Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lestonks

Austrália ordena caça a tubarão assassino

Publicações recomendadas

Estou à espera de ver reacções deste tipo na próxima notícia sobre um cão abatido por ter atacado uma pessoa.

Compartilhar este post

Link para o post

Andas desatento depois o pessoal tem que te chamar à atenção. :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Chamaste-me à atenção? Não percebi. Pensei que estavas a confirmar que o meu post tinha tudo a ver com o que se está por aqui a comentar.

Sendo assim não tenho nada que te agradecer.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, aparentemente o problema resolvia-se se ninguém fosse para águas povoadas por tubarões, mas isso parece-me altamente descabido acontecer, por uma questão de senso-comum.

Podia também haver uma onda de resignação e todos aceitarem ser normal acontecer haver pessoas serem mortas por tubarões, não fosse o facto de não ser assim.

O extermínio de todo e qualquer tubarão da zona em questão está posto de lado, por respeito à vida selvagem e ao bom-senso.

Resta fazer o quê, para além de procurar saber se estes ataque têm origem no mesmo animal e impedir que este o faça novamente?

Editado por 13thReverend

Compartilhar este post

Link para o post

Acho mal.

Se não fossem as pessoas a nadar ali, a raça de tubarões brancos já se tinha extinguido!

Compartilhar este post

Link para o post

Bold: Para responder a essa questão precisava de saber porque é que o tubarão (isto supondo que é sempre o mesmo) faz ataques repetidos, e não sei.

Não sei porque é que vocês neste tópico começaram logo a disparatar, a dizer que o tubarão tinha genes de assassíno e outras coisas estupidas. Eu não ando propriamente a estudar o organismo dos tubarões, mas parece-me bem mais real o tubarão ter alguma doença ou má-formação. Isso está fora do vosso pensamento porquê? Nesse cenário faz todo o sentido abater o animal.

Itálico: Não ando a investigar o caso, mas como disse este caso não é singular. Em outros países do mundo já foram abatidos tubarões pelo mesmo motivo.

Não é nada do outro mundo eles saberem que é sempre o mesmo tubarão que faz os ataques. Partimos da base que, tanto eu como tu já sabemos e que diz que o tubarão, normalmente, não se aproxima muito da costa e não tem interesse em humanos. A esmagadora maioria dos tubarões são também solitários, ou seja, à partida está excluída qualquer hipótese de ataque em grupo.

Até aqui já podemos ter uma ideia de que, talvez, seja o mesmo tubarão que faz os ataques, pois:

-os tubarões, normalmente, não se aproximam muito da costa, o que reduz o número de tubarões que poderão estar em contacto com humanos;

-os tubarões, normalmente, não têm interesse em humanos, e acontecem poucos casos de aaques por ano (em comparação com o número de pessoas na água), logo se existem poucos ataques, existem poucos 'atacantes';

-a esmagadora maioria dos tubarões são solitários, o que acaba por excluír a hipotese de ataque em grupo, e portanto leva-nos a um ataque de um tubarão só.

A isto tudo podem juntar-se ainda testemunhas oculares, ou até vestígios da dentada no corpo das vítimas que podem indicar sempre o mesmo padrão de dentição (não sei até que ponto a dentição de um tubarão pode ser única).

Acho muito complicado determinar qual é o tubarão, com 100% de certeza. Como dizes, provavelmente é um tubarão que anda mais perto da costa do que o habitual e, quando se encontrar um, pode ser esse - ou não.

Quanto à dentição, talvez seja possível determinar se é ou não ele. Mas se não for, vão-se matando os que forem vistos até se acertar?

Estou à espera de ver reacções deste tipo na próxima notícia sobre um cão abatido por ter atacado uma pessoa.

Boa ideia Descartes, bora lá responsabilizar o criador de tubarões que anda a treinar os bichos para atacar pessoas!

E eu não estou a dizer que não devem ser tomadas medidas, pelo contrário. É evidente que não se pode permitir que as pessoas continuem a ser atacadas e mortas, mas parece-me que a estratégia de "caça ao tubarão" não é a melhor nem a mais eficaz. Mas sinceramente não tenho uma sugestão para dar, apesar de ser (quase) biólogo a Ecologia e a Zoologia não são o meu forte.

Compartilhar este post

Link para o post

Leste o meu post ou apeteceu-te mandar uma posta dessas assim do nada?

Li, e apeteceu-me mandar essa "posta"

Compartilhar este post

Link para o post

Boa ideia Descartes, bora lá responsabilizar o criador de tubarões que anda a treinar os bichos para atacar pessoas!

Só se abatem os cães que são treinados para atacar pessoas? Essa é uma grande novidade para mim...

E eu não estou a dizer que não devem ser tomadas medidas, pelo contrário. É evidente que não se pode permitir que as pessoas continuem a ser atacadas e mortas, mas parece-me que a estratégia de "caça ao tubarão" não é a melhor nem a mais eficaz. Mas sinceramente não tenho uma sugestão para dar, apesar de ser (quase) biólogo a Ecologia e a Zoologia não são o meu forte.

