Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Goku

Governo propõe acabar com os feriados de 5 de Outubro e 1 de Dezembro

Publicações recomendadas

Governo propõe acabar com os feriados de 5 de Outubro e 1 de Dezembro

Fim destes dois feriados pode somar-se ao fim do 15 de Agosto e do dia do Corpo de Deus, segundo sugestão da Igreja.

Restauração e República, duas datas que podem cair do calendário

Governo mantém proposta de acabar com quatro feriados

Igreja propõe acabar com feriados do Corpo de Deus e 15 de Agosto

O Governo propõe cortar com os feriados de 1 de Dezembro, que assinala a restauração da independência, e de 5 de Outubro, que celebra a implantação da República,

A Renascença apurou que serão estes os dois feriados sugeridos pelo Executivo em contrapartida à proposta da Igreja, que avançou com a possibilidade de abdicar do 15 de Agosto, festa da Assunção de Nossa Senhora, e do Corpo de Deus, um feriádo móvel que calha sempre a uma quinta-feira depois do Domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, tem lugar na semana depois de Pentecostes.

A proposta da Igreja é, por enquanto, apenas indicativa, já que a palavra final cabe ao Vaticano, uma vez que o assunto é regulado pela Concordata entre o Estado português e a Santa Sé.

As negociações formais com a Igreja deverão começar em breve. O Estado português será representado por João da Rocha Páris, ex-embaixador de Portugal junto da Santa Sé, e o Vaticano será representado pelo bispo emérito de Bragança, D. António Montes Moreira.

Ainda ontem, o Ministro da Economia referiu que não deverá haver mais mexidas, uma vez que os feriados que restam são inamovíveis. A proposta inicial do Governo foi desde sempre o corte de quatro feriados: dois civis e dois religiosos.

SAPO

Podiam era acabar com os fds. :mrgreen:

Editado por Goku

Compartilhar este post

Link para o post

O Governo propõe cortar com os feriados de 1 de Dezembro, que assinala a restauração da independência, e de 5 de Outubro, que celebra a implantação da República.

Acabar com feriados de datas históricas :facepalm:

Compartilhar este post

Link para o post

O Governo propõe cortar com os feriados de 1 de Dezembro, que assinala a restauração da independência, e de 5 de Outubro, que celebra a implantação da República.

Acabar com feriados de datas históricas :facepalm:

Que feriados é que proponhas cortar?

Na minha modesta opinião concordo com a opinião do governo.

Compartilhar este post

Link para o post

Sou completamente contra o fim do 5 de Outubro. O 1 de Dezembro é naquela.

x2

Compartilhar este post

Link para o post

"O Governo propõe cortar com os feriados de 1 de Dezembro, que assinala a restauração da independência, e de 5 de Outubro, que celebra a implantação da República"

O 1 de Dezembro eu não concordo, mas o 5 de Outubro concordo totalmente. Estamos a festejar o quê, a implantação de um regime que teve 8 Presidentes da República e 45 governos em 16 anos, levando o país para uma ditadura que durou até 1974? Se quiserem festejar o 5 de Outubro de 1143 até concordo, agora para celebrar aquela desgraça não.

Compartilhar este post

Link para o post

"O Governo propõe cortar com os feriados de 1 de Dezembro, que assinala a restauração da independência, e de 5 de Outubro, que celebra a implantação da República"

O 1 de Dezembro eu não concordo, mas o 5 de Outubro concordo totalmente. Estamos a festejar o quê, a implantação de um regime que teve 8 Presidentes da República e 45 governos em 16 anos, levando o país para uma ditadura que durou até 1974? Se quiserem festejar o 5 de Outubro de 1143 até concordo, agora para celebrar aquela desgraça não.

Isto.

Compartilhar este post

Link para o post

eu vou é acabar com o governo

pensei o mesmo trololo

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo

Compartilhar este post

Link para o post

Se quiserem festejar o 5 de Outubro de 1143 até concordo, agora para celebrar aquela desgraça não.

Acho uma autêntica estupidez fazer do 5 de Outubro o dia da Implantação da República. Para mim o 5 de Outubro é isto. Por isso é que discordo que se acabe com o 5 de Outubro. O 1 de Dezembro é naquela porque é a restauração da independência que, segundo julgo saber, nunca foi perdida, apenas os reis eram comuns (mas isto tu podes explicar-me muuuito melhor e sabes muito mais que eu).

Compartilhar este post

Link para o post

Que feriados é que proponhas cortar?

Na minha modesta opinião concordo com a opinião do governo.

todos os religiosos.

Compartilhar este post

Link para o post

Há um feriado religioso que para mim é intocável, o Natal. Até porque já transcende a simples religiosidade do mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Há um feriado religioso que para mim é intocável, o Natal. Até porque já transcende a simples religiosidade do mesmo.

Quando vejo pessoas a pedir para se cortarem os feriados todos rio-me e penso como será quando um governo realmente laico cortar o Natal. (como, aliás, aconteceu ainda agora com o jonnyslb)

Editado por CarlosGouveia

Compartilhar este post

Link para o post

Quando vejo pessoas a pedir para se cortarem os feriados todos rio-me e penso como será quando um governo realmente laico cortar o Natal. (como, aliás, aconteceu ainda agora com o jonnyslb)

pronto nao foi a melhor opiniao. Mas cortar em alguns feriados religiosos era melhor

Compartilhar este post

Link para o post

Acabem com os religiosos e deixem estar os outros, que estão muito bem.

Não podem, porque segundo um link que o rinka me mostrou noutro dia, o Durão Barroso conseguiu assinar um tratado com o Vaticano em que se comprometia a não terminar com feriados religiosos sem autorização da Igreja.

Acho uma autêntica estupidez fazer do 5 de Outubro o dia da Implantação da República. Para mim o 5 de Outubro é isto. Por isso é que discordo que se acabe com o 5 de Outubro. O 1 de Dezembro é naquela porque é a restauração da independência que, segundo julgo saber, nunca foi perdida, apenas os reis eram comuns (mas isto tu podes explicar-me muuuito melhor e sabes muito mais que eu).

Na prática nunca foi, eram dois reinos governados pelo mesmo soberano, com separação de línguas, moeda, colónias e a obrigatoriedade de o governador em Portugal ser português. E se Filipe II (I de Portugal) ainda manteve essa promessa durante algum tempo, o seu filho e principalmente o neto foram uma desgraça.

O Natal já era Natal antes de inventarem o Natal (eheh).

Compartilhar este post

Link para o post

Não podem, porque segundo um link que o rinka me mostrou noutro dia, o Durão Barroso conseguiu assinar um tratado com o Vaticano em que se comprometia a não terminar com feriados religiosos sem autorização da Igreja.

Ah, boa. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Epá nem comento...

Compartilhar este post

Link para o post

Na prática nunca foi, eram dois reinos governados pelo mesmo soberano, com separação de línguas, moeda, colónias e a obrigatoriedade de o governador em Portugal ser português. E se Filipe II (I de Portugal) ainda manteve essa promessa durante algum tempo, o seu filho e principalmente o neto foram uma desgraça.

Também era esta a ideia que tinha, mas como nos dizem que a história de 3º Ciclo é muito diferente da real... :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...