Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Goku

Governo propõe acabar com os feriados de 5 de Outubro e 1 de Dezembro

Publicações recomendadas

Concordo que primitivamente a religião tenha servido de pedra basilar. Agora sendo nós uma civilização evoluída acho que já ultrapassámos a barreira de credos e fé sem sentido e qualquer base cientifica para além de um livro de metáforas e fábulas. Afinal de contas grande parte da população mundial ainda acredita no homem visível que vive no céu quando há absolutamente prova nenhuma que ele existe. E agora tu dizes-me que também não há prova que ele não existe, ora, também não existem provas que não há cães castanhos com quadrados amarelos.

Acabas por provar o que o Desc disse: não és ateu, és intolerante. Tal como os cristãos foram/são, e estou certo que os criticas por isso e usas essa intolerância para provar os males do cristianismo.

Gostava era que me explicasses o que é "fé sem sentido".

PS: E já agora, o 1 de Novembro ou o Natal, que num post anterior criticaste, são datas marcantes da civilização ocidental anteriores ao Cristianismo. Celebram-se desde tempos imemoriais. É isso que "cultura" é. Já te vi a dizer que tem de haver feriados para as outras religiões, mas se essas religiões não deixaram marcas na nossa cultura e na nossa maneira de ser, então hão-de ser feriados porquê?

PPS: Depois do que disseste no quote anterior, é preciso coragem para dizer isto:

Não. Eu acho que acreditam no que bem entenderem, tenho de o respeitar, mas não considero que seja verdade o que acreditam. A questão aqui é a igualdade e liberdade religiosa que não existe em Portugal.

Ou isso ou o teu conceito de respeito está completamente fora da norma.

Compartilhar este post

Link para o post

Acabas por provar o que o Desc disse: não és ateu, és intolerante. Tal como os cristãos foram/são, e estou certo que os criticas por isso e usas essa intolerância para provar os males do cristianismo.

Sou intolerante? As pessoas acreditam no que lhes bem entenderem. Tal como estava a defender a igualdade de oportunidades para outras religiões, não vejo porque motivo não posso ter uma opinião divergente das massas. Os cristãos são intolerantes? Eu não tenho exemplos disso, apenas defendo a igualdade de oportunidades para outras religiões, afinal de contas, estão tão legitimadas como o Cristianismo e ao longo do meu desenvolvimento enquanto pessoa nunca foi dada a possibilidade de receber esses outros ensinamentos.

E na Constituição no artigo 41º. refere-se precisamente a liberdade de ensinamento e prática de outros credos. Em Portugal isso não é possível se desde que nasces que te colocam perante uma sociedade em que apenas a fé católica é vista como motivo para celebração nacional enquanto as restantes são guardadas apenas para a sua comunidade.

Gostava era que me explicasses o que é "fé sem sentido".

Fé sem sentido é dizer-se que é Cristão e ter ficado todo contente quando leu que morreu o Osama e o Khadaffi. Isso é fé sem sentido. Ou se acreditam nos ensinamentos de Jesus Cristo na totalidade ou então não és cristão, podes ser o que bem entenderes, mas não és Cristão. Vai ver uns vídeos do Bill Maher sobre o Cristianismo...

PS: E já agora, o 1 de Novembro ou o Natal, que num post anterior criticaste, são datas marcantes da civilização ocidental anteriores ao Cristianismo. Celebram-se desde tempos imemoriais. É isso que "cultura" é. Já te vi a dizer que tem de haver feriados para as outras religiões, mas se essas religiões não deixaram marcas na nossa cultura e na nossa maneira de ser, então hão-de ser feriados porquê?

O Natal de facto é uma data engraçada marca o nascimento de Jesus que não foi a 25 de Dezembro. Mas vamos lá continuar a celebrar datas pagãs. Mas achas que a grande maioria dos "cristãos" sabem de onde surgiram essas datas? Se isso fosse verdade a credibilidade da celebração destas datas era maior, como a grande maioria da população não celebra os feriados religiosos e apenas se limita a ficar em casa sem trabalhar e aproveitar o dia, acho que a credibilidade já foi afectada o suficiente. Não vejo a necessidade da existência de tantos feriados religiosos ainda para mais de apenas um credo.

Ou isso ou o teu conceito de respeito está completamente fora da norma.

