Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Gavazzo

Sporting - Presidência, SAD e Análises Financeiras

Publicações recomendadas

A verdade e que voces lhe devem uma quantidade de dinheiro. So questiono o timming...

Não questiones. Nunca houve dúvidas de que lado esteve o Baltazar.

Compartilhar este post

Link para o post

?

No momento mais difícil da vida do clube, alguns não ajudam:

A empresa Nova Expressão SGPS de Pedro Baltazar, avançou com a penhora de 5.5 milhões de Euros à Sporting SGPS.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

já agora, que empresa é essa e que serviços prestou ao Sporting para levar 5,5Milhões?

Compartilhar este post

Link para o post

Não me surpreende. A vitória do Bruno uniu os Sportinguistas e também uniu os inimigos dele.

Compartilhar este post

Link para o post

Isto não foi de um empréstimo qualqeur que ele fez?

Seja como for a cada um aquilo que tem direito. Se as coisas estão acordadas são para ser cumpridas. A partir de o estarem e não cometer os mesmos erros.

Compartilhar este post

Link para o post

M3hXnc7.png

Citação do jornal "A Bola" online

2lmx62x.gif

SAD paga 12 milhões em comissões

São valores que estão a deixar o novo Conselho de Administração da SAD de boca aberta e que serão certamente alvo de estudo por parte da auditoria de gestão que foi prometida e será levada a cabo pela Direção presidida por Bruno de Carvalho.

Além dos mais de 30 milhões gastos na reestruturação do plantel, a maior parte no ano de estreia de Godinho Lopes, Luís Duque e Carlos Freitas, os novos responsáveis pelo futebol e finanças da sociedade ficaram incrédulos quando apuraram que o Sporting, nestes dois anos de reforço do plantel, gastou qualquer coisa como 12 milhões de euros em comissões de intermediação de jogadores que chegaram ao Sporting. E este valor, ao que a A BOLA apurou, poderá ser ainda maior...

É certo que nestes 12 milhões de euros poderão estar também englobadas negociações tendo a vista a renovação contratual de jogadores ou mesmo a contratação de jovens para a equipa B. Mas atendendo à situação deficitária da SAD, os novos responsáveis não deixam de questionar como foi possível pagar tanto dinheiro a empresários que nestes dois anos se relacionaram profissionalmente com o Sporting na construção de uma nova equipa A e no reforço da equipa secundária.

Compartilhar este post

Link para o post
«Investidores angolanos são os novos accionistas do Sporting»

Álvaro Sobrinho é um dos nomes ligados à Holdimo, empresa cujos créditos sobre o Sporting serão convertidos em acções. Empresa deverá ficar com 26% da SAD leonina. BCP e BES criam hipoteca sobre o estádio de Alvalade, no plano de reestruturação hoje anunciado à CMVM.

A empresa de um grupo de investidores angolanos, a Holdimo, será a nova accionista do Sporting. Álvaro Sobrinho, dono da Newshold (accionista da Cofina), é um dos investidores ligados à Holdimo – Participações e Investimento SA, apurou o Negócios.

A empresa teria um crédito sobre a Sporting SAD mas esse dinheiro será convertido em acções. Serão emitidas 20 milhões de acções, cada uma no valor de um euro, ou seja, o montante envolvido é de 20 milhões de euros, de acordo com o comunicado emitido pela Sporting SAD esta sexta-feira.

Haverá, assim, um aumento do capital social do Sporting - actualmente nos 39 milhões de euros - de 20 milhões de euros, que será feito pela entrada desse dinheiro da Holdimo, com a conversão do crédito.

Além deste aumento de capital, que a SAD liderada por Bruno de Carvalho quer propor em assembleia-geral, o conselho de administração pede autorização para realizar um ou mais aumentos de capital num valor global de 18 milhões de euros, “a realizar por novas entradas em dinheiro através de subscrição junto de investidor, ou investidores, de referência”, indica o comunicado.

É na sequência deste outro aumento de capital, que poderá levar o capital social da SAD de Alvalade para 77 milhões de euros, que a Holdimo poderá ficar com uma participação de 26%.

