Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Hot Fuss

Universidade Ténica de Lisboa e Clássica vão ser fundidas

Publicações recomendadas

publico.jpg

"O que estamos a fazer com este movimento em Lisboa é uma nova universidade que reúne todas as valências, que permite ter um universidade em Lisboa que conte, que esteja no mapa, que nos permita competir pelos melhores talentos", disse António Cruz Serra no programa da RTP "Prós e Contras".

Assim, embora tudo, desde o nome da futura universidade, vá ainda ser discutido nos órgãos de gestão de cada instituição, o figurino deverá estar concluído "seguramente antes das férias" escolares, indicou.

O reitor eleito da Técnica e presidente do Instituto Superior Técnico lamentou que as universidades portuguesas se debatam com "a falta de autonomia". "Ninguém acha normal que tenhamos que pedir autorização ao ministro das Finanças para fazer uma alteração orçamental sempre que um dos nossos professores ganha um projecto de milhões", afirmou.

Cruz Serra frisou que é o esforço dos docentes universitários - "gente muito dinâmica" - que permite às universidades sobreviver com receitas próprias, "porque não conseguiam só com as dotações do Orçamento de Estado".

As universidades têm assim "problemas de financiamento e de agilidade administrativa. É preciso dar cabo da burocracia que asfixia o funcionamento do Estado", defendeu. Com as regras actuais, muitas vezes "não se sabe o que se pode fazer" no meio académico, concluiu.

http://www.publico.pt/Educa%C3%A7%C3%A3o/plano-de-fusao-entre-universidades-tecnica-e-classica-pronto-no-inicio-de-2012-1524853

Essa notícia tem uns meses. Mas fui há pouco ver o meu e-mail e a faculdade que frequento, o ISEG, enviou-me hoje o e-mail (e aos meus colegas) com o acordo de plano de fusão que resultará de uma única nova Universidade na qual se integrarão 18 faculdades.

Comentários sobre isto, vantagens e desvantagens do vosso ponto de vista?

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Vladimir Ilitch

primeiro passo para a privatização, podem guardar.

Não queria nada que isto fosse para a frente, até tem sido uma das batalhas da AE da minha fac.

Compartilhar este post

Link para o post

primeiro passo para a privatização, podem guardar.

Não queria nada que isto fosse para a frente, até tem sido uma das batalhas da AE da minha fac.

Caso seja privatizada não me parece que aumentasse as propinas para os preços das privadas. Porque se um aluno entra para uma pública em vez da privada, para além de as públicas no geral serem melhores ainda têm a vantagem de se pagar menos. Cerca de 1000€ p/ano. Numa privada pagas 3000€ euros e na Católica chegas a pagar 5000 em cursos de Gestão. Ora, ao privatizar uma universidade não podem subir os preços porque se já a pública para muitos é f*dido pagar e não conseguem bolsa imagina se privatizassem uma pública e metessem os preços ao nível das restantes privadas do sector... e como ainda seriam muitos alunos sem possibilidade de pagar 2000€, quanto mais 3000 ou 5000, não me parecia de todo uma boa solução, é que nunca teria resolução. Ou aceitavam os alunos na faculdade a pagar o privado ao preço de público ou então não sei...

Compartilhar este post

Link para o post

Com a Clássica? WTF?!

A Clássica é a Universidade de Lisboa, qual é a surpresa? Já se falava disto há muito. A Universidade de Lisboa não tem cursos de economia e gestão nem engenharias creio eu e assim ao juntar-se com a UTL fica uma rede universitária completa, do género da do Porto.

Btw, já viste o e-mail com o pdf que enviou a faculdade? Não tive paciência para ler aquilo mas ainda tem alguma informação que ainda não é de conhecimento público.

Editado por Hot Fuss

Compartilhar este post

Link para o post

Esquece. :lol: Não estava a associar o termo "Clássica" à Universidade de Lisboa. Pensava que era uma privada ou assim. :lol:

Não, vou dar agora uma vista de olhos.

Compartilhar este post

Link para o post

Esquece. :lol: Não estava a associar o termo "Clássica" à Universidade de Lisboa. Pensava que era uma privada ou assim. :lol:

Não, vou dar agora uma vista de olhos.

Eu vi por alto, tem orçamentos e tudo. Nos orçamentos aparece lá Nova Universidade e depois numa lista com as de países estrangeiros. Calculo que aquela Nova não se refira ao orçamento da Universidade Nova já existente mas a esta futura "Nova" Universidade... não sei, li por alto. Entretanto se leres antes do que eu deixa o teu comentário relativamente a esta minha dúvida sff.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu vi por alto, tem orçamentos e tudo. Nos orçamentos aparece lá Nova Universidade e depois numa lista com as de países estrangeiros. Calculo que aquela Nova não se refira ao orçamento da Universidade Nova já existente mas a esta futura "Nova" Universidade... não sei, li por alto. Entretanto se leres antes do que eu deixa o teu comentário relativamente a esta minha dúvida sff.

Também li por alto, mas creio que é isso. Os valores que surgem nas listas diz respeito à Universidade, após fusão.

Já sabia desta provável fusão, mas confesso que não estou por dentro do assunto. A ver se amanhã leio o documento e procuro recolher algumas informações.