Eu respeito as religiões, discordo delas, acho-as baseadas em mentiras, mas respeito-as. Não vou para a rua protestar, não ataco verbalmente quem as defende.

Editado por George Carlin

Compartilhar este post

Link para o post

1º Se não tens elementos de outras religiões na tua família e se não houver comunidades de outras religiões na tua zona, então como é que queres ter ensinamentos dessas religiões? Queres que seja o governo a facultá-las? Então que é feito da separação entre Estado e Igreja, é só para ser aplicada ao Cristianismo?

2º Ah isso é que é o teu conceito de "fé sem sentido"? Eu logo vi que tinha de ser qualquer coisa assim... E ainda me mandas ver vídeos de um humorista para saber mais sobre religião? Poupa-me. Foi daí que veio o teu conhecimento sobre o Cristianismo? Logo vi... :lol:

3º Credibilidade? Isso também a credibilidade dos feriados históricos é inexistente. Vai lá perguntar às pessoas na rua quando é o dia de Portugal ou o que se festeja a 1 de Dezembro. Não sabem.

Sobre o quereres que sejam festejados feriados de outra religiões, se me explicares que importância tiveram para Portugal ou para o povo português, para a nossa cultura ou para a nossa memória colectiva, então terás uma boa teoria. Até lá, e desculpa-me a franqueza, isso é um disparate.

A Natal é o festejo principal dos povos desde o início dos tempos. Marca o início de mais um ciclo do sol, a data em que as trevas são derrotadas e se assiste à ascensão do Sol outra vez. É mais um ano, mais uma vitória do Bem contra o Mal, uma celebração da vitória da vida sobre a morte. Isto é um traço cultural marcante em toda a nossa cultura, muito além do Cristianismo ou de qualquer outra religião.

Eu sinceramente não me interessa se a população sabe o que está a festejar ou não, mas é uma data marcante para TODA a civilização europeia e acho muito bem que se festeje. Eu até diria que é o feriado mais importante da nossa civilização, eu que nem sou católico...

4º Resposta também ligada ao 1º parágrafo. Não és intolerante? Claro que és. Para ser intolerante não é necessário andares na rua a dar porrada nos fiéis ou chamar-lhes nomes, basta que não respeites a sua fé. E tu escreveste, por exemplo, que "já ultrapassámos a barreira de credos e fé sem sentido", comparando a inexistência de provas sobre a existência de Deus com a ausência de provas sobre a existência de "cães castanhos com quadrados amarelos". Isto é uma falta de respeito para com a fé das pessoas, o que te marca como intolerante.

Que não acredites em muita coisa que o Cristianismo diz que é verdade, tudo bem, eu também não acredito em muitas dessas coisas. Mas andar por aí a faltar-lhes ao respeito e a dizer-lhes que acreditam em fábulas, homens invisíveis e a fazer comparações com cães, isso é intolerância.

Compartilhar este post

Link para o post

1º Se não tens elementos de outras religiões na tua família e se não houver comunidades de outras religiões na tua zona, então como é que queres ter ensinamentos dessas religiões? Queres que seja o governo a facultá-las?

Não faz parte das funções do Governo envolver-se com a religião de todo, daí que também não faça sentido beneficiar uma comunidade religiosa católica em detrimento de outras. A separação do Estado e da Igreja é fundamental e apesar de isso constar como principio fundamental do Estado de direito democrático em que vivemos na verdade e na prática não se vê isso ocorrer.

2º Ah isso é que é o teu conceito de "fé sem sentido"? Eu logo vi que tinha de ser qualquer coisa assim... E ainda me mandas ver vídeos de um humorista para saber mais sobre religião? Poupa-me :lol:

Podia mostrar-te um vídeo de um fanático religioso mas acho que pouco sentido faria. Se não te mostrar a opinião de outras pessoas, e algumas bem credíveis pela sua posição na sociedade mundial como é o caso dele, mesmo sendo humorista, a verdade é que não falta à verdade como muitos outros que se julgam cristãos.

3º A Natal é o festejo principal dos povos desde o início dos tempos. Marca o início de mais um ciclo do sol, a data em que as trevas são derrotadas e se assiste à ascensão do Sol outra vez. É mais um ano, mais uma vitória do Bem contra o Mal, uma celebração da vitória da vida sobre a morte. Isto é um traço cultural marcante em toda a nossa cultura, muito além do Cristianismo ou de qualquer outra religião.