No mesmo documento, emitido através do site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, o Sporting informa que foi constituída uma hipoteca sobre o direito de superfície do Estádio José Alvalde e do edifício Multidesportivo pelo BCP e BES, os bancos financiadores do Sporting.

Estes são pontos da reestruturação operacional, societária e financeira do Sporting, onde se confirma ainda a fusão por incorporação da Sporting Património e Marketing na Sporting SAD, um elemento herdado ainda da presidência de Godinho Lopes.

"A execução da restruturação societária e financeira deverá ser aprovada pelos órgãos competentes das Partes envolvidas e pressupõe que não hajam reparos das autoridades de supervisão e regulatórias competentes", acrescenta ainda o comunicado.

Com esta reestruturação, o Sporting pretende melhorar os capitais próprios negativos (o passivo continua a ser maior que o activo).

@Jornal de Negocios

Compartilhar este post

Link para o post

O que vale é que é um clube de futebol e grande parte dos investidores são por amor e não com outras intenções, senão os atuais acionistas iam berrar forte esta medida, porque em suma, são eles que vão sair prejudicados deste aumento de capital...

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém me resume mais ou menos esta situação? Estou um bocado à nora.

Editado por Rafa_18

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém me resume mais ou menos esta situação? Estou um bocado à nora.

Muito por alto querem alterar a estrutura de capitais do Sporting, transferindo dívida (passivo) para capital próprio. Basicamente, através de alguns instrumentos financeiros vão transformar os credores em acionistas, reduzindo a percentagem de capital atualmente detida pelos atuais acionistas. De uma maneira muito simples, vão emitir ações e entregar essas ações a credores em troca do crédito que eles têm perante o Sporting. Outro caso é as VMOCS passarem de dívida (credores) para capital (acionistas). Ou seja, o BES e o BCP vão ser detentores de capital do Sporting - este caso ainda não o vi bem ao pormenor, mas temo que possam ganhar demasiado poder de decisão).

Resumindo, o Passivo reduz-se, mas com um jogo contabilistico e financeiro. Há que referir uns pontos essenciais nesta jogada:

1 - Acionistas atuais e a própria entidade Sporting perdem valor/riqueza. O capital que detêm vai desvalorizar no mercado. Alguém que antes tinha 1% do sporting, vai ver essa percentagem reduzida.

2 - As entidades que trocam dívida pelo capital estão a sujeitar-se ao risco. Acreditem que em caso de falência os credores têm mais benefícios que os acionistas, e no caso em que se encontra o Sporting acho estranho haver esta entidade angolana sujeita a isso.

3 - A dívida não desaparece, apenas é transferida/transformada. Temos obrigações a cumprir na mesma e a situação está precária. Isto apenas vai permitir alterar o D/E (o rácio de Dívida sobre o Capital) e libertar um bocado de espaço para podermos contrair mais dívida e a um custo mais "acessível" (que necessitamos neste momento para cumprir obrigações de curto prazo).

Em suma, a isto chamo "adiar o problema", mas confio que este adiamento seja apenas para respirar um pouco melhor e ter mais manobra. De qualquer maneira, correm mais risco com isto os angolanos (e outras entidades que venham a comprar as ações emitidas) e os bancos que aceitem passar as VMOCs para capital. Isto se for aceite, vamos ter pessoas com muito poder nas assembleias, ou digamos, com algum poder/influência em algumas decisões do clube. Espero que a direção tenha consciência que é importantíssimo passar confiança a esses novos acionistas de modo a que os deixem trabalhar, desde que apresentem os resultados/objetivos estipulados. E nesta dança toda, e no meio de tanto azar, temos a sorte de estarmos a falar de um clube desportivo, visto que este tipo de política perante acionistas e credores sérios seria vista com maus olhos e colocaria muito em causa...

Compartilhar este post

Link para o post

Thanks. Fico com algum medo disto tudo. E ainda por cima temos o estádio hipotecado.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Não gostei dos comunicados de hoje nem das medidas, não foi o que foi falado em campanha pelo que como bom apoiante que sou também sei dizer mal quando é mau.

