Che Publicado 25 Fevereiro 2019 Citação de JonasThern, há 9 minutos: Claro. Se a equipa principal adotou o 442 e seguindo a política de subir jogadores da equipa B à equipa A, tem toda a lógica que passem a jogar em 442. Este Renato Paiva é sequer bom? Melhor que o Bruno Lage. No serbenfiquista o André Sousa fez um post sobre o porquê da formação dever ser em 433. Basicamente formas para todas as posições, os jogadores aprendem rotinas e dinâmicas que podem ser transpostas para o 442, etc Compartilhar este post Link para o post
JonasThern Publicado 26 Fevereiro 2019 Mas em que se baseiam para dizerem que é melhor que o Lage? Em relação ao modelo de jogo implementado, discordo dessa teoria do 433. E dou como exemplo só para falar de um exemplo, a dinâmica entre os 2 homens da frente num 442, que não tens ao jogar apenas com 1 homem na frente. Compartilhar este post Link para o post
Casual 1904 Publicado 26 Fevereiro 2019 Eu dou outro exemplo, o Félix jogava a extremo num 4-3-3 e agora espalha classe no 4-4-2. Por isso sim, um 4-3-3 dá muito bem para desenvolver todas as posições. Compartilhar este post Link para o post
JonasThern Publicado 26 Fevereiro 2019 O Félix jogava a extremo na formação e na equipa B? E eu não disse que o 4-3-3 não dava para desenvolver todas as posições, algumas até nem dá se formos olhar ao geral das posições. O 4-4-2 também poderá dar para treinar essas posições, eu falo mais numa perspetiva de treino e de dinâmica de jogo com uma formação pré definida pelo clube. Presumo que muitos dos clubes, devam ter essa premissa de ter uma formação pré definida pelo clube e que é implementada na formação, o que para mim é o mais lógico. Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 26 Fevereiro 2019 Citação de JonasThern, há 3 horas: Mas em que se baseiam para dizerem que é melhor que o Lage? Em relação ao modelo de jogo implementado, discordo dessa teoria do 433. E dou como exemplo só para falar de um exemplo, a dinâmica entre os 2 homens da frente num 442, que não tens ao jogar apenas com 1 homem na frente. Citação Tens então preferência por construir de determinada forma, mas depois também preparas outro tipo de abordagens? Por exemplo, no último jogo da época dos juvenis, contra o FC Porto, houve um golo que surgiu numa transição ofensiva muito rápida. Vamos voltar ao mesmo: formação. Para formar um jogador, tenho de lhe apresentar os momentos do jogo, todos eles. A transição ofensiva é um momento que se baseia em decisões rápidas. Se ganhas a bola e podes isolar um colega que está na frente sozinho, então não vais passar para trás, vais lá meter a bola, não é? Como estamos a formar, temos de lhes mostrar as coisas, para prepará-los. Agora dizer-lhes: "Meus amigos, vocês vão estar em organização defensiva, baixa ou média, eh pá, 5% da época, provavelmente." Mas tu tens de lhes ensinar como devem estar nesse momento do jogo. E depois, se só vais estar em organização defensiva nesses 5%, também só vais ter 5% de hipóteses de pôr em prática a transição ofensiva, porque um clube grande na formação, em competição, trabalha essencialmente dois momentos de forma massiva: organização ofensiva e transição defensiva - sendo que a transição defensiva é reação à perda e em 20 segundos tens a bola outra vez. Agora, tens de ensinar o resto. Se não, chegam lá acima e quando o treinador do seniores quiser defender de forma um bocadinho mais baixa, o jogador não sabe. Como estás a formar, tens de passar por tudo. Claro que eles sabem que vão experimentar muito mais determinados momentos do que outros. Mas depois és tu que tens de criar condições para que eles tenham uma resposta efetiva. Como se faz isso? Por exemplo, tens cinco ou seis jogos durante a época em que realmente há equipas que te obrigam a defender mais baixo. Depois vais a torneios internacionais, porque os quadros competitivos em Portugal não dão mais do que isto. Nós aqui, sensivelmente após três ou quatro meses de trabalho, quando sentimos que os conteúdos estão mais ou menos adquiridos, nós trocamos uma unidade de treino por um jogo contra seniores. Isto foram estratégias próprias, nossas. Porque... "Ok, vamos trabalhar organização defensiva: posicionamentos, basculação da linha, permutas e tal..." Fazes isto no treino, mas depois no jogo não experimentas. E mesmo que no treino cries jogo que potencie isso, não é a mesma coisa, até porque quem ataca já sabe o que tem de fazer e quem defende também, em pólos opostos. Portanto, decidimos jogar contra equipas seniores, com alguma qualidade, e sabemos que durante grande parte do jogo teremos testes de organização defensiva. É algo que tem várias vantagens, porque eles ficam com uma ideia do jogo completamente diferente, o que também é importante, porque eles às vezes habituam-se aos 4-0, 5-0, 6-0 e então chegam a casa e pensam que são fantásticos, e o pai, a mãe, o tio, toda a gente diz que vai ser isto e aquilo. E esta é regra, não é a exceção - exceção é quando jogas com o FC Porto, Sporting, Braga, Belenenses, Vitória de Setúbal, aí tens mais dificuldades. Quando chegas aos jogos com seniores, tudo muda. Porque o jogo é mais rápido, porque não vais ter tanto sucesso nos duelos individuais, porque é mais físico. E aí já percebem que vivem num contexto de futebol diferente e