Para manter o nível e o estilo de respostas eu diria que umas quantas sessões de terapia podiam ajudar o coitado do bicho. Talvez ele tenha tido uma infância difícil com um pai bêbado que lhe batia e o pobrezito terá desenvolvido um trauma qualquer...

Compartilhar este post

Link para o post

Só se abatem os cães que são treinados para atacar pessoas? Essa é uma grande novidade para mim...

Não, mas concordarás comigo que a percentagem de cães "normais" que ataca uma pessoa (de tal forma que tenha de ser abatido) é diminuta.

Compartilhar este post

Link para o post

Não, mas concordarás comigo que a percentagem de cães "normais" que ataca uma pessoa (de tal forma que tenha de ser abatido) é diminuta.

Não faço a mínima ideia. Não tenho dados suficientes para poder concordar ou discordar de ti.

Compartilhar este post

Link para o post

Depois a seguir vamos experimentar matar as pessoas que matam os animais, como por exemplo os cães de lutas que já não servem e que são queimados vivos e afins.

Enfim, essa ideia de matar o tubarão não faz muito sentido, não vão para lá que ele não também não faz mal a ninguém.

Compartilhar este post

Link para o post

Depois a seguir vamos experimentar matar as pessoas que matam os animais, como por exemplo os cães de lutas que já não servem e que são queimados vivos e afins.

Enfim, essa ideia de matar o tubarão não faz muito sentido, não vão para lá que ele não também não faz mal a ninguém.

Nunca mataste nenhum animal?

Compartilhar este post

Link para o post

Sou um assassino de aranhas :-| É perceptível que não estava a afirmar nada em concreto, matar um animal só porque matou uma pessoa nestas circunstâncias acho que não faz sentido nenhum.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho muito complicado determinar qual é o tubarão, com 100% de certeza. Como dizes, provavelmente é um tubarão que anda mais perto da costa do que o habitual e, quando se encontrar um, pode ser esse - ou não.

Quanto à dentição, talvez seja possível determinar se é ou não ele. Mas se não for, vão-se matando os que forem vistos até se acertar?

De certeza que há quem já tenha visto o tubarão, e talvez possa ajudar a dentificá-lo.

Óbvio que a ideia não é ir matando até acertar, lol, apenas respondi à tua questão.

Eu gostava de te perguntar a ti, que já vi que és contra a morte de animais, o que diferencia a vida de uma aranha para a vida de um tubarão? Porque é que desvalorizas a vida da aranha ao ponto de a matares quando criticas a morte de um outro animal?

Gostava de perceber esse ponto de vista.

Bold: Isso é muito bonito... Mas também serve para os mosquitos, por exemplo. Afinal se não te meteres a jeito eles não te picam.

Sou um assassino de aranhas :-| É perceptível que não estava a afirmar nada em concreto, matar um animal só porque matou uma pessoa nestas circunstâncias acho que não faz sentido nenhum.

Eu podia estar aqui a explicar-te que não querem matar o tubarão 'só porque matou uma pessoa', mas acho que és suficientemente inteligente para perceber que não é por isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Percebi a tua noção de fazer sentido... Então quantas pessoas é que ele tem de matar para que faça sentido matá-lo? Duas? Cinco? Dez? Vinte? E se forem crianças? Como são mais pequenas talvez seja necessário o dobro.

E gostei dessa desvalorização das aranhas em relação aos tubarões. Deve ter a ver com o tamanho. Um tubarão pode matar uma pessoa que não faz sentido matá-lo só por isso. Mas ai de uma aranha que se arme em idiota e queira fazer a sua teia no canto do tecto da tua casa. Leva logo uma vassourada para ver quem manda!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

O repúdio a animais rastejantes, ou medo irracional, leva à facilidade em exterminá-los sem guardar peso na consciência. No entanto, muitos insectos são considerados parasitas e até pestes, alguns carregam doenças infecciosas e ao exterminá-los o Homem tenta proteger-se, pessoalmente não vejo muitas pessoas a querer livrar o mundo das borboletas ou libélulas. As características que diferenciam esses animais do Homem também ajudam ao distanciamento emocional na hora de pôr termo às suas vidas. Contudo, concordo que em muitos casos são mortes injustificáveis, os aracnídeos na maior parte são inofensivos e não deveriam ser tocados pois podem ajudar a controlar a população de insectos. Há répteis que servem o mesmo propósito, como por exemplo as osgas, todavia estas são alvo de preconceito, julgo mesmo que existe o mito de serem venenosas.

Grande parte dos animais que referi, senão todos, ocasionalmente partilha o habitat com o Homem e/ou invade a sua casa, a pessoa tem pelo menos duas opções, matá-lo ou deixá-lo em paz. Assumir que opta tendencialmente por uma delas não passa de uma presunção, e utilizar tal como argumento para defender a perseguição a um animal em perigo de extinção com base em provas circunstanciais é ridicularizar a situação. Comparar a ocorrência a um cão com comportamento violento para com as pessoas é da mesma forma ridículo. O cão é um animal doméstico que partilha a sua vida com o Homem e depende do mesmo para sobreviver, se o cão ataca indiscriminadamente pessoas é um perigo real para a sociedade, pois partilha o mesmo espaço, não existirá perspectiva de adopção para esse animal e seria impensável deixá-lo à solta pelas ruas, quando o comportamento violento é impossível de ser alterado só resta abater o animal. Nenhuma destas circunstâncias se verifica com os tubarões.

