do passe curto é mediano mas mostra boa capacidade para finalizar. A nível de entendimento de jogo é fraco. Mas fraco mesmo. Irrita-me imenso as vezes em que pega na bola e é ele contra o mundo, em que vai para uma zona congestionada quando tem 3 ou 4 opções melhores, onde faz uma virgula para correr para a linha vá-se lá saber porquê... Mas ele não tem culpa. A jogar contra adversários mais fracos os jogadores tendem a resolver os problemas da forma mais simples. Ele, como é muito mais evoluído fisicamente que os outros, fá-lo dessa maneira. Houvesse competência na formação e nem teria competido no ano passado pelos iniciados, mas sim pelos juvenis. Ia encontrar mais dificuldades, era obrigado a solucionar os problemas de forma diferente e podia ser que evoluísse. Mas isto, na formação em Portugal, até é relativamente comum. Pois, foi com essa ideia que fiquei dele. Um potencial físico extraordinário, mas uma capacidade intelectual e um entendimento de jogo de uma formiga. Não me parece que vá ser jogador do Benfica (plantel sénior claro) no futuro. Isso é uma batalha muito complicada e que para já, não adianta, porque os dirigentes e por vezes os treinadores também, não olham para a formação a longo prazo. Pensam no sucesso imediato, em ganhar, em serem campeões nacionais do seu escalão. O que acontece? Jogam os mais aptos naquele momento, aquele que por terem uma maturação mais adiantada, nos garantem mais sucesso. O problema é que depois, com o passar do tempo a diferença que se fazia a nível físico, já não se aplica mais, e depois acho piada aos directores: " aquele miúdo, parece que desaprendeu". Pois foi, aprendeu a resolver os problemas que apareciam no jogo de uma forma, através da capacidade física ( ou porque corre mais, ou porque chuta a bola mais forte que os outros, ou porque já tem um desenvolvimento muscular mais forte, mil razões diferentes) e agora, como já não se nota essa diferença, não sabe mais resolver os problemas. Esta situação acarreta ainda outro problema, é que o miúdo pequenino, que não jogou na vez dele, que o treinador e o director dizia: " joga bem, mas é pequenino", esse agora, como não jogou nunca, também ele não é o que podia ser. Isto na formação está muita coisa mal, o maior dos erros, é pensar a formação no momento. A formação pensa-se a longo prazo, pensa-se para os séniores, e não para ganhar aquele jogo ao sábado, ou ao domingo. No entanto, também sei que é complicado para os treinadores, porque se não ganharem são uns burros. Nem que depois dessa equipa, se consigam aproveitar 4 jogadores para os séniores. Enfim, isto já vai longo, mas dava para estar aqui a tarde toda com erros que se cometem. Compartilhar este post Link para o post
André Sousa Publicado 24 Agosto 2011 Isso vai de encontro ao que escrevi ontem no tópico da formação do Benfica. E o mais estranho é que ninguém vê o óbvio. A formação acaba por ser infrutífera porque os responsáveis são incompetentes. O Estrela tinha lugar para competir pelos juniores, de forma a não prejudicar a sua evolução. Isso é feito? Não. Anda ali a impor o físico nos juvenis para ganhar tudo o que é duelos individuais, óbvio que evolui pouco. O Romário tinha qualidade (devido ao físico também) para actuar pelos juvenis, quando na época passada era iniciado. Mas não, andava a jogar nos iniciados. Era bola no Romário e ele que resolvesse. Felizmente já está na equipa A, quando é juvenil B. E o que não falta são jogadores assim. Uma equipa B faz falta, muita falta. Exemplo: Cafu ia para uma equipa B, assim como o Bruno Gaspar, e o Estrela subia aos juniores, assumindo o lugar como trinco e o David Carvalho como lateral direito titular. Simples. Uma época numa competição profissional, por parte de dois jogadores jovens, permitia que a transição para sénior fosse muito melhor preparada e que daqui a uma/duas épocas tivéssemos jogadores aptos para jogar pela equipa principal. Com isto abriam-se vagas no próprio escalão de juniores, que fariam potenciar outros jogadores. Mas isso dá muito trabalho. A formação, actualmente, quer-se para dar goleadas todas as semanas. Se isso acontecesse e se os outros clubes grandes mantivessem o modelo actual, o mais provável era irmos à fase final. Chegávamos lá e perdíamos. Títulos? Zero. Lá ia o responsável por estas medidas para o olho da rua. E uma coisa garanto. Tinham uma evolução muito maior do que se tivessem competido no seu escalão etário, mas não davam (tantos) títulos. Mas uma coisa engraçada é que isto acontece até aos infantis. Por exemplo, os escolas competem no escalão de infantis e os infantis nos iniciados (embora numa divisão inferior). Não percebo