Eu sinceramente não me interessa se a população sabe o que está a festejar ou não, mas é uma data marcante para TODA a civilização europeia e acho muito bem que se festeje. Eu até diria que é o feriado mais importante da nossa civilização, eu que nem sou católico...

E é isso que se celebra? Ou a ida ao Shopping em nome do menino Jesus?

4º Resposta também ligada ao 1º parágrafo. Não és intolerante? Claro que és. Para ser intolerante não é necessário andares na rua a dar porrada nos fiéis ou chamar-lhes nomes, basta que não respeites a sua fé. E tu escreveste, por exemplo, que "já ultrapassámos a barreira de credos e fé sem sentido", comparando a inexistência de provas sobre a existência de Deus com a ausência de provas sobre a existência de "cães castanhos com quadrados amarelos". Isto é uma falta de respeito para com a fé das pessoas, o que te marca como intolerante.

Não é uma falta de respeito, não. Para mim a existência de um ser divino é tão provável como a de um cão castanho com quadrados amarelos. Até ser provada a sua existência, para mim, ambos são igualmente prováveis de existirem ou não. As pessoas acreditam no que bem entenderem, tal como já referi, mas a minha visão é essa. Daí ser ateu. Intolerante, não sou. Também não acredito nos "Ancient Aliens", também sou intolerante ou eles é que são malucos?

Que não acredites em muita coisa que o Cristianismo diz que é verdade, tudo bem, eu também não acredito em muitas dessas coisas. Mas andar por aí a faltar-lhes ao respeito e a dizer-lhes que acreditam em fábulas, homens invisíveis e a fazer comparações com cães, isso é intolerância.

A Bíblia é e sempre será um bom exemplo enquanto livro moral mas fora isso não pode ser extrapolada para justificar seja o que for. As Cruzadas provam isso mesmo, e não só isso, as intolerâncias raciais e contra as mulheres estão presentes na Bíblia, é certo que os "tempos eram outros", mas também é verdade que se Jesus Cristo e Deus eram assim tão capazes não me parecia má ideia colocar, sei lá, uma coisa tão básica como a proibição de racismo ou utilização de escravos nos seus ensinamentos, não?

Ou eram tão divinos que se esqueceram desse pequeno pormenor? Mas deixemos a conversa da Bíblia e de ficção científica.

PS: A verdade é que os traços culturais de Portugal estão de facto associados ao Cristianismo e eu nunca pus isso em causa acho simplesmente que outras religiões que existem em Portugal e mesmo a outra via, o ateísmo, deviam ser ensinadas enquanto opções que os cidadãos poderiam optar, informar-se e decidir como bem entendessem o que pretendiam ser. Não deveria existir nem pressão do Estado nem da Sociedade nem de qualquer outra entidade superior, pois considero que isso não torna uma pessoa crente, apenas a torna mais uma dentro de um lote de pessoas que como os pais ou avós tinham um determinado credo então eles também têm de ter.

E há medo em ser-se diferente. Há medo em assumir que não se é Cristão ou qualquer outra religião, porque é-se julgado nesse sentido, e não me refiro à intolerância da 1ª parte da tua resposta, refiro-me sim à visão em geral da sociedade.

Editado por George Carlin

Compartilhar este post

Link para o post

A Natal é o festejo principal dos povos desde o início dos tempos. Marca o início de mais um ciclo do sol, a data em que as trevas são derrotadas e se assiste à ascensão do Sol outra vez. É mais um ano, mais uma vitória do Bem contra o Mal, uma celebração da vitória da vida sobre a morte. Isto é um traço cultural marcante em toda a nossa cultura, muito além do Cristianismo ou de qualquer outra religião.

Sem duvida.

Para mim é a data mais importante do ano.

Compartilhar este post

Link para o post

Para o Carlin (não me apetece fazer quotes :tongue:

Correndo o risco de me repetir: os feriados religiosos são datas marcantes para a cultura portuguesa (e até europeia). São traços da nossa história que convém manter, recordar, a nossa história é o que nos caracteriza como povo. Sejam feriados religiosos ou históricos, são elementos da nossa memória enquanto portugueses. Não é um benefício à Igreja, é uma celebração da nossa história e da nossa cultura (embora se confundam com facilidade). Entende a diferença :wink:

Mas não me respondeste, já que te queixas de não tires tido oportunidade de aceder a ensinamentos de outras religiões, esses ensinamentos seriam assegurados por quem? Por familiares que não as professem? Por comunidades das quais não te aproximaste? Pelo Estado? Explica lá então isso.