Compartilhar este post

Link para o post

É tudo uma questão estrutural. Nunca me fez sentido haver duas universidades em Lisboa, a Universidade de Lisboa e a Universidade Técnica de Lisboa, agora essa situação irá ser resolvida, aliás já se falou disso até no Prós e Contras da RTP. Contudo, tenho algumas dúvidas, relativamente a alguns cursos. Será que vão ser extintos, fundidos ou mantidos de forma independente ainda que haja a fusão?

Compartilhar este post

Link para o post

É tudo uma questão estrutural. Nunca me fez sentido haver duas universidades em Lisboa, a Universidade de Lisboa e a Universidade Técnica de Lisboa, agora essa situação irá ser resolvida, aliás já se falou disso até no Prós e Contras da RTP. Contudo, tenho algumas dúvidas, relativamente a alguns cursos. Será que vão ser extintos, fundidos ou mantidos de forma independente ainda que haja a fusão?

Duas? Então e a Nova?

Compartilhar este post

Link para o post

A Nova não é na Charneca, ou isso é só a FCT?

A FCT é no Monte de Caparica.

Em Campolide fica a de Economia, Direito e ISEGI (instituto incorporado na NOVA).

Editado por SAS_Operative

Compartilhar este post

Link para o post

A Nova não é na Charneca, ou isso é só a FCT?

É só a FCT. E não é na Charneca, é no Monte da Caparica. A Faculdade de Economia e o ISCSP são em Lisboa. Nem sei se eles têm mais Institutos...

A FCT é no Monte de Caparica.

Em Campolide fica a de Economia, Direito e ISEGI (instituto incorporado na NOVA).

O ISCSP (na Av. de Berna) não é da Nova? Tinha a ideia que era...

Compartilhar este post

Link para o post

O ISCSP fica na Ajuda e pertence a Técnica.

Na Av. Berna está a FSCH da Universidade Nova.

É isto!!! A minha confusão, afinal, foi no nome da Faculdade. E julgo que é FCSH (Ciências Sociais e Humanas).

Compartilhar este post

Link para o post
o56umu.png

Ensino

Fusão das universidades Técnica e de Lisboa em risco

Vários presidentes de faculdades põem em causa a autonomia, o investimento e a criação da nova universidade em Lisboa.

A fusão da Universidade Técnica de Lisboa com a Universidade de Lisboa, prevista para 2013, pode não avançar. O projecto destas instituições de ensino superior não está a reunir o consenso entre os presidentes das diferentes faculdades de cada universidade e existe o risco de não conseguir o número de votos favoráveis - no próximo dia 7 de Abril - necessários para que a fusão aconteça.

O presidente do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), João Bilhim, - uma das vozes discordantes da fusão - revela ao Diário Económico que "basta haver uma ou mais escolas de cada universidade que não vote favoravelmente para que a fusão esteja em risco." João Bilhim, que se assume como um "não entusiasta pela fusão", considera que "nenhum dos argumentos" apresentados no estudo "Uma Novas Universidade de Lisboa", agora divulgado pela UL e pela UTL, "vale por si mesmo" e sublinha que "é contraproducente avançar para uma fusão." Isto porque, defende, "a criação de um consórcio entre as cinco universidades públicas de Lisboa seria muito mais abrangente, positivo e permitiria a poupança de 30% a 40% de dinheiros públicos." Bilhim diz que ainda não apresentou esta sua "alternativa à fusão", mas diz que já revelou a sua posição ao reitor António Cruz Serra. No cenário de um consórcio - "vantajoso para o Governo e para as instituições" - Bilhim diz que "haveria concentração de alguns serviços das universidades, como a acção social, cantinas e residências." Sugestão que coincide com a proposta do estudo apresentado por Cruz Serra e pelo reitor da Universidade de Lisboa, António Nóvoa. A diferença está na gestão. Para Bilhim, deveriam ser "mantidas as cinco reitorias, não se alterava a identidade de cada universidade, e seriam os cinco reitores a gerir a actividade científica de cada instituição". No entanto, "haveria um dos reitores que seria o responsável por gerir o consórcio, pelo período de dois anos", remata. Uma alternativa que "traz mais poupanças", conclui.

Compartilhar este post

Link para o post

Três? Então e o ISCTE?

Quatro? Então e qual é a quinta?

Isto porque, defende, "a criação de um consórcio entre as cinco universidades públicas de Lisboa seria muito mais abrangente, positivo e permitiria a poupança de 30% a 40% de dinheiros públicos."

PS: Será o ISEL?

Compartilhar este post

Link para o post

Está na moda e daqui a uns anos a UTAD deverá unir-se com a Universidade do Porto e funcionar como um polo desta :)

Compartilhar este post

Link para o post

Está na moda e daqui a uns anos a UTAD deverá unir-se com a Universidade do Porto e funcionar como um polo desta :)

Mas isso é ridículo porque a UTAD é uma universidade em grande crescimento e é de outra cidade e os cursos que há lá já há na do Porto, para mim é uma faculdade que cada vez mais tem reconhecimento e uma boa aposta nos estudos. Tem feito grandes inovações e no que toca a ciências então, muito boa.

Na minha opinião a fusão faz todo o sentido porque a Universidade de Lisboa não tem nenhuma faculdade com Economia nem Gestão, nem Engenharias como as do IST. Acho que faz todo o sentido fundir as duas e ficava tudo a ganhar. Até acho que o ISEG em especial daria um grande pulo com isso.

Editado por Hot Fuss

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...