porque é que não se continua. Quer dizer, até percebo. A diferença com o passar dos anos vai diminuindo, e aí já seria mais difícil alcançar resultados. Mete-me um certo asco este tipo de mentalidades, sinceramente. É o miúdo mais frágil fisicamente que não joga muito porque há um calmeirão a tirar-lhe o lugar. É o miúdo que é muito inteligente, mas que tecnicamente não é jogador para muitos malabarismos dentro de campo. Depois, no fim, o miúdo que era inteligente não evoluiu, o que era mais frágil praticamente não jogou, por aí fora. Já dei este exemplo, mas o Carlos Daniel, que já se estreou pelo Leiria nos seniores com idade juvenil, foi dispensado porque, no lugar dele, estava o Bakary. Não sei se o chegaste a ver jogar (é provável, dado que ele foi campeão nacional de iniciados pelo Benfica, na geração de 94). Mas pronto, o Bakary tinha um físico que se assemelhava a um sénior. Era um monstro fisicamente. Mas epá... Era só aquilo. Intelectualmente era fraco, muito fraco. Tecnicamente era vulgar, mas a tender para o mau. Só que fisicamente era anormal. Tinha um gémeo que era uma coisa parva, uma largura de ombros como nunca tinha visto na idade dele, enfim... Pronto, lá andou ele a resolver uma boa quantidade de jogos, a par do Diego, enquanto o Carlos Daniel andava a cheirar o banco e a equipa B. No fim da época foi-se embora e nunca mais ouvi falar dele. O Carlos Daniel, por outro lado, com idade juvenil estreou-se pelos seniores. Compartilhar este post Link para o post
John Mayer Publicado 24 Agosto 2011 Já dei este exemplo, mas o Carlos Daniel, que já se estreou pelo Leiria nos seniores com idade juvenil, foi dispensado porque, no lugar dele, estava o Bakary. Não sei se o chegaste a ver jogar (é provável, dado que ele foi campeão nacional de iniciados pelo Benfica, na geração de 94). Mas pronto, o Bakary tinha um físico que se assemelhava a um sénior. Era um monstro fisicamente. Mas epá... Era só aquilo. Intelectualmente era fraco, muito fraco. Tecnicamente era vulgar, mas a tender para o mau. Só que fisicamente era anormal. Tinha um gémeo que era uma coisa parva, uma largura de ombros como nunca tinha visto na idade dele, enfim... Pronto, lá andou ele a resolver uma boa quantidade de jogos, a par do Diego, enquanto o Carlos Daniel andava a cheirar o banco e a equipa B. No fim da época foi-se embora e nunca mais ouvi falar dele. O Carlos Daniel, por outro lado, com idade juvenil estreou-se pelos seniores. Ao contrário do que se pensa, os miúdos são inteligentes, e se não conseguem resolver os problemas de uma forma, tentam de outra. Isto é, se eu sou grande , e maior que os outros, e ganho tudo fisicamente, posso ser desleixado noutros aspectos. Posso dominar mal a bola que mesmo assim ainda vou ganhar a bola, posso até a defender ser batido no 1x1 que depois ainda vou lá buscar o outro jogador, muitos exemplos. É por isso que, se fosse para um escalão acima, ia-me obrigar a fazer outras coisas, porque a primeira vez que eu fizesse uma recepção mal feita, ia ficar sem a bola, e a seguir eu já ia estar concentrado em fazer bem, ou em tocar de primeira e ir procurar noutro espaço. Se fosse batido no 1x1, a seguir já ia pensar que se calhar tinha os apoios mal colocados, etc... No fundo, isto é que é evoluir, isto é que é fomentar uma inteligência de jogo. Mas pronto, dá trabalho assim, e claro, era provável que a equipa do meu escalão perdesse. Eu também tenho dois exemplos claros e que dou sempre. Um recente e outro antigo. O antigo diz respeito ao treinador do Padroense, o prof José Guilherme. Ele quando estava no Espinho (estavam no campeonato nacional de juvenis), há muitos anos atrás, estava numa equipa de Juvenis, e ele tinha miúdos de primeiro ano, que ele achava que tinham potencial para jogar nos séniores, e miúdos de segundo, que sem potencial, lhe iriam garantir rendimento imediato. E então, a questão dele para os directores foi: "querem ficar em 4º ou 5º, ou querem um época em que provavelmente vamos lutar para descer mas depois vamos ter 4 jogadores para os séniores?" E o que é certo, é que não desceram e passados três anos, esse jogadores estavam na equipa sénior do Espinho. É uma questão de mentalidade. O outro, é do ano passado dos juniores do Porto. Como é possível, jogar aquele brasileiro, o Rafinha em vez do Pipo. Para quê? Para ser campeão nacional? E agora o Rafinha foi dispensado para o Brasil e o Pipo também foi dispensado, porque nem sequer jogou e não teve o mínimo de reconhecimento porque não jogava. Enfim, enquanto o pensamento for este, vão continuar a haver muitos miúdos desaproveitados com muito potencial. Compartilhar este post Link para o post