que estamos a prepará-los para mais. É um abre olhos. https://tribunaexpresso.pt/no-banco-com-os-misters/2018-08-26-Renato-Paiva-o-treinador-que-tem-uma-panca-pelo-futebol-bonito--Os-resultadistas-vao-andar-todos-atras-de-mim-com-um-taco-de-basebol É um treinador romântico mas muito inteligente. Um perfil à Guardiola, embora o rótulo o mate logo à partida. Na equipa B espero que não o queimem agora que o Lage virou um fenómeno, então o Renato também deve ser excelente na B à imagem do Bruno Lage. O futebol do Renato levará o seu tempo a ser implementado com algumas condicionantes que treinar um plantel flutuante como a equipa B implicam. Sobre o 4x3x3, neste modelo formas laterais, centrais, trincos, a dupla de médios pode ser trabalhada para diferentes vertentes, um mais organizador, outro mais avançado, etc. Um extremo de 4x3x3 é completamente diferente de um extremo de 4x4x2, os primeiros têm que procurar zonas interiores, os segundos não, porque esses espaços já se encontram ocupados pelos avançados. O 4x3x3 é óptimo para a formação e por a equipa principal jogar em 4x4x2 não deveria significar que a equipa B deve jogar da mesma forma, porque se o 4x3x3 permite potenciar os jogadores de forma mais eficiente então não se deveria mexer. 1 1 Compartilhar este post Link para o post
JonasThern Publicado 26 Fevereiro 2019 Che, vamos ver em relação ao Renato Paiva, na minha opinião e como não o conheço, não posso opinar. Em relação ao resto, tu tens de treinar e aplicar nos treinos, o que vais fazer em jogo. Não faz sentido estares a treinar algo durante a semana, se depois no jogo vais fazer de maneira diferente. Há imensa coisa a aplicar nos treinos, para depois estares devidamente preparado para faze-lo em jogo e seria um desperdício completo e até ilógico para mim, faze-lo ao contrário. Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 26 Fevereiro 2019 O sistema/esquema/modelo de jogo não se cinge somente aos números e à disposição linear dos jogadores em campo, diz igualmente respeito às rotinas e aprendizagens que se fazem dentro do mesmo. Vou dar um exemplo, o Jorge Jesus, na palestra que deu na FMH, disse que o Barcelona da altura não jogava em 1x4x3x3, mas que defendia em 1x4x3x3 e atacava em 1x4x4x2. Compartilhar este post Link para o post
Casual 1904 Publicado 26 Fevereiro 2019 Sim, o Félix fez a formação como extremo e médio ofensivo. Compartilhar este post Link para o post
pedropb13 Publicado 27 Fevereiro 2019 O GR japonês vai jogar hoje pelos Sub23. Não sei se é a primeira vez, mas acho que sim. TVI24 @ Estoril daqui a meia hora. Compartilhar este post Link para o post
JonasThern Publicado 27 Fevereiro 2019 Alguém conhecedor da nossa equipa Sub23? Estive a ver um bocado e vi uma equipa bastante recuada, a jogar num 4-1-4-1, sem conseguir sair a jogar a partir de trás, com pouca dinâmica dos seus jogadores da frente e bastante lenta. É normal? Compartilhar este post Link para o post
Casual 1904 Publicado 27 Fevereiro 2019 Sendo o treinador o Tralhão, sim. Compartilhar este post Link para o post
Mister Master Publicado 27 Fevereiro 2019 Com jeito ainda dá para ir buscar o Tralhão original. 😄 Compartilhar este post Link para o post
Casual 1904 Publicado 27 Fevereiro 2019 Pelo que tinha lido este era melhor que o irmão, mas já vi que os 2 juntos não fazem 1. 1 Compartilhar este post Link para o post
JonasThern Publicado 27 Fevereiro 2019 Acabou agora o jogo. Foi o primeiro jogo dos Sub23 que vi. Nem sem por onde começar, mas se fosse só por este jogo, diria que despedia o treinador com justa causa. Nesta 2ª parte, continuamos como na 1ª parte, sofremos um golo e ficamos ainda piores. Sem fio de jogo, sem tática, posso dar um exemplo de um miúdo que estava a jogar a defesa direito e na 2ª parte vi-o a extremo esquerdo! Mau demais. Compartilhar este post Link para o post
JonasThern Publicado 27 Fevereiro 2019 O que me saltou mais à vista, foi o seu à vontade e as saidas às bolas aéreas. No golo sofrido não teve culpas, o jogador do Estoril apareceu isolado. Compartilhar este post Link para o post
Coiso Publicado 3 Março 2019 Krovi no onze de hoje contra o Covilhã para preparar o Dínamo e o Belém. Compartilhar este post Link para o post
pedropb13 Publicado 3 Março 2019 Ficou 2-0 para o Covilhã. Muito fraquinhos. Compartilhar este post Link para o post
Casual 1904 Publicado 3 Março 2019 Sapo, Benny e Alex muito fraquinhos. Compartilhar este post Link para o post
Ruas Publicado 3 Março 2019 O Benny já era fraco ainda andava no Belém. Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 3 Março 2019 Sapo tinha que estar emprestado a algum clube, aqui só tira espaço a alguém promissor dos escalões mais jovens. Compartilhar este post Link para o post
Coiso Publicado 3 Março 2019 Também acho que o Willock ou está a perder qualidades (diga-se, vontade), ou já está sem estímulo competitivo. Dá dó. Compartilhar este post Link para o post
pedropb13 Publicado 3 Março 2019 No estádio o Vukotic dá ares de Matic e o Zec de Lindelöf. Compartilhar este post Link para o post
Coiso Publicado 3 Março 2019 Citação de pedropb13, há 51 minutos: No estádio o Vukotic dá ares de Matic e o Zec de Lindelöf. Disse isso ao meu pai enquanto víamos o jogo. Não me parece mau jogador. Compartilhar este post Link para o post