Hoje fiquei desiludido com o Bruno, esperava mais criatividade do que dar 26% da SAD a Angolanos em troca de 20M e hipotecar o estádio...

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Não gostei dos comunicados de hoje nem das medidas, não foi o que foi falado em campanha pelo que como bom apoiante que sou também sei dizer mal quando é mau.

Hoje fiquei desiludido com o Bruno, esperava mais criatividade do que dar 26% da SAD a Angolanos em troca de 20M e hipotecar o estádio...

hipotecar o estádio ainda é cena do Gordinho Flopes

e o que ele disse na campanha é que nunca iria abdicar da maioria da SAD, até agora não falhou nisso

Compartilhar este post

Link para o post

Leiam o post do Gavazzo no tópico do futebol. Ele coloca lá mais informações e conseguem perceber melhor toda a situação.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest fiasco

Recordas-te do que disse o Bruno em CI sobre o assunto do BES?

Iam haver cedências que não iam agradar a toda a gente. Se não a esta hora ainda não tinhas pago salários a ninguém e não tinhas plantel.

Não havia muitas alternativas. Da-te por feliz que até 2025 não percas a maioria da SAD. Até lá é trabalhar direito para recuperar o clube.

O Sporting não tem activos, os croquettes venderam TUDO, só nos resta ao estádio.

Tu se só tiveres uma casa e mais nada, garanto-te que se deveres dinheiro ao banco, é a casa que te é hipotecada. É economia 101, não há outra maneira. (Se quiseres manter o controlo do clube e SAD claro)

É fácil de criticar e apontar o dedo, mas a verdade é que dos 3M de adeptos e vá 1,5/2M que de facto gostam de ver jogos e debater futebol, se 500k (só!) se fizerem sócios, e vá 200K comprarem o equipamento todas as épocas, endireitamos o clube num ápice, e recuperamos da divida.

A culpa é de todos nós, porque com a nossa passividade permitimos croquettes durante 17 anos, e porque agora nos desmarcamos dessa responsabilidade e apontamos o dedo ao único que se deu a trabalho para tentar salvar o clube.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Recordas-te do que disse o Bruno em CI sobre o assunto do BES?

Iam haver cedências que não iam agradar a toda a gente. Se não a esta hora ainda não tinhas pago salários a ninguém e não tinhas plantel.

Não havia muitas alternativas. Da-te por feliz que até 2025 não percas a maioria da SAD. Até lá é trabalhar direito para recuperar o clube.

O Sporting não tem activos, os croquettes venderam TUDO, só nos resta ao estádio.

Tu se só tiveres uma casa e mais nada, garanto-te que se deveres dinheiro ao banco, é a casa que te é hipotecada. É economia 101, não há outra maneira. (Se quiseres manter o controlo do clube e SAD claro)

É fácil de criticar e apontar o dedo, mas a verdade é que dos 3M de adeptos e vá 1,5/2M que de facto gostam de ver jogos e debater futebol, se 500k (só!) se fizerem sócios, e vá 200K comprarem o equipamento todas as épocas, endireitamos o clube num ápice, e recuperamos da divida.

A culpa é de todos nós, porque com a nossa passividade permitimos croquettes durante 17 anos, e porque agora nos desmarcamos dessa responsabilidade e apontamos o dedo ao único que se deu a trabalho para tentar salvar o clube.

Economia 101 não é o que tu disseste, o que o Bruno fez quanto à hipoteca foi balancear activos e passivos, não deixa de ser nosso. Não estou a apontar o dedo, estou a dizer que não gostei das medidas especialmente a dos Angolanos porque foram acções vendidas a 1e um preço muito baixo (minha única critica) Eu não tenho culpa nisso da desmarcação da responsabilidade, era puto e já era contra o Roquette, quando ganhei os meus primeiros euros o que fiz foi fazer-me sócio apesar de só ir a um jogo ou dois por época (ou seja DOU dinheiro ao Sporting). Fui dos primeiros a apoiar o Bruno e dos primeiros a chamar aldrabão ao Godinho porque só alguém muito burro é que acreditava naquela falta de carisma em pessoa.