Quanto ao resto, é tão surreal que nem me vou aventurar muito. Um vídeo de um fanático religioso não faria sentido (obviamente, também concordo), mas de um humorista já faz; a celebração que não se faz do Natal também se aplica aos feriados históricos, ou achas que a "ida ao Shopping" que as famílias fazem no 25 de Abril é em nome do capitalismo professado pelo PCP? Então acabemos com o 25 de Abril também (segundo a tua teoria, claro). É essa a incongruência que te apontei.

Há um conceito básico em História, que é o de analisar os factos de forma imparcial e não deixar que o nosso modelo de sociedade e de pensamento actual interfiram nessa análise. Tu cometes esses erros vezes sem conta. Não é que seja culpa tua, a culpa é de quem (não) ensina História durante os 12 anos de escolaridade obrigatória, gastando-os a despejar factos, e mais factos, e mais factos, e mais factos, levando os alunos a odiar História e o que o seu ensino seja cansativo e inconsequente.

PS: Já agora, sobre o quereres que sejam festejados feriados de outra religiões, se me explicares que importância tiveram para Portugal ou para o povo português, para a nossa cultura ou para a nossa memória colectiva, então terás uma boa teoria. Até lá, e desculpa-me a franqueza, isso é um disparate.

Quanto à pressão da sociedade, é normal pois trata-se de uma sociedade maioritariamente católica. No entanto tem havido um decréscimo desse número e há cada vez mais ateus/agnósticos, pelo que eu diria que essa pressão, que há, é cada vez menor.

Se há coisa que nunca percebi é de que forma as festas pagãs que se faziam em Dezembro ( decerto já ouviste falar nas Saturnálias, em que curiosamente havia o costume de se trocar prendas) se convertem, assim dizendo, numa celebração cristã.

Falando curto e grosso? O Cristianismo incorporou em si os festejos, as datas e as celebrações pagãs. A Páscoa, o 1º de Novembro, o Natal, entre outras, já eram datas festejadas pelos pagãos. Pensaram eles, e muito bem, que seria mais fácil os pagãos converterem-se caso as datas do Cristianismo fossem as mesmas às que eles já celebravam.

Compartilhar este post

Link para o post

O Haloween é a data em que o mundo dos mortos e dos vivos está mais próximo. A fronteira entre ambos é tão ténue que alguns demónios podiam passar para o nosso mundo, daí as pessoas se vestirem como demónios para confundi-los. O Cristianismo adoptou o 1 de Novembro como o dia em que se recordam os mortos, precisamente porque no calendário pagão era quando eles podiam espreitar para o nosso mundo e ver se ainda eram recordados.

Compartilhar este post

Link para o post

Dizer que não há liberdade religiosa em Portugal é estar totalmente alheado da realidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Dizer que não há liberdade religiosa em Portugal é estar totalmente alheado da realidade.

Conheço uns quantos religiosos que se queixam disso :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Que eu saiba, ainda não tens ninguém que te impede de ir à missa se fores Católico, ou de ir à mesquita se fores muçulmano, etc.

Mas já agora, quais são os argumentos para se dizer isso?

Compartilhar este post

Link para o post

Que eu saiba, ainda não tens ninguém que te impede de ir à missa se fores Católico, ou de ir à mesquita se fores muçulmano, etc.

Mas já agora, quais são os argumentos para se dizer isso?

Aborto!

Casamento gay!

Não haver religião nas escolas como obrigatório!

Dar pouco dinheiro às escolas privadas da Igreja!

As piadas que se fazem com a religião!