Pelo que li, nem sequer se tem a certeza de um dos três ataques ser da autoria de um tubarão-branco e o único método para descobrir qual foi o responsável por este último ataque seria ao examinar o conteúdo do estômago. Também já li que é improvável o mesmo tubarão-branco ser responsável por três ataques, visto que nesta altura do ano os tubarões se movem ao longo da costa e há vários a seguir o mesmo padrão. Assim concluo que esta caça ao tubarão se trata de uma simples tentativa de vingança.

Compartilhar este post

Link para o post

E gostei dessa desvalorização das aranhas em relação aos tubarões. Deve ter a ver com o tamanho. Um tubarão pode matar uma pessoa que não faz sentido matá-lo só por isso. Mas ai de uma aranha que se arme em idiota e queira fazer a sua teia no canto do tecto da tua casa. Leva logo uma vassourada para ver quem manda!!!!

:prayer: :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

O repúdio a animais rastejantes, ou medo irracional, leva à facilidade em exterminá-los sem guardar peso na consciência. No entanto, muitos insectos são considerados parasitas e até pestes, alguns carregam doenças infecciosas e ao exterminá-los o Homem tenta proteger-se, pessoalmente não vejo muitas pessoas a querer livrar o mundo das borboletas ou libélulas. As características que diferenciam esses animais do Homem também ajudam ao distanciamento emocional na hora de pôr termo às suas vidas. Contudo, concordo que em muitos casos são mortes injustificáveis, os aracnídeos na maior parte são inofensivos e não deveriam ser tocados pois podem ajudar a controlar a população de insectos. Há répteis que servem o mesmo propósito, como por exemplo as osgas, todavia estas são alvo de preconceito, julgo mesmo que existe o mito de serem venenosas.

Grande parte dos animais que referi, senão todos, ocasionalmente partilha o habitat com o Homem e/ou invade a sua casa, a pessoa tem pelo menos duas opções, matá-lo ou deixá-lo em paz. Assumir que opta tendencialmente por uma delas não passa de uma presunção, e utilizar tal como argumento para defender a perseguição a um animal em perigo de extinção com base em provas circunstanciais é ridicularizar a situação. Comparar a ocorrência a um cão com comportamento violento para com as pessoas é da mesma forma ridículo. O cão é um animal doméstico que partilha a sua vida com o Homem e depende do mesmo para sobreviver, se o cão ataca indiscriminadamente pessoas é um perigo real para a sociedade, pois partilha o mesmo espaço, não existirá perspectiva de adopção para esse animal e seria impensável deixá-lo à solta pelas ruas, quando o comportamento violento é impossível de ser alterado só resta abater o animal. Nenhuma destas circunstâncias se verifica com os tubarões.

Pelo que li, nem sequer se tem a certeza de um dos três ataques ser da autoria de um tubarão-branco e o único método para descobrir qual foi o responsável por este último ataque seria ao examinar o conteúdo do estômago. Também já li que é improvável o mesmo tubarão-branco ser responsável por três ataques, visto que nesta altura do ano os tubarões se movem ao longo da costa e há vários a seguir o mesmo padrão. Assim concluo que esta caça ao tubarão se trata de uma simples tentativa de vingança.

Isso não faz com que a vida deles valha menos, ou pelo menos não devia fazer.

E nessa categoria também se encontram ratos, osgas, lagartos, cobras, que são todos animais que repudiam os humanos.

Essa questão do repúdio é incoerente, então como tenho nojo de ratos já posso matá-los sem peso na consciência, enquanto um tubarão que anda a fazer ataques sucessivos, coitadinho tem direito à vida...

Essa lógica é bastante egoísta.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu somente mencionei razões para o fenómeno ocorrer.

Os ratos são exterminados devido às doenças que carregam, pelo menos é esse o raciocínio lógico que leva o Homem a justificar o seu extermínio quando estes invadem a sua casa.

O tubarão não é coitadinho nenhum, é um animal selvagem, um super predador, mas acima de tudo tem um habitat distinto do Homem. Há ataques de tubarões provocados, acredito que este não tenha sido o caso, mas quem mergulha em águas frequentadas por tubarões tem de estar consciente dos perigos inerentes.

Pelos vistos não leste o meu comentário todo, senão terias reparado que neste caso não existem provas irrefutáveis de que os três ataques foram conduzidos pelo mesmo tubarão-branco. Egoísmo é conduzir uma caça ao tubarão sem outro método de identificar o animal responsável pelo ataque, para além de o matar e abrir o estômago. Apelidar tal de justiça é encobrir um sentimento de vingança latente direccionado a uma espécie que não tem como natureza o receio do Homem e de vez em vez acaba por atacá-lo quando este se encontra no seu habitat natural.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Masha

É aqui o tópico da tourada?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...