O Bruno por muito bom que seja não é Deus, se calhar estas medidas nem foram obra dele mas a mim enquanto gesto desiludiu-me ao vender acções a 1 euro cada, e criticar essa opção não é pecado nenhum. Eu sou 100% Sporting, não sou 100% Bruno de Carvalho (embora goste muito dele).

Compartilhar este post

Link para o post

O Bruno por muito bom que seja não é Deus, se calhar estas medidas nem foram obra dele mas a mim enquanto gesto desiludiu-me ao vender acções a 1 euro cada, e criticar essa opção não é pecado nenhum. Eu sou 100% Sporting, não sou 100% Bruno de Carvalho (embora goste muito dele).

por acaso 1 € até é muito por umas acções que na bolsa devem valer uns 25 ou 30 cêntimos.

Compartilhar este post

Link para o post

Economia 101 não é o que tu disseste, o que o Bruno fez quanto à hipoteca foi balancear activos e passivos, não deixa de ser nosso. Não estou a apontar o dedo, estou a dizer que não gostei das medidas especialmente a dos Angolanos porque foram acções vendidas a 1e um preço muito baixo (minha única critica) Eu não tenho culpa nisso da desmarcação da responsabilidade, era puto e já era contra o Roquette, quando ganhei os meus primeiros euros o que fiz foi fazer-me sócio apesar de só ir a um jogo ou dois por época (ou seja DOU dinheiro ao Sporting). Fui dos primeiros a apoiar o Bruno e dos primeiros a chamar aldrabão ao Godinho porque só alguém muito burro é que acreditava naquela falta de carisma em pessoa.

1€ é baixo porquê? Não se deve ter em conta só o seu valor atual transacionado em bolsa, mas a verdade é que esse valor é muito inferior a 1€... E com a emissão de novas ações, ainda menor deveria ser esse valor...

Compartilhar este post

Link para o post

Valor muito baixo ?

Foram vendidas por 4x mais que o seu verdadeiro valor ?

Secalhar devíamos ter vendido por 25 cêntimos que é o seu real valor.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu percebo pouco do assunto, mas essa diferença entre o Valor nominal das acções e o Valor que foram vendidas não se reflete num prémio de emissão para os accionistas?

edit: Esqueçam.

A SAD quando foi criada provavelmente as acções lançadas no mercado tinham o valor de 1€. Esse é que é o valor nominal das acções, e é essa a razão pela qual as acções de hoje foram lançadas também a 1€, é proibido por lei serem lançadas acções abaixo do valor nominal. Por essa mesma razão e pelo valor das acções do Sporting estarem a 0,25€ é que há tanta gente a queixar-se não só porque ficam a deter menos % do Sporting como também não receberão nada por este aumento de capital.

Ou então estou a fazer uma bruta confusão na minha cabeça. Como disse não percebo muito disto.

Editado por Snoop Dogg

Compartilhar este post

Link para o post

A SAD quando foi criada provavelmente as acções lançadas no mercado tinham o valor de 1€. Esse é que é o valor nominal das acções, e é essa a razão pela qual as acções de hoje foram lançadas também a 1€, é proibido por lei serem lançadas acções abaixo do valor nominal. Por essa mesma razão e pelo valor das acções do Sporting estarem a 0,25€ é que há tanta gente a queixar-se não só porque ficam a deter menos % do Sporting como também não receberão nada por este aumento de capital.

Ou então estou a fazer uma bruta confusão na minha cabeça. Como disse não percebo muito disto.

É mais ou menos isso. A emissão não poderia ser feita ao preço spot das ações no mercado e, como não é dada preferência aos acionistas atuais, não há qualquer direito de subscrição. Passa então a ser emitida apenas ao valor nominal. O valor nominal neste caso é 1 € (o porquê não sei, teria de ler os relatórios e contas do Sporting de há uns anos). E como já tinha dito, os atuais acionistas é que ficam a perder. Perdem riqueza relativa, perdem percentagem do Sporting e não têm qualquer direito de preferência...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...