E outras que tais :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Para o Carlin (não me apetece fazer quotes :tongue:

Correndo o risco de me repetir: os feriados religiosos são datas marcantes para a cultura portuguesa (e até europeia). São traços da nossa história que convém manter, recordar, a nossa história é o que nos caracteriza como povo. Sejam feriados religiosos ou históricos, são elementos da nossa memória enquanto portugueses. Não é um benefício à Igreja, é uma celebração da nossa história e da nossa cultura (embora se confundam com facilidade). Entende a diferença :wink:

A questão começou precisamente por saber se os feriados religiosos tinham igual valor ou inferior aos restantes feriados, a meu ver, têm menor valor. Porquê? Pois celebram apenas uma religião, e porque, de acordo com o meu ponto de vista, é mais relevante a história em concreto de Portugal e algumas datas que mudaram por completo o país do que as celebrações cristãs, certo também é que estas datas têm relevância do ponto de vista cultural, mas também não negarás que o sentido da mesma já foi há muito deturpado.

Mas não me respondeste, já que te queixas de não tires tido oportunidade de aceder a ensinamentos de outras religiões, esses ensinamentos seriam assegurados por quem? Por familiares que não as professem? Por comunidades das quais não te aproximaste? Pelo Estado? Explica lá então isso.

A justificação para a não existência de alternativas é a falta de alternativas? Quem é que te torna cristão ou de qualquer outra religião? Não é a tua família? Ou a sociedade? Eu acho que não há liberdade religiosa quando se chapa num miúdo de cinco anos que Jesus dá prendinhas no Natal e ninguém se precisa de justificar.

Quanto ao resto, é tão surreal que nem me vou aventurar muito. Um vídeo de um fanático religioso não faria sentido (obviamente, também concordo), mas de um humorista já faz; a celebração que não se faz do Natal também se aplica aos feriados históricos, ou achas que a "ida ao Shopping" que as famílias fazem no 25 de Abril é em nome do capitalismo professado pelo PCP? Então acabemos com o 25 de Abril também (segundo a tua teoria, claro). É essa a incongruência que te apontei.

A deturpação dos feriados religiosos é bem maior do que os feriados de índole histórica, basta veres o 25 de Abril, cuja data é celebrada com cerimónias formais na Assembleia da República.

Há um conceito básico em História, que é o de analisar os factos de forma imparcial e não deixar que o nosso modelo de sociedade e de pensamento actual interfiram nessa análise. Tu cometes esses erros vezes sem conta. Não é que seja culpa tua, a culpa é de quem (não) ensina História durante os 12 anos de escolaridade obrigatória, gastando-os a despejar factos, e mais factos, e mais factos, e mais factos, levando os alunos a odiar História e o que o seu ensino seja cansativo e inconsequente.

Não tenho nada contra a História, portanto, não é sequer o meu caso essa situação. Tive História da Economia e História do Direito Português, tal como em Direito Constitucional abordas parte da História de Portugal. Não será por aí.

PS: Já agora, sobre o quereres que sejam festejados feriados de outra religiões, se me explicares que importância tiveram para Portugal ou para o povo português, para a nossa cultura ou para a nossa memória colectiva, então terás uma boa teoria. Até lá, e desculpa-me a franqueza, isso é um disparate.

Eu não digo que retirem as celebrações cristãs, só acho que não devem ser celebradas com feriado. Assim, se tivesses um ou dois dias dedicados ao Cristianismo, também poderias ter um feriado para restantes celebrações de outras religiões. Mas no meu caso até defendo que não exista nenhum.

Quanto à pressão da sociedade, é normal pois trata-se de uma sociedade maioritariamente católica. No entanto tem havido um decréscimo desse número e há cada vez mais ateus/agnósticos, pelo que eu diria que essa pressão, que há, é cada vez menor.

Sim, eu não posso falar do que se passava anteriormente. Agora a verdade é que a pressão existe é-se visto como alguém 'estranho' a uma sociedade que sempre se habituou a viver no mundo perfeito do cristianismo desde os tempos da reconquista. Quem não o é, é diferente dos restantes.

Compartilhar este post

Link para o post

Aborto!

Casamento gay!

Não haver religião nas escolas como obrigatório!

Dar pouco dinheiro às escolas privadas da Igreja!

As piadas que se fazem com a religião!

E outras que tais :lol:

Wait, wtf? O que é que essas coisas têm a ver com religião? Não há pessoas não-religiosas contra o aborto? 8-[

Compartilhar este post

Link para o post

A questão começou precisamente por saber se os feriados religiosos tinham igual valor ou inferior aos restantes feriados' date=' a meu ver, têm menor valor. Porquê? Pois celebram apenas uma religião, e porque, de acordo com o meu ponto de vista, é mais relevante a história em concreto de Portugal e algumas datas que mudaram por completo o país do que as celebrações cristãs, certo também é que estas datas têm relevância do ponto de vista cultural, mas também não negarás que o sentido da mesma já foi há muito deturpado.[/quote']

O problema para a tua teoria é que a história e costumes da Igreja se confundem com a história de Portugal. Não podes simplesmente apagar uma parte importantíssima da cultura e da sociedade portuguesa. Não és católico, tudo bem - eu também não. Mas não acho correcto privar a maioria da população portuguesa de poder celebrar uma data importante da sua religião, principalmente quando essa data foi/é marcante para a nossa evolução enquanto sociedade.

A questão de as pessoas o festejarem ou não, isso é uma coisa completamente diferente. Também a 5 de Outubro quase ninguém vai para as cerimónias oficiais da Implantação da República, nem durante o 25 de Abril vejo a população na rua a celebrar a data. É importante que essas datas sejam celebradas e que as pessoas tenham liberdade para as celebrar - se elas quiserem, ninguém as obriga. Isso vai da consciência de cada um.

A justificação para a não existência de alternativas é a falta de alternativas? Quem é que te torna cristão ou de qualquer outra religião? Não é a tua família? Ou a sociedade? Eu acho que não há liberdade religiosa quando se chapa num miúdo de cinco anos que Jesus dá prendinhas no Natal e ninguém se precisa de justificar.

Não. A falta de alternativas é que não justifica que se reclame de uma religião as oferecer. Eu estou a ter dificuldade em compreender este ponto em especial: tu achas que não há liberdade religiosa porque a família tenta que os seus descendentes sigam a sua religião? Isto não faz sentido... Eu também sou do Sporting' date=' tal como os meus pais, tal como os meus avôs (tanto paterno como materno). É absolutamente normal que haja pressão familiar para que os seus sigam os passos que consideram correctos. Isso não é falta de liberdade religiosa, nem tal faz sentido nenhum - são coisas diferentes que estás a misturar.

A deturpação dos feriados religiosos é bem maior do que os feriados de índole histórica, basta veres o 25 de Abril, cuja data é celebrada com cerimónias formais na Assembleia da República.

Todos os feriados religiosos têm cerimónias formais nos respectivos locais de culto. Onde queres chegar com essa comparação? :wtf:

Não tenho nada contra a História' date=' portanto, não é sequer o meu caso essa situação. Tive História da Economia e História do Direito Português, tal como em Direito Constitucional abordas parte da História de Portugal. Não será por aí.[/quote']

Nem eu disse o contrário, o que eu referi foi que cometes o erro de julgar acontecimentos/factos à luz da tua concepção de sociedade e humanidade. Essas cadeiras que indicaste não te preparam para evitar esse erro, pois não são cadeiras de interpretação de factos históricos.

Compartilhar este post

Link para o post

Ao Carlin responderei mais tarde, agora não tenho tempo. A matéria é tanta que terei primeiro de fazer uma selecção... :lol:

Para o Black:

O 1º de Novembro é o Dia de Todos os Santos. Não tem nada a ver com os mortos. A não ser a proximidade no calendário. O Dia de Finados é o dia 2 de Novembro. E não é feriado.

A confusão é óbvia e natural. As pessoas aproveitam o Dia de Todos os Santos para o dedicar à memória dos seus entes falecidos exactamente porque ser feriado. Com os tempos generalizou-se esta antecipação e o Dia de Finados acaba por ser celebrado um dia antes do que está definido no calendário litúrgico.

Editado por Descartes

Compartilhar este post

Link para o post

E acho que já é a segunda vez que me corriges sobre isso :lol:

Mas, apesar do meu erro em confundir o Dia de Finados com o Dia de Todos-os-Santos (não percebo grande coisa de História da religião Católica), mantém-se mais ou menos o que eu disse sobre o "roubo" da data. Não é por acaso que o Dia de Finados calha por essa altura, mesmo que não seja na exacta data do antigo festejo pagão.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, tudo o que disseste é válido independentemente de se tratar do 1 ou 2 de Novembro. É um aproveitamento de uma festividade pagã que a Igreja Católica fez. Como aconteceu com praticamente todas as datas importantes da religião católica. Umas facilmente justificadas como a Páscoa, outras claramente "usurpadas" como